O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3569
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 07 ago 2025, 18:03

6 anos com o melhor modelo do mundo. Coincidência, ou não, muda-se o modelo e recebo como muitos de vocês devem ter recebido este email:
miio
O Autocharge já está disponível com a miio e a Powerdot
Conheça a funcionalidade que automatiza o carregamento e saiba como experimentá-la com 100% de cashback


miio
O Autocharge já está disponível com a miio e a Powerdot
Conheça a funcionalidade que automatiza o carregamento e saiba como experimentá-la com 100% de cashback

Carregar um veículo nunca foi tão simples.

A partir de agora, carregar um veículo elétrico em Portugal pode acontecer sem cartões, sem aplicações e sem qualquer autenticação manual. Com a chegada do Autocharge, a miio e a Powerdot introduzem uma funcionalidade que automatiza o processo de carregamento — tudo o que o utilizador precisa de fazer é ligar o cabo ao carro!

Para que possa experimentar esta funcionalidade sem barreiras, a primeira sessão Autocharge feita com a miio tem 100% de cashback do valor da sessão.
Em 6 anos não conseguiram chegar acordo...

A concorrência é lixada, faz-nos inovar. Os tubarões europeus com uma infraestrutura já aplicada a vários anos e com provas dadas de simplicidade faz-nos repensar o que andamos a defender durante tantos anos.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1259
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 07 ago 2025, 18:25

Nem tanto ao mar nem tanto à terra.

É muito improvável que tal coisa tenha sido desenhada numa semana e também não é a primeira vez que estas duas entidades se juntam.

Acho q será um erro assumir que tudo (seja bom ou mau) que aconteça na ME a partir de agora (embora ainda nem tenha sido publicado em DR) seja devido à alteração da lei.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3569
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 07 ago 2025, 20:49

Certo! Mas temos que concordar que é estranho.

Há quantos anos foi a miio para França testar isto?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6581
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 14 ago 2025, 09:51

Foi hoje publicado em Diário da República o novo RJME :dance:
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe ... -928937303

Ainda não li tudo, vai ser a minha leitura de mesinha de cabeceira para os próximos dias :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1932
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 14 ago 2025, 10:02

BrunoAlves Escreveu:
14 ago 2025, 09:51
Foi hoje publicado em Diário da República o novo RJME :dance:
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe ... -928937303

Ainda não li tudo, vai ser a minha leitura de mesinha de cabeceira para os próximos dias :mrgreen:
Ainda não li, mas parabéns a todos que estiveram envolvidos neste novo RJME! :clap:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 48 000 kms

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3569
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 14 ago 2025, 16:31

Já li. O que eu achei mais relevante.

- a eliminação da figura CEME.

- a não obrigatoriedade da centralização numa única plataforma.

- OPC apenas faz uma comunicação prévia para instalação do ponto de carregamento com toda a informação solicitada que é válida por 12 meses. Depois de tudo como regulamentado prevalece por 10 anos.

- a possibilidade de vender energia produzida localmente.

- os pagamentos ad-hoc, a não obrigatoriedade de contrato e cartões únicos.

- a obrigatoriedade dos postos serem para todos desde que em espaços públicos, ou privados de utilização pública.

- Não pode haver descriminação por parte do OPC consoante o tipo de utilizador.

- a fixação de preços em kWh e em caso de haver penalização por ter o carro agarrado ao posto depois do carregamento ter terminado o valor por minuto.

- O OPC deve assinalar os postos de carregamento de forma a todos conseguirem perceber onde está o posto de carregamento.

- Os veículos de emergência, polícia, etc têm prioridade num posto de carregamento.

Para já tudo aquilo que certas pessoas andaram nos últimos meses a dizer que ia tornar a ME em Portugal pior do que estávamos parece que está bem explícito que não irá acontecer.

Parece-me a mim que Tesla já tinha conhecimento destas alterações, porque tudo o que aqui está a Tesla fez nesta última semana. Ou seria tão óbvio que é assim que é no resto da Europa. 💡

Existe muito mais no documento, mas muito direccionado para as embarcações eléctricas e deveres dos OPC's a nível legal, coimas, revogação de licenças, etc.

Como já escrevi estou curioso para ver como o Continente vai evoluir e como vai ser em relação a novos players internacionais. Entrada de novos players, e a expansão dos que já cá estão.

Na realidade também estou curioso como a EDP, Galp, Prio se vão adaptar, mas por outros motivos.

A lei saiu, é do conhecimento geral, já não há desculpas.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6581
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 14 ago 2025, 17:44

Nonnus Escreveu:
14 ago 2025, 16:31
Parece-me a mim que Tesla já tinha conhecimento destas alterações,
Não tinha, nem nós (AMME) nem ninguém fora do círculo legislativo.
Mas se reparares o texto é em tudo semelhante ao da consulta pública. Aquilo em que a Tesla apostou foi nisso mesmo: o documento final não seria muito diferente do que era conhecido da consulta pública. E com base nisso "pôs a carne toda no assador".
Nonnus Escreveu:
14 ago 2025, 16:31
deveres dos OPC's a nível legal, coimas
Isto é, desde que a tutela nos apresentou o que seria a alteração legislativa em fevereiro, o meu ponto favorito da legislação. Os 2 maiores OPC da rede pública têm virtualmente todos os seus PCR/PCUR não AFIR-compliant, a ver se ganham vergonha ou dores no bolso...
Nonnus Escreveu:
14 ago 2025, 16:31
Como já escrevi estou curioso para ver como o Continente vai evoluir e como vai ser em relação a novos players internacionais. Entrada de novos players, e a expansão dos que já cá estão.
Sim, muita curiosidade para ver como é que o mercado se adapta. Vão ser uns meses animados, não tenho dúvidas.

Ainda falta alguma regulamentação adicional, falta a ERSE reformular o RME, tudo isto é importante para dar andamento célere e sem dúvidas. Mas o grande grande primeiro passo está dado.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6581
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 15 ago 2025, 15:45

Um membro (João Rodrigues) de vários dos grupos "habituais" relacionados com a mobilidade elétrica lançou um site sobre este tema

https://mobilidade-eletrica-portugal.netlify.app/

Pela descrição o site foi desenvolvido com recurso a ferramentas de IA e pretende resumir de forma fácil e prática as diferenças dos "modelos"
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Carregamento”