Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por BrunoAlves » 28 abr 2023, 10:50

Erbium Escreveu:
28 abr 2023, 08:31
Quase o dobro? Explica lá essas contas sem escolheres aqueles postos que não cobram OPC...
Na realidade não é muito difícil com os preços actuais do mercado spot e TAR negativa. Além disso o TM3 carrega muito depressa e por isso é pouco penalizado na componente tempo.
Claro, uma pessoa que tenha um VE menos capaz ou que seja parte dos tais 1/3 que usam o CEME EDP porque não sabem, esses pagam a doer.
Exemplos escolhidos a dedo são sempre fáceis de arranjar para qualquer dos lados da argumentação. Mas defender esta discriminação em função da "literacia" é algo que não consigo entender.
Recordo que foi feito recentemente um inquérito em que a vasta maioria dos utilizadores que responderam (>93%) afirma preferir um valor fixo pelo carregamento, do que um valor pontualmente mais baixo mas variável.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por rimsilva » 28 abr 2023, 11:34

mjr Escreveu:
27 abr 2023, 22:31
A razão principal de a Tesla não colocar em funcionamento novos postos é óbvio que é o modelo português não se adaptar ao que eles têm montado internamente. Mas daí até o modelo ter de se adaptar para que a Tesla o faça... enfim. E o facto de as coisas estarem a correr bem ao nível das vendas Tesla em Portugal mostra que não é por falta de investimento nos postos.
Já foi tempo em a Tesla era de facto a última bolacha do pacote ao nível dos carregadores em Portugal. Hoje em dia... nem por isso. A não ser para aqueles que têm carregamentos gratuitos, esses são obviamente os mais "prejudicados" por este atraso. Eu pessoalmente praticamente nem uso a rede Tesla, é difícil justificar o preço que é quase o dobro do que consigo na rede pública.
Agora, claro que queria que a questão se resolvesse o mais rápido possível, seria muito positivo para a ME em Portugal. Só não concordo é que por causa de um se altere tudo, quando está, a meu ver, a funcionar bem (postos a ser instalados a ritmo elevado, preços competitivos, facilidade de uso de toda a rede).
Pois é, é o mal de termos memória curta, ou de ir batendo palminhas nas costas quando nos interessa e criticando quando não interessa....

Estou à vontade para falar porque sou de certeza um dos poucos que sempre disse que os postos da Tesla e Continente estavam a operar ilegalmente em Portugal (e nunca carreguei num posto Continente por essa razão), mesmo quando os que hoje criticam a Tesla defendiam que os seus postos estavam em locais privados de acesso privado e achavam o máximo aquela "geringonça" da area privada num local de acesso público :lol:

Só que também não tenho memoria selectiva e por isso não me esqueço que a Tesla nos salvou de momentos caóticos assim que abriram os primeiros SuC's, numa altura em que a nossa rede era miserável, gerida por uma entidade incompetente que só sabia "financiar" postos de carregamento em cidades.

Claro que hoje é muito fácil dizer que já não precisamos deles (e já agora do continente), porque aparentemente, até temos muitos postos e baratos! Pura ilusão, mas ok.

Além disso, será que com este "modelo" foi mesmo só isso que perdemos? Claro que não, além da Tesla e/ou Continente teriamos muito mais OPCs a operar em Portugal, só que como não querem estar a investir numa atividade para depois serem outros a tirar lucro e a definir as politicas comerciais, preferem manter-se longe de Portugal, para mal de todos nós.

End off-Topic

Lasering
Mensagens: 22
Registado: 01 abr 2023, 21:46
Data de fabrico: 01 jun 2020
Capacidade bateria: 62,0 Ah

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por Lasering » 28 abr 2023, 16:02

Voltando ao tópico principal.

Acham que a maneira como implementei a comparação com a Prio é justa, tanto para a Prio como para os UVEs?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por BrunoAlves » 28 abr 2023, 17:57

Lasering Escreveu:
28 abr 2023, 16:02
Voltando ao tópico principal.

Acham que a maneira como implementei a comparação com a Prio é justa, tanto para a Prio como para os UVEs?
Acho que sim. Sendo uma aproximação nunca poderá ser exacto, por isso considerar uma "taxa de aproveitamento" do patamar parece-me uma solução.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por Nonnus » 28 abr 2023, 22:13

rimsilva Escreveu:
28 abr 2023, 11:34

Estou à vontade para falar porque sou de certeza um dos poucos que sempre disse que os postos da Tesla e Continente estavam a operar ilegalmente em Portugal (e nunca carreguei num posto Continente por essa razão),
Mas agora já podes carregar no Continente. Já é legal. Ainda não sabemos é como funciona o sistema hibrido, porque o que esta a vista é que funciona da mesma maneira quando era ilegal :lol: Continua só aceitar utilizadores com cartão Continente e não aceita o cartão único, o tal dos CEME´s que vão mamar na infraestrutura do Continente. :doh:
rimsilva Escreveu:
28 abr 2023, 11:34
Além disso, será que com este "modelo" foi mesmo só isso que perdemos?
Essa é a pergunta para um milhão. O quanto de investimento estrangeiro já perdemos por termos um modelo tão simples, tão simples, que ninguém o quer!
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por mjr » 29 abr 2023, 00:31

Postos muito mais baratos que a Tesla é facílimo, basta usar o CEME certo. Por exemplo este:

https://carrocarregado.pt/simular/PT/ED ... 0007-01-01

Com a via verde fica a 0,26€/kW.h. Este posto é caro, obviamente. Se escolhesse um qualquer Lidl, então nesse caso ficaria a menos de 0,2€/kW.h.

Tenho várias sessões de carga na Via Verde a preços finais muito bons. Com a Miio e em certos momentos pode ficar mais barato.

Volto a lembrar este estudo da ACEA:

https://www.acea.auto/press-release/ele ... 7-is-fast/

Portugal está em quarto lugar na UE, empatado com o terceiro e a longa distância do quinto.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por BrunoAlves » 29 abr 2023, 12:22

Qual Via Verde? Aquela que grande parte da população Android está impedida de usar há semanas ou meses?
Resize_20230429_121658_8601.jpg
Resize_20230429_121658_8601.jpg (25.45 KiB) Visto 3042 vezes
mjr Escreveu:
29 abr 2023, 00:31
Volto a lembrar este estudo da ACEA:
https://www.acea.auto/press-release/ele ... 7-is-fast/
Portugal está em quarto lugar na UE, empatado com o terceiro e a longa distância do quinto.
Não desfazendo na conclusão do estudo, a Alemanha é o único país de GRANDE dimensão desse estudo. Como países pequenos temos muito menos "área morta" do que outros maiores, nomeadamente o saco de pancada favorito aqui ao lado
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por rimsilva » 02 mai 2023, 10:11

Nonnus Escreveu:
28 abr 2023, 22:13

Essa é a pergunta para um milhão. O quanto de investimento estrangeiro já perdemos por termos um modelo tão simples, tão simples, que ninguém o quer!
Claro, basta olhar para quem atua em Portugal, mesmo com tanta propaganda e esforço que é feita por essa Europa fora.

Façam como eu, perguntem a entidades estrangeiras e vão ouvir as respostas.

Agora o cavalo de batalha são os preços, algo importantissimo sem duvida, mas é completamente redutor ficar apenas pela questão do preço, há tanta mas tantas outras coisas que os utilizadores consideram também fundamental.

Agora, não deixa de ser curioso o discurso hoje comparado com o anterior à crise, quando tinhamos aqui ao nosso ao lado em Espanha, operadores como a Zunder a cobrar 0,20€/KWh nessa altura só se falava de "cartão único".

Assim, até se esquece a péssima experiência que se continua a ter nos carregametos, com faltas de comunicação ou cartões inváidos e a lotaria que é saber quanto te vai ficar o carregamento, mesmo que sejas o "guru" das aplicações ou da matemática aplicada.
Pensas que vais pagar x e no final pagas x+20% (ou mais), porque afinal o posto não está a debitar a potência total ou o teu VE está "cansado" e o carregamento acaba por ser mais longo do que o que era esperado.

Mas a culpa já sabemos de quem é.... é do "nabo" do proprietário do VE que deveri era ter um VE de ultima geração ou do maltido OPC que não cobra o carregamento por kWh, sim esse mesmo que está proibido de vender energia (ao kWh), que só pode rentabilizar o seu investimento com o aluguer do equipamento, mas tem de ser um aluguer sem ser por tempo.

Realmente quem é que aluga alguma coisa por tempo? Lembram-se de algum? Um carro, uma casa, uma trotinete? Incrivel não é?

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por Erbium » 02 mai 2023, 12:13

mjr Escreveu:
29 abr 2023, 00:31
Postos muito mais baratos que a Tesla é facílimo, basta usar o CEME certo.
- Posto certo: lidl ou algo parecido a 50kW...
- CEME certo: basta conhecer todos e saber das suas atualizações de tarifários... ainda sou do tempo que qq discussão do modelo "terminava" com "mas e o cartão único!?" :lol:
- horário certo: às vezes o CEME certo é indexado pode exigir carregar a determinada hora, realmente para que tanto kW que os SUC têm se temos de esperar pela hora certa? :lol:
- carro certo: se calha do posto certo ser ao minuto é bom que se tire os 50kW todos pq senão lá se vão as contas
- telemóvel certo: pelos vistos se o CEME certo for a via verde convém ter iPhone segundo consta

Concluindo, simples e barato carregar segundo o modelo maravilhoso em vez das complicações de uma Tesla ou Continente...

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 861
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por t3lmo » 26 mai 2023, 12:41

Correção: os postos LIDL vão ser do operador KLS (e não Atlante).
Melhoria: adicionar tarifários CEME ACP/EVIO e Go.Charge/EVIO
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Responder

Voltar para “Carregamento”