Tem 70% neste momento.
Sobre a versão de firmware do BMS tenho:
Leaf 2016 (atualizado em 2018) 4NR4C
Leaf 2017 (ainda não atualizado) 4NR6A
Tem 70% neste momento.
Podemos então dizer que durante quatro anos muitos dos carregamentos foram desnecessários.frankesousa Escreveu: ↑29 mai 2021, 09:25Conclusão:
O Leaf 2017 precisa de upgrade para ser mais utilizável a energia na bateria.
Pena a Nissan só "reparar" nisso para evitar a garantia e durante 4 anos não quis saber do assunto.
A necessidade aguça o engenho
No meu entendimento a energia utilizável é aquela desde que o mostrador indica 100% até o mostrador indicar 0% ou --% no caso do leaf.VETL Escreveu: ↑29 mai 2021, 10:35Eu considero essa conclusão incorreta.
A energia utilizável é sempre a mesma e está relacionada com o limite operacional de tensão nas células. Isso não sendo alterado, não há diferenças na energia utilizável.
Ele precisa do upgrade para saber qual a capacidade real e saúde do pack, de modo a mostrar as barras de degradação de forma correta ao utilizador.
E não podemos dizer que foram feitos carregamentos desnecessários. Não existe lógica nem estou a enxergar qual o racional!
(...)
Sem dúvida, a voltagem da célula a abrir o circuito deve ser a mesma, aqui o erro foi devido ao uso do motor no 2017 e apenas AC no 2016.VETL Escreveu: ↑29 mai 2021, 10:35Outra questão é a relacionada com a tensão mínima a que o contactor abre - Ela é sempre a mesma em todos os packs. Sempre.
O motivo para nós vermos em uns 2,5v e noutros 3v deve-se ao facto de estarmos numa zona onde qualquer mínimo consumo faz com que a queda de tensão das células seja grande e haja uma enorme variação da tensão, já que não há praticamente nenhuma energia restante. Se olharmos para os gráficos da descarga, esta é uma zona completamente vertical.
Eu não sei concretamente quantas leituras faz o leafspy por minuto, nem quantas leituras o carro lê da canbus por milésimo de segundo. O que eu sei é que há milhares de leituras que o LeafSpy não vê e que o carro leu. E que é isso que explica as diferenças registadas nos logs e nos screenshots de carro para carro ou de dia para dia no mesmo carro.
Neste caso concreto, estando o carro a rolar na estrada, é provável que estivesse a retirar mais energia da bateria do que se estivesse parado só com a climatização ligada. Isso faz naturalmente com que a tensão caia no momento desse esforço e atinja o limite que abre o contactor, deixando o carro parado. Após esse momento, deixando de haver tanto consumo de energia ou tanto esforço, a tensão volta a subir para níveis superiores. Ora isto ocorrendo em frações de segundo e em picos de esforço, seria mesmo só por pura sorte que o LeafSpy iria apanhar o momento em que a tensão estava naquele momento mais baixo.
A logica é esta:VETL Escreveu: ↑29 mai 2021, 10:35Eu considero essa conclusão incorreta.
A energia utilizável é sempre a mesma e está relacionada com o limite operacional de tensão nas células. Isso não sendo alterado, não há diferenças na energia utilizável.
Ele precisa do upgrade para saber qual a capacidade real e saúde do pack, de modo a mostrar as barras de degradação de forma correta ao utilizador.
E não podemos dizer que foram feitos carregamentos desnecessários. Não existe lógica nem estou a enxergar qual o racional!