Se o serviço auto-expresso voltasse com vantagens para VE, usá-lo-ia?

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Responder
Avatar do Utilizador
Giugiaro
Mensagens: 28
Registado: 14 out 2021, 18:04
Data de fabrico: 01 jan 2015
Capacidade bateria: 22kWh, SOH 98%
Localização: Valongo

Se o serviço auto-expresso voltasse com vantagens para VE, usá-lo-ia?

Mensagem por Giugiaro » 19 mai 2022, 11:30

Em 2006 a CP terminou o serviço Auto-Expresso, que fazia o transporte de veículos ligeiros automóveis entre Lisboa, Porto, Faro, Guarda e Castelo Branco.

A justificação, dada na altura, era a seguinte:
O serviço auto-expresso terminou, não se prevendo a sua reactivação. Foi suprimido, fundamentalmente, por não ser uma área estratégica para a CP. O ano passado foram transportados 7488 automóveis no eixo Lisboa-Porto, sendo que apenas 35% dos veículos transportados pertenciam a clientes que utilizam os comboios da CP.
Fonte: https://www.cmjornal.pt/mais-cm/eu-repo ... o-expresso

Se este serviço fosse relançado no futuro para o território nacional e serviços internacionais, com condições especiais para veículos automóveis elétricos e PHEV, usá-lo-ia?
Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Se o serviço auto-expresso voltasse com vantagens para VE, usá-lo-ia?

Mensagem por Nonnus » 19 mai 2022, 11:36

Num país como o nosso (distâncias) não consigo perceber as vantagens desse serviço.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Se o serviço auto-expresso voltasse com vantagens para VE, usá-lo-ia?

Mensagem por RJSC » 19 mai 2022, 16:18

Para quem tem VE's de primeira geração faz muito sentido uma vez que além da pouca autonomia original há a juntar a degradação da bateria.
Então se as carruagens tiverem EVSEs para ir carregando durante a viagem, é impecável.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Se o serviço auto-expresso voltasse com vantagens para VE, usá-lo-ia?

Mensagem por VETL » 19 mai 2022, 16:48

=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: Se o serviço auto-expresso voltasse com vantagens para VE, usá-lo-ia?

Mensagem por sparrow » 24 mai 2022, 12:32

isso depende tudo do valor...

em vez de ir a conduzir para o Porto ou Faro a partir de Lisboa, poder ir confortavelmente num comboio e ter o carro à disposição à chegada pode ser interessante, se o valor for idêntico ao valor das portagens...

agora se o serviço for caro, ter de pagar caro o transporte do carro mais o transporte dos 4 ocupantes (no meu caso somos 4) é inviável.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Se o serviço auto-expresso voltasse com vantagens para VE, usá-lo-ia?

Mensagem por Nonnus » 24 mai 2022, 13:40

Acho que se estão a esquecer de toda a logística que isso envolve. Pôr um carro num comboio não é exactamente a mesma coisa que pôr 4 pessoas.

Como não é um serviço "grab and go" muito provavelmente o carro tem de ser entregue com x horas de antecedência e não seria um serviço com muitos horários e dias disponíveis.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Se o serviço auto-expresso voltasse com vantagens para VE, usá-lo-ia?

Mensagem por RJSC » 24 mai 2022, 14:07

Não faço ideia como funcionava antes, mas para ser viável teria que ser nos mesmos moldes de funcionamento de um Ferry: chega-se e conduz-se o próprio carro para o vagão.

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Se o serviço auto-expresso voltasse com vantagens para VE, usá-lo-ia?

Mensagem por rjspedition » 24 mai 2022, 14:08

Como não é um serviço "grab and go" muito provavelmente o carro tem de ser entregue com x horas de antecedência
Este é para mim o ponto negativo principal, com bem mais peso do que a componente preço.
Esse, salvo erro, era até bastante atrativo no caso de 4 adultos pagantes quando existia o serviço.

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Se o serviço auto-expresso voltasse com vantagens para VE, usá-lo-ia?

Mensagem por rjspedition » 24 mai 2022, 14:15

RJSC Escreveu:
24 mai 2022, 14:07
Não faço ideia como funcionava antes, mas para ser viável teria que ser nos mesmos moldes de funcionamento de um Ferry: chega-se e conduz-se o próprio carro para o vagão.

Entrega prévia com algumas horas, salvo erro. Preços e condições ainda podem ser consultados:

https://web.archive.org/web/20030813225 ... index.html

Avatar do Utilizador
Giugiaro
Mensagens: 28
Registado: 14 out 2021, 18:04
Data de fabrico: 01 jan 2015
Capacidade bateria: 22kWh, SOH 98%
Localização: Valongo

Re: Se o serviço auto-expresso voltasse com vantagens para VE, usá-lo-ia?

Mensagem por Giugiaro » 26 mai 2022, 11:04

A ser reimplementado atualmente teria de ser uma solução Ro-Ro semelhante ao que se encontra no Le Shuttle do Eurotunnel.

Temos aqui dois constrangimentos: a infraestrutura e o contorno de referência cinemático.
Do lado da infraestrutura seria necessário a construção de cais de embarque que permita um comboio Ro-Ro, que simplifique significativamente o processo da parte do operador como da parte do passageiro.
Depois do lado do contorno de referência, ainda que em Portugal seja maior que na Europa além Pirenéus, é bem mais pequeno que o que foi implementado no Eurotunnel. Sair e entrar do carro durante a viagem estará (em teoria) fora de questão, até porque não vai haver muito espaço para uma pessoa se deslocar a pé ao longo do Auto-Expresso.

Quanto aos preços, efetivamente a ideia será conseguir preços que tenham o valor atual das portagens como critério. A grande vantagem, especialmente para ligações a Espanha e além, será a poupança no desgaste do veículo em tê-lo numa "auto-estrada rolante". Quanto maior for a distância de deslocação, maior será o benefício.
Imagem

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”