Disparo do Disjuntor - Trovoada?

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
esquivel
Mensagens: 8
Registado: 08 fev 2024, 16:36
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Disparo do Disjuntor - Trovoada?

Mensagem por esquivel » 07 mar 2024, 14:05

Bom dia! Não sei se isto é o tópico certo para esta pergunta.
Montei um quadro eléctrico para uma tomada green up na minha box, com um diferencial superimunizado 20A 30ma e um disjuntor Interruptor Automático Magneto Térmico, 2P, 16A, Curva C.

Tenho o sistema a funcionar há cerca de um mês.

Hoje quando cheguei ao carro, só tinha carregado cerca de 20%. Depois de investigar o que se passou, percebi que' disjuntor tinha disparado ao fim de duas horas. Nunca tinha acontecido. Pelo histórico do carregamento, o disjunto disparou por volta da 1 07 da manhã. Curiosamente a essa hora, houve trovão muito forte. É possível estar relacionado? Não deveria ser o diferencial a disparar e não o disjuntor? Ou como o diferencial é de 20A e o o disjuntor de 16, pode ter sido um pico a causar apenas o disparo do disjuntor?

Entretato carreguei agora o carro 15min para testar e não disparou.

Obrigado

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Disparo do Disjuntor - Trovoada?

Mensagem por frankesousa » 07 mar 2024, 16:12

Qual o EVSE que usa? Qual a corrente de carregamento utilizada? E já agora, qual o carro?

Normalmente as descargas atmosféricas (sobretensões) fazem disparar com mais facilidade os diferenciais, mas se for um piparote suficientemente bom tudo pode disparar :-)

Tem instalados alguns descarregadores de sobretensão? se sim em que parte do circuito?
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

esquivel
Mensagens: 8
Registado: 08 fev 2024, 16:36
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Disparo do Disjuntor - Trovoada?

Mensagem por esquivel » 07 mar 2024, 16:44

O evse é o original da Renault. Carrega entre 14A e 16A com a tomada reforçada. Já teve várias horas a trabalhar sem nenhum problema.

Eu tenho o quadro principal cá em casa. Um dos disjuntores é da garagem e liga directamento ao quadro que fiz lá na garagem. Esse quadro é composto por um diferencial de 25A, um disjuntor 16A para a tomada green up e um outro disjuntor apenas para uma lâmpada. Segundo a app, o carro carregou mais ou menos 3horas e o disjuntor disparou. Segundo a app o carro parou de carregar à 1:07 da manhã. Houve um forte trovão a essa hora. E segundo o IPMA À 1:07 houve o trovão mais forte. Agora, será que foi só coincidência?
Acho estranho só ter disparado o disjuntor da tomada green up carro e o diferencial e o outro terem ficado bem. Mas se calhar é possivel, tendo em copnta que não tenho conhecimentos para saber isso e dado que o disjuntor é de 16A para evitar aquecimento dos fios e o diferencial 25A.

Até porque até ao dia ontem, ja carregou varias horas seguidas sem nenhum problema ou aquecimento.

Não tenho nada para sobretensôes que eu saiba

Imagem

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Disparo do Disjuntor - Trovoada?

Mensagem por frankesousa » 07 mar 2024, 17:30

Se estiver a carregar a 16A, e o disjuntor sendo de 16A, está ali sempre a pisar o risco, em situação normal não tem problema, mas claro que sendo um disjuntor magneto-térmico vai estar já "bem quente" em funcionamento normal já no limite dos 16A.

Com o empurrão da trovoada, penso ser aceitável que ele tenha disparado.

Os renault normalmente fazem disparar os diferenciais, sendo o magneto-térmico é provável que tenha sido mesmo da sobretensão provocada pela trovoada e o aquecimento prévio do uso normal.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

esquivel
Mensagens: 8
Registado: 08 fev 2024, 16:36
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Disparo do Disjuntor - Trovoada?

Mensagem por esquivel » 07 mar 2024, 17:35

Ok. Obrigado pela resposta. A minha dúvida era só essa. O porquê de ser o disjuntor e não o diferencial a disparar.
Sendo assim fico descansado.

A escolha dos 16A foi propositado e aconselhado pelos electricistas com quem falei, exactamente para proteger os fios de qualquer aquecimento acima do normal. Disseram-me que o que acontece é que há quem meta disjuntores acima do necessário para não disparar mas quie depois se aquece muito, só dão por ela quando o disjuntor e os fios derretem.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Disparo do Disjuntor - Trovoada?

Mensagem por BrunoAlves » 07 mar 2024, 19:19

Precisamos de um pouco mais de informação mas, no geral, concordo com o frankesousa
Qual é secção do condutor que vem do quadro principal (e qual é o disjuntor associado), qual é a secção desse disjuntor até à GreenUp?

A corrente indicada nos diferenciais e nos disjuntores tem significados diferentes:
- no diferencial é a corrente que ele tem capacidade de cortar em caso de disparo diferencial. Não é uma limitação de corrente à qual ele também responde disparando. Se houver um disparo diferencial, é garantido que o corte é eficaz até 25A, se houver um consumo superior a 25A ele não faz nada.
- no disjuntor é a corrente que ele permite que o atravesse, se excedida dispara de acordo com a curva respetiva. Essa sim é a limitação do circuito.
esquivel Escreveu:
07 mar 2024, 17:35
Disseram-me que o que acontece é que há quem meta disjuntores acima do necessário para não disparar mas quie depois se aquece muito, só dão por ela quando o disjuntor e os fios derretem.
Não é assim que funciona... Dimensiona-se o fio de acordo com a necessidade do circuito e sem ser "à pele" porque isso representa perdas e aquecimento que são sempre de evitar. O disjuntor também dispara por aquecimento, por isso se estivermos a consumir a sua corrente nominal é natural que esteja já quentinho e mais propício a disparos por pequena sobrecarga.
Se vamos alimentar um consumidor de 16A contínuos não vamos passar fio de 1,5 (nem de 2,5 idealmente), passamos de 4mm2. É importante relembrar que é obrigatório fio de 4mm2 direto ao quadro para ligar fornos de cozinha que regra geral consomem menos (e, mais importante, durante menos tempo) que o carregamento do VE.
O fio de 4mm2 dependendo da canalização suporta 25A e então é esse disjuntor que lá se coloca. Normalmente o nosso circuito está a consumir menos logo está tudo bem e com poucas perdas, se houver um consumo excessivo o disjuntor atua ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

esquivel
Mensagens: 8
Registado: 08 fev 2024, 16:36
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Disparo do Disjuntor - Trovoada?

Mensagem por esquivel » 07 mar 2024, 19:34

Infelizmente o fio que vem do quadro principal são 2.5mm. Eu também preferia que fossem 4mm, mas não tenho com mudar isto. Portanto sim, está um pouco à pele mas é o que é. São cerca de 25 metros de cabo.
Já carregou 12horas seguidas sem qualquer problema. E está há um mês a trabalhar de 2/3 em 3 dias sem nunca ter disparado. Ontem disparou ao fim de 3horas na altura em que se deu a trovoada.
Hoje liguei de novo durante 30min para testar e nao disparou.
O Disjuntor associado no quadro principal é de 16A também. Mas esse também não disparou.

Não sei se existe algo mais que eu possa informar

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Disparo do Disjuntor - Trovoada?

Mensagem por BrunoAlves » 07 mar 2024, 19:47

Sim, o cabo que vem de cima é o que é, não dá para mudar. Infelizmente há muitos casos assim.
Nesse caso diria que o mais provável é o disjuntor novo ter mais sensibilidade do que o do quadro principal.

Com essa distância é provável que existam já perdas significativas no cabo, pelo que sugeria baixar a corrente de carregamento, não ir aos 16A.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

esquivel
Mensagens: 8
Registado: 08 fev 2024, 16:36
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Disparo do Disjuntor - Trovoada?

Mensagem por esquivel » 07 mar 2024, 19:58

Obrigado pela ajuda e toda a explicação.

Sim o disjuntor do quadro principal já é bem velhinho. Na verdade, o quadro principal devia ser todo alterado. Já é bem antigo.
Se a trovoada justificar o disjuntor ter ido abaixo e for uma excepção, dou -me por contente.

O cabo não dá para mudar a corrente. É o original.
Com tomada normal faz 10A e com tomada Greenup faz 16A. Se houver aquecimento do carregador baixa sozinho para os 10A se não me engano. Mas nunca aconteceu.

Quanto às perdas neste momento tem as normais em schuko. Foi das primeiras coisas que testei. Os carregamentos que tenho feito encontram-se dentro do previsto com esta tomada. E também cumpre os tempos de carga previstos pela Renault nestas tomadas. Tenho um Megane. Acho que no caso do Zoe é que as perdas chegam aos 25%.



https://www.renault.pt/veiculos-eletric ... trica.html

esquivel
Mensagens: 8
Registado: 08 fev 2024, 16:36
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Disparo do Disjuntor - Trovoada?

Mensagem por esquivel » 08 mar 2024, 12:29

Bem..más notícias. O disjuntor voltou a disparar ao fim de 4 horas a carregar e não houve trovoada. Vou ter que rever o que se pode passar

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”