Smart Forfour

Fórum de discussão sobre os veículos elétricos da Mercedes
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Smart Forfour

Mensagem por mjr » 20 ago 2022, 09:01

Os pneus originais do meu TM3 tinham essa espuma (Pilot Sport Acoustic), mas quando os troquei optei pela versão sem espuma dos Michelin Primacy. Não notei diferença nesse aspeto (mas notei aumento do conforto e diminuição da aderência em curvas apertadas).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

KLMSMART
Mensagens: 5
Registado: 08 ago 2022, 02:05
Data de fabrico: 10 nov 2020
Capacidade bateria: 17 Ah

Re: Smart Forfour

Mensagem por KLMSMART » 20 ago 2022, 23:37

Por falar em pneus, gostaria de vos pedir ajuda acerca das medidas de Pneus para o meu Forfour EQ.

De origem traz SÓ as jantes 15" no Livrete, com Frente: 165/65 R15 e Trás: 185/60 R15. (Já as tenho à venda no OLX e estão como NOVAS e pneus também como novos)


Como quando comprei o carro, também trazia jantes 16" (as do Elétric Drive em forma de Y) e como gosto mais destas, quero pedir a homologação à Mercedes.

Acham que devo pedir só as medidas de Pneus que vêem nas jantes 16: Frente: 185/50 R16 e Trás: 205/45 R16
Ou peço homologação para umas medidas um pouco mais largas, apenas para mais estabilidade..não faço questão de fazer "tunning" ao carro.

Disseram-me na Smart que tinha de pedir essa declaração à Mercedes Sintra e depois pedir a homologação ao IMT.

Já alguém passou por esta situação que me possa dar opinião e ajuda?
Última edição por KLMSMART em 22 ago 2022, 23:52, editado 1 vez no total.
Smart Forfour EQ 453 Prime 2020 :dance:

nalves
Mensagens: 192
Registado: 05 ago 2021, 10:58
Data de fabrico: 10 out 2018
Capacidade bateria: 17.6KWh e 39KWh
Localização: Deserto da margem Sul

Re: Smart Forfour

Mensagem por nalves » 22 ago 2022, 19:57

KLMSMART Escreveu:
20 ago 2022, 23:37
Por falar em pneus, gostaria de vos pedir ajuda acerca das medidas de Pneus para o meu Forfour EQ.

De origem traz SÓ as jantes 15" no Livrete, com Frente: 165/65 R15 e Trás: 185/60 R15. (Já as tenho à venda no OLX e estão como NOVAS e pneus também como novos)


Como quando comprei o carro, também trazia jantes 16" (as do Elétric Drive em forma de Y) e como gosto mais destas, quero pedir a homologação à Mercedes.

Acham que devo pedir só as medidas de Pneus que vêem nas jantes 16: Frente: 185/50 R16 e Trás: 205/45 R16
Ou peço homologação para umas medidas um pouco mais largas, apenas para mais estabilidade..não faço questão de fazer "tunning" ao carro.

Disseram-me na Smart que tinha de pedir essa declaração à Mercedes Sintra e depois pedir a homologação ao IMT.

Já alguém passou por esta situação que me possa dar opinião e ainda?
Quando comprei o meu, também ponderei alterar as jantes, mas depois acabei por desistir de o fazer.

Penso que é burocracia a mais para uma coisa tão simples de fazer.

Pagar por pagar, aproveita e põe o máximo de medidas possível.

Boa sorte.
Smart ForFour e Hyundai Kauai
Dá mecha nisso! :lol:

KLMSMART
Mensagens: 5
Registado: 08 ago 2022, 02:05
Data de fabrico: 10 nov 2020
Capacidade bateria: 17 Ah

Re: Smart Forfour

Mensagem por KLMSMART » 23 ago 2022, 00:05

Boa noite nalves.

Obrigado pela opinião. Caso só tivesse as jantes 15" ficavam essas e pronto. Contudo, o carro veio também com as 16" e esteticamente até gosto mais delas. Como não estão no livrete, tenho que pedir as medidas à Mercedes e homologação ao IMT.

Gostava de saber se alguém já fez algo igual/semelhante e que medidas tem/pediu, com a jante 16",

Já agora tenho uma outra questão para vos fazer.

Já alguém "ouviu falar" ou tem conhecimento se existe alguma atualização para o novo EQ (novo facelift) que faz aumentar a autonomia do carro? Deram-me a informação que essa atualização está a ser feita na C.Santos (Maia) (quando se faz uma revisão, por exemplo)

Será verdade? 🤔🤔 a ser verdade, seja TOOOOOPPP!! 🙏🙏😀
Smart Forfour EQ 453 Prime 2020 :dance:

nalves
Mensagens: 192
Registado: 05 ago 2021, 10:58
Data de fabrico: 10 out 2018
Capacidade bateria: 17.6KWh e 39KWh
Localização: Deserto da margem Sul

Re: Smart Forfour

Mensagem por nalves » 23 ago 2022, 01:05

KLMSMART Escreveu:
23 ago 2022, 00:05
Boa noite nalves.

Obrigado pela opinião. Caso só tivesse as jantes 15" ficavam essas e pronto. Contudo, o carro veio também com as 16" e esteticamente até gosto mais delas. Como não estão no livrete, tenho que pedir as medidas à Mercedes e homologação ao IMT.

Gostava de saber se alguém já fez algo igual/semelhante e que medidas tem/pediu, com a jante 16",

Já agora tenho uma outra questão para vos fazer.

Já alguém "ouviu falar" ou tem conhecimento se existe alguma atualização para o novo EQ (novo facelift) que faz aumentar a autonomia do carro? Deram-me a informação que essa atualização está a ser feita na C.Santos (Maia) (quando se faz uma revisão, por exemplo)

Será verdade? 🤔🤔 a ser verdade, seja TOOOOOPPP!! 🙏🙏😀
Já me disseram que a bateria do Smart e do Renault Twingo são iguais, tanto em tamanho como em autonomia..... mas não foi com 100% de certeza.....
Apareceu também um curioso que me disse conhecer um gajo que aumentava a autonomia do carro, sem fazer alterações.....

Bem, enquanto a garantia da bateria estiver ativa, não deixo ninguém (a não ser a marca) mexer no bicho, depois disso logo se vê (também ainda faltam 4 anos..... ou 70.000km.....)

Agora, para mim não deixa de ser estranho a bateria ter capacidade para mais e apenas estar anunciado 140km..... a do Twingo penso ser para 270..... praticamente o dobro, pode ser fator decisivo para a escolha....
Para os normais 44km que faço diariamente chega perfeitamente, mesmo quando estou no turno da noite, em que faço perto de 100, os 140 anunciados chegam perfeitamente!

E sim, com as jantes 16 em "Y", fica com muitooooooooooooooooooooooo mais swag!! :dance: :clap: :dance: :clap:

:clap:
Smart ForFour e Hyundai Kauai
Dá mecha nisso! :lol:

KLMSMART
Mensagens: 5
Registado: 08 ago 2022, 02:05
Data de fabrico: 10 nov 2020
Capacidade bateria: 17 Ah

Re: Smart Forfour

Mensagem por KLMSMART » 23 ago 2022, 17:08

Sim..também tenho a mesma ideia acerca da bateria..e os Twingo e os Smart partilham coisas em comum..a mesma o mesmo bloco/plataforma de construção(são feitos na mesma fábrica)..mecânica e até alguns pormenores de interiores. Contudo a bateria é de 22kw, ou seja, superior ao Smart EQ (17kw). 👇👇👇

https://www.razaoautomovel.com/2020/02/ ... resentacao

Mas parece-me valer a pena aprofundar a questão da "atualização" da C.Santos..vou ver se será verdade e depois deixo aqui a resposta.

Também só o faria se fosse na marca porque o meu Smart forfour EQ ainda vai só com 16.000kms e nem 2 anos tem.

Obrigado mais uma vez @nalves pela opinião.

😊⚡️🚗⚡️💪
Smart Forfour EQ 453 Prime 2020 :dance:

nalves
Mensagens: 192
Registado: 05 ago 2021, 10:58
Data de fabrico: 10 out 2018
Capacidade bateria: 17.6KWh e 39KWh
Localização: Deserto da margem Sul

Re: Smart Forfour

Mensagem por nalves » 23 ago 2022, 21:21

KLMSMART Escreveu:
23 ago 2022, 17:08
Sim..também tenho a mesma ideia acerca da bateria..e os Twingo e os Smart partilham coisas em comum..a mesma o mesmo bloco/plataforma de construção(são feitos na mesma fábrica)..mecânica e até alguns pormenores de interiores. Contudo a bateria é de 22kw, ou seja, superior ao Smart EQ (17kw). 👇👇👇

https://www.razaoautomovel.com/2020/02/ ... resentacao

Mas parece-me valer a pena aprofundar a questão da "atualização" da C.Santos..vou ver se será verdade e depois deixo aqui a resposta.

Também só o faria se fosse na marca porque o meu Smart forfour EQ ainda vai só com 16.000kms e nem 2 anos tem.

Obrigado mais uma vez @nalves pela opinião.

😊⚡️🚗⚡️💪
Sim, também concordo que é bom aprofundar essa actualização com a marca.

Aguardo Feedback.

Obrigado.
Smart ForFour e Hyundai Kauai
Dá mecha nisso! :lol:

nalves
Mensagens: 192
Registado: 05 ago 2021, 10:58
Data de fabrico: 10 out 2018
Capacidade bateria: 17.6KWh e 39KWh
Localização: Deserto da margem Sul

Re: Smart Forfour

Mensagem por nalves » 25 ago 2022, 20:10

Ora bem,
mais um mês que passou e o Faísca continua a somar km.
Este mês foram menos porque estive de férias, andou a Megane que também precisa, pois tem estado semanas paradinha....

Ontem tinha 29690km.

Sigaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa :clap: :dance:
Smart ForFour e Hyundai Kauai
Dá mecha nisso! :lol:

nalves
Mensagens: 192
Registado: 05 ago 2021, 10:58
Data de fabrico: 10 out 2018
Capacidade bateria: 17.6KWh e 39KWh
Localização: Deserto da margem Sul

Re: Smart Forfour

Mensagem por nalves » 05 set 2022, 23:04

Boas,

Preciso dos vossos conhecimentos e / ou opinião.

Na casa aonde habito só consigo carregar o Faísca a 6A, ora, de vez em quando, convém "dar um abanão" e carregar na rua "á velocidade máxima", ou não há necessidade?

Penso que ao carregar sempre devagar, que não estou a "estragar nada", mas..

Ontem aproveitei que estava a passear e carreguei o bicho durante 15 minutos na rua, realmente aquilo tem uma velocidade fenomenal..



Durante o carregamento estive á conversa com o dono de um Renault Zoe, que é o segundo que tem, no primeiro Zoe fez 250.000km e com degradação "0" zero da bateria, por estar satisfeito, trocou por outro quando saiu o de quase 400km de autonomia.
A ser assim, temos carros para aguentar muitos quilometros!!

Sigaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!
Smart ForFour e Hyundai Kauai
Dá mecha nisso! :lol:

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Smart Forfour

Mensagem por cfvp » 06 set 2022, 00:06

A velocidade de carregamento é indiferente para a bateria (falando em baixas potências). O que pode interessar é de vez em quando carregar a 100%, para balancear melhor as células, pelo menos o Leaf faz isso. A desvantagem de carregar a baixas potências é a perda de eficiência, pelo menos nalguns carros, mas acredito que seja universal.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Responder

Voltar para “Mercedes”