Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 16 mai 2022, 15:55

BrunoFonseca Escreveu:
16 mai 2022, 14:54
Continuam a confundir o modelo com as políticas dos operadores.
Tais como? Podes desenvolver?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 16 mai 2022, 16:49

zeuz Escreveu:
16 mai 2022, 12:22
mjr Escreveu:
16 mai 2022, 11:59
Tal como as "ervilhas" que o Zeus mencionou.
Não conheces o vídeo das ervilhas?! :think:

Aqui fica o link para veres:
Claro que conheço. Mas desconheço a relevância para o que estamos a discutir. E se existir, devias de a ter mencionado em vez de atirar para o ar as "ervilhas".
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 16 mai 2022, 17:06

BrunoAlves Escreveu:
16 mai 2022, 12:30
mjr Escreveu:
16 mai 2022, 12:01
Errado. A associação de OPCs europeia está a bater-se para que isso não seja obrigatório. Simples e prático é irrefutável, mas o que eles dizem é que não é barato.

https://www.avere.org/joint-letter-afir ... in-europe/
Só uma correcção, a AVERE não é uma associação de OPCs Europeia. É uma associação de Europeia sim, da qual fazem parte alguns OPC sim, mas juntar as 2 coisas não resulta "na associação de OPCs europeia" ;)

O que é dito nesse documento acho que faz muito sentido. Eles não dizem "não se instalem leitores de cartões bancários", dizem "possam não se instalar em alguns tipos de posto e dêm tempo para o fazer". Claro, senão há milhares de postos "em falha" do dia para a noite assim que o AFIR entrar.
Como o smart charging e afins, são reivindicações que fazem todo o sentido.
Tens razão. Estava a referir-me à ChargeUP Europe mas coloquei a posição da AVERE, que na verdade é semelhante. Está aqui a posição da ChargeUp Europe:

https://www.chargeupeurope.eu/positions ... ts-in-afir

Falando com qualquer OPC/CEME português a resposta é muito semelhante.

Claro que a haver obrigatoriedade de um meio de pagamento universalmente utilizado na UE (penso ser este o palavreado da AFIR), ela deve ser gradual, com um tempo de implementação em novos postos razoável e de retrofit bastante mais alargado. Mudanças de regulamentação bruscas nunca dão bom efeito no mercado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 16 mai 2022, 17:27

mjr Escreveu:
16 mai 2022, 17:06
ela deve ser gradual, com um tempo de implementação em novos postos razoável e de retrofit bastante mais alargado.
Acho que é a crítica mais facilmente apontada ao AFIR: as propostas são boas na minha opinião e no geral, mas não há definição temporal para muitas das coisas que vão ser lei (o que, para a legislação nacional existente, deve ser uma coisa boa)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 16 mai 2022, 17:46

BrunoFonseca Escreveu:
16 mai 2022, 14:54
Continuam a confundir o modelo com as políticas dos operadores.

Na minha opinião o modelo que temos em Portugal tem alguns pontos fracos que facilmente podem ser resolvidos:
Informação online do valor a pagar,
Vender energia produzida localmente,
Carregamentos s/ contrato (este ultimo já está parcialmente resolvido)

No entanto ha aqui pontos de melhoria, que, havendo a possibilidade de serem uma realidade lá fora, raramente o sao, nomeadamente a venda de energia produzida localmente.
Não tenho duvidas que sim e um desses pontos mencionados, é um bom exemplo disso.

A "informação online do valor a pagar" não tem nada a haver com modelo nenhum, é algo que depedende de aspectos técnológicos, que podem dar mais ou menos trabalho a serem implementados, mas que não vai mudar nada na base, ou seja, nas politicas que definem o modelo de mobilidade eléctrica em Portugal.

Por toda a Europa é possivel mostrar a "informação online do valor a pagar" na Ionity de 0,79€/kWh, até Portugal seria possivel (não 1 preços, mas uma lista bem generosa deles), só que em vez de 0,79€/ kWh iriamos ter dos 0,80€ e pouco até bem acima do 1€/kWh.

Agora, se em vez de "online" se falasse de preços nos postos, como devia ser desde o 1º dia que se iniciou a fase comercial, aí é que a coisa já fica mais feia, mas eu sei que é um pouco chato lembrar isso.

A venda de energia produzida localmente sim, já considero que seja um aspecto que deve fazer parte de qualquer modelo e a nossa lei ignorou um pouco essa vertente e até mesmo no legislaçao Europeia em vigor fala-se sobretudo no liberdade de acesso a adquirir energia por parte dos operadores.

Do meu ponto de vista em Portugal há de facto poucos pontos a melhorar, só que esses pontos só vão melhorar quando a lei da ME for alterada, de forma a que se deixe de uma vez por todas de infringir a legislação europeia.

Avatar do Utilizador
Giugiaro
Mensagens: 28
Registado: 14 out 2021, 18:04
Data de fabrico: 01 jan 2015
Capacidade bateria: 22kWh, SOH 98%
Localização: Valongo

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Giugiaro » 16 mai 2022, 19:09

rimsilva Escreveu:
16 mai 2022, 17:46
Agora, se em vez de "online" se falasse de preços nos postos, como devia ser desde o 1º dia que se iniciou a fase comercial, aí é que a coisa já fica mais feia, mas eu sei que é um pouco chato lembrar isso.
Lá está. Na minha opinião esta é que é a questão que mais dói na altura de carregar na via pública, porque no fim do carregamento fica a questão no ar de quanto vai ser cobrado por aquele carregamento.

Se no momento de abastecer o carro a gasóleo ou gasolina temos a informação do preço unitário e do valor total a pagar, e até somos informados da evolução do preço total à medida que é feito o abastecimento, porque razão não há o mesmo tipo de implementação nos postos de carregamento elétrico?

Além disso, o custo do kW por parte da CEME é uma coisa que me tem sido extremamente difícil encontrar online a partir do telemóvel, na rua e na posição de se querer começar a carregar o carro. Até agora só tenho uma noção procurando pelos e-mails de atualização dos preços das CEME com quem tenho registo.

Depois certas apps "mentem" quando disponibilizam o valor do carregamento. A edp ev.charge mostra o valor a pagar no histórico mal se termina o carregamento, mas:
Custo na via pública calculado assumindo 20% de desconto na componente CEME para clientes EDP Comercial de electricidade ou gás.
Ou seja, não só NÃO me diz o valor NORMAL do carregamento, como ignora o facto do meu contrato ter 2% de desconto por ser sócio da UVE, colocando 20% de um contrato que EU NÃO TENHO!

E para meter mais lenha na lareira, estas apps têm uma tendência exagerada de fazerem log-out da sessão do utilizador, e de obrigar a introduzir manualmente a password de acesso. Fazer isto no meio da rua quando se tem o cabo na mão... É... TÃO... FRUSTRANTE!!! :evil:
Imagem

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 16 mai 2022, 20:04

mjr Escreveu:
16 mai 2022, 16:49
zeuz Escreveu:
16 mai 2022, 12:22
mjr Escreveu:
16 mai 2022, 11:59
Tal como as "ervilhas" que o Zeus mencionou.
Não conheces o vídeo das ervilhas?! :think:

Aqui fica o link para veres:
Claro que conheço. Mas desconheço a relevância para o que estamos a discutir. E se existir, devias de a ter mencionado em vez de atirar para o ar as "ervilhas".
Não conheces a relevância?! Então um vídeo ilustrativo do "Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal" não é relevante para um tópico sobre o "Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal"?! :shock:

Mas deixa lá as "ervilhas", que nem todos gostam e eu entendo isso... prefiro uma resposta a isto: viewtopic.php?f=29&t=7848&start=940#p149455
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rnlcarlov » 16 mai 2022, 20:34

mjr Escreveu:
16 mai 2022, 06:51
Partilho neste tópico um vídeo de um estrangeiro sobre a experiência de carregamento em Espanha e Portugal:

Dos quase 43 minutos do vídeo, 39 foram dedicados a Espanha e pouco mais de 3 a Portugal. Adivinhem qual o país onde é (muito) mais simples carregar...
Eu vi esse vídeo, mas a forma como está formulado o título e o thumbnail é um (bom) bocado tendenciosa. O que ele fez foi ir explorar todas as redes de carregamento disponíveis na região de Badajoz e Mérida, indo de PCR em PCR, às vezes com meia dúzia de kms entre eles, apenas ver quão bem funcionava cada app. Ou seja o "8 apps required" dá ideia que são necessárias todas elas para se poder andar em Espanha quando isso não é de todo verdade. E uma das apps mais importantes, a Ibedrola, é de facto complicado abrir conta quando se não é Espanhol, obrigando a umas quantas voltas, mas isso já não se põe quando se vive em Espanha. Tal como para um estrangeiro carregar cá não é com qualquer CEME que o faz no imediato.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 17 mai 2022, 08:39

rnlcarlov Escreveu:
16 mai 2022, 20:34
Eu vi esse vídeo, mas a forma como está formulado o título e o thumbnail é um (bom) bocado tendenciosa. O que ele fez foi ir explorar todas as redes de carregamento disponíveis na região de Badajoz e Mérida, indo de PCR em PCR, às vezes com meia dúzia de kms entre eles, apenas ver quão bem funcionava cada app. Ou seja o "8 apps required" dá ideia que são necessárias todas elas para se poder andar em Espanha quando isso não é de todo verdade. E uma das apps mais importantes, a Ibedrola, é de facto complicado abrir conta quando se não é Espanhol, obrigando a umas quantas voltas, mas isso já não se põe quando se vive em Espanha. Tal como para um estrangeiro carregar cá não é com qualquer CEME que o faz no imediato.
Mas tu percebes alguma coisa disso :mrgreen: . O gajo da Prio é que sabe.

rnlcarlov Escreveu:
16 mai 2022, 20:34
E uma das apps mais importantes, a Ibedrola, é de facto complicado abrir conta quando se não é Espanhol, obrigando a umas quantas voltas, mas isso já não se põe quando se vive em Espanha. Tal como para um estrangeiro carregar cá não é com qualquer CEME que o faz no imediato.
É isto, só isto. Tanta vez que quando querem justificar o modelo dão exemplos do que melhor que o nosso modelo tem, é olhar para quem tem experiencia de carregar nos dois países e perceber que nem tudo é como parece.

Continuo a dizer, é tão complicado um português carregar em Espanha, como um espanhol carregar em Portugal.

Se querem mesmo tornar as coisas mais fáceis arranjem maneira de em todos os postos terem informação de como proceder a pagamentos ad-hoc. Pois se muitos portugueses nem sabem o que é a MIIO, EVIO ou Via Verde quanto mais um estrangeiro.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 17 mai 2022, 09:13

Giugiaro Escreveu:
16 mai 2022, 19:09

Lá está. Na minha opinião esta é que é a questão que mais dói na altura de carregar na via pública, porque no fim do carregamento fica a questão no ar de quanto vai ser cobrado por aquele carregamento.

Se no momento de abastecer o carro a gasóleo ou gasolina temos a informação do preço unitário e do valor total a pagar, e até somos informados da evolução do preço total à medida que é feito o abastecimento, porque razão não há o mesmo tipo de implementação nos postos de carregamento elétrico?

Além disso, o custo do kW por parte da CEME é uma coisa que me tem sido extremamente difícil encontrar online a partir do telemóvel, na rua e na posição de se querer começar a carregar o carro. Até agora só tenho uma noção procurando pelos e-mails de atualização dos preços das CEME com quem tenho registo.

Depois certas apps "mentem" quando disponibilizam o valor do carregamento. A edp ev.charge mostra o valor a pagar no histórico mal se termina o carregamento, mas:
Há coisas que não convém muito falar, não interessa, afinal até há uma app WOW que permite tudo e mais um par de botas!

Sinceramente carregar um VE não é o mesmo que abastecer um carro a combustão e do meu ponto de vista ainda bem, por isso não olho muito ao passado, dou preferência a processo mais simples e "limpos" ( ligar o carro ao posto, carregar e deslgar e já está, sem cartões, sem dinheiro, sem app, sem papel) de carregar umm VE do que abastecer um carro a combustão, mas aceito a preferência de outros por algo mais próximo daquilo que estavam habituados.

Mas claro está que de uma maneira ou de outra, com mais ou menos tecnologia, o importante é que tudo seja claro quando se está em frente a um posto para carregar e isso não existe em Portugal.

Em relação aos custos da energia é sem duvida verdade o que diz, é tudo muito pouco claro e requer muita atenção (ou uma ferramenta auxiliar) para que não se seja surpreendido, antes desta crise eu até dizia para as pessoas não se preocuparem com o custo da energia, as diferenças não eram muitas, eram mais uns centimos para cima ou para baixo, mas agora a realidade é bem diferente e uma má escolha, no momento errado, pode sair muito caro.

Mas alguns, acham isso perfeitamente normal, afinal até há uma app WOW e claro, o modelo permite tudo, se não há mais app é porque os "outros" não querem, mas informação clara, no momento e local certo para carregar é que nada....

Responder

Voltar para “Carregamento”