Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
- Nonnus
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Eu já referi isto noutra ocasião. A empresa onde trabalhava anteriormente cada vez que eu fechava o MB vinha o valor que a empresa pagava por todas a transações efectuadas naquele dia. Na empresa onde trabalho actualmente esse valor é 0€. Não trabalho na EDP, nem na GALP que são empresas que se quiserem tem um poder negocial que se calhar até conseguiam fazer com que os bancos lhe pagassem para ter um terminal MB.
Sabemos que valor do terminal é um valor que tem de ser pago quando adicionado ao posto, mas ainda assim...
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- frankesousa
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Claro que estas a ver mal.Nonnus Escreveu: ↑13 jun 2022, 08:44Fiquei confuso.
A lei não diz. OK. Mas se continua a ser obrigatório acesso universal a todos os CEMEs como é que se pode ter um posto de um único CEME para pagamentos MB?
A ser como o rafaelferreirapt escreveu quer dizer que vamos ter postos de um único CEME para pagamentos MB. Onde que fica garantido o acesso a todos os CEMEs nesse posto? O que eu percebo, irá ser algo como temos numa bomba de combustível da marca Galp, Repsol etc. Na Galp não uso o cartão Repsol e na Repsol não uso o cartão Galp.
Supondo que o OPC EDP monta um carregador com pagamento MB, se vai ter que estar associado a um único CEME vai ser EDP (obvio), logo não vai estar garantido o acesso a outros CEME´s nesse posto.
Estou a ver isto mal?
Se usares o MB, estás a usar o CEME que o OPC escolher, no teu exemplo, usarias o CEME EDP.
Se no entanto escolheres usar o cartão RFID então usas do CEME que quiseres e portanto está garantido o acesso "universal".
Se escolheres utilizar a APP, escolhes o CEME que quiseres dentro dos que tem APP.
etc.
Desde que esteja garantido que qualquer cartão CEME ativa o posto está o acesso "universal" resolvido.
Oo serei eu que não estou a perceber bem
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
frankesousa Escreveu: ↑13 jun 2022, 13:31Claro que estas a ver mal.Nonnus Escreveu: ↑13 jun 2022, 08:44Fiquei confuso.
A lei não diz. OK. Mas se continua a ser obrigatório acesso universal a todos os CEMEs como é que se pode ter um posto de um único CEME para pagamentos MB?
A ser como o rafaelferreirapt escreveu quer dizer que vamos ter postos de um único CEME para pagamentos MB. Onde que fica garantido o acesso a todos os CEMEs nesse posto? O que eu percebo, irá ser algo como temos numa bomba de combustível da marca Galp, Repsol etc. Na Galp não uso o cartão Repsol e na Repsol não uso o cartão Galp.
Supondo que o OPC EDP monta um carregador com pagamento MB, se vai ter que estar associado a um único CEME vai ser EDP (obvio), logo não vai estar garantido o acesso a outros CEME´s nesse posto.
Estou a ver isto mal?
Se usares o MB, estás a usar o CEME que o OPC escolher, no teu exemplo, usarias o CEME EDP.
Se no entanto escolheres usar o cartão RFID então usas do CEME que quiseres e portanto está garantido o acesso "universal".
Se escolheres utilizar a APP, escolhes o CEME que quiseres dentro dos que tem APP.
etc.
Desde que esteja garantido que qualquer cartão CEME ativa o posto está o acesso "universal" resolvido.
Oo serei eu que não estou a perceber bem
Acho que é isso mesmo frankesousa
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Sim, é isso. O pagamento por TPA é "mais um" meio de pagamento, não é "o" meio de pagamento.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
"Dito" assim percebe-se melhor. Interpretei como sendo o meio de pagamento. Obrigado.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
OK, então esse mesmo posto pode ter um TPA ou outro meio de pagamento de outra rede, exemplo Continente ou outra idêntica paralela à mobiE, e continuar a garantir o acesso universal a todos os cartões CEME.frankesousa Escreveu: ↑13 jun 2022, 13:31Claro que estas a ver mal.Nonnus Escreveu: ↑13 jun 2022, 08:44Fiquei confuso.
A lei não diz. OK. Mas se continua a ser obrigatório acesso universal a todos os CEMEs como é que se pode ter um posto de um único CEME para pagamentos MB?
A ser como o rafaelferreirapt escreveu quer dizer que vamos ter postos de um único CEME para pagamentos MB. Onde que fica garantido o acesso a todos os CEMEs nesse posto? O que eu percebo, irá ser algo como temos numa bomba de combustível da marca Galp, Repsol etc. Na Galp não uso o cartão Repsol e na Repsol não uso o cartão Galp.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Acho quem tem sido essa a abordagem falada para a rede continente e Tesla até. Desde que eles deixem carregar com o cartão MobiE está garantido o acesso universal.FullElectric Escreveu: ↑13 jun 2022, 21:22
OK, então esse mesmo posto pode ter um TPA ou outro meio de pagamento de outra rede, exemplo Continente ou outra idêntica paralela à mobiE, e continuar a garantir o acesso universal a todos os cartões CEME.
Mas aqui estamos a misturar 2 assuntos, o TPA utilizaria um CEME, portanto "segue" todo o sistema instalado, CEME, OPC, MobiE, etc.
No caso das redes independentes, estas não seguem a legislação e estão a vender eletricidade sem estarem (aparentemente) habilitadas para isso, porque não são CEME, daí não ser bem a mesma coisa.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Obviamente.frankesousa Escreveu: ↑14 jun 2022, 09:30
No caso das redes independentes, estas não seguem a legislação e estão a vender eletricidade sem estarem (aparentemente) habilitadas para isso, porque não são CEME, daí não ser bem a mesma coisa.
É aí onde está o ponto chave do "modelo", que difere de todo o mundo e contraria a legislação europeia.
Tudo o resto são questões acessórias, ter TPA ou não ter, usar app, QR code, moedas e notas, criptomoedas, tudo é possivel, porque o "Modelo" permite (assim como qualquer outro "modelo").
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Faz sentido ser assim.frankesousa Escreveu: ↑13 jun 2022, 13:31Claro que estas a ver mal.Nonnus Escreveu: ↑13 jun 2022, 08:44Fiquei confuso.
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Mas indo a legislação não permitir que um OPC benificie o CEME A ou B, imaginemos o seguinte cenario o OPC acorda com o CEME A a colocação de TPA na sua rede, entretanto o CEME B como está a perder clientes pela facilidade de se pagar com multibanco, vai ter com o OPC e exige as mesmas condições do CEME A, como se vai processar nessa situação? vamos ter dois TPA num posto?
Tendo vários empresas que são OPC e CEME ao mesmo tempo, vai desvirtuar o objetivo de ter as duas partes separadas, não podemos chegar ao ponto de alguns CEME ao não conseguirem chegar a acordo com OPC desaparecerem?
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
A legislação não permite que o CEME beneficie um OPC com preços diferenciados ou que um OPC tenha preços diferentes consoante o CEME. Tudo o que vá para lá do preço, desde que garantido o acesso universal, ultrapassa o que está protegido na legislação. E bem.
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