12. Barra
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 269
- Registado: 26 abr 2011, 18:39
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: 12. Barra
Desconfio que essa degradação está relacionada com o seu estilo de condução. Eu arrisco a dizer que tem uma condução agressiva, com muitas acelerações rápidas e que o conduz a 140/150 km/h muitas vezes. Isso também degrada as baterias. Depois, é capaz de passar o dia ao calor, e se de noite for para a garagem isso também não ajuda. Além disso, um Leaf de Lisboa degrada a bateria mais rápido que um do Porto, pois a temperatura média no Porto é para aí 3º C menos. Mas o fator principal deve ser o seu estilo de condução.
Última edição por Malm em 23 set 2013, 18:42, editado 1 vez no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: 12. Barra
Como perder duas barras em dois anos (e um mês) não é normal no clima de Portugal, fiquei interessado e fui ver os post's anteriores colocados pelo pauloguerreiro e a minha suspeita parece confirmar-se. Altas velocidades com muita frequência (exatamente o oposto do Malm, o caracol do i-MiEV, tartaruga não, que essa fugiu e ninguém lhe conhece o paradeiro). Com uma condução bastante agressiva e andando quase sempre a 150 km/h, as baterias aquecem muito (e o Leaf até vos dá informação sobre isso) e degradam bastante mais rápido. E com o calor que tem estado... Vão-se duas barras num verão. Conduzindo 40 km a 150 km/h diariamente com este calor não faz nada bem às baterias. Se o próximo verão for igual e se o estilo de condução se mantiver, para o ano, nesta altura, lá se foram mais duas e temos um fortíssimo candidato a receber baterias novas antes dos 100.000 km ou dos 5 anos (de graça).
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 269
- Registado: 26 abr 2011, 18:39
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Re: 12. Barra
Não seria necessário proceder a uma investigação tão detalhada. Bastava perguntar, que eu digo como conduzo.
Também nunca vi no manual do carro, que não se pudesse andar depressa. De qualquer forma, nunca a temperatura das baterias passaram das quatro barras.
Também nunca vi no manual do carro, que não se pudesse andar depressa. De qualquer forma, nunca a temperatura das baterias passaram das quatro barras.
Nissan Leaf e Tesla Model S
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: 12. Barra
Isso não vai lá pelo nº de km. É mais pelo nº de verões. Eu diria que o normal é perder a segunda barra no terceiro verão.Orlando Escreveu:2 barras em 41000km...costuma ser com qts normalmente?pauloguerreiro Escreveu:Já fiz a actualização há cerca de 3 semanas.
Fazes mts cargas rápidas?
Na Noruega devem perder a segunda barra aos 150.000 km, no Texas nem é preciso andar, que ao fim de 2 anos, com 0 km, já perderam uma.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: 12. Barra
Não sabia se estava por aí, lesto para responder, e fiquei bastante curioso. Assim obtive logo a resposta. Pensei, um carro com tão poucos km, na mesma localização geográfica, já a perder duas barras, qual será a explicação? Talvez condução muito agressiva e altas velocidades. Ora deixa cá ver, se o pauloguerreiro tem diário de bordo ou descreve aqui algures como conduz. Confirmou-se logo.pauloguerreiro Escreveu:Não seria necessário proceder a uma investigação tão detalhada. Bastava perguntar, que eu digo como conduzo.
Também nunca vi no manual do carro, que não se pudesse andar depressa. De qualquer forma, nunca a temperatura das baterias passaram das quatro barras.
De facto, se ele dá 160 km/h é porque pode andar a 160 km/h. Daqui a dois anos, se ainda o tiver, tem direito a umas novas.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: 12. Barra
Nunca passaram das quatro barraspauloguerreiro Escreveu:...nunca a temperatura das baterias passaram das quatro barras.
O meu nunca teve 4.
É sempre 5 e 6
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 269
- Registado: 26 abr 2011, 18:39
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Re: 12. Barra
Eu queria dizer as quatro dentro da zona de serviço ou seja a sexta barra
Nissan Leaf e Tesla Model S
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: 12. Barra
Ah! Ok...pauloguerreiro Escreveu:Eu queria dizer as quatro dentro da zona de serviço ou seja a sexta barra
Mas a 6.ª barra abrange um intervalo muito grande de temperatura.
Já aqui se falou (mas eu já não me lembro) a que temp.ª é que passa à 7ª.
Lembro-me apenas que podemos andar com temperaturas lesivas para a bateria com 6 barras.
Não há como controlar com o ELM327.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: 12. Barra
Acho que o mjr referiu que a 6.ª barra é até aos 45º C. Ao fim 1000 ciclos, uma bateria a 45º C degrada o dobro (30%) de uma bateria a 25º C (15%).
Ups, afinal é até aos 38º C.
Ups, afinal é até aos 38º C.
Última edição por Malm em 23 set 2013, 23:25, editado 1 vez no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.