Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 583
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 11 set 2025, 13:31

rjspedition Escreveu:
Vai ganhar agora duas semanas de descanso, já que vamos dar um salto à Catalunha Francesa mas movidos a diesel.
Parece que.... Não. :|

Sempre tivemos de vir ao pão de eléctrico... Para não variar.

PSX_20250911_142618.jpg
Relato a viagem assim que o pão for mais perto de casa. :mrgreen:

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3639
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por Nonnus » 11 set 2025, 17:12

:lol: :lol: :lol:

Muito bom.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

civic
Mensagens: 2161
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por civic » 11 set 2025, 17:30

Então? O gasoil adoeceu?
Nissan LEAF 2018 40kWh
161 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
79 000Km's

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 583
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 16 set 2025, 00:09

Bem... sim!

E felizmente ainda em território nacional a pouco mais de duas horas do ponto de partida.

Pela primeira vez tive de activar a assistência em viagem de um seguro para rebocar o carro e voltar a casa, algo que tinha sido mais simples não fosse o caso de estar a viajar com uma V70 com bicicletas atrás, mala até ao tecto, e roofbox também bastante cheia. Feito o transbordo do pessoal e das bagagens para um táxi de 9 lugares, chegamos a casa às 21h com os miúdos para jantar, banho e deitar, com as malas à porta e um puzzle gigante entre deixar coisas para trás e tentar encaixar tudo no Model 3.

Felizmente consegui cancelar o hotel do dia a 30 minutos do deadline (hotéis que dão para cancelar tarde são um must have para estes dias) e reservámos algo por Zaragoza, a arrancar de manhã a 100%.

Estimativa da APP ainda de véspera: 3 paragens para 950km, vamos a isso.
001arg.jpg

Primeiro carregamento em Mérida após viagem com paragem em Montemor para um pequeno almoço, previsão de 26% na APP mas o carro chega com 12%. Não é difícil de perceber, a mala vai cheia, a frunk ainda mais, no lugar do pendura vão duas mochilas aos pés, e entre as cadeiras dos miudos vai um saco e uma mochila no chão. O cabo de carregamento viaja por baixo do meu banco aos pés do mais velho, e o outro lado também vai com alguma tralha: Em resumo, o nosso Model 3 nunca viajou tão pesado, e a estimativa deve ter assumido as médias anteriores.

002arg.jpg
Com apenas 1 Tesla de matrícula espanhola, todos os restantes veículos eram PT.
Chegamos com 314 km feitos, e uma bela média de 17,1/100.
Dos 7 minutos previstos, o carregamento acabou por durar 13.


Seguindo para o próximo, Almaraz, quando começo a fazer contas aos valores apresentados e algo não bate certo:
003arg.jpg
(Sim, o carro não foi limpo, a atenção nessa semana foi toda para a carrinha :lol: )

126 para 1:02 dá uma velocidade média acima do máximo legal de 120. :think: :?
Na página de consumo a indicação da amostra deste troço era a 130, e efetivamente o trânsito rodava de uma forma bastante rápida. A previsão a usar dados "reais" ao invés de velocidades máximas do percurso?

Chegada a Almaraz com um média a rondar os 122/hora e 17,4/100, tendo optado por almoçar aqui e carregar até 100%, já que o carregamento iria ser longo de qualquer das maneiras.


Saída até Torija em modo sem paragem, feitos 280km a 17,0/100 e novo carregamento curto de meros 16 minutos, sempre a torrar ao sol. Depois de ver fotos dos novos SUC e outros HUBs em França e nos Países Baixos, fica sempre um amargo de boca estes postos Espanhóis sem uma cobertura sequer e sem grandes comodidades. :D
004arg.jpg

Em Zaragoza fomos repostar el coche no Puente Venezia até aos 100% para prepar o dia seguinte, enquanto se jantava antes de ir até ao hotel. Por não ter verificado o telemóvel, o carro acabou por ficar no posto 15 minutos além dos 100%, e apesar dos avisos da Tesla felizmente não foram cobradas taxas de ocupação: O posto estava literalmente vazio, com excepção de um VW Golf a gasóleo à minha chegada.

Ainda sobre este Golf, e sei que uma andorinha não faz a primavera, mas foi positivo ver o carro da polícia local passar, ver, e voltar para estacionar ao lado do carro para o multar. :mrgreen:

O dia acabou com este belo número:
005arg.jpg

Nada mau para algo sem qualquer planeamento que não inserir um destino na APP de véspera, encaixar tudo no nosso Model 3 de 2019 e simplesmente seguir. Com os SUC tudo se torna aborrecidamentesimples e sem cálculos para estes dias onde o que interessa é chegar rapidamente ao destino.

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 583
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 16 set 2025, 00:41

No post anterior além da condicionante carga, faltou referir uma segunda: Estávamos com pressa para recuperar algum tempo, logo a apertar um pouco mais com a velocidade. :D

O segundo dia foi bem mais curto com carregamento único num SUC algo singular: Sallent, com paragem após 300km feitos com média de 16,3/100.
006arg.jpg
Tesla e Ionity, e curiosamente, ambas com espaço preparado para duplicar os postos assim que necessário.
Além dos dois hubs, também existe (existia?) um Destination Charger, e duas tomadas 2P+T simples. Mais variedade era díficil. :mrgreen:

Notar a diferença de preço para terceiros: Ionity 0,66 e Tesla 0,51. Já com assinaturas o preço era exactamente igual: 0,37
008arg.jpg

Chegada ao campismo sem qualquer plano prévio para onde carregar, mas como qualquer parque decente tem locais próprios não ia com preocupação alguma.
A única questão era agora o preço, e os pontos estavam a cargo da Freshmile: 0.29/kWh + 0.05 por minuto, o que se percebe no local que é para evitar carros "esquecidos", mas... passo! Fui verificar a Electroverse e tem tarifa plana de 0,30: Maravilha, mas activar por app não dá, apenas por cartão, que com tanta confusão de véspera, ficou em casa. :shhh:


Plano B: Izivia ao lado do Intermarché local, que acabou por ser utilizado sempre que ia às compras.
009arg.jpg
Pagamento com cartão a 0,35 e carregador a 180kW é impecável, mais barato do que qualquer SUC espanhol até à data. Com Electroverse fica também a 0,30 mas novamente, apenas com cartão, a app não dá. :doh: :doh:


Pequenas curiosidades: Dá para escolher previamente o valor da cativação bancária e CGD e Revolut o acerto é feito na hora após terminar.
010arg.jpg
E por baixo de cada conector, está um contador visível. :mrgreen:
011arg.jpg

E de carregamentos por França durante a estadia, ficámos resolvidos.

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 583
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 16 set 2025, 22:50

012arg.jpg
Já de regresso, voltamos ao posto da Izivia para sair com o máximo possível com destino a Salou: Fun fact, dos 4 carregamentos aqui, um acabou por não contabilizar qualquer pagamento: O valor permanecia em 0,00€ e no final a cativação foi devolvida por inteiro.

Já a caminho da segunda paragem de férias um pequeno offtopic, mas as mensagens variáveis após a fronteira em Espanha são curiosas:
013arg.jpg
"Dont trust strangers"
"Flat tire? Dont trust"
"Behare of accident scams, call 112"
"Dont stop at isolated places!"

Barcelona deve estar impecável. :?

Chegada a Salou para visita e estadia no Port Aventura com carregamento no SUC local, onde não faltava publicidade sobre "carregamentos alternativos", algo não exclusivo desde SUC ou mesmo deste serviço, vi similar em outros pontos.

014arg.jpg
015arg.jpg
015arg.jpg (98.08 KiB) Visto 13 vezes

Responder

Voltar para “Tesla Model 3”