Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
- rjspedition
- Mensagens: 397
- Registado: 11 jul 2021, 10:34
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Um ano redondinho hoje desde que o Leaf chegava a casa após um "positioning flight " de 7h20m para cumprir os 334 km desde Famalicão.
Como ainda não saiu da minha mão:
Distância percorrida em cerca de 11 meses de uso: 26 133km
Perda de capacidade da bateria em 12 meses: - 4,38 % (deve estar prestes a vir por aí abaixo )
Custo exacto em eletricidade : 497€
Custo estimado a 5,5L/100 com custo de gasóleo flutuante: 2220€
Diferença: 🟢 1723€
A não estava isenta de estacionamento em Lisboa, por isso considerar 🟢 60€ ano, entre dístico não pago e estacionamento fora de zona.
26 000 correspondem a uma "1,3" revisões na , pelo que poderemos considerar 🟢 400€ entre filtros e mudanças de óleo, não considerando desgaste.
O ponto negativo é o valor do seguro extra a pagar por mais um carro no parque: 313€, "contra todos".
Diferença: 🟩1870€, quase quase no "objetivo simbólico" de amortizar o carro totalmente em cinco anos.
Acho que não me esqueci de nenhuma parcela significativa.
Como ainda não saiu da minha mão:
Distância percorrida em cerca de 11 meses de uso: 26 133km
Perda de capacidade da bateria em 12 meses: - 4,38 % (deve estar prestes a vir por aí abaixo )
Custo exacto em eletricidade : 497€
Custo estimado a 5,5L/100 com custo de gasóleo flutuante: 2220€
Diferença: 🟢 1723€
A não estava isenta de estacionamento em Lisboa, por isso considerar 🟢 60€ ano, entre dístico não pago e estacionamento fora de zona.
26 000 correspondem a uma "1,3" revisões na , pelo que poderemos considerar 🟢 400€ entre filtros e mudanças de óleo, não considerando desgaste.
O ponto negativo é o valor do seguro extra a pagar por mais um carro no parque: 313€, "contra todos".
Diferença: 🟩1870€, quase quase no "objetivo simbólico" de amortizar o carro totalmente em cinco anos.
Acho que não me esqueci de nenhuma parcela significativa.
- rjspedition
- Mensagens: 397
- Registado: 11 jul 2021, 10:34
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Após um ano, com menos 4% de SOH, exacto mesmo percurso, novamente os 21%. Devo estar ligeiramente mais eficiente com o pé.rjspedition Escreveu: ↑10 ago 2021, 22:52Sem pressa mas sem pantufas, feito sem qualquer problema, i/v sempre pela N8, à exceção da aproximação a Torres em que subimos pela Serra da Vila:Amanhã vamos tentar sem carregamentos, ir e vir.
- rjspedition
- Mensagens: 397
- Registado: 11 jul 2021, 10:34
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Entretanto, após quase meio ano onde o valor de SOH andou a saltitar entre 76 e 77%, quebrou finalmente a resistência dos 76 (espero que agora não vá a pique), sendo que nos últimos dias foram mexidos qb, obrigando a cargas rápidas a meio do dia:
Entretanto, mais um para a série "Pequenos problemas de um VE pequeno" : Deixar o carro a carregar aos 100% porque é a única forma de fazer o dia seguinte todo, de manhã antes de sair ver a necessidade da viagem cancelada, e ficar com a bateria nos 100% parada com a consciência a pesar o dia todo.
Entretanto, mais um para a série "Pequenos problemas de um VE pequeno" : Deixar o carro a carregar aos 100% porque é a única forma de fazer o dia seguinte todo, de manhã antes de sair ver a necessidade da viagem cancelada, e ficar com a bateria nos 100% parada com a consciência a pesar o dia todo.
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3044
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Não é por aí que o gato vai às filhoses
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
- rjspedition
- Mensagens: 397
- Registado: 11 jul 2021, 10:34
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
E hoje lá tive de andar para trás com o "relógio da amortização", mais uma despesa:
2 amortecedores novos, falharam a IPO agora aos aprox.,130000 km, assim como apontamento relativo às luzes de nevoeiro demasiado baixas.
Vamos aos pedidos de orçamento..
2 amortecedores novos, falharam a IPO agora aos aprox.,130000 km, assim como apontamento relativo às luzes de nevoeiro demasiado baixas.
Vamos aos pedidos de orçamento..
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1266
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Sobre as luzes de nevoeiro o meu leaf24 de 2012 tb levou um reparo no ano passado.... reparei uns dias antes da inspeção deste ano
Quase 175.000km com os mesmos amortecedores.
Quase 175.000km com os mesmos amortecedores.
- rjspedition
- Mensagens: 397
- Registado: 11 jul 2021, 10:34
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Se a nossa relação com o carro já era de "amor-ódio", esta troca de amortecedores aos 130.000 não veio fazer pender esse sentimento para o lado bom da balança...
Dos que respondem ao pedido:
"Temos de pedir orçamento, não há qualquer correspondência nossa"
"Não temos, as marcas com que trabalhamos não tem"
"Nunca mudámos a um Leaf sequer, temos de pedir à marca"
.. e a resposta acaba por ser nula.
Para um carro que deveria ser de manutenção o mais simples e acessível possível, não só não há disponibilidade de peças after market (o carro não é assim tão único, ou será?), como a própria duração deixa um pouco a duvidar. O que mais oiço é "Só com esses km" ; "Era TVDE?" ; "Duração fraquinha não?"
Não sei o passado do carro, mas pelo que vejo ao pesquisar não é caso único nos Leaf com esta quilometragem pelos vários grupos/fóruns.
Dos que respondem ao pedido:
"Temos de pedir orçamento, não há qualquer correspondência nossa"
"Não temos, as marcas com que trabalhamos não tem"
"Nunca mudámos a um Leaf sequer, temos de pedir à marca"
.. e a resposta acaba por ser nula.
Para um carro que deveria ser de manutenção o mais simples e acessível possível, não só não há disponibilidade de peças after market (o carro não é assim tão único, ou será?), como a própria duração deixa um pouco a duvidar. O que mais oiço é "Só com esses km" ; "Era TVDE?" ; "Duração fraquinha não?"
Não sei o passado do carro, mas pelo que vejo ao pesquisar não é caso único nos Leaf com esta quilometragem pelos vários grupos/fóruns.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1266
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Tenho um Leaf24 de 2012, com mais de 170.000km com as suspensões/discos/pastilhas originais .... aliás, ainda tudo original menos a bateria de 12V que tive a trocar durante o COVID e as pihas das chaves.
Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Não sei se entretanto te desenrascaste mas as referências são, salvo erro:rjspedition Escreveu: ↑07 out 2022, 16:08Se a nossa relação com o carro já era de "amor-ódio", esta troca de amortecedores aos 130.000 não veio fazer pender esse sentimento para o lado bom da balança...
Dos que respondem ao pedido:
"Temos de pedir orçamento, não há qualquer correspondência nossa"
"Não temos, as marcas com que trabalhamos não tem"
"Nunca mudámos a um Leaf sequer, temos de pedir à marca"
.. e a resposta acaba por ser nula.
Para um carro que deveria ser de manutenção o mais simples e acessível possível, não só não há disponibilidade de peças after market (o carro não é assim tão único, ou será?), como a própria duração deixa um pouco a duvidar. O que mais oiço é "Só com esses km" ; "Era TVDE?" ; "Duração fraquinha não?"
Não sei o passado do carro, mas pelo que vejo ao pesquisar não é caso único nos Leaf com esta quilometragem pelos vários grupos/fóruns.
- Amortecedor frente esquerda: E43033NA0C, KYB 90€+/-, Bilstein 120€ +/-
- Amortecedor frente direita: E43023NA0C, KYB 90€+/-, Bilstein 120€ +/-
- Amortecedores traseiros: E562103NL0A, KYB 60€+/-
- rjspedition
- Mensagens: 397
- Registado: 11 jul 2021, 10:34
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Ainda não, obrigado !
Mas o meu problema é a montagem, não tenho por hábito levar as peças para o meu mecânico habitual do ICE (mesmo dali, ainda espero orçamento...) , daí andar a pedir preços "chave na mão" em oficinas para a troca e alinhamento.
O que não me apetecia era trocar a suspensão e pagar mão de obra a 98€ + IVA na Nissan, acho um absurdo para o que é.
Mas o meu problema é a montagem, não tenho por hábito levar as peças para o meu mecânico habitual do ICE (mesmo dali, ainda espero orçamento...) , daí andar a pedir preços "chave na mão" em oficinas para a troca e alinhamento.
O que não me apetecia era trocar a suspensão e pagar mão de obra a 98€ + IVA na Nissan, acho um absurdo para o que é.