Fórum de discussão sobre a Mobilidade Elétrica e Parceiro privilegiado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE https://www.clubeletricos.com/
Dispositivo interessante mas como no exemplo em que mostra um Leaf de 30 onde é reportado SOH de 67 (OEM) e segundo o dispositivo tem apenas 47. Como é conseguimos confrontar a Nissan?
Re: Aviloo - teste de degradação universal
Enviado: 17 jun 2022, 19:02
por cfvp
Interessante, mas será que funciona realmente bem?
Na Nissan mandam-te dar uma curva.
Re: Aviloo - teste de degradação universal
Enviado: 17 jun 2022, 19:35
por Apr
A mim parece-me um bocado banha da cobra. 1 teste dos 100% aos 20% usando os dados que o proprio carro fornece..... era bom que fosse assim tão simples.
Re: Aviloo - teste de degradação universal
Enviado: 17 jun 2022, 19:59
por mjr
O velhinho teste da tomada ainda é, a meu ver, o mais fiável...
Re: Aviloo - teste de degradação universal
Enviado: 20 jun 2022, 12:03
por frankesousa
Uma vez que parece analisar tensão e corrente do pack e das células e portanto energia "libertada" pode ter alguma validade.
Ao que parece não vai "ler o SOH e siga" como fazemos com o leafspy.
Também concordo que o teste da tomada diz bastante em termos de capacidade, mas se a resistência interna da bateria estiver mesmo muito alta depois a energia "libertada" é bem inferior do que a carregada, pelo que valerá mais saber quanta energia a bateria consegue dar em andamento.
Não querendo adivinhar, se isso for tomado em conta podemos ter dados de "saúde" bem diferentes do SoH apresentado o até mesmo do teste da tomada.
Re: Aviloo - teste de degradação universal
Enviado: 20 jun 2022, 12:10
por Nonnus
Não negues a partida uma ciência que desconheces.
Vamos ter que esperar pelos testes do Bjorn (ou de outro qualquer) para ver se realmente funciona como eles dizem.
Re: Aviloo - teste de degradação universal
Enviado: 20 jun 2022, 20:27
por mjr
LOL, eu nego à partida muitas "ciências" que não quero sequer conhecer. Há um capítulo de um livro do Carl Sagan dedicado a isso: "Baloney Detection Kit"
Se este produto estiver dependente dos dados obtidos pelo carro (sensores de corrente e tensão), então só pode ter melhores resultados se usar um algoritmo melhor, o que digo desde já não ser nada fácil por não terem acesso aos dados de engenharia das células que quem projetou a BMS (LBC no Leaf) teve.
Além de que "se entra lixo, sai lixo":
Por exemplo, no caso do meu mk1 era impossível ter resultados decentes por o sensor de corrente ser muito fraco, com fortes variações ao longo do ano (temperatura) e também por não linearidade de pelo menos dois medidores de tensão das células. A Nissan demorou anos a fazer um upgrade à BMS que aproxima-se um pouco melhor o SOH e que não desse uma montanha russa na curva do SOH ao longo do tempo.
O que este produto pode fazer é evitar os problemas de "resets" à BMS, conseguindo "medir" a capacidade diretamente e por isso impedindo que um vendedor com poucos escrúpulos engane o comprador com uma bateria "como nova". Mas tenho sérias dúvidas da real utilidade/fiabilidade para lá do "descanso de consciência" do comprador.