ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Fórum de discussão sobre o VW ID3.
titvs
Mensagens: 57
Registado: 05 mar 2022, 20:31
Data de fabrico: 14 dez 2021
Capacidade bateria: 45 Ah

ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por titvs » 20 mar 2022, 12:45

Imagem

Olá a todos!

Sou relativamente recente no fórum e no mundo dos eléctricos, tendo adquirido um ID.3 Pure Performance (45 kWh) em 2021. Com a crise logística, foi encomendado em julho e apenas entregue em dezembro. Esta versão vem com o pack style, conforto plus e assistência plus o que, na minha opinião de condutor relaxado, o torna optimo para viagens em auto-estrada. :D

Veio na cor base moonstone, como podem ver na foto acima ao lado do seu avozinho a diesel. É a primeira vez que me aventuro por marcas europeias, sendo um adepto de maquinas japonesas mas após pesquisar, pareceu-me ser a melhor opção preço/autonomia (acima de 400 km WLTP).

Uns dias após o ter recebido, reparei que uma das portas traseiras tinha um problema no fecho: estando o veiculo fechado e abrindo tanto com o comando, tanto no puxador da porta do condutor, destrancavam todas as portas excepto a porta traseira do lado do pendura, não podendo ser aberta por fora mas apenas por dentro :!: Situação um pouco estranha o que me leva a pensar o que estaria a fazer o controlo de qualidade alemão quando entregou o carro... Enfim. Um dia na oficina do concessionário e ficou resolvido. Também sou um pouco critico de alguma escolha dos materiais (plástico espelhado nos puxadores das portas? Rico íman de dedadas...) entre outras considerações (não ter botões directos para fechar os vidros traseiros na porta do condutor é uma delas...)

No global estou satisfeito com ele, tirando as flutuações da autonomia mas isso deverá ser mal comum. Em AE de topografia irregular, modo eco e cruise control ligado nos 110 km, a media de consumo tem variado entre 15,6 e 16,3 kWh/100 km (sem AC e dois ocupantes), para uma viagem de 125 km (Braga - Porto).

Tenho umas questões para outros utilizadores do ID3 e de eléctricos em geral:

- A média está dentro do esperado?
- Será melhor desligar o cruise control e dar mais uso ao pé para melhorar o consumo? Sou sincero, o Adaptive Cruise Control é um sonho... :D
- Relativamente aos carregamentos, pode-se fazer carregamentos fraccionados ou reduz bastante a longevidade da bateria? Isto é, em vez de fazer um carregamento de uma vez, fazer sessões de tipo 20-30%. Isto porque sou produtor fotovoltaico e a duração do carregamento é maior do que o período de geração eléctrica, pelo que seria necessário fazer mais do que uma sessão de carregamento para tirar partido da energia gerada.
- Ha maneira de verificar se existe actualização do software? Ele quando liga normalmente tem pouca rede devido a estar na garagem e pelo que li parece que so faz essa verificação uma vez por semana! Mais uma linda ideia alemã...
- Não me parece ter funcionalidade de ventilação "natural" para o exterior com o ventilador desligado. Ou seja, para que circule ar do exterior parece ser obrigatório ligar o ventilador o que, mesmo com o AC desligado, dá uma marretada na autonomia...

Qualquer dica adicional é bem-vinda!
Obrigado!

corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por corrisi » 20 mar 2022, 14:26

Viva e parabéns por optar pela mobilidade elétrica.

Não possuo ID3, mas julgo que a média que refere está bem razoável. Deve conseguir todavia, melhores consumos se desligar o Cruise control.
Relativamente aos carregamentos parciais ou fraccionados como refere, não faz mal absolutamente nenhum desde que os efetue, na sua maioria, abaixo dos 80% de SOC. É sempre melhor para a bateria fazer 2 carregamentos de 30% em dias consecutivos do que apenas 1 de 60% em dias alternados.
Indo um pouquito mais além, e caso não necessite de toda a autonomia, é melhor para a bateria carregar 30% todos os dias entre os 20 e os 50% de SOC do que entre os 50 e os 80%.

Continuação de bons kms elétricos.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

titvs
Mensagens: 57
Registado: 05 mar 2022, 20:31
Data de fabrico: 14 dez 2021
Capacidade bateria: 45 Ah

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por titvs » 20 mar 2022, 16:47

corrisi Escreveu:
20 mar 2022, 14:26
Viva e parabéns por optar pela mobilidade elétrica.

Não possuo ID3, mas julgo que a média que refere está bem razoável. Deve conseguir todavia, melhores consumos se desligar o Cruise control.
Obrigado pelas dicas corrisi!

Ora estando a viatura em modo Eco, ou seja, com regeneração, em que medida é que desligando o cruise control se melhora as médias? Pelo que observei, o ID3 mantem a velocidade nas descidas (com regeneração) e faz o mesmo caso o cruise control preditivo encontre uma viatura mais lenta ou um limite de velocidade.
Em plataforma plana, para manter uma veloc constante de, digamos, 110 km/h tb teremos de manter o pé no acelerador para vencer o atrito global da deslocação. De certa forma não é o que faz o cruise control? É uma pergunta inocente pois já nao é a primeira vez que vejo algures para não usar o cruise control... :)

Em relação aos carregamentos, ainda melhor. Com os preços da energia a subir tirar partido dos fotovoltaicos é imprescindível!

Obrigado mais uma vez!

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por Nerusonu » 21 mar 2022, 04:06

Bem vindo. Devo dizer que deve ter um dos poucos Pure do país, eles não são muitos e com a VW a ter "descontinuado" essa versão ainda mais raros estão.

Consumos tenho acumulado em 9mil e tal km(de quase 14mil) de 14,7kWh/100km, logo os valores que apresenta em AE não são nada maus.

Eu uso e abuso do CC adaptativo mesmo em nacional pois como já deves ter percebido com o Eco-assist ligado e em modo D ele prevê as velocidades à frente, rotundas, curvas, etc, regenerando no processo.

Quanto ao software se chegou em Dezembro já deve vir com o mais recente(2.3), tira uma foto na parte de informação de software nas definições e mete aqui.
Dito isto em breve teremos o 2.4 que terá de ser feito na oficina pois vão também substituir um módulo e a bateria de 12V, depois ficas apto a receber o "big update" de 3.0 via OTA antes do Verão

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por rimsilva » 21 mar 2022, 17:02

Bem vindo à ME.

Diria que essas preocupações com os consumos são normais, mas com o tempo passa :lol: Além disso tenho uma boa noticia, com o passar do tempo será também normal que consiga melhor essas médias de forma inconsciente... ou não :D

Por ultimo sou da opinião que as funcionalidades dos VEs são para usar, ainda mais se gosta assim tanto. Para não usar era melhor não ter :lol:

titvs
Mensagens: 57
Registado: 05 mar 2022, 20:31
Data de fabrico: 14 dez 2021
Capacidade bateria: 45 Ah

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por titvs » 21 mar 2022, 21:28

Obrigado Nerusonu e rimsilva!

De facto na altura da encomenda o comercial disse-me que o configurador do site ia ser alterado e hoje já não é possível seleccionar esta versão. A disponível é muito mais cara. Não consigo perceber é se agora a bateria do modelo actual tem mais capacidade.
Nerusonu Escreveu:
21 mar 2022, 04:06
Eu uso e abuso do CC adaptativo mesmo em nacional pois como já deves ter percebido com o Eco-assist ligado e em modo D ele prevê as velocidades à frente, rotundas, curvas, etc, regenerando no processo.

Quanto ao software se chegou em Dezembro já deve vir com o mais recente(2.3), tira uma foto na parte de informação de software nas definições e mete aqui.
Dito isto em breve teremos o 2.4 que terá de ser feito na oficina pois vão também substituir um módulo e a bateria de 12V, depois ficas apto a receber o "big update" de 3.0 via OTA antes do Verão
Sim, em modo Eco ele faz bastante regeneração pelo que a melhor combinação me parece ser esse modo e o CC adaptativo... Em modo urbano, anda tb abaixo dos 15 e parece-me ser capaz de fazer 14.

Em relação ao software, tem instalado o 2.3.0... Relativamente ao 2.4, suponho que o concessionário notifique os proprietários ou temos de estar atentos a outra fonte e marcar na oficina?
rimsilva Escreveu:
21 mar 2022, 17:02
Diria que essas preocupações com os consumos são normais, mas com o tempo passa
É, ja começo a assobiar pro lado também. :) Acho que o stress maior é fazer viagens longas principalmente em AE, porque os 400 km de autonomia rapidamente ficam em 200... :lol:

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por Nerusonu » 22 mar 2022, 02:07

titvs Escreveu:
21 mar 2022, 21:28
Obrigado Nerusonu e rimsilva!

De facto na altura da encomenda o comercial disse-me que o configurador do site ia ser alterado e hoje já não é possível seleccionar esta versão. A disponível é muito mais cara. Não consigo perceber é se agora a bateria do modelo actual tem mais capacidade.
Nerusonu Escreveu:
21 mar 2022, 04:06
Eu uso e abuso do CC adaptativo mesmo em nacional pois como já deves ter percebido com o Eco-assist ligado e em modo D ele prevê as velocidades à frente, rotundas, curvas, etc, regenerando no processo.

Quanto ao software se chegou em Dezembro já deve vir com o mais recente(2.3), tira uma foto na parte de informação de software nas definições e mete aqui.
Dito isto em breve teremos o 2.4 que terá de ser feito na oficina pois vão também substituir um módulo e a bateria de 12V, depois ficas apto a receber o "big update" de 3.0 via OTA antes do Verão
Sim, em modo Eco ele faz bastante regeneração pelo que a melhor combinação me parece ser esse modo e o CC adaptativo... Em modo urbano, anda tb abaixo dos 15 e parece-me ser capaz de fazer 14.

Em relação ao software, tem instalado o 2.3.0... Relativamente ao 2.4, suponho que o concessionário notifique os proprietários ou temos de estar atentos a outra fonte e marcar na oficina?
rimsilva Escreveu:
21 mar 2022, 17:02
Diria que essas preocupações com os consumos são normais, mas com o tempo passa
É, ja começo a assobiar pro lado também. :) Acho que o stress maior é fazer viagens longas principalmente em AE, porque os 400 km de autonomia rapidamente ficam em 200... :lol:
Sim a única versão disponível agora é a Pro que tem o pack de baterias com 58kWh ao invés dos 45kWh da Pure... Existia também a Pro S que tinha 77kWh. O meu tem o pack de 58 e o pack performance por ser um 1st(204cv e redução de 2s dos 0-100) por exemplo. No verão consigo autonomias de 500km.

O que falo não tem a ver com a opção Eco do modo de condução(já agora mesmo que seleciones outro como o sport ou individual ao voltares a ligar o carro após uma pausa ele regressa ao Eco mesmo que no infotainment diga outra coisa), é mesmo um assistente inteligente que lê a estrada e informações do mapa de GPS para prever onde regenerar, etc.

O 2.4 seremos chamados pelo concessionário, mas o teu sendo tão recente não sei se troca a bateria por exemplo pode vir já com a nova, o concessionário depois lá saberá.

titvs
Mensagens: 57
Registado: 05 mar 2022, 20:31
Data de fabrico: 14 dez 2021
Capacidade bateria: 45 Ah

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por titvs » 22 mar 2022, 09:18

Nerusonu Escreveu:
22 mar 2022, 02:07
O 2.4 seremos chamados pelo concessionário, mas o teu sendo tão recente não sei se troca a bateria por exemplo pode vir já com a nova, o concessionário depois lá saberá.
Nerosonu, e em relação à actualização dos dados da cartografia, sabes como é feita? Da mesma forma que as actualizações OTA? Eu digo isto porque há pelo menos 2 locais aqui na AE A3 em que o CC reduz da velocidade programada para 90 ou 80, isto sem passar por nenhum sinal que a camara detecte. Deduzo que seja informação desactualizada devido, por exemplo, a obras que tenham ocorrido no troço.
Pelo menos a actualização da cartografia devia ser mais regular como acontece, por exemplo, com os equipamentos da TomTom...

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por pemifer » 22 mar 2022, 12:15

Achei engraçado a parte do carro com bateria de 45kWh fazer 400km :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Agora que anda com o carro já sabe que essa autonomia é impossivel!
Para fazer 400km com uma bateria de 45kWh teria de fazer um consumo inferior a 8,5kWh/100km. É só dividir os km pelo tamanho da bateria.
Se em AE faz consumo a rondar 16kWh/100km, 45 / 16 = 2,81, portanto a autonomia será, em AE de cerca de 280km, isto se os 45kWh forem reais e não nominais.

Como o Corrisi disse, e muito bem, a melhor maneira de tratar bem as baterias é precisamente fazendo carregamentos pequenos e mantendo o SOC (percentagem de carregamento) o mais baixo possível. E carregar o mais frequentemente possivel.

Em relação ao CC adaptativo, sempre usei! Eventualmente, sendo nós a controlar, poderemos obter mais km do carro, mas apenas graças a velocidade não constante, por exemplo, se reduzirmos a velocidade nas subidas, o carro precisa de 16kWh/100km para se deslocar a 110km/h, independentemente de ser o condutor a manter a velocidade ou ser o carro a manter a velocidade automaticamente.

titvs
Mensagens: 57
Registado: 05 mar 2022, 20:31
Data de fabrico: 14 dez 2021
Capacidade bateria: 45 Ah

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por titvs » 22 mar 2022, 14:57

pemifer Escreveu:
22 mar 2022, 12:15
Achei engraçado a parte do carro com bateria de 45kWh fazer 400km :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Agora que anda com o carro já sabe que essa autonomia é impossível!
De facto é o que aparece no display quando carregado a 100% mas tenho perfeita noção que muito dificilmente será. :) Especialmente em AE como referiu... E mesmo em urbano tenho as minhas dúvidas o que me leva a perguntar se as estimativas WLTP devem ser levadas muito a sério. Ainda para mais em eléctricos cujo consumo parece variar bastante conforme as situações.
MRider Escreveu:
22 mar 2022, 12:28
Só faltou adicionar efectuar carga até 100 % pelo menos uma vez por mês.
Em relação a carregar a 100%, a VW apenas refere carregar a 80% em geral e a 100% quando for necessária a autonomia extra. Alguma razão para a realizar uma vez por mês? "Condicionamento" da bateria? :) Obrigado!

Responder

Voltar para “Id3”