AJUDA: VIAGEM PORTO-ALCACER DO SAL
AJUDA: VIAGEM PORTO-ALCACER DO SAL
Bom dia a todos.
Sou o dono de um LEAF de 2019, com alguma experiência em viagens curtas e médias mas não para viagens longas.
Vou com a família (mulher e 2 filhos pequenos) até o Algarve, com uma paragem para pernoitar (e carregar o Leaf) em Alcácer do Sal.
Não posso levar o KIA da minha mulher porque o carro pifou (andava a fazer um barulho estranho, ela não me disse nada durante meses, até ao dia em que pifou há 1 seman. Mulheres... ). Por isso, levar outro carro não é opção.
De Alcácer ao Algarve, não tenho muitas dúvidas - é fazer uma paragem a meio para esticar as pernas, deixar os miúdos correrem um pouco e carregar o carro uma vez.
Agora, do Porto a Alcácer do Sal (~370 Kms) é que é a minha dúvida e pedir ajuda a malta mais experiente em viagens longas.
A ideia original era ir devagar - 100 a 110 Km/h - e fazer pelo menos uma paragem para regarregar em Leiria (~175Kms) e depois fazer Leiria-Alcacer (~198Kms).
E agora surgem as minhas dúvidas:
1- É realista achar que faço Porto-Leira (175Kms) sem parar para recarregar, com o carro razoavelmente cheio de tralhas de férias mais família (possivelmente necessitarei de ar condicionado, etc...) ?
2- Não me parece que consiga fazer Leira-Alcácer do Sal (198Kms) sendo que, na melhor das hipóteses, o carro estaria recarregado a 80% em Leiria e não os 100% do início da viagem. Estou certo em que se calhar tenho que parar uma segunda vez para recarregar mais um pouco o carro, certo?
3- Ou será mais exequível planear 2 paragens para recarregar o carro, até chegar a Alcácer, para poder ir com rádio para entreter os miúdos e ar condicionado?
Por último, umas dúvidas importantes:
4- Com o Leaf de 2019 (não o Leaf+) , nós podemos recarregar nos postos de 50Kw... mas e nos postos super-rápidos de 100 e 150Kws? Podemos ou não está recomendado para o Leaf? Estraga? Funciona?
5- Nas estações "convencionais" de 50KW, o recarregamento de 0-80% é de 60mins?
A viagem tem que correr bem, não só pelos miúdos mas também porque senão a mulher vai melgar-me a cabeça para sempre.
Obrigado pela atenção!
Sou o dono de um LEAF de 2019, com alguma experiência em viagens curtas e médias mas não para viagens longas.
Vou com a família (mulher e 2 filhos pequenos) até o Algarve, com uma paragem para pernoitar (e carregar o Leaf) em Alcácer do Sal.
Não posso levar o KIA da minha mulher porque o carro pifou (andava a fazer um barulho estranho, ela não me disse nada durante meses, até ao dia em que pifou há 1 seman. Mulheres... ). Por isso, levar outro carro não é opção.
De Alcácer ao Algarve, não tenho muitas dúvidas - é fazer uma paragem a meio para esticar as pernas, deixar os miúdos correrem um pouco e carregar o carro uma vez.
Agora, do Porto a Alcácer do Sal (~370 Kms) é que é a minha dúvida e pedir ajuda a malta mais experiente em viagens longas.
A ideia original era ir devagar - 100 a 110 Km/h - e fazer pelo menos uma paragem para regarregar em Leiria (~175Kms) e depois fazer Leiria-Alcacer (~198Kms).
E agora surgem as minhas dúvidas:
1- É realista achar que faço Porto-Leira (175Kms) sem parar para recarregar, com o carro razoavelmente cheio de tralhas de férias mais família (possivelmente necessitarei de ar condicionado, etc...) ?
2- Não me parece que consiga fazer Leira-Alcácer do Sal (198Kms) sendo que, na melhor das hipóteses, o carro estaria recarregado a 80% em Leiria e não os 100% do início da viagem. Estou certo em que se calhar tenho que parar uma segunda vez para recarregar mais um pouco o carro, certo?
3- Ou será mais exequível planear 2 paragens para recarregar o carro, até chegar a Alcácer, para poder ir com rádio para entreter os miúdos e ar condicionado?
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4- Com o Leaf de 2019 (não o Leaf+) , nós podemos recarregar nos postos de 50Kw... mas e nos postos super-rápidos de 100 e 150Kws? Podemos ou não está recomendado para o Leaf? Estraga? Funciona?
5- Nas estações "convencionais" de 50KW, o recarregamento de 0-80% é de 60mins?
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Obrigado pela atenção!
- mjr
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Re: AJUDA: VIAGEM PORTO-ALCACER DO SAL
Bem vindo.
Calculo que seja o Leaf 40, certo?
Já fiz Porto-Santarém direto a 100km/h no meu Leaf 40. Assusta um bocado a subida para a serra, mas a descida compensa. Santarém - Alcácer é trivial.
Tem de sair mesmo a 100%, de preferência logo pela manhã cedo. Poupa no AC se sair cedo.
Ha uma questão importante: quando o carro mostra 10% de SOC na realidade ele tem 20% e quando passa de 1% para — tem na verdade 9-10% de SOC real. Pode ajudar a baixar a ansiedade saber isto.
Calculo que seja o Leaf 40, certo?
Já fiz Porto-Santarém direto a 100km/h no meu Leaf 40. Assusta um bocado a subida para a serra, mas a descida compensa. Santarém - Alcácer é trivial.
Tem de sair mesmo a 100%, de preferência logo pela manhã cedo. Poupa no AC se sair cedo.
Ha uma questão importante: quando o carro mostra 10% de SOC na realidade ele tem 20% e quando passa de 1% para — tem na verdade 9-10% de SOC real. Pode ajudar a baixar a ansiedade saber isto.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: AJUDA: VIAGEM PORTO-ALCACER DO SAL
Ok. Vou tentar sair cedo para poupar no AC, mas parece-me então que até Leiria é bastante exequível.
O meu LEAF é de 2019, a segunda geração, de 40Kw acho eu (como posso confirmar?).
Nós podemos usar os super-rápidos de 100 e 150Kws?
O meu LEAF é de 2019, a segunda geração, de 40Kw acho eu (como posso confirmar?).
Nós podemos usar os super-rápidos de 100 e 150Kws?
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
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Re: AJUDA: VIAGEM PORTO-ALCACER DO SAL
O mjr tem a experiência bem documentada no seu DB, como complemento ao que acabou de dizer acima.
Sem experiência neste tipo de viagem eu sugeria reduzir a ansiedade. Carrega em Pombal enquanto tomas café e fazes um xixi, outra vez em Santarém e chegas sem stress de qualquer espécie.
Sem experiência neste tipo de viagem eu sugeria reduzir a ansiedade. Carrega em Pombal enquanto tomas café e fazes um xixi, outra vez em Santarém e chegas sem stress de qualquer espécie.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- Nonnus
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Re: AJUDA: VIAGEM PORTO-ALCACER DO SAL
Isto depende de vários factores.AMB79 Escreveu: ↑17 jul 2021, 10:59Por último, umas dúvidas importantes:
4- Com o Leaf de 2019 (não o Leaf+) , nós podemos recarregar nos postos de 50Kw... mas e nos postos super-rápidos de 100 e 150Kws? Podemos ou não está recomendado para o Leaf? Estraga? Funciona?
5- Nas estações "convencionais" de 50KW, o recarregamento de 0-80% é de 60mins?
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Obrigado pela atenção!
O que limita a velocidade de carregamento é o carro. Carregar num posto de 100 ou 150kW não vai fazer carregar o carro mais rápido que num posto de 50kW, o carro não o permite. É uma das "limitações" dos Leaf de 24, 30 e 40, não carregam a mais de 50kW.
A potencia de carga de 0-80% não é linear e, depende de vários factores, como temperatura e percentagem da bateria. Quanto mais próximo dos 80% e mais temperatura o pack tiver mais lento se vai tornando o carregamento.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
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- 6 anos depois 160000km
Re: AJUDA: VIAGEM PORTO-ALCACER DO SAL
Ok, mas posso usar os postos de carregamento de 150Kw? E não faz mal ao carro usar os postos de 100 e 150?
Eu digo isto porque, se puder, mesmo que não seja mais rápido, posso usar esse posto. Senão, teria que parar noutra estação de serviço.
Outra pergunta, estive a experimentar carregar na bomba de gasolina, usei o AC e o Leaf detectou 6KW (em vez dos meus 3Kw na parede) e dos 40 aos 80% deu 2h.
Depois, experimentei o CHAdeMO e a máquina começou com um apito "piiiii", pese embora o LEAF estivesse a carregar e até dissesse 21mins para os 40->80%.
Este apito, é suposto ser assim? Tipo, era estranho....o que fiz mal, ou é mesmo assim?
Desculpem as perguntas de noob, mas geralmente carrego em casa ou nos Centros Comerciais.
Eu digo isto porque, se puder, mesmo que não seja mais rápido, posso usar esse posto. Senão, teria que parar noutra estação de serviço.
Outra pergunta, estive a experimentar carregar na bomba de gasolina, usei o AC e o Leaf detectou 6KW (em vez dos meus 3Kw na parede) e dos 40 aos 80% deu 2h.
Depois, experimentei o CHAdeMO e a máquina começou com um apito "piiiii", pese embora o LEAF estivesse a carregar e até dissesse 21mins para os 40->80%.
Este apito, é suposto ser assim? Tipo, era estranho....o que fiz mal, ou é mesmo assim?
Desculpem as perguntas de noob, mas geralmente carrego em casa ou nos Centros Comerciais.
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Re: AJUDA: VIAGEM PORTO-ALCACER DO SAL
Pode usar os postos de 100 ou 150kW, não vai danificar nada, o Leaf só vai carregar a 50kW. Deverá ter o cuidado é de previamente verificar se esses postos que pretende usar têm a mangueira Chademo, alguns já só têm CCS e obviamente não são compatíveis com o Leaf.
Usando a mangueira AC do PCR, apesar desta mangueira conseguir debitar 43kW, o Leaf só vai carregar a 6,6kW que é o máximo que o Leaf aceita em AC.
Deverá estar consciente que carregar o Leaf nessa mangueira lhe vai custar os olhos da cara.
Quanto ao carregador de casa, se carrega a 3,7kW é porque o carregador de parede está limitado a 16A, aí é o carregador que está a limitar e não o carro.
Quanto ao "piii" do PCR a 50kW, é uma situação normal, esse silvo é devido à frequência de trabalho dos IGBT do carregador, que é audível.
Usando a mangueira AC do PCR, apesar desta mangueira conseguir debitar 43kW, o Leaf só vai carregar a 6,6kW que é o máximo que o Leaf aceita em AC.
Deverá estar consciente que carregar o Leaf nessa mangueira lhe vai custar os olhos da cara.
Quanto ao carregador de casa, se carrega a 3,7kW é porque o carregador de parede está limitado a 16A, aí é o carregador que está a limitar e não o carro.
Quanto ao "piii" do PCR a 50kW, é uma situação normal, esse silvo é devido à frequência de trabalho dos IGBT do carregador, que é audível.
- BrunoAlves
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Re: AJUDA: VIAGEM PORTO-ALCACER DO SAL
Eu sugeria só dedicares algum tempo a perceber as condições de preços dos carregamentos fora de casa. Podes ligar o Leaf a um PCR de 150kW ou à tomada AC de um PCR. Mas regra geral é péssima ideia porque fica muito, muito caro
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
Re: AJUDA: VIAGEM PORTO-ALCACER DO SAL
Eu não pretendo usar os de 100 ou 150. A ideia era só saber se posso ou não. No fundo, se me deparasse com uma situação em que precisasse de recarregar o carro e só estivesse disponível o de 100Kw, se poderia usar ou teria que procurar outro posto.
Já percebi que posso, mas o melhor é evitar porque fica caro.
E não sabia que postos mais rápidos ficam mais caros (mas até que faz sentido).
Já estive a pensar e vou seguir o conselho que me deram, vou parar entre o Porto e Leira, provavelmente pelo Pombal ou assim e carrego. Depois paro em Santarem e carrego. Assim evito stresses e ansiedade e posso ir com o AC ligado e o rádio, para distrair os miúdos.
E em relação ao "apito" do carregamento com o CAHdeMO...bem...pelo menos na bomba onde experimentei, era um apito bem audível, quase tipo "apito algo está mal"....
Daí a minha dúvida se era normal ou não.
Obrigado a todos pelos conselhos e ajuda. Carregar o carro em casa e na rua é fácil, mas nas bombas... acho que ainda tem que haver muito trabalho para ser mais acessível ao público geral.
Já percebi que posso, mas o melhor é evitar porque fica caro.
E não sabia que postos mais rápidos ficam mais caros (mas até que faz sentido).
Já estive a pensar e vou seguir o conselho que me deram, vou parar entre o Porto e Leira, provavelmente pelo Pombal ou assim e carrego. Depois paro em Santarem e carrego. Assim evito stresses e ansiedade e posso ir com o AC ligado e o rádio, para distrair os miúdos.
E em relação ao "apito" do carregamento com o CAHdeMO...bem...pelo menos na bomba onde experimentei, era um apito bem audível, quase tipo "apito algo está mal"....
Daí a minha dúvida se era normal ou não.
Obrigado a todos pelos conselhos e ajuda. Carregar o carro em casa e na rua é fácil, mas nas bombas... acho que ainda tem que haver muito trabalho para ser mais acessível ao público geral.
Re: AJUDA: VIAGEM PORTO-ALCACER DO SAL
Além das sugestões que aqui deram pode simular a viagem no site www.abetterrouteplanner.com.
O site permite definir muitos parâmetros como o carro e modelo, velocidade, condições meteorológicas, etc. Como resultado dá o percurso onde tem parar, a percentagem de carga da bateria à chegada e quanto tem de carregar até a próxima paragem ou destino final. Normalmente não erra por muito.
O site permite definir muitos parâmetros como o carro e modelo, velocidade, condições meteorológicas, etc. Como resultado dá o percurso onde tem parar, a percentagem de carga da bateria à chegada e quanto tem de carregar até a próxima paragem ou destino final. Normalmente não erra por muito.
Tesla Model 3 SR+ branco entregue em 2020-03-19