Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por corrisi » 04 dez 2022, 16:27

Nonnus Escreveu:
04 dez 2022, 15:20
Hoje depois de uma viagem de 100km chegou assim:

Imagem

A célula mais baixa não é a mesma do anterior print e houve outra vez os tais saltos de percentagem. Chegou a estar nos --- e depois voltou aparecer 9%. A célula mais baixa hoje foi a 66 anteriormente foi a 35 e a 63. O SOH voltou a subir.
Perfeitamente normal a subida do SOH. Sempre que fizeres carregamentos com grande amplitude de SOC, percorreres muitos kms e aumentares a temperatura média do pack para esses valores, o HX vai subir e consequentemente o SOH.
Compreendo que o carro está para servir-nos e não o contrário, mas se continuares a utilizar o carro neste padrão, "morrerás" efetivamente na praia.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6364
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por BrunoAlves » 04 dez 2022, 16:37

Tens 34% de SOC contra os 18% da outra vez (sendo certo que a média é mais baixa, tendo uma célula "nas lonas").
corrisi Escreveu:
04 dez 2022, 16:27
"morrerás" efetivamente na praia.
Isto. Seja degradação, sejam células a morrer, subir o SOH nesta altura é uma péssima constatação :(
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3001
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 04 dez 2022, 19:47

corrisi Escreveu:
04 dez 2022, 16:27
Perfeitamente normal a subida do SOH. Sempre que fizeres carregamentos com grande amplitude de SOC, percorreres muitos kms e aumentares a temperatura média do pack para esses valores, o HX vai subir e consequentemente o SOH.
Compreendo que o carro está para servir-nos e não o contrário, mas se continuares a utilizar o carro neste padrão, "morrerás" efetivamente na praia.
Acho que não é muito normal! Há mesmo qualquer coisa de errado com o carro. No verão fui a praia várias vezes, fiz outras viagens chegando a casa com o carro nas lonas e isso não impediu do SOH vir por ai abaixo até a queda da 3ª barra. Este comportamento de alguns dias para cá é anormal e não pode ser derivado a fazer estas cargas. Em todo o caso não tenho outra hipótese, só se deixar de usar o carro.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3001
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 02 jan 2023, 15:09

Hoje fui deixar o carro na Nissan para substituir as suspensões e para verem o comportamento da bateria. No caminho aproveitei e fiz um vídeo para mostrar ao chefe da oficina.

Pediu-me para lhe enviar o vídeo e as imagens do Leaf Spy para mostrar a Nissan, embora ele vá fazer os testes com o software da Nissan, nem podia ser de outra maneira.

https://drive.google.com/file/d/1QFgajg ... uET4p/view

Em menos de 1 minuto o carro passa dos 9% aos 19% e as bolas de regeneração nunca chegam a ser duas. Reparem que há um momento em que passa dos 16% para os 19%.

O SOH continua a descer encontra-se nos 69%

Caso não consigam ver o vídeo avisem.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

cfvp
Mensagens: 1664
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por cfvp » 02 jan 2023, 17:08

Aos 00:19 não tem 2 bolas de regeneração?
De qualquer forma é estranho, especialmente aquele salto dos 16 aos 19%.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3001
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 03 jan 2023, 10:11

Sim por breves momentos acende a segunda bola.

O comportamento visto assim é realmente estranho, mas acompanhando pelo leaf spy percebe-se o porquê.

Aos 9% a célula 66 tinha 3.1V quando o carro chega aos 19% tinha 3.6V. O que está acontecer e que já foi falado anteriormente é que a célula 66 drena mais energia que as restantes, mas também é a que recebe mais energia que as outras. Estas oscilações faz com que o carro tenha este comportamento.

Conclusão, se eu fizer um percurso com muitas subidas estou sujeito a ficar a pé mas ainda com muita energia dentro do pack, se fizer um percurso plano ou com algumas descidas está tudo bem. Este comportamento só verifica abaixo dos 40% de capacidade da bateria.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

cfvp
Mensagens: 1664
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por cfvp » 03 jan 2023, 15:04

MRider Escreveu:
03 jan 2023, 14:46
O problema é que já tem mais de 100 mil km ... Se for uma céula ou módulo danificado a garantia já não cobre...
Isso será mesmo assim?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6364
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por BrunoAlves » 03 jan 2023, 15:34

Estritamente, parece que sim. Mas já se discutiu (noutros tópicos, julgo) que se alguém se quiser chatear à séria com a Nissan provavelmente o final da história seria outro.
Mas na realidade o que a garantia diz cobrir é degradação, nos limites das 4 barras. Avarias é apenas 100kkm
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1308
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por frankesousa » 04 jan 2023, 10:46

Pode-se sempre entrar em contas e pedir a Nissan para medir a energia que a bateria guarda e disponibiliza para fazer andar o carro.

Se tiver células lixadas a capacidade efetiva não é aquela que o BMS acha que é, mas sim menos, portanto a capacidade não é o que as barras mostram.

Mas, isto são tudo confusões difíceis de fazer avançar.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3001
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 09 jan 2023, 13:09

update da situação.

O carro esta na Nissan a 7 dias e até agora ninguém me disse nada. Mudar as suspensões não leva 7 dias. :think:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”