Porque não reservei um Model 3?
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9901
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Porque não reservei um Model 3?
Se uma empresa optar por comprar um VE em detrimento de um CI a mim parece um bom incentivo. O facto de deduzir o IVA faz com que aconteça com o automóvel o mesmo que acontece com tudo o resto na empresa, que já deduz IVA. O IVA, como o nome indica é um Imposto sobre o Valor Acrescentado, e isso significa que ao IVA que a empresa cobra nas vendas deve ser retirado o IVA pago nas compras. Isto faz sentido, claro, para empresas cujas vendas sejam superiores às compras... O facto de os veículos normais não poderem entrar nestas contas é para evitar situações de uso particular do veículo, algo que é de difícil controlo.
No entanto, do ponto de vista estritamente fiscal os veículos deviam todos deduzir o IVA. Conheço imensos casos de veículos que não deduziram o IVA e cuja utilização é >90% de uso na empresa.
No entanto, do ponto de vista estritamente fiscal os veículos deviam todos deduzir o IVA. Conheço imensos casos de veículos que não deduziram o IVA e cuja utilização é >90% de uso na empresa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6472
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Porque não reservei um Model 3?
Eu optei por comprar um VE em vez de um fumarolas. Onde está o meu incentivo? 23% davam-me muito jeito. Mais, tenho um plano de energia em que o comercializador diz que tudo o que gasto é 100% renovável. Se considerarmos que o apior é AMBIENTAL, onde é que eu falhei?
Esse balanço entre custo e despesa é engraçado, mas acontece em todas as nossas casas.
A empresa devia 20k€ de IVA, não vai liquidar parte dele pelo benefício fiscal. Eu compro um VE que tem 5k€ de IVA, não o pagava. Não é a mesma coisa?? Não é IVA que devia ir ter aos cofres do estado e não vai?
Acho muito bem os benefícios para empresas de transporte (táxi e afins), de resto bola. Tributação autónoma OK, IVA nunca. Ou então para todos, e em limites muito inferiores.
Edit: no que toca a veículos ligeiros de passageiros. Carrinhas de transporte, comerciais que ainda não há, etc, concordo. Mas como está, só serve para pagar carros de topo a gestores
Esse balanço entre custo e despesa é engraçado, mas acontece em todas as nossas casas.
A empresa devia 20k€ de IVA, não vai liquidar parte dele pelo benefício fiscal. Eu compro um VE que tem 5k€ de IVA, não o pagava. Não é a mesma coisa?? Não é IVA que devia ir ter aos cofres do estado e não vai?
Acho muito bem os benefícios para empresas de transporte (táxi e afins), de resto bola. Tributação autónoma OK, IVA nunca. Ou então para todos, e em limites muito inferiores.
Edit: no que toca a veículos ligeiros de passageiros. Carrinhas de transporte, comerciais que ainda não há, etc, concordo. Mas como está, só serve para pagar carros de topo a gestores
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9901
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Porque não reservei um Model 3?
É diferente Bruno... tu és consumidor final por isso não podes deduzir IVA. Se as empresas não pudessem deduzir o IVA daquilo que compram então teriam de vender mais caro para cobrir esse custo extra, algo que não faz sentido.
Aqui a questão é relaxar uma imposição que existe sobre os veículos em geral de não permitir a dedução, que em muitos casos acaba por ser injusta por o veículo fazer parte da cadeia de valor dos produtos/serviços que a empresa presta. Sim, em muitos outros casos o veículo é praticamente para uso pessoal, mas o controlo é, como já disse, difícil.
A questão da TA é a mesma do IVA. Num mundo ideal não deveria ser necessária TA nem impedir a dedução do IVA. É só por situações de uso pessoal de veículos da empresa que estas situações existem.
Aqui a questão é relaxar uma imposição que existe sobre os veículos em geral de não permitir a dedução, que em muitos casos acaba por ser injusta por o veículo fazer parte da cadeia de valor dos produtos/serviços que a empresa presta. Sim, em muitos outros casos o veículo é praticamente para uso pessoal, mas o controlo é, como já disse, difícil.
A questão da TA é a mesma do IVA. Num mundo ideal não deveria ser necessária TA nem impedir a dedução do IVA. É só por situações de uso pessoal de veículos da empresa que estas situações existem.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Porque não reservei um Model 3?
BrunoAlves lá estás tu... qual o problema de ajudar a compra de carros de mais de 60.000€ com motores a gasolina com mais de 180cv's?
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 768
- Registado: 24 mai 2016, 23:50
- Data de fabrico: 01 mar 2013
- Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras
Re: Porque não reservei um Model 3?
na maior parte dos casos de veículos de 5 lugares estes são é ordenado escondido...
serve para fugir ao IRS, à segurança social e ainda desconta IVA!
é só ganhar!
serve para fugir ao IRS, à segurança social e ainda desconta IVA!
é só ganhar!
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9901
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Porque não reservei um Model 3?
É possível que seja, mas não me atrevo a atirar um número de algo que desconheço.
A discussão começa a roçar mais a política do que o Model 3... penso que é melhor ficar por aqui.
A discussão começa a roçar mais a política do que o Model 3... penso que é melhor ficar por aqui.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6472
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Porque não reservei um Model 3?
Não percebo da ginástica contabilística o suficiente parar argumentar.
Mas o que digo é que no fundo, é IVA que devia entrar nos cofres do estado e não entra. Se devia ter rácios, se devia ter proporções, se devia ser 0 não sei. O que eu vejo (salvo algumas excepções que todos conhecemos - Delta, Panike, Vigent, etc) são carros eléctricos e híbridos ao serviço de gestores de topo. São gestores a andar em carros de 80k€ que deixaram de pagar ao estado 15k€, que é metade do valor do meu, já com IVA. Se isto é correcto, não sei... Eu acho que não.
Edit: sim, é off-topic. Mas não é política penso eu de que. Já tinha escrito, não queria deixar de publicar.
Fui
Mas o que digo é que no fundo, é IVA que devia entrar nos cofres do estado e não entra. Se devia ter rácios, se devia ter proporções, se devia ser 0 não sei. O que eu vejo (salvo algumas excepções que todos conhecemos - Delta, Panike, Vigent, etc) são carros eléctricos e híbridos ao serviço de gestores de topo. São gestores a andar em carros de 80k€ que deixaram de pagar ao estado 15k€, que é metade do valor do meu, já com IVA. Se isto é correcto, não sei... Eu acho que não.
Edit: sim, é off-topic. Mas não é política penso eu de que. Já tinha escrito, não queria deixar de publicar.
Fui
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- Nonnus
- Mensagens: 3279
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Porque não reservei um Model 3?
Aparentemente alguns problemas de assemblagem do model 3 continuam por resolver (minuto 5:35).
Vocês estão a imaginar dar 70000€ por um carro e ter estes defeitos de montagem. Desculpem lá, mas ou os americanos são pouco exigentes em questões de qualidade, ou o controlo de qualidade da Tesla deixa muito a desejar. Estamos a falar de um carro com preço premium, do melhor que faz e que se pode comprar.
Um carro não é só baterias e motores, eu vejo o carro como um todo, e o preço tem de justificar esse todo, e não apenas alguns componentes.
Vocês estão a imaginar dar 70000€ por um carro e ter estes defeitos de montagem. Desculpem lá, mas ou os americanos são pouco exigentes em questões de qualidade, ou o controlo de qualidade da Tesla deixa muito a desejar. Estamos a falar de um carro com preço premium, do melhor que faz e que se pode comprar.
Um carro não é só baterias e motores, eu vejo o carro como um todo, e o preço tem de justificar esse todo, e não apenas alguns componentes.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Porque não reservei um Model 3?
Não li tudo.
Mas o Bruno tem razão.
São euros que vão faltar ao bolo e que todos teremos que pagar de outra maneira.
Não há tema. Não há por onde pegue.
Ainda assim, prefiro que seja num elétrico a sério do que num híbrido de brincar. Isso sim, considero inqualificável.
Mas o Bruno tem razão.
São euros que vão faltar ao bolo e que todos teremos que pagar de outra maneira.
Não há tema. Não há por onde pegue.
Ainda assim, prefiro que seja num elétrico a sério do que num híbrido de brincar. Isso sim, considero inqualificável.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 415
- Registado: 28 ago 2018, 13:30
- Data de fabrico: 15 ago 2018
- Capacidade bateria: 40 Kwh
- Localização: Lisboa
Re: Porque não reservei um Model 3?
Quando foi lançado o primeiro iPhone também tinha coisas inacreditáveis. As chamadas caiam, SMS com problemas,... E o preço era muito mais caro que os telemóveis anteriores.
Nos primeiros meses não se vendeu nada, mas depois começou a onda e nunca mais parou. Hoje os smartphones são todos mais caros que os telemóveis anteriores e ninguém se queixa.
É claro que o investimento num carro não é a mesma coisa que um telemóvel. Acredito que muitos compradores de carros de 60-70k€ vão escolher o tm3
Nos primeiros meses não se vendeu nada, mas depois começou a onda e nunca mais parou. Hoje os smartphones são todos mais caros que os telemóveis anteriores e ninguém se queixa.
É claro que o investimento num carro não é a mesma coisa que um telemóvel. Acredito que muitos compradores de carros de 60-70k€ vão escolher o tm3