A Renault anda a arriscar dar-se mal com os VE, a menos que consiga enganar o povo.
Estive a fazer contas, e com o Renault Clio 4 Diesel, que é +/- o mesmo veículo, circular 15000 km ano com gasóleo como está agora a preço recorde de 1.43€/L (aqui nos hipermercados em Aveiro) sai por 57.2€ mês.
Somando uns 60€ para uma mudança de óleo e filtro que a dividir por 12 meses são 5€, circular com a versão diesel sai a 62.2€ mês.
Mesmo somando mais uns 3€ para pastilhas de travão (pois conduzo com cuidado evitando travagens ao máximo) ainda vai só em 65.2€ mês.
Somando 128.44€ de IUC dividido por 12 meses (10.71€) dá 75.91€ mês.
Abaixo dos 89€ de aluguer da bateria para o ZOE!! Aos 89€ ainda nem somei o custo da eletricidade, nem sei até quando durará a isenção de IUC...
O consumo otimista do ZOE (porque também usei o otimista do Clio 4 diesel: 3.2 l/100km) é de 11 kWh/100km.
A tarifa bi-horária parece ser para acabar, e o preço do kWh parece tender para os 13 cêntimos, o que resulta num consumo 214.5€ anuais em eletricidade, logo mais 17.88€ por mês.
O custo do carro é semelhante.
O preço do seguro deve ser semelhante, pois têm o mesmo tamanho e potência. O gasto em pneus deve ser provavelmente mais caro no ZOE, já que usa pneus de 16" e talvez com uma largura pouco comum.
Ora então para 15000 km/ano (sem seguro):
Custo Mensal Total ZOE: 106.88€
Custo Mensal Total Clio 4 Diesel: 75.91€ mês
30€ por mês mais barato circular com o Diesel.
A andar 15000 km por ano, o Diesel vai precisar da substituição da correia de distribuição, tensores, etc, ao fim de 8 anos, que fica por uns 480€ na marca, ou menos uns 100€ nas oficinas genéricas.
8 Anos a guardar os 30€/mês de diferença dá 2880€, subtraindo os 480€ da revisão, ainda sobram 2400€.
Quem é que vai querer um VE assim?! Só pessoas que tenham prazer em conduzir um como eu, mas para quem o dinheiro não seja problema.
Se a bateria do Leaf com 24 kWh custa 5000€, a do ZOE com 22 kWh deve custar menos.
Com 89€/mês comprava uma bateria de 5000€ em 4 anos e 8 meses!
Ou aparecem terceiros a vender baterias para o ZOE, ou a Renault perde a teimosia e começa a vendê-las, ou então assim não dá!
A não ser que o preço do gasóleo para o ano passe para 3€/L e nunca mais de lá saia, o que é complicado de ter garantias.
Infelizmente, a minha esperança por uma versão do Leaf com Bomba de Calor Reversível e Carga Rápida AC Trifásica como o ZOE também já se desvaneceram...
O meu futuro parece negro...
Terei que circular com o velho Clio 2 até cair aos bocados, fazendo o consumo habitual de 3.5L/100km com o cuidado do costume, pois recuso-me a investir o meu dinheiro num novo veículo de combustão...