Shiseido Escreveu: ↑01 out 2021, 15:25
A minha questao era se nas 4 opçoes referidas de veiculos, se com esse cabo que referiste, iria carregar mais rapidamente do que usando o cabo "normal" ligado a uma tomada standard, independentemente da potencia existente no quadro...
Pois nao sei no caso da nissan, vw, hyndai e bmw (amperagem)
O que limita a potência máxima de carregamento é o carregador interno do carro.
Depois, os EVSE tambem limitam a potência de carregamento, para potências inferiores à potência máxima do carro.
Por exemplo, a potência máxima de carregamento do Leaf 6,6kW, ou seja, carrega a 28A. Penso que os outros têm potências de carregamento superiores. O EVSE de origem do Leaf tem a potência fixa nos 2,3kW, ou seja, 10A.
Se ligares o EVSE de origem Nissan a qualquer um dos outros carros tambem vai carregar à potência de 2,3kW.
Até 28A, todos vão carregar mais ou menos à mesma velocidade.
A Tesla faz uma coisa curiosa, mas errada, que é indicar os kms de autonomia que são carregados por hora.
No caso dos carros que apresentaste, carregarás sempre mais kms de autonomia no ioniq do que nos outros e menos quilometros no Nissan, apesar de carregares sempre a mesma quantidade de energia.
Shiseido Escreveu: ↑01 out 2021, 15:25
Mas aparentemente convem saber qual o disjuntor existente no quadro eletrico, certo? Logo vejo isso, pois como ainda nao fiz nada, posso colocar o cabo, disjuntor e tomada que quiser na minha ligaçao e aparentemente o ideal sera uma de 6mm (a distancia ao quadro nao sei mas no minimo devem ser uns 60/70m) e essa "traquitana" mas la esta (e desculpa a insistencia) é muito diferente (nivel de tempo carregamento) por ex no bmw i3, leaf 2 ou egolf carregar a uma tomada normal com o cabo standard do que com esse cabo (traquitana) a uma tomada cee 16a?? Pelo menos 12h de carro na garagem tenho sempre (quase).
Normalmente um circuito de tomadas tem um disjuntor de 16A.
Para pores um circuito e um disjuntor de 32A tens de ver se o resto do quadro o permite. Não te adianta estares a por um disjuntor de 32A se o disjuntor principal tambem for de 32A ou menos. Dependendo do que tambem está ligado ao quadro eu diria que o principal tem de ser pelo menos de 60A.
Shiseido Escreveu: ↑01 out 2021, 15:25
Fora dos cabos e cabinhos, eu vou comprar um eletrico pois adorei a conduçao sem combustao (temporaria) de um hibrido que tive durante uns dias (o toyotra chr) e acima de tudo pelo consumo absurdo e reduzido de valor do consumo eletrico vs os litros de gasoleo mensais (min 100€) associado ao facto de nao desejar ter mais experiencias semelhantes a do meu limao actual mazda 3 (fap, turbo, bomba injecçao, correia e correntes e afins...) onde ja foram muitos milhares de euros investidos embora o mecanicoo seja um amigo meu.
Presumo que as probabilidades de avarias num ev sao muito menores que num a combustao (embora nao sejam nulas) embora obrigue-me a deslocar me a marca, pois presumo que o meu mecanico nao saiba "tratar" de um ev...
Eu mudei para EV precisamente porque estava saturado de avarias!
Sim, um EV tem muito menos peças mecanicas, tem menos por onde avariar.
Tirando coisas do motor e da bateria de tração, tudo o resto é igual a um combustão.
Um mecanico tradicional pode fazer reparações em tudo menos no motor e na bateria de tração (é que os elétricos tambem têm bateria de 12v).