Grafico com a relacao peso potencia de alguns EVs e PHEVs

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mikexilva
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Grafico com a relacao peso potencia de alguns EVs e PHEVs

Mensagem por mikexilva » 31 jan 2023, 00:48

Aqui fica uma analise que fiz para os interessados em EVs e PHEVs que devem achar interessante.

A generalidade dos fabricantes de veículos PHEV esconde a potencia do motor elétrico (ou só mostra em letrinhas pequeninas noutra subsecção com menos visibilidade) e mostra apenas a potencia total que resulta da soma do motor elétrico com o motor de combustão.

Mas a potencia total num PHEV pode ser um falso indicador pois quem opta por um PHEV deveria dar primazia à utilização no modo elétrico e só pontualmente é que irá usar o motor de combustão.

É certo que na maior parte dos PHEV, quando se carrega a fundo no acelerador automaticamente ativa o motor de combustão mas tem sempre um atraso considerável (especialmente se o motor ainda estiver frio) que faz com que não se possa contar com a potencia total de forma imediata em qualquer momento. (além de que a potencia do motor a combustão também varia com as rotações entre outros fatores)

Como tal para a maior parte dos trajetos do dia a dia, um carro PHEV acaba por ter uma relação peso potencia muito diferente do que se podia esperar de um carro com a potencia anunciada pelo fabricante (especialmente se for em cidade).

Para ter uma melhor perceção das diferenças dos valores envolvidos na relação peso/potencia, criei uma folha de calculo acompanhada de uns gráficos de barras para alguns PHEV e EV com destaque na utilização exclusiva do modo elétrico.

Nem sempre encontrei a informação diretamente nos sites dos fabricantes, por isso pode haver ligeiras discrepâncias (diferenças no peso do modelo do ano anterior, etc) mas dá para ter uma ideia geral para colmatar a omissão desta informação pertinente por parte dos fabricantes.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/ ... sp=sharing

Imagem

Neste gráfico dá para ver por exemplo que o BMW 225xe tem mais potencia no motor a combustão que no motor elétrico, enquanto o 230xe tem mais potencia no motor elétrico que no de combustão (apesar de terem ambos a mesma bateria com a mesma autonomia elétrica) ou seja, o 230xe para o dia a dia, tem uma condução bastante mais perto de um EV do que o 225xe que tem um comportamento elétrico com uma redução considerável na potencia.

Também dá para ver que o Mini Countryman PHEV com os seus 224cv anunciados, na realidade, para o dia a dia (usando apenas o modo elétrico), tem uma relação peso potencia muito próxima do Dacia Spring que tem apenas 45cv 😊

Claro que há muitos outros fatores a ter em conta na decisão de qual o melhor veiculo para cada pessoa (que não inclui nesta folha para não complicar demasiado como por exemplo autonomia no modo elétrico, tecnologia de assistência à condução, conforto, etc) mas esta analise da relação peso/potencia normalmente é o que influencia mais a experiencia de condução e o comportamento do carro face aos outros que circulam nas mesmas vias.

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Re: Grafico com a relacao peso potencia de alguns EVs e PHEVs

Mensagem por Filipe » 31 jan 2023, 01:02

Agradecido pela informação.
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Re: Grafico com a relacao peso potencia de alguns EVs e PHEVs

Mensagem por BrunoAlves » 31 jan 2023, 11:07

Bom levantamento. Há uma "curiosidade" que salta à vista: apesar do peso das grandes baterias dos modelos mais potentes, a sua relação peso/potência é muito melhor do que qualquer um dos PHEV que, regra geral, têm baterias muitíssimo mais pequenas.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Grafico com a relacao peso potencia de alguns EVs e PHEVs

Mensagem por Nonnus » 01 fev 2023, 19:11

Mais uma vez grande post. :handgestures-thumbup:

Eu sempre achei muito estupido as marcas anunciarem a potência dos dois motores dos PHEV como uma só. O carro nunca tem os 2 motores a trabalhar em simultâneo de maneira que consiga tirar proveito da potência total anunciada. Quando um motor a combustão atinge o regime ideal para ter toda a potência disponível já há muito que o motor elétrico se desligou. Nos PHEV que andei (3 ou 4) em nenhum o motor electrico se mantinha ligado assim que se solicitava mais potência. Enfim...
BrunoAlves Escreveu:
31 jan 2023, 11:07
Bom levantamento. Há uma "curiosidade" que salta à vista: apesar do peso das grandes baterias dos modelos mais potentes, a sua relação peso/potência é muito melhor do que qualquer um dos PHEV que, regra geral, têm baterias muitíssimo mais pequenas.
Pois andam a carregar uma carrada de ferro :lol:
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Re: Grafico com a relacao peso potencia de alguns EVs e PHEVs

Mensagem por mikexilva » 06 fev 2023, 23:14

BrunoAlves Escreveu:
31 jan 2023, 11:07
Bom levantamento. Há uma "curiosidade" que salta à vista: apesar do peso das grandes baterias dos modelos mais potentes, a sua relação peso/potência é muito melhor do que qualquer um dos PHEV que, regra geral, têm baterias muitíssimo mais pequenas.
Eu penso que também pode ser do facto de quando querem meter um motor eletrico mais potente, se a bateria for pequena pode não conseguir debitar a corrente necessária ou pode até esforçar demasiado a bateria (encurtando o seu tempo de vida), por isso os PHEVs têm quase todos motores mais pequenos e baterias mais pequenas (reduzindo o custo de ambos) mas tenho a sensação que com o passar do tempo os PHEV's têm vindo a ter baterias maiores e tb aumentando um pouco a potencia no motor eletrico (como é o caso do BMW 230e xDrive) mas se continuar assim o próximo passo é reduzir o motor de combustão até desaparecer (um pouco à semelhança do que aconteceu com o BMW i3 Rex).

Vamos ver como as coisas evoluem, pois os PHEV's deverá ser uma necessidade (real ou psicológica de algumas pessoas - mas cada vez menos) numa fase de transição para os EV's..

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