VETL Escreveu: ↑29 mai 2021, 12:20
A estimativa de autonomia nos carros elétricos da Nissan assenta fortemente no consumo dos últimos Km.
O facto dele dizer que faz 250Km ou 180Km com a bateria cheia, tem mais a ver com o que aconteceu nos últimos Km do que com a saúde do pack.
Com a bateria descarregada, o facto de ter tracinhos ou Km estimados, também não diz muito. Um utilizador experiente sem LeafSpy, olha mais depressa para a limitação de potência que vai aparecendo do que para os tracinhos.
Apesar de haver sempre erros de estimativa (é a vida...), para os casos de utilizadores sem experiência, os tracinhos e os avisos de bateria fraca, dependem da quantidade de GIDs remanescentes e esses falham muito menos do que a estimativa de km, pelo que nunca serão tão "enganados" como na estimativa de saúde do pack.
As correções ao software/firmware que são divulgadas oficialmente dirigem-se à estimativa de degradação/saúde do pack. Nada é dito quanto à estimativa de Km remanescentes. E também não vejo ninguém a reportar diferenças nessas formas de cálculo.
Quanto à questão do n.º de carregamentos, é melhor ter muitos com DODs pequenas do que poucos com DODs grandes.
Para quem carrega só 70% ou 80% diariamente, ter mais carregamentos é melhor (de longe) do que ter poucos. É por isso que não entendo o racional. Nenhum carregamento, por mais pequeno que seja deve ser considerado como algo mau. Eu preferia um carro que esteve sempre a 50% do SOH e tivesse a reposição desse estado a cada 5Km, do que um que tivesse mil vezes menos carregamentos e DOD's maiores.
Em relação a autonomia vamos ser práticos e simplificar. Qualquer coisa entre 45/55km de média de velocidade e 13/15kWh de consumo pode ser considerado o normal para um Leaf. Não somos nenhuns novatos nisto para não perceber que se andamos a 120km as médias não são as mesmas. Já cá andamos algum tempo
Menor degradação = mais energia disponível = mais autonomia. Tudo esta relacionado. Podemos não querer olhar para isso dessa maneira, mas uma coisa influência a outra, porque senão nem estamos aqui a falar disto. Tudo se resume a quantos km consigo fazer com o meu carro.
Acho que a diferença de como estamos a ver o mesmo problema é que tu estás-te a focar na parte muito tecnica, eu estou-me a focar na parte pratica. Tu estás-te a focar naquilo que muitos dos utilizadores de um Nissan Leaf nem sabe que existe. Sem o Leafspy existe alguma maneira de perceberes esses dados todos?
Temos que ver o problema olhando para aquilo que o carro te diz. Como o frankesousa já referiu, se o carro te diz, tenho --- por segurança tens de acreditar. Estamos a inverter as coisas! Então é agora uma app de terceiros é que conta? Para nós entusiastas, sim. Para o utilizador normal, não. Como sabes eu até sou daqueles que já levou o carro ao limite várias vezes porque gosto de perceber com o que posso contar.
Em relação a analise que fazes acerca do nº de carregamentos ser mais benéfico menor energia em maior nº de carregamentos, leva-nos a uma discussão muito mais alargada e vamos chegar a conclusão que no caso do Leaf não é linear. Já tivemos tantas vezes essa discussão e não chegamos a lado nenhum. A teoria parece ser essa, mas na pratica é o que vemos.