Leitor de Bateria com erro

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Nonnus
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por Nonnus » 20 jan 2024, 16:53

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
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civic
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 20 jan 2024, 20:06

Nonnus Escreveu:
20 jan 2024, 16:53
https://www.facebook.com/groups/ForumNi ... 898485213/

Será mais um...
O padrão é o mesmo dos outros, parece-me é que anda gente a martelar carros...
Nissan LEAF 2018 40kWh
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https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

civic
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 21 jan 2024, 10:48

Nonnus Escreveu:
20 jan 2024, 16:53
https://www.facebook.com/groups/ForumNi ... 898485213/

Será mais um...
E casos de terem este sintoma que resolvem sem mexer na bateria? :shock:
Mudando o PDM, mudando o a bateria de 12V, poderá ser erro de SW? Acreditar em tudo?
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Nonnus
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por Nonnus » 24 jan 2024, 20:27

Hoje encontrei esta perola.

https://www.standvirtual.com/carros/anu ... PBmVT.html

264 000km 12 barras, mas tinham o pé pesado, com 12 barras só faz 150km :whistle:

Não sou de intrigas, mas parece-me que passado algum tempo perde duas ou 3 barras de uma só vez.
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civic
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 24 jan 2024, 20:51

Nonnus Escreveu:
24 jan 2024, 20:27
Hoje encontrei esta perola.

https://www.standvirtual.com/carros/anu ... PBmVT.html

264 000km 12 barras, mas tinham o pé pesado, com 12 barras só faz 150km :whistle:

Não sou de intrigas, mas parece-me que passado algum tempo perde duas ou 3 barras de uma só vez.
Para 12 barras só tem 2 hipoteses, ou levou bateria nova e esse preço está demasiado bom, ou é um martelanço.
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por cfvp » 28 jan 2024, 01:01

https://www.youtube.com/watch?v=w4lvDGtfI9U

Interessante vídeo. Será que aquilo que acontece no Leaf tem a ver com a parte da expansão das partículas com maior amplitude de carga/descarga?
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por Nonnus » 28 jan 2024, 01:59

https://www.facebook.com/marketplace/it ... 778922070/

Mais uma pérola. Médias de 12kWh 220/230 km está cheio de saúde.
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 28 jan 2024, 10:51

cfvp Escreveu:
28 jan 2024, 01:01
https://www.youtube.com/watch?v=w4lvDGtfI9U

Interessante vídeo. Será que aquilo que acontece no Leaf tem a ver com a parte da expansão das partículas com maior amplitude de carga/descarga?
Muito bom, não é que mostre algo de novo mas mostra de forma muito simples o que acontece numa bateria.
Só lhe faltou falar da libertação de gases com a temperatura, pois a expansão que ele fala existe de facto e é o que afeta a longevidade das celulas com a profundidade dos ciclos, é a degradação normal de uma celula aí mostrada como partida, alguns mostram como morta/inerte, mas não é algo que se note a olho, pelo menos da mesma forma que a expansão do eletrolitico, que é o que ocorre no LEAF sem ter necessáriamente que afetar em termos de degradação. ;)

O que ele fala neste video serve para todas as baterias, não apenas para as do LEAF, se as tratarmos bem elas tratam-nos bem a nós, o facto de um carro ter arrefecimento de bateria não lhes confere um uso sem preocupações, todos os EVs têm limitações nesse campo, uns têm limitações maiores que outros, até mesmo as LFP ao contrário do que muita gente pensa. ;)
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por frankesousa » 14 fev 2024, 23:04

Estes dias troquei umas mensagens no Facebook com o Alberto Tenda que parece ter adquirido um leaf 40 de 2018 com apenas 49 mil km (SOH 89%, Hx 71%) o que assim a olho nu parece bem (para mim, que pensava conhecer +- os leaf, diria que a bateria estava boa).
https://www.facebook.com/share/p/bda3LVFrDJihUtZU/

Acontece que está com o sintoma da perda de % quando acelera como aqui se fala.

Uma vez que a bateria deste na verdade só tem menos 2 anos que a minha, e sabendo que a idade conta tanto ou mais que os km, até parece "feitio".

Depois de lhe ter aconselhado a fazer um vídeo do leafspy em AE a "puxar por ele", publicou alguns screenshots onde se vê claramente o mesmo comportamento do meu leaf 30, com a diferença de células a chegar a mais de 0.6v e a célula mais fraca nos 2.58v :shifty: . Nem sei como é que o carro não desligou em andamento como o meu já me fez 3 vezes

Isto com o leafspy a reportar 65% de SOC e aparentemente o display do carro já a reportar ---km ou perto disso.

Não me parece que tenha sido abusado, apenas está a ficar velho! OK, pode ter passado metade da vidas e dos 49mil km a 100% de bateria (4.2V :!: ) e isso ter derretido tudo. Mas ia só derreter 2 ou 3 células???

Não sei o que pensar, até ver, apenas me parece que "simplesmente" envelhecem mal, só que o "velho" são apenas 6 anos e isso parece-me demais.

E, 150cv talvez seja demais para esta bateria...

Vou só mostrar aqui um dos prints:
leaf40.jpg
leaf40.jpg (40.69 KiB) Visto 699 vezes
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por Nonnus » 14 fev 2024, 23:54

Era o que precisávamos para comprovar aquilo que já suspeitávamos nos casos que temos tido conhecimento. O mesmo comportamento que temos nos nossos Leaf de 30.

Células com degradação mais elevada que as outras.

As minhas questões são as mesmas que as tuas!

Peço desculpa mas volto a insistir no mesmo. As células do Leaf de 40 aparentemente não são melhores, nem piores que do Leaf de 30, são apenas diferentes, porque com o passar do tempo está-se a ver que sofrem do mesmo mal.
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