Pois, não sei. Acho que não vou ceder ao Facebook só para entrar na discussão.
Nessa conta, há sempre oscilações. Mesmo há mais de um ano, a andar a 120km/h bem medidos, obtive num caso 26.9kWh de energia descarregavel.
A andar devagar, obtinha 27.5kWh, por aí.
A carregar, obtinha 29kWh, por vezes 30kWh.
Isto deve-se não só à resistência interna (resistiva) mas principalmente àquele efeito de histerese, ou overpotential. Eu sempre achei que os 28kWh eram a área por baixo de uma curva a meio entre a curva de carga e descarga, e não a energia útil descarregável (a menos que seja a uma taxa muito lenta e não 0.2C).
Os gráficos que fiz davam essa sensação, bem como as
tabelas de carregamento/descarga.
Agora, os teus 26,85kWh já me parecem muito baixos, principalmente se não for caso único.
As tuas suspeitas, vêm de encontro às minhas no sentido em que me parece que a teoria vigente, a teoria do buffer não cola.
Claro que há um buffer, não é isso que está em causa, o carro só carrega a 4.12V (4.14V com o overpotential) em vez de ir aos 4.2V. A capacidade resultante é tipo 78Ah/360V em vez dos prováveis 86Ah.
Mas a teoria de que o Ioniq esconde a degradação, reduzindo o buffer, ao ponto deste desaparecer e só aí acusar no SoH não corresponde ao que nós estamos a observar.
Primeiro, nós estamos a observar degradação (talvez, as nossas medições não são precisas). Tu observas já uma redução do tamanho do % e eu não, mas observo que abaixo de 5% há ali 1 ou 2% que são comidos pelo gato.
Segundo, se o buffer servisse para esconder a degradação, então o carro teria de carregar mais a bateria ou descarregar mais profundamente. E eu não vejo isso. Vejo que há ali um limite de 4,14V quase 400V (396V) no total do pack que o carro religiosamente não ultrapassa em nenhum momento, tanto agora como antes. E a descarga parece que está limitada abaixo nos 3,0V mais qualquer factor que desconheço.
Então, nem o carro carrega mais, nem descarrega mais profundamente.
Resta perceber que conta é que muda para ele apresentar SoH <100% (porque os carros com 100000km apresentam).
Eu já pensava que se iam comendo % abaixo de 5% até ele finalmente reduzir o tamanho do % e apresentar SoH... Mas se a tua suspeita é verdade, então nem é isso...