Reparar cabo de carregamento Type2-Type1

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Reparar cabo de carregamento Type2-Type1

Mensagem por Brunus » 03 mar 2022, 18:13

O carro da Maria deixou de conseguir carregar nos postos de rua, após iniciar a sessão e tendo o carro ligado ao posto com o cabo, o posto fica com a luz azul a piscar no modo de espera de ligação.

O problema não é do carro, uma vez que carrega na garagem com o EVSE.

Por isso, deve ser alguma questão com o cabo Type2-Type1 que usamos.

Há alguém que faça este tipo de reparação na região de Lisboa?
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6466
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Reparar cabo de carregamento Type2-Type1

Mensagem por BrunoAlves » 03 mar 2022, 18:20

Numa primeira fase eu sugeria pegar num multímetro e tentar medir a continuidade de todos os pinos. São todos 1:1, sendo que no type1 apenas tens uma fase e no type2 tens 3 fases, mas apenas a L1 estará ligada.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: Reparar cabo de carregamento Type2-Type1

Mensagem por Brunus » 03 mar 2022, 19:13

Já me ocorreu fazer isso.
Mas não sou muito dado a "bricolage", e havendo alguma ligação que esteja a falhar não sei muito bem o que fazer.
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6466
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Reparar cabo de carregamento Type2-Type1

Mensagem por BrunoAlves » 03 mar 2022, 19:18

O primeiro passo é mesmo detectar se há ou não essa quebra ;-)

Pode efectivamente ser do lado do carro. O EVSE não quer saber do pino de proximidade, apenas do controlo, por isso antes de começar a gastar dinheiro o multímetro pode ser uma boa forma de procurar ;)
Se for do cabo epa, a menos que seja totalmente óbvio onde é a quebra, vai ser muito difícil reparar. Pode desmontar-se a ficha (e depende se dá para desmontar), mas se não for aí e for ao longo do cabo não vai haver grande forma de reparar :(

Um problema de cada vez ;-)
Mas claro, se houver alguém disponível para te ajudar, é o ideal :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Reparar cabo de carregamento Type2-Type1

Mensagem por zeuz » 03 mar 2022, 21:59

O cabo do meu carro é Type2-Type1 .

Queres combinar para experimentares com outro cabo?
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: Reparar cabo de carregamento Type2-Type1

Mensagem por Brunus » 04 mar 2022, 12:25

zeuz Escreveu:
03 mar 2022, 21:59
O cabo do meu carro é Type2-Type1 .

Queres combinar para experimentares com outro cabo?
Obrigado! Mandei MP. :)
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Reparar cabo de carregamento Type2-Type1

Mensagem por zeuz » 05 mar 2022, 15:21

Brunus Escreveu:
04 mar 2022, 12:25
zeuz Escreveu:
03 mar 2022, 21:59
O cabo do meu carro é Type2-Type1 .

Queres combinar para experimentares com outro cabo?
Obrigado! Mandei MP. :)
Respondi-te.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: Reparar cabo de carregamento Type2-Type1

Mensagem por Brunus » 07 mar 2022, 13:28

Resultados até agora do despiste que fiz, e um obrigado ao zeuz por ter ido ao meu encontro para fazer testes com outro cabo:

:arrow: com o cabo do zeuz o carro carregou sem problemas num posto Mobie.e.
:arrow: nesse mesmo posto, com o meu cabo não se consigo carregar nenhum dos carros, nem o meu, nem o do zeuz.
:arrow: testei a continuidade do cabo ponta a ponta, tudo ok (multímetro apita), excepto o PP, onde o multímetro não apita e mosta 0L no visor.

Abri ambas as fichas e:

:arrow: PP está ligado ao interruptor da ficha Type1, com uma resistência pelo meio, e daí liga ao PE (terra), também com uma resistência pelo meio.
:arrow: do lado Type2, o PP está ligado diretamente ao PE
:arrow: quando testo no multímetro PE -> PP na Type2, o multímetro não apita mas apresenta valores no visor. Não sei o que serão, estou no limite do meu conhecimento técnico. :oops:
:arrow: quando faço o mesmo teste acima na ficha Type1, os valores são semelhantes ao que vejo na Type2. Quando carrego no interruptor da ficha, estes valores passam para o dobro aproximadamente.

Não percebo o que se passa com o cabo, se não houver maneira de o reparar vou ter que comprar outro, e já irei para o 3º... :(
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6466
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Reparar cabo de carregamento Type2-Type1

Mensagem por BrunoAlves » 07 mar 2022, 15:21

Brunus Escreveu:
07 mar 2022, 13:28
testei a continuidade do cabo ponta a ponta, tudo ok (multímetro apita), excepto o PP, onde o multímetro não apita e mosta 0L no visor.
Se o CP ou o PP não tiver passagem deve estar aí o problema, o posto e o carro não se detectam. Com o multímetro tenta ver se tens continuidade a partir do interior da ficha em vez dos pinos externos.
Se não tiveres continuidade a partir do interior das fichas, terá sido o fio que partiu algures. Será extremamente difícil de reparar :(

Imagem
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Reparar cabo de carregamento Type2-Type1

Mensagem por zeuz » 07 mar 2022, 17:10

BrunoAlves Escreveu:
07 mar 2022, 15:21
Se não tiveres continuidade a partir do interior das fichas, terá sido o fio que partiu algures. Será extremamente difícil de reparar :(
O cabo dele é de 32A... seria um grande galo ter fio partido... :?
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Responder

Voltar para “Carregamento”