Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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BrunoAlves
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por BrunoAlves » 06 ago 2021, 09:49

É do shelly mesmo ;)
Ftomas Escreveu:
06 ago 2021, 03:02
O carregador do leaf inicia o carregamento automaticamente quando ligas a corrente com o shelly?
Isto é desaconselhado. Há muitas pessoas a usar a usar tomadas inteligentes para controlar o horário de carregamento em carros que não têm essa funcionalidade, mas não é aconselhado ligar e desligar (sobretudo desligar) a carga cortando a alimentação pela tomada.

No caso do Leaf existe programador no carro, é ligar o cabo e ele arranca e pára, de forma controlada, às horas certinhas.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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rjspedition
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 06 ago 2021, 13:25

Sim, é da Shelly. ;)

Quando configuro o horário é sempre no próprio Leaf.
Estou a tentar configurar os serviços conectados do carro, mas está impossível.
Salvo erro o carro dá erro de não ter "rede". :?

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rjspedition
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 07 ago 2021, 22:56

Primeiras medições, primeiras diferenças de valor.

Não tendo feito reset, o carro continua a indicar consumo médio de 12,8 kWh /100.
Segundo os valores apontados pelo Shelly e inseridos no Spritmonitor: 14,52 kWh / 100 de média.

Quase 15% de diferença, está dentro do normal ?

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por BrunoAlves » 07 ago 2021, 23:10

Dependendo da corrente a que carregas, sim. A eficiência do carregador deve oscilar entre os 80 e os 90% consoante a potência, mais coisa ou menos.

Essa é uma medição interessante. A maior parte de nós (eu incluído seguramente) olha para os dados do carro e faz contas com base nisso. Efectivamente o que conta é o que sai da tomada.
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por frankesousa » 09 ago 2021, 17:52

A eficiência do carregador somado as perdas a produzir calor na descarga da bateria (que aumentam com o aumentar da resistência interna da bateria) deve dar +- esses 15%.

Eu já fiz essa conta muitas vezes e é a que mais gosto de saber.


"pequena" nota sobre este assunto da eficiência tomada<->km percorridos:

Quando vejo o Bjorn a testar o novo model 3 e a dizer que aquilo é mais eficiente que nunca no frio porque a bomba de calor vai buscar o calor a bateria, que foi artificialmente aquecida a 50ºC no SUC só me ocorre a pergunta:

"Qual foi a energia efectivamente retirada da tomada e gasta pelo carro para percorrer esses milhares de km?"

Se é verdade que o model 3 é eficiente, também é verdade que derrete muitos kWh de energia a aquecer as baterias a 50ºC e depois arrefecer logo de seguida.

Depois é ver o pessoal a carregar em PCR 50kW e só obter 34kW no ecra do carro e pensa que é o PCR que está capado, quando na verdade é o carro que está literalmente a produzir calor (7000W de calor para ser mais preciso) durante largos minutos! Isso não abona a favor da eficiência/ custos de operação.
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11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 09 ago 2021, 19:25

- edit: duplicado -
Última edição por rjspedition em 09 ago 2021, 19:43, editado 1 vez no total.

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 09 ago 2021, 19:43

Parece que o posto das Caldas continua a trazer azar para o meu Leaf. :whistle: :whistle:


De férias, fiz questão que o primeiro dia de praia fosse no Bom Sucesso, Lagoa de Óbidos.

74 ir e vir, 148 km, estava dentro do possível, mas a ideia foi sempre após a praia dar um salto para comer um gelado nas Caldas, com carregamento em PCR para vir à vontade. O ponto era também demonstrar aqui em casa que é possível fazer viagens além autonomia com carga de casa sem qualquer constrangimento já que nunca em família se tinha abastecido o carro. O tempo de carga era o tempo da pausa para o gelado. :mrgreen:


A controlar o posto via Miio desde ontem, aparecia sempre como "fora de serviço". Hoje a sair da praia com 56% disponíveis marquei rumo para as Caldas com o posto "fora de serviço" mas utilizada a Chademo à 1h atrás. :think: :think:

A chegar ao McD, um Leaf a carregar: Está funcional! :mrgreen:
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"Bem, no máximo deverá estar mais uns 15 a 20 minutos talvez, vamos aguardar"

:whistle: :whistle:
Capturar.JPG
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... desistimos. Plano B: InterMarché - Não aparecia na aplicação, vamos ao plano C: AS Ramalhal, novamente.

Pouco após sair, operação stop em plena rotunda com um pequeno brinde a sair ao Leaf por algo completamente parvo: "Conteste se quiser quando a receber" :doh: :doh:


No final do dia valeu pelo primeiro cromo "fora de casa" para a caderneta:

Imagem
on Flickr


Regressaremos amanhã. :mrgreen:
Última edição por rjspedition em 08 nov 2024, 00:35, editado 1 vez no total.

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por ricardopereira » 09 ago 2021, 21:11

A foto está muito fixe 😍

Quanto ao PCR do Mac dar como fora de serviço mas estar on, deve estar a haver qualquer falha de comunicação con a Miio. Talvez questioná-los acerca da situação ou colocar nos comentários a ver se há algum feedback.

E um Leaf estar num PCR a carregar mais de 1 hora talvez seja um pouco abusado ou não?
Não tenho experiência na utilização de PCRs para confirmar esta minha opinião.

Boa sorte para amanhã, vai correr melhor 😉

Nerusonu
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por Nerusonu » 09 ago 2021, 22:15

Tive a sorte de carregar nesse PCR(em CCS) há um mês sensivelmente enquanto comia qualquer coisa e sem problemas. Aliás deu para comer, carregar e sair e nem um VE lá passou além do meu

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por mafgod » 09 ago 2021, 22:23

Mas afinal, qual foi o problema do Lea... ?

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