Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Ontem foi dia de mais um volt.
https://www.facebook.com/uve.pt/videos/749702752771811/
A partir do minuto 0:21 explica muita coisa sobre o porquê não termos os preços em tempo real. Se o problema esta na mobi.e explica o porquê de o presidente da mobi.e ser um dos a dizer que é uma não questão.
E parece que os pagamentos com MB como já vimos um pouco por todo o lado na Europa vai ter que ser uma realidade. Mais uma vez lá se vai o cartão único.
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E parece que os pagamentos com MB como já vimos um pouco por todo o lado na Europa vai ter que ser uma realidade. Mais uma vez lá se vai o cartão único.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
E nesta parte da conversa surgiu mais um exemplo do maravilhoso modelo a limitar a inovação: os carregadores da i-Charging permitem que o utilizador defina alguns parâmetros para o carregamento como SoC final, tempo máximo, ou até valor máximo.
Nenhum OPC em Portugal está a usar esta possibilidade, em especial a do valor máximo porque depende da Mobi-e fornecer o valor da tarifa em tempo real.
- mjr
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
E eu até insisti com a questão do aumento de preço ao utilizador por ter TPA, para depois não acharem que sou eu que invento estas coisas...Nonnus Escreveu: ↑09 jun 2022, 10:11Ontem foi dia de mais um volt.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Sim eu reparei. O Sérgio Magno até sublinhou que não há bela sem senão.
Todos sabemos quem vai acabar por pagar somos nós mas é uma mais valia, chegar, activar o posto, pagar e, ir embora. Depois como foi dito até podemos ter opção e se optarmos por usar MB ser taxado um valor diferente.
A minha questão é como usarmos apenas o MB sem ser preciso o uso de um CEME. É que mais uma vez o nosso modelo não vai permitir nos mesmo moldes que se vê noutros países.
Todos sabemos quem vai acabar por pagar somos nós mas é uma mais valia, chegar, activar o posto, pagar e, ir embora. Depois como foi dito até podemos ter opção e se optarmos por usar MB ser taxado um valor diferente.
A minha questão é como usarmos apenas o MB sem ser preciso o uso de um CEME. É que mais uma vez o nosso modelo não vai permitir nos mesmo moldes que se vê noutros países.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Sim, vai. Há até planos concretos para instalação de postos com terminais multibanco, por questões de NDA não posso mencionar detalhes…
O utilizador só precisará de um cartão contactless para carregar.
- BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
O que é estranho nessa possibilidade é que naturalmente o TPA estará associado a um CEME. Ora isso quer dizer que o OPC estará a beneficiar um CEME em relação aos restantes (ao ter uma forma de pagamento universal que está ligada a um CEME e não permite escolher outros), algo que a legislação proíbe.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
É uma forma de pagamento, igual ao pagamento através de aplicações móveis que só permitem um CEME por aplicação.BrunoAlves Escreveu: ↑12 jun 2022, 13:07O que é estranho nessa possibilidade é que naturalmente o TPA estará associado a um CEME. Ora isso quer dizer que o OPC estará a beneficiar um CEME em relação aos restantes (ao ter uma forma de pagamento universal que está ligada a um CEME e não permite escolher outros), algo que a legislação proíbe.
O acesso universal e sem descriminação é garantido na mesma, fundamental para frotas em que os TPA não são a escolha preferencial.
- mjr
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Onde é que na lei diz que a forma de pagamento ad hoc através de um CEME único é uma discriminação entre CEMEs? É que continua a ser obrigatório o acesso universal a todos os CEMEs através de cartão RFID (ou App para os CEMEs que a tenham).BrunoAlves Escreveu: ↑12 jun 2022, 13:07O que é estranho nessa possibilidade é que naturalmente o TPA estará associado a um CEME. Ora isso quer dizer que o OPC estará a beneficiar um CEME em relação aos restantes (ao ter uma forma de pagamento universal que está ligada a um CEME e não permite escolher outros), algo que a legislação proíbe.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Fiquei confuso.
A lei não diz. OK. Mas se continua a ser obrigatório acesso universal a todos os CEMEs como é que se pode ter um posto de um único CEME para pagamentos MB?
A ser como o rafaelferreirapt escreveu quer dizer que vamos ter postos de um único CEME para pagamentos MB. Onde que fica garantido o acesso a todos os CEMEs nesse posto? O que eu percebo, irá ser algo como temos numa bomba de combustível da marca Galp, Repsol etc. Na Galp não uso o cartão Repsol e na Repsol não uso o cartão Galp.
Supondo que o OPC EDP monta um carregador com pagamento MB, se vai ter que estar associado a um único CEME vai ser EDP (obvio), logo não vai estar garantido o acesso a outros CEME´s nesse posto.
Estou a ver isto mal?
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Num restaurante onde costumo almoçar a dona do mesmo há umas semanas contou-me que ia mudar o contrato do TPA, ia pagar 9€/mês sem taxas por cada compra.
Por certo a Sra. deste restaurante com 20 ou 30 lugares tem maior poder negocial que os OPC e CEME's deste pais e mundo e conseguiu um contrato com condições brutais..