Porto - Algarve. Que cuidados a ter?
-
- Mensagens: 1
- Registado: 08 jun 2020, 18:41
- Data de fabrico: 03 mar 2020
Porto - Algarve. Que cuidados a ter?
Bom dia,
Vou fazer uma viagem ao Algarve em julho e o meu velhote vai-me emprestar o seu EV. Nissan leaf 40kwh. Usei o ABRP para planear a viagem e diria que tenho de fazerr 3 ou 4 cargas rapidas nas areaa de aervico da AE. O meu plano será baseado nisto -> https://abetterrouteplanner.com/?plan_u ... dbe7d9df82. Corro algum risco? A minha duvida é: isso nao vai aquecer muito a bateria para fazer a viagem num dia? Ja alguem fez uma viagem parecida? Que conselhos me podem dar? Que apps utilizam para isto? Eu uso o chargemaps mas deacobri q o miio costuma ter mais postos (pelo menos aqui na zona norte). Mais alguma que acham q faz sentido alem do ABRP? Estava a pensar ir durante a noite para garantie que tinha mais probabilidade de ter os postos nao ocupados e também por ter melhores temperaturas para o carro.
Curiosidade: Outro dia estava a vir de agueda e parei na antuã. Acontece que estava la um nissan leaf a fazer uma carga rapida no chademo e eu na minha ignorancia peguei no cabo tipo 2 para carregar o meu. Ele disse me que nao o podia fazer porque nao ia aguentar e ia deitar os dois abaixo. Isto é verdade? Sao todos os postos assim?
Vou fazer uma viagem ao Algarve em julho e o meu velhote vai-me emprestar o seu EV. Nissan leaf 40kwh. Usei o ABRP para planear a viagem e diria que tenho de fazerr 3 ou 4 cargas rapidas nas areaa de aervico da AE. O meu plano será baseado nisto -> https://abetterrouteplanner.com/?plan_u ... dbe7d9df82. Corro algum risco? A minha duvida é: isso nao vai aquecer muito a bateria para fazer a viagem num dia? Ja alguem fez uma viagem parecida? Que conselhos me podem dar? Que apps utilizam para isto? Eu uso o chargemaps mas deacobri q o miio costuma ter mais postos (pelo menos aqui na zona norte). Mais alguma que acham q faz sentido alem do ABRP? Estava a pensar ir durante a noite para garantie que tinha mais probabilidade de ter os postos nao ocupados e também por ter melhores temperaturas para o carro.
Curiosidade: Outro dia estava a vir de agueda e parei na antuã. Acontece que estava la um nissan leaf a fazer uma carga rapida no chademo e eu na minha ignorancia peguei no cabo tipo 2 para carregar o meu. Ele disse me que nao o podia fazer porque nao ia aguentar e ia deitar os dois abaixo. Isto é verdade? Sao todos os postos assim?
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 449
- Registado: 06 mar 2012, 20:04
- Data de fabrico: 29 set 2014
- Capacidade bateria: 55ah
- Localização: Vagos
Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?
Relativamente ao posto, nada vai abaixo. Quem montou o equipamento é suficientemente inteligente para perceber se a potência disponível permite carregar 1 ou 2 carros em simultâneo. Por isso há postos que permitem carregar 2 carros ao mesmo tempo e outros não. O único problema é que, dependendo do cartão que estava a usar, a carga a 6kw podia doer na carteira.
A viagem ao do Porto ao Algarve serão cerca de 500km. Sempre em AE com muitos postos pelo meio, não há qualquer receio de autonomia. Cuidados, manter velocidades moderadas a rondar os 100kmh, carregar apenas até aos 80%, fazer as 3 ou 4 paragens recomendadas. De certeza que vai perder alguns minutos devido ao rapidgate. Como se aproxima um período de viagens ao Algarve, deve evitar as horas de ponta.
Edit: 600km. O desvio por Coimbra foi propositado ou recomendado pelo AB?
Sempre sem sair da AE:
1a paragem: Pombal 133km
2a paragem: Aveiras 121km
3a paragem: Alcácer 88km
4a paragem: Aljustrel 79km
5a paragem Lagos 144km
A viagem ao do Porto ao Algarve serão cerca de 500km. Sempre em AE com muitos postos pelo meio, não há qualquer receio de autonomia. Cuidados, manter velocidades moderadas a rondar os 100kmh, carregar apenas até aos 80%, fazer as 3 ou 4 paragens recomendadas. De certeza que vai perder alguns minutos devido ao rapidgate. Como se aproxima um período de viagens ao Algarve, deve evitar as horas de ponta.
Edit: 600km. O desvio por Coimbra foi propositado ou recomendado pelo AB?
Sempre sem sair da AE:
1a paragem: Pombal 133km
2a paragem: Aveiras 121km
3a paragem: Alcácer 88km
4a paragem: Aljustrel 79km
5a paragem Lagos 144km
Última edição por marcopns em 09 jun 2020, 23:18, editado 1 vez no total.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6362
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?
O ABRP é extremamente fiável, normalmente as recomendações são de seguir.
Muita gente
Nada além do que já pensaste: ir de noite para fugir à confusão e cumprir o planeado.
Apps é usar a Miio. Não há melhor.
Tão ou mais importante: tens onde carregar no destino? Se não tiveres, prepara isso. É fundamental.
Em relação ao desligar do posto, como já disseram não é assim. Se o posto permitir escolher a type2 é porque se pode usar em conjunto. Se não permitir, não se pode usar.
Seja como for, usar a type2 num Leaf num PCR pode ser má idea, a maioria cobra por tempo e nessa tomada pode ficar muito caro.
SimMagnetik123 Escreveu: ↑09 jun 2020, 09:01isso nao vai aquecer muito a bateria para fazer a viagem num dia? Ja alguem fez uma viagem parecida? Que conselhos me podem dar?
Muita gente
Nada além do que já pensaste: ir de noite para fugir à confusão e cumprir o planeado.
Apps é usar a Miio. Não há melhor.
Tão ou mais importante: tens onde carregar no destino? Se não tiveres, prepara isso. É fundamental.
Em relação ao desligar do posto, como já disseram não é assim. Se o posto permitir escolher a type2 é porque se pode usar em conjunto. Se não permitir, não se pode usar.
Seja como for, usar a type2 num Leaf num PCR pode ser má idea, a maioria cobra por tempo e nessa tomada pode ficar muito caro.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?
Apesar de nunca ter feito uma viagem dessas com o meu, pelo o que tenho visto posso recomendar que faças carregamentos rápidos entre 40% e 90%, especialmente nas 3 primeiras cargas rápidas. Depois disso penso que não haverá grande problema em ir um bocado abaixo dos 40%, visto que o carro já começa a limitar a potência de carregamento de qualquer forma. Portanto o objectivo de carregar acima de 40% é não deixar o carro carregar muito tempo com a potência mais elevada (que acontece até aos +- 60%), para não haver tanto aquecimento. Isto numa viagem grande, com várias cargas rápidas, acaba por ser vantajoso.
Um utilizador daqui, o civic, fez uma viagem semelhante e não teve grandes problemas. É possível "controlar" a temperatura fazendo os carregamentos como eu disse e com velocidades de nacional. Podes ver o relato dele aqui: viewtopic.php?p=125705#p125705
Já agora tens a atualização do rapidgate? É sempre uma ajuda.
Um utilizador daqui, o civic, fez uma viagem semelhante e não teve grandes problemas. É possível "controlar" a temperatura fazendo os carregamentos como eu disse e com velocidades de nacional. Podes ver o relato dele aqui: viewtopic.php?p=125705#p125705
Já agora tens a atualização do rapidgate? É sempre uma ajuda.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019
Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?
Fiz um plano no abrp que me parece bom: https://abetterrouteplanner.com/?plan_u ... 37abf4d0a4
Outro aspecto a ter em conta é sair de casa a 100%.
Outro aspecto a ter em conta é sair de casa a 100%.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019
- rnlcarlov
- Mensagens: 2320
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?
PCR da Mealhada para quem vai para sul.... Parece que houve aí um engano.cfvp Escreveu: ↑10 jun 2020, 18:32Fiz um plano no abrp que me parece bom: https://abetterrouteplanner.com/?plan_u ... 37abf4d0a4
Outro aspecto a ter em conta é sair de casa a 100%.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?
Tens aqui o relato da minha primeira viagem Porto-Alvor (Algarve) no Leaf 40:
https://www.clubeletricos.com/viewtopi ... 30#p109299
https://www.clubeletricos.com/viewtopi ... 30#p109299
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?
Ok, tens razão, obrigado pelo reparo. Pensei que houvesse nos 2 sentidos. Os nomes que o abrp põe também são muito esquisitos, não dá para perceber se é N/S ou S/N, mas de qualquer maneira devia ter visto o mapa com mais atenção.rnlcarlov Escreveu: ↑10 jun 2020, 19:22PCR da Mealhada para quem vai para sul.... Parece que houve aí um engano.cfvp Escreveu: ↑10 jun 2020, 18:32Fiz um plano no abrp que me parece bom: https://abetterrouteplanner.com/?plan_u ... 37abf4d0a4
Outro aspecto a ter em conta é sair de casa a 100%.
Também não vi se estes postos existem na miio, por exemplo, e se estão mesmo a funcionar, mas acredito que sim.
Deixo aqui a versão corrigida: https://abetterrouteplanner.com/?plan_u ... 2ab6a55e02
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019
- rnlcarlov
- Mensagens: 2320
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?
Não concordo muito com esta sugestão do ABRP.
Estou mais inclinado para o percurso que o Mjr fez. Penso que ir a 100km/h reduz bastante o consumo o carro e exige menos energia carregada em PCR, logo menos aquecimento e rapidgate.
Em vez de Santarém, agora com o PCR de Torres Novas, à beira da A1 e pago ao kWh, escolheria essa para primeira paragem. Depois Alcácer (via A13) e Aljustrel, uma delas sendo uma carga mais curta.
Estou mais inclinado para o percurso que o Mjr fez. Penso que ir a 100km/h reduz bastante o consumo o carro e exige menos energia carregada em PCR, logo menos aquecimento e rapidgate.
Em vez de Santarém, agora com o PCR de Torres Novas, à beira da A1 e pago ao kWh, escolheria essa para primeira paragem. Depois Alcácer (via A13) e Aljustrel, uma delas sendo uma carga mais curta.
Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?
Segundo o relato do mjr dá a entender que a bateria aqueceu 14ºC a andar a 100km/h, o que me parece muito, mas não sei, é possível. Além disso teve rapidgate em força logo na 2º CR. De qualquer forma, na minha sugestão também pus 100km/h.
Ir direto para Torres novas são mais de 200km, isso parece-me muito arriscado e vai aquecer demasiado a bateria. Além de que esse posto não é um fora da AE? Também dá, mas é menos conveniente.
Ir direto para Torres novas são mais de 200km, isso parece-me muito arriscado e vai aquecer demasiado a bateria. Além de que esse posto não é um fora da AE? Também dá, mas é menos conveniente.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019