Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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corrisi
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por corrisi » 04 dez 2022, 16:27
Nonnus Escreveu: ↑04 dez 2022, 15:20
Hoje depois de uma viagem de 100km chegou assim:
A célula mais baixa não é a mesma do anterior print e houve outra vez os tais saltos de percentagem. Chegou a estar nos --- e depois voltou aparecer 9%. A célula mais baixa hoje foi a 66 anteriormente foi a 35 e a 63. O SOH voltou a subir.
Perfeitamente normal a subida do SOH. Sempre que fizeres carregamentos com grande amplitude de SOC, percorreres muitos kms e aumentares a temperatura média do pack para esses valores, o HX vai subir e consequentemente o SOH.
Compreendo que o carro está para servir-nos e não o contrário, mas se continuares a utilizar o carro neste padrão, "morrerás" efetivamente na praia.
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BrunoAlves
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por BrunoAlves » 04 dez 2022, 16:37
Tens 34% de SOC contra os 18% da outra vez (sendo certo que a média é mais baixa, tendo uma célula "nas lonas").
corrisi Escreveu: ↑04 dez 2022, 16:27
"morrerás" efetivamente na praia.
Isto. Seja degradação, sejam células a morrer, subir o SOH nesta altura é uma péssima constatação

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber,
chamem-me!!!

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Nonnus
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por Nonnus » 04 dez 2022, 19:47
corrisi Escreveu: ↑04 dez 2022, 16:27
Perfeitamente normal a subida do SOH. Sempre que fizeres carregamentos com grande amplitude de SOC, percorreres muitos kms e aumentares a temperatura média do pack para esses valores, o HX vai subir e consequentemente o SOH.
Compreendo que o carro está para servir-nos e não o contrário, mas se continuares a utilizar o carro neste padrão, "morrerás" efetivamente na praia.
Acho que não é muito normal! Há mesmo qualquer coisa de errado com o carro. No verão fui a praia várias vezes, fiz outras viagens chegando a casa com o carro nas lonas e isso não impediu do SOH vir por ai abaixo até a queda da 3ª barra. Este comportamento de alguns dias para cá é anormal e não pode ser derivado a fazer estas cargas. Em todo o caso não tenho outra hipótese, só se deixar de usar o carro.
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por Nonnus » 02 jan 2023, 15:09
Hoje fui deixar o carro na Nissan para substituir as suspensões e para verem o comportamento da bateria. No caminho aproveitei e fiz um vídeo para mostrar ao chefe da oficina.
Pediu-me para lhe enviar o vídeo e as imagens do Leaf Spy para mostrar a Nissan, embora ele vá fazer os testes com o software da Nissan, nem podia ser de outra maneira.
https://drive.google.com/file/d/1QFgajg ... uET4p/view
Em menos de 1 minuto o carro passa dos 9% aos 19% e as bolas de regeneração nunca chegam a ser duas. Reparem que há um momento em que passa dos 16% para os 19%.
O SOH continua a descer encontra-se nos 69%
Caso não consigam ver o vídeo avisem.
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cfvp
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por cfvp » 02 jan 2023, 17:08
Aos 00:19 não tem 2 bolas de regeneração?
De qualquer forma é estranho, especialmente aquele salto dos 16 aos 19%.
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por Nonnus » 03 jan 2023, 10:11
Sim por breves momentos acende a segunda bola.
O comportamento visto assim é realmente estranho, mas acompanhando pelo leaf spy percebe-se o porquê.
Aos 9% a célula 66 tinha 3.1V quando o carro chega aos 19% tinha 3.6V. O que está acontecer e que já foi falado anteriormente é que a célula 66 drena mais energia que as restantes, mas também é a que recebe mais energia que as outras. Estas oscilações faz com que o carro tenha este comportamento.
Conclusão, se eu fizer um percurso com muitas subidas estou sujeito a ficar a pé mas ainda com muita energia dentro do pack, se fizer um percurso plano ou com algumas descidas está tudo bem. Este comportamento só verifica abaixo dos 40% de capacidade da bateria.
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por cfvp » 03 jan 2023, 15:04
MRider Escreveu: ↑03 jan 2023, 14:46
O problema é que já tem mais de 100 mil km ... Se for uma céula ou módulo danificado a garantia já não cobre...
Isso será mesmo assim?
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BrunoAlves
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por BrunoAlves » 03 jan 2023, 15:34
Estritamente, parece que sim. Mas já se discutiu (noutros tópicos, julgo) que se alguém se quiser chatear à séria com a Nissan provavelmente o final da história seria outro.
Mas na realidade o que a garantia diz cobrir é degradação, nos limites das 4 barras. Avarias é apenas 100kkm
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por frankesousa » 04 jan 2023, 10:46
Pode-se sempre entrar em contas e pedir a Nissan para medir a energia que a bateria guarda e disponibiliza para fazer andar o carro.
Se tiver células lixadas a capacidade efetiva não é aquela que o BMS acha que é, mas sim menos, portanto a capacidade não é o que as barras mostram.
Mas, isto são tudo confusões difíceis de fazer avançar.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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por Nonnus » 09 jan 2023, 13:09
update da situação.
O carro esta na Nissan a 7 dias e até agora ninguém me disse nada. Mudar as suspensões não leva 7 dias.

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