Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

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EVUber
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por EVUber » 28 jun 2025, 22:02

civic Escreveu:
28 jun 2025, 17:00
Claro que têm mostrado bons resultados, ainda são muito recentes...
O ioniq 6 foi lançado em 2022, não é assim tão recente.

Eu sou da opinião que existem 3 fabricantes de baterias que são exímios no processo de fabrico
Toyota/Panasonic (PPES)
SK Innovation
LG Energy.
E quando procuro uma viatura, tento obter o máximo de informação sobre a origem das baterias e o seu fabricante e pesa muito na decisão de compra.

O ano passado o governo Koreano obrigou os fabricantes a divulgarem o fabricante de baterias que usavam nos seus veículos.

Hyundai
LG
SK
CATL

Kia
LG
SK
CATL

KG Mobility
BYD

BMW
samsung SDI
catl

Mercedes
CATL
FARASIS
SK
LG

Imagem

https://www.reuters.com/business/autos- ... 024-08-13/

civic
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por civic » 29 jun 2025, 08:00

3 anos não é recente? Numa bateria que pode ir até aos 20 anos de vida (como se afirma) diria que é muito recente. ;)

Pois, alem do fator ciclo existe outro fator a ter em conta, tempo.
Nissan LEAF 2018 40kWh
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EVUber
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por EVUber » 30 jun 2025, 11:00

Pois, o que eu observo é que as baterias com origem da CATL e BYD (china) Tesla LFP (china) de varios fabricantes a serem reportadas no varios forums & reedit um maior indice de degradação em comparação com as baterias vindas da Coreia (SK e Panasonic)

Por exemplo, o Kia EV6 usa as mesma NCM811 do ioniq 5 e do Ioniq 6 e veem do mesmo fabricante, SK Innovation
Varias viaturas EV6 com SOH 100% com diferentes kilometragens
122.000km
54.000km
20.000km
27.000km
93.000km
15.000km
11.000km
10.000km
24.000km
17.000km
43.000Km
40.000km
65.000km
160.387KM ( SOH 99.8% )

https://www.kiaevforums.com/threads/cal ... st#replies

Varios ioniq 5 com SOH 100%
https://www.reddit.com/r/Ioniq5/comment ... gy_at_100/

civic
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por civic » 30 jun 2025, 12:30

Eu não costumo ligar nada a SoH medidos por sistemas, o estado de saude de uma bateria é muito complexo para se chegar a valores tão objetivos, ainda por cima em cenários completamente diferentes como é a utilização de um carro, basta uma variação na temperatura da bateria e ela tem um comportamento completamente diferente em termos de capacidade.
O que prefiro ler é no pior cenário como elas se comportam, o que se pode ver em laboratório pois aí consegues controlar as diversas variáveis, e o que se tem visto é que as celulas são muito mais robustas do que nesses cenários, isto para as que já têm muitos anos, em relação às 811 não será muito diferente, mas só o tempo o dirá.

Só o dar 100% é indicação da treta que é essa medição de SoH. ;)
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por EVUber » 30 jun 2025, 14:03

Tens a tua opinião

Vai a um stand comprar um VE mesmo modelo, mesmos km, mesmo ano, um com 85% SOH e o outro com 100% SOH

fechas os olhos e trazes o mais bonito porque nao das interesse ao SOH..

Ate mesmo para reclamar da garantia, a treta do SOH nao serve :D :D

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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por civic » 30 jun 2025, 14:48

EVUber Escreveu:
30 jun 2025, 14:03
Tens a tua opinião

Vai a um stand comprar um VE mesmo modelo, mesmos km, mesmo ano, um com 85% SOH e o outro com 100% SOH

fechas os olhos e trazes o mais bonito porque nao das interesse ao SOH..

Ate mesmo para reclamar da garantia, a treta do SOH nao serve :D :D
E qual o carro que te dá um valor oficial de SoH? A garantia é acionada com base em testes feitos pela marca, nunca vi em lado nenhum usarem o SoH de uma app para acionar a garantia. ;)


E a comprar um usado não ligo nenhuma ao SoH declarado por um Car scanner ou equivalente, pois existe quem dê a volta a esses numeros facilmente. Quando precisar de o fazer vou tentar sempre dar uma volta grande com ele e ver o comportamento ao longo da descarga da bateria, não vou comprar com base numa coisa que pode ser adulterada. ;)
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 01 jul 2025, 05:21

Sou da opinião do Civic. O report das apps vale o que vale.

Já mencionei várias vezes que o meu Leaf chegou a reportar no Leafspy 57% de SoH e quando foi entregue a Nissan ia com 64%.

No Kia também já vi 100% já vi 95% e agora esta nos 97%.

Quando o Leaf foi para a Nissan na primeira vez devido ao problema da bateria, esteve lá duas semanas a fazer testes, o que indica que não foi ligar uma APP qualquer e ver o SoH que reportava. Na segunda vez quando caiu a 4° barra o carro teve que lá ir 3 vezes. O que indica que não foi só olhar para o número de barras, ou para uma APP qualquer com o valor de SoH. Cheguei a relatar várias que a Nissan não olha para uma bateria como nós.

EVUber se quando o teu carro tiver 800000km e se a degradação for a expectável e tu chegares a Toyota com o dados do carscanner, vão-te dizer que apps, ou software de terceiros para eles não lhes diz nada, que carro vai ter que lá ficar para fazer testes a bateria. Depois é esperar que o que a APP reportar na altura seja fidedigno e vá de encontro aos testes da Toyota.

Voltando-me a repetir as apps são boas para irmos tendo uma ideia se o SoH sobe e desce de forma suave ou abrupta (caso do Leaf a certa altura da sua vida), e assim ter uma ideia se algo está errado. Perder 10% em 1 mês soa o alarme que algo não está bem.

O Leaf por ser um carro demasiado transparente foi e é uma grande escola para perceber que nem tudo o que se vê nas apps é sinal de que a bateria está em condições. Existem N exemplos de carros com as baterias nas "couves" no entanto olha-se para as apps e é só saúde.

Como existe muitos leigos a visitar este fórum de forma anónima é preciso esclarecer.

Ir a um stand e comprar um carro com base numa APP pode correr muito mal. No entanto eu comprei o Niro sem nunca ter pedido qualquer tipo de informação a esse respeito e sem nunca ter visto o carro. Todos os relatos que temos visto (inclusive o do EVUber), são carros com um longevidade mais que comprovada. Isto não quer dizer que não há risco.

No Peugeot liguei o carscanner lá estava os tais 92%, nada que me preocupa-se pois levei a lição bem estudada e sabia que era normal nos carros stellantis. Fiz o teste drive por convite da pessoa que me vendeu o carro, o que demonstrou também que não havia nada a esconder.

O conselho tem de ser, fazer sempre um teste estrada e não apenas olhar para uma APP qualquer. De preferência levar uma pessoa que já conduza carros eléctricos à alguns anos. Uma pessoa que nunca teve contacto com um carro elétrico e ver a autonomia a cair 1% em 10km, ou ver 10%, vai ficar na mesma. Se quem vende o carro se tiver lábia, vai dizer que é normal pelo factor X, Y ou Z.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por EVUber » 01 jul 2025, 07:58

Quando um condutor/utilizador acaba por ter mais conhecimentos que a assistência para obter garantia e porque usa um OBD e consegue replicar a avaria, so vejo vantagens na sua utilização.
Cada é que sabe com a linhas que se coze.

Esse video é explicativo do quanto o OBD foi essencial para replicar o comportamento..


civic
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por civic » 01 jul 2025, 08:13

Ninguém aqui está a dizer que as app não são importantes, daí a terem algum peso no acionamento da garantia vai uma distância enorme. Servem para ir vendo o estado das coisas, mas nunca de forma objetiva, pois elas lêem o que as marcas deixam ler. ;)
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