Planeamento de viagem longa
-
- Mensagens: 28
- Registado: 03 fev 2019, 00:37
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Localização: Matosinhos
Planeamento de viagem longa
Estou a pensar fazer uma viagem de ida e volta Matosinhos - Parque das Nações (Lisboa) - Matosinhos dentro de 2 semanas num Leaf Accenta 40 com 4 adultos e tenho algumas (muitas dúvidas):
1- como é que vocês fazem o planeamento de uma viagem destas ( software da Nissan, software telemóvel, site, etc)?
2- Usando o site You+Nissan consegui um percurso de 4h para LX com dois carregamentos rápidos e uma volta de 15h (sim, isso mesmo) com 2 carregamentos lentos numa junta de freguesia qq. Isto está correto????
3- Tentei usar o egomap.eu mas fiquei com dúvidas no valor a meter no campo "Maximum Range". Este site é fiável?
PS. Não me batam já pois só tenho o carro à um dia.
1- como é que vocês fazem o planeamento de uma viagem destas ( software da Nissan, software telemóvel, site, etc)?
2- Usando o site You+Nissan consegui um percurso de 4h para LX com dois carregamentos rápidos e uma volta de 15h (sim, isso mesmo) com 2 carregamentos lentos numa junta de freguesia qq. Isto está correto????
3- Tentei usar o egomap.eu mas fiquei com dúvidas no valor a meter no campo "Maximum Range". Este site é fiável?
PS. Não me batam já pois só tenho o carro à um dia.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 920
- Registado: 11 dez 2014, 16:49
- Data de fabrico: 11 dez 2014
- Capacidade bateria: 59,91 Ah
Re: Planeamento de viagem longa
A duração da viagem depende muito do que está disposto a fazer em termos de estradas a utilizar. De Matosinhos a Lisboa e vice versa com média de 100km h deverá necessitar de 2 Carregamentos rápidos. Ou por nacional um carregamento penso ser suficiente. Com um de 24 kW com 2 pessoas fiz Lisboa oliveira de azeméis com 2 carregamentos rápidos mas fiz quase mais 50 kms pois fiz parque das nações - Belém e voltar com alguns erros de percurso.
Mas o pemifer ainda recentemente fez Lourosa Lisboa com um de 40. Analise o diário de bordo
Mas o pemifer ainda recentemente fez Lourosa Lisboa com um de 40. Analise o diário de bordo
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 449
- Registado: 06 mar 2012, 20:04
- Data de fabrico: 29 set 2014
- Capacidade bateria: 55ah
- Localização: Vagos
Re: Planeamento de viagem longa
É necessário planeamento?
Viagem pela A1, 1a paragem na AS Pombal ao fim de 150km, 2a AS Aveiras (120km). Esta paragem em Aveiras dá para chegar ao Parque das Nações e regressar novamente a Aveiras (100km), caso não seja possível carga no destino.
Viagem pela A1, 1a paragem na AS Pombal ao fim de 150km, 2a AS Aveiras (120km). Esta paragem em Aveiras dá para chegar ao Parque das Nações e regressar novamente a Aveiras (100km), caso não seja possível carga no destino.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6366
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Planeamento de viagem longa
O Sérgio Magno fez 200km no Leaf2 a velocidades legais de auto estrada.
Um carregamento chega, assumindo que se sai a 100% e há onde carregar no destino, para arrancar novamente a 100%. Paragem em Pombal, eventualmente Leiria para baixo, CC a 110 com redução na subida da serra e está feito
Um carregamento chega, assumindo que se sai a 100% e há onde carregar no destino, para arrancar novamente a 100%. Paragem em Pombal, eventualmente Leiria para baixo, CC a 110 com redução na subida da serra e está feito
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Planeamento de viagem longa
Eu enfatizo a questão mais importante nesta viagem: Partir com o carro a 100%!
Depois disto não há problema pois há sempre PCRs pelo caminho na A1, a única exceção é na AS da Mealhada no sentido N/S.
Depois disto não há problema pois há sempre PCRs pelo caminho na A1, a única exceção é na AS da Mealhada no sentido N/S.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Planeamento de viagem longa
abetterrouteplanner.com
Não comparei com um percurso real por ainda não ter um VE.
Não comparei com um percurso real por ainda não ter um VE.
Tesla Model 3 SR+ branco entregue em 2020-03-19
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Planeamento de viagem longa
Eu aconselho o planejador do site (planejador do site, não o planejador da App) do Plugshare tal como tinha escrito aqui viewtopic.php?f=25&t=7588&p=116900
Este é o meu conselho em termos de viagem, fiz no planejador do Plugshare, o próprio planejador tem uma opção de exportar para Google Maps.
https://goo.gl/maps/qzYf22tLyzA2
Aconselho carregar a 100% antes da viagem, carregar 30 minutos em Leiria, 30 minutos em Aveiras para poder ir a Lisboa e voltar a carregar 30 minutos em Aveiras e mais 30 minutos em Pombal.
Não esquecer que em todas as AS, se o PCR estiver ocupado ou avariado pode pedir para passar para a AS so sentido oposto.
Este é o meu conselho em termos de viagem, fiz no planejador do Plugshare, o próprio planejador tem uma opção de exportar para Google Maps.
https://goo.gl/maps/qzYf22tLyzA2
Aconselho carregar a 100% antes da viagem, carregar 30 minutos em Leiria, 30 minutos em Aveiras para poder ir a Lisboa e voltar a carregar 30 minutos em Aveiras e mais 30 minutos em Pombal.
Não esquecer que em todas as AS, se o PCR estiver ocupado ou avariado pode pedir para passar para a AS so sentido oposto.
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Planeamento de viagem longa
Estive a ver o egomap mas tem muitos poucos postos.
https://www.egomap.eu/#from=Porto,+Port ... -9.139337)
O melhor site e App para ver postos é o Electromaps.
O Plugshare terá todos os postos do Electromaps.
https://www.egomap.eu/#from=Porto,+Port ... -9.139337)
O melhor site e App para ver postos é o Electromaps.
O Plugshare terá todos os postos do Electromaps.
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Planeamento de viagem longa
Eu vou com o que foi dito. Se a viagem é pela A1, quase não é preciso planear, basta ir na descontra, não andar muito rápido para não ter de parar muitas vezes. Quase todas as áreas de serviço têm PCR.
O grande cuidado que há a ter é no sentido Norte->Sul, Cantanhede/Mealhada não tem PCR. Significa que entre Antuã e Pombal ficam 90km sem posto de abastecimento. Ou seja, ao aproximar de Antuã é preciso decidir: se o SoC do carro estiver abaixo de 50% não deve continuar, deve carregar em Antuã. Convém também sair de Matosinhos com carga suficiente para chegar a Antuã.
No regresso, é à vontade: há PCRs em Aveiras, Santarém, Leiria, Pombal, Cantanhede e Antuã.
EDIT: quanto ao tempo de viagem: é somar ao tempo de viagem normal, o tempo de carregamento. Quanto mais cheia a bateria estiver ao sair de Matosinhos, menos tempo vai ter de carregar. Convém não chegar a Lisboa com a bateria totalmente vazia, convém ter folga. Portanto, a viagem faz-se em 3h. Entre 16 e 17kWh/100km vai gastar 50kWh e sai com 36kWh úteis/visíveis e pretende chegar com uns 16kWh para depois carregar num posto normal de rua (mais saudável para o carro). Então vai ter de carregar 30kWh, a uma potência média, vá de 40kW sem planear, vai ser um total de 45 minutos a carregar. Esses 45 minutos podem ser todos numa paragem, se planear, ou em duas ou três paragens.
Então deve demorar 3h45', mais 3 minutos por cada paragem além do tempo de carga, sensivelmente, se formos obsessivos na contagem do tempo.
O grande cuidado que há a ter é no sentido Norte->Sul, Cantanhede/Mealhada não tem PCR. Significa que entre Antuã e Pombal ficam 90km sem posto de abastecimento. Ou seja, ao aproximar de Antuã é preciso decidir: se o SoC do carro estiver abaixo de 50% não deve continuar, deve carregar em Antuã. Convém também sair de Matosinhos com carga suficiente para chegar a Antuã.
No regresso, é à vontade: há PCRs em Aveiras, Santarém, Leiria, Pombal, Cantanhede e Antuã.
EDIT: quanto ao tempo de viagem: é somar ao tempo de viagem normal, o tempo de carregamento. Quanto mais cheia a bateria estiver ao sair de Matosinhos, menos tempo vai ter de carregar. Convém não chegar a Lisboa com a bateria totalmente vazia, convém ter folga. Portanto, a viagem faz-se em 3h. Entre 16 e 17kWh/100km vai gastar 50kWh e sai com 36kWh úteis/visíveis e pretende chegar com uns 16kWh para depois carregar num posto normal de rua (mais saudável para o carro). Então vai ter de carregar 30kWh, a uma potência média, vá de 40kW sem planear, vai ser um total de 45 minutos a carregar. Esses 45 minutos podem ser todos numa paragem, se planear, ou em duas ou três paragens.
Então deve demorar 3h45', mais 3 minutos por cada paragem além do tempo de carga, sensivelmente, se formos obsessivos na contagem do tempo.
-
- Mensagens: 28
- Registado: 03 fev 2019, 00:37
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Localização: Matosinhos
Re: Planeamento de viagem longa
O relato da viagem esta no meu Diario de Bordo
viewtopic.php?f=84&t=7681#p120322
viewtopic.php?f=84&t=7681#p120322