mjr Escreveu: ↑09 mai 2021, 21:23
Os CEME não podem discriminar postos, tornando excessivamente onerosa a sua utilização. O que isso significa, é tarefa dos tribunais...
O facto de o preço final ser dado por 2 entidades por si não implica preços mais altos, num mercado eficiente. Os OPC têm concorrência de outros OPC e os CEME têm concorrência de outros CEME. A prova, para já, é a semelhança de preços entre PT e Espanha.
Não será tornando excessivamente onorosa a sua utilização, mas dando descontos em determinados postos, como será o caso da Ionity, ou por exemplo, quem decidir usar o cartão/aplicação da BMW charging não ter todos os postos da rede disponiveis na plataforma o que poderá encaminhar para os OPC que estão na aplicação.
Se o facto de o preço final ser composto por 2 entidades não implica preços altos, também não implicará preços mais baixos de certeza, alías como é prova em Portugal.
Num mundo perfeito até se poderiam atingir valores aceitáveis, mas como não há mundos perfeitos, os OPC foram praticamente todos obrigados a cobrar PCNs ao minuto de forma a garantir uma rentabilidade minina e por essa razão quem sofre são os utilizadores que não têm VEs eficientes, com carregador interno com maior potência ou VEs de 1ª geração.