Continente Plug&Charge

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por alexmol » 30 dez 2020, 18:25

rafaelferreirapt Escreveu:
30 dez 2020, 18:14
O roaming no Continente é zero, nada. É uma rede completamente fechada atualmente, sem acordos de roaming.
Então mas um estrangeiro que nos visite não pode instalar a App do Continente e carregar?

Se quiser usar postos da Mobi.E precisa pelo menos esperar uns dias pelo cartão da Miio que só lhe vai servir durante a estadia em Portugal.

Ou está-me a escapar algo?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por BrunoAlves » 30 dez 2020, 19:08

Vergonhoso, mas não totalmente inesperado. Já o tinha dito algures e mais que uma vez, vamos ser orgulhosamente o primeiro país do mundo a expulsar a rede Tesla.
Este ataque dos players da rede pública a 2 redes alternativas e melhores que aquela em todos os pontos, e que permitem aos utilizadores terem o mesmo serviço por uma fracção do preço, não foi feito de certeza sem malícia e preparação.

Alguma curiosidade em perceber porque é que outros exemplos, que os há e há vários anos, nunca receberam esta atenção.

Vergonhoso. Mas não inesperado, infelizmente.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por rafaelferreirapt » 30 dez 2020, 19:13

alexmol Escreveu:
30 dez 2020, 18:21
Parece-me claramente dirigido à Tesla e Continente que são as redes favoritas dos consumidores mas alvos a abater pelos players integrados na Mobi.E.
Não é alvos abater, claro que não. Mas vão ter de se adaptar a um mercado regulado como todas as outras empresas.

Qual seria a resposta do Continente se uma outra empresa fosse vender sacos de plástico com comida na entrada das suas lojas? E se essa empresa não tivesse nenhuma licença e não estivesse a cumprir com as regras do comércio, que eles já cumprem?

A Tesla, tem soluções em cima da mesa para o problema deles — que nem CAE nem nada para vender ao kWh... O Continente acredito que o provider deles resolve bem.

É muito engraçado, quando eles dizem ser uma rede de estacionamento que acontece por acaso ter carregadores, quando na verdade só dizem isso nos termos e em comunicações (prováveis) dos seus advogados... Depois vamos ver notícias da UVE e outros meios e já são redes de carregamento, que não cumprem a legislação para ser uma rede de carregamento.

Isto é, obviamente, e seria estranho não acontecer, necessário uma resposta do regulador e ou da entidade fiscalizadora.
O que impede os outros operadores saírem da Mobi.e e fazerem uso da miio apenas, por exemplo? Não é válido para uns mas é válidos para outros?

O Continente fez uso da sua marca e do grupo Sonae para ver o que acontecia, se isto fosse para a frente o cenário que íamos ter, seria semelhante em relação ao resto da Europa, a nível de desorganização.

Acham que é fácil fazer roaming com instituições tão grandes como a Sonae, EDP etc? Vejam o roaming que há em Espanha, o tempo que demora fazer um acordo, as entraves que existem, etc

Não haver roaming, é péssimo pra o consumidor final, impede a inovação e a implementação de novos sistemas de carregamento, presentes até no próprio carro. O roaming tem de estar presente na lei, para impedir o favorecimento dos grandes grupos.

Ainda bem que em Portugal, o regulador e o fiscalizador não está a submeter-se aos interesses dos grandes grupos económicos.
Bom ano elétrico para todos!

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por rafaelferreirapt » 30 dez 2020, 19:14

alexmol Escreveu:
30 dez 2020, 18:25
rafaelferreirapt Escreveu:
30 dez 2020, 18:14
O roaming no Continente é zero, nada. É uma rede completamente fechada atualmente, sem acordos de roaming.
Então mas um estrangeiro que nos visite não pode instalar a App do Continente e carregar?

Se quiser usar postos da Mobi.E precisa pelo menos esperar uns dias pelo cartão da Miio que só lhe vai servir durante a estadia em Portugal.

Ou está-me a escapar algo?
Sim, é claro que lhe está a escapar algo, mas não será por muito tempo, esses argumentos têm os dias contados.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por BrunoAlves » 30 dez 2020, 19:17

rafaelferreirapt Escreveu:
30 dez 2020, 19:13
Não haver roaming, é péssimo pra o consumidor final,
Juro que não entendo este argumento. Se todas as redes privadas (TODAS) têm preços muito melhores que a rede pública, como é que acabar com estas redes e forçar toda a gente a pagar mais (às vezes muito mais) pelo mesmo serviço pode ser melhor para o consumidor final?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por rafaelferreirapt » 30 dez 2020, 19:21

BrunoAlves Escreveu:
30 dez 2020, 19:17
rafaelferreirapt Escreveu:
30 dez 2020, 19:13
Não haver roaming, é péssimo pra o consumidor final,
Juro que não entendo este argumento. Se todas as redes privadas (TODAS) têm preços muito melhores que a rede pública, como é que acabar com estas redes e forçar toda a gente a pagar mais (às vezes muito mais) pelo mesmo serviço pode ser melhor para o consumidor final?
Pois, era expectável que o único argumento que restasse era o preço, mas não é uma falácia? Será o Continente efetivamente mais barato do que todos os postos na rede pública? Não, há carregadores e cenários em que é mais barato a rede pública, outros em que é mais cara.

A rede pública terá preços sempre tão elevados? Não, claro que não, o volume vai criar a concorrência e vão esmagar-se os preços.
Eu defendo o roaming, mas também defendo que deva haver ofertas comerciais que permitam descontos ou algo do género para incentivar o uso de carregadores em troca de compras nas lojas etc.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por BrunoAlves » 30 dez 2020, 19:35

rafaelferreirapt Escreveu:
30 dez 2020, 19:21
Pois, era expectável que o único argumento que restasse era o preço,
Não, não é o único argumento, longe disso. Mas deves concordar que é o de maior peso, e que peso!

Não, não há postos mais baratos na rede pública. Nenhum, a não ser aqueles onde o OPC cobra zero. Deves concordar que para ti como CEME é igual ao litro, mas para o OPC já não tem tanta piada.
Mais, preço directo, sem parcelas, sem calculadora e já com IVA. E igual independentemente da hora do dia, do cartão, do carro usado, etc.
Mais, instalas e usas na hora. Sim sim já sei que vai haver, aos anos que ouço isso. Já o disse, tenho há quase 5 anos um rfid de um operador europeu de roaming que funciona virtualmente em toda a Europa. Menos em Portugal.
E last but not least, não tem MobiE. E eu não quero pagar à MobiE. Não ter MobiE para mim é o segundo melhor ponto, logo a seguir ao preço.

Volto a perguntar, porque é que esta queixa às autoridades não aconteceu antes, quando havia a rede Tesla à borla, quando haviam e há redes privadas pagas, até PCR em cima de paletes?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por rafaelferreirapt » 30 dez 2020, 19:53

BrunoAlves Escreveu:
30 dez 2020, 19:35
rafaelferreirapt Escreveu:
30 dez 2020, 19:21
Pois, era expectável que o único argumento que restasse era o preço,
Não, não é o único argumento, longe disso. Mas deves concordar que é o de maior peso, e que peso!

Não, não há postos mais baratos na rede pública. Nenhum, a não ser aqueles onde o OPC cobra zero. Deves concordar que para ti como CEME é igual ao litro, mas para o OPC já não tem tanta piada.
Mais, preço directo, sem parcelas, sem calculadora e já com IVA. E igual independentemente da hora do dia, do cartão, do carro usado, etc.
Mais, instalas e usas na hora. Sim sim já sei que vai haver, aos anos que ouço isso. Já o disse, tenho há quase 5 anos um rfid de um operador europeu de roaming que funciona virtualmente em toda a Europa. Menos em Portugal.
E last but not least, não tem MobiE. E eu não quero pagar à MobiE. Não ter MobiE para mim é o segundo melhor ponto, logo a seguir ao preço.

Volto a perguntar, porque é que esta queixa às autoridades não aconteceu antes, quando havia a rede Tesla à borla, quando haviam e há redes privadas pagas, até PCR em cima de paletes?
Eu não represento a miio, estou a falar como opinião pessoal. Como opinião pessoal, acredito no roaming. Na miio, ser CEME é um meio para obter o roaming em Portugal, acredito no roaming como eMSP. Em termos financeiros, talvez fosse mais interessante um eMSP do que um CEME, pois um eMSP consegue fazer valer todos os seus serviços e agregar utilizadores para o CPO (operador). Um CEME tem de concorrer com o preço da energia, não é tão interessante financeiramente.

Eu acredito na simplicidade, no preço e em meios de carregamento, em roaming - seja eMSP ou CEME. Acredito em vantagens para simplificar a vida dos utilizadores dos veículos elétricos e não acredito que o diferenciador tenha de ser sempre o preço mais barato.

Mas… será este modelo interessante para um eMSP que investe em desenvolvimento contra os outros CEMEs que apenas vendem energia? Pois, não é igual ao litro. Talvez seja mais vantajoso ter de ser CEME para o utilizador final, falando na concorrência de preço.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por BrunoAlves » 30 dez 2020, 20:29

Confesso que não percebi a tua resposta e não respondeste a nada do que eu referi ou perguntei :(
rafaelferreirapt Escreveu:
30 dez 2020, 19:53
Pois, não é igual ao litro
Percebeste mal o que eu disse. Eu disse que é igual ao litro na perspectiva de que só há postos mais baratos na rede pública se o OPC não cobrar. Desse ponto de vista para o CEME dá igual, o utilizador tem um posto barato, usa-o, o CEME recebe na mesma e se o OPC faz ou não dinheiro, é irrelevante. Desse ponto de vista, é igual ao litro para o CEME.

Olha nem de propósito. Acabei de ir desligar o carro de um posto que ainda não tem componente OPC, apesar de já estar afixado no posto. Será 2cts/min.
Custou-me 0,223€/kWh com o cartão Miio. Sem OPC, mais caro do que em qualquer rede privada. Se calhar devo escolher outro CEME? :mrgreen:
Se tivesse de pagar a componente OPC (e terei, em breve) eram mais 2,41€ o que faria o custo total ser ~30cts/kWh.
Qual é mesmo a vantagem para o utilizador final? Pagar mais 50% pelo mesmo serviço?
rafaelferreirapt Escreveu:
30 dez 2020, 19:53
Em termos financeiros, talvez fosse mais interessante um eMSP do que um CEME, pois um eMSP consegue fazer valer todos os seus serviços e agregar utilizadores para o CPO (operador).
Já te tinha dito noutro tópico que sim, sem dúvida nenhuma. E não defendias um sistema fechado, castrador, que não tem qualquer vantagem para o utilizador por mais que tentem vender a MobiE como a última bolacha do pacote.
Há algum roaming melhor que o multibanco? Um utilizador ter a escolha de, por exemplo num PCR numas bombas, pagar o carregamento ao balcão?
Não há balcão? Com certeza, outro método aplicável. Isto não, não há liberdade nenhuma.
rafaelferreirapt Escreveu:
30 dez 2020, 19:53
será este modelo interessante para um eMSP que investe em desenvolvimento contra os outros CEMEs que apenas vendem energia?
Já te disse também que o vosso trabalho e investimento é o garante de novos clientes. Não é por nada que utilizadores menos informados dizem que a rede é da Miio. De certeza que já o leste também.
E lá está, acabas por concorrer com gigantes como a EDP ou Galp e descontos cruzados em casa, que tu não podes fazer. Bem vistas as coisas, nem para ti o modelo é amigo.
Não o é para ninguém.
Última edição por BrunoAlves em 31 dez 2020, 00:16, editado 1 vez no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por mjr » 30 dez 2020, 22:40

Uma pequena correção. Para usar o serviço do Continente não basta instalar a App. Tem de ter o cartão Continente, como aliás é bem claro na sinalética que indica ser espaço de acesso privado.

Não estou a ver um estrangeiro a obter o cartão Continente para conseguir isso. Ora bolas, tenho um amigo a quem já disse várias vezes para arranjar o cartão Continente para carregar o carro enquanto não o consegue fazer em casa (problemas na potência contratada por ser instalação antiga) e ainda não se deu ao trabalho apesar de ao nível dos PCRs ser o melhor preço do Porto.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Carregamento”