Welectric talks

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Nonnus
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Re: Welectric talks

Mensagem por Nonnus » 04 abr 2022, 11:20

BrunoAlves Escreveu:
03 abr 2022, 15:10
Não era tão fantástico o nosso CEME poder cobrar energia gerada localmente pelo investimento da empresa em renováveis e auto-consumo?
:roll:
Já estivemos mais longe. É uma questão de tempo até a tua empresa e todas as que tenham VE´s sejam obrigadas a declarar a quantidade de energia usada nos carros (segundo dizem, directivas da UE). Que é como quem diz estar ligada a EGME e quem sabe ter que existir um CEME a mamar no investimento do teu patrão.
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Re: Welectric talks

Mensagem por BrunoFonseca » 04 abr 2022, 12:49

Nonnus Escreveu:
04 abr 2022, 11:20
BrunoAlves Escreveu:
03 abr 2022, 15:10
Não era tão fantástico o nosso CEME poder cobrar energia gerada localmente pelo investimento da empresa em renováveis e auto-consumo?
:roll:
Já estivemos mais longe. É uma questão de tempo até a tua empresa e todas as que tenham VE´s sejam obrigadas a declarar a quantidade de energia usada nos carros (segundo dizem, directivas da UE). Que é como quem diz estar ligada a EGME e quem sabe ter que existir um CEME a mamar no investimento do teu patrão.
Especulação. Mas pode ser que se for repetido até à exaustão se torne realidade.
E como este tópico é sobre o Welectric talks, nada mais fácil que ouvirem o podcast, onde é dito pelo Luis Barroso que a rede pública ligada à mobi.e tem sempre de ser complementada por redes privadas, isto é, WB domésticas, postos de carga nas empresas, etc. Em lado nenhum é referido que estes postos têm que estar ligados à mobie.e, pois estão em espaço privado de acesso privado.

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Re: Welectric talks

Mensagem por Nonnus » 04 abr 2022, 13:40

O mesmo luís Barroso que disse que ter muitos postos de carregamento no mesmo local de diferentes OPC é mau porque ia fazer com que os contractos (pedido de cartões) passassem a ser pagos? Desde quando é que um OPC faz contratos e gere os cartões? Coitados, nem gerir clientes podem porque esta tudo na mão dos CEME.

Engraçado que tu só comentas aquilo que te dá jeito, chegas a escolher com pinças o que queres mostrar o que esta bem para defender tudo e todos o que envolve o modelo. Vê lá se comentaste o que eu acabei de escrever! O erro é tão grave e tão estupido que vale mais fazer como a avestruz.

Da mesma maneira que repetir para ver se é verdade, tu optas por não falar nos assuntos para cair no esquecimento o mais rápido possível.
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Re: Welectric talks

Mensagem por BrunoFonseca » 04 abr 2022, 14:12

Nonnus Escreveu:
04 abr 2022, 13:40
O mesmo luís Barroso que disse que ter muitos postos de carregamento no mesmo local de diferentes OPC é mau porque ia fazer com que os contractos (pedido de cartões) passassem a ser pagos? Desde quando é que um OPC faz contratos e gere os cartões? Coitados, nem gerir clientes podem porque esta tudo na mão dos CEME.

Engraçado que tu só comentas aquilo que te dá jeito, chegas a escolher com pinças o que queres mostrar o que esta bem para defender tudo e todos o que envolve o modelo. Vê lá se comentaste o que eu acabei de escrever! O erro é tão grave e tão estupido que vale mais fazer como a avestruz.

Da mesma maneira que repetir para ver se é verdade, tu optas por não falar nos assuntos para cair no esquecimento o mais rápido possível.
É óbvio que eu comento o que me dá jeito, ta como tu e todos nós. Ou é isso ou então é quando tenho tempo ou disposição para tal.
Mas sem bem me lembro essa frase do Luis Barroso aconteceu no Volt e estava relacionada com a poupança de custos nas infraestruturas, certo? Isto é, coexistirem diversos OPC (no modelo não Português) no mesmo sitio vai implicar que cada um desses OPC tenha que investir muito mais em infraestruturas. No modelo Português, grande parte da infraestrutura é partilhada pelos OPC, o que permite poupanças.

Eu deixei bem explicito qual era a minha visão do modelo no passado dia 30/03 às 9:53. Não sei que mais dizer, apenas que, e como já referi anteriormente, fazem-me lembrar os petrolhead que alimentam mitos sobre a ME sem qualquer fundamentação. Parabéns tornaram-se iguais a eles.

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Re: Welectric talks

Mensagem por Nonnus » 04 abr 2022, 14:45

BrunoFonseca Escreveu:
04 abr 2022, 14:12
Mas sem bem me lembro essa frase do Luis Barroso aconteceu no Volt e estava relacionada com a poupança de custos nas infraestruturas, certo? Isto é, coexistirem diversos OPC (no modelo não Português) no mesmo sitio vai implicar que cada um desses OPC tenha que investir muito mais em infraestruturas. No modelo Português, grande parte da infraestrutura é partilhada pelos OPC, o que permite poupanças.

Eu deixei bem explicito qual era a minha visão do modelo no passado dia 30/03 às 9:53. Não sei que mais dizer, apenas que, e como já referi anteriormente, fazem-me lembrar os petrolhead que alimentam mitos sobre a ME sem qualquer fundamentação. Parabéns tornaram-se iguais a eles.

Mas que raio de justificação é essa? Se instalar duas bombas de gasolina também fica mais caro que se instalar apenas uma. O que é que isso tem a ver com celebração de contractos e pedido de cartões? Isso são os CEMES, não os OPC´s! Vê lá que até o inconsciente dele já percebeu que OPC+CEME não faz sentido nenhum. Ou então ele ainda não percebeu como são as coisas em Portugal. O que é uma grande probabilidade. Afinal ainda estamos aprender, estamos na fase1.

Essa comparação com os petrolhead achas mesmo que é a mesma coisa? Vou pensar que de momento não te surgiu nada melhor. É que eu não estou a discutir mitos, estou a discutir factos, coisas que aconteceram, ou que estão acontecer e que todos temos conhecimento.

Pode é haver alguns que assobiam para o lado e não querem ver. Já foi dito que existem directivas da UE para se saber o consumo de energia dos VE´s, já foi dito que uma das maneiras é com o uso da EGME e que Portugal até esta melhor que os outros países nesse aspecto. É de admirar que daqui algum tempo seja exigido as empresas com frotas de VE´s que sejam obrigadas a reportar esse consumo? É especulação, são mitos?
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Re: Welectric talks

Mensagem por BrunoAlves » 04 abr 2022, 15:13

BrunoFonseca Escreveu:
04 abr 2022, 14:12
Mas sem bem me lembro essa frase do Luis Barroso aconteceu no Volt e estava relacionada com a poupança de custos nas infraestruturas, certo? Isto é, coexistirem diversos OPC (no modelo não Português) no mesmo sitio vai implicar que cada um desses OPC tenha que investir muito mais em infraestruturas. No modelo Português, grande parte da infraestrutura é partilhada pelos OPC, o que permite poupanças.
Disse de facto isso e isso não faz absolutamente sentido nenhum. Lá fora instalam-se hubs ionity com vários postos de 350kW, ao lado de SuC Tesla com 20 stalls. Potências alarves numa mesma localização. Nos vídeos do Bjorn viam-se (antes da vaga de PCUR) vários PCR lado a lado, de operadores diferentes.
Se me conseguirem explicar como é que ter um ou vários OPC na mesma localização é diferente com ou sem modelo, agradecia muito. Porque olhando (por exemplo) para quem paga os custos remanescentes dos carregamentos num CPE, tenho muita dificuldade em perceber isso...
edit: aliás, a realidade tende a contrariar essa suposta "facilidade". Há postos de vários OPC na mesma localização em algum sítio? Assim de repente estou a ver apenas os novos postos Via Verde onde já haviam PCR, mas estão comprovadamente a partilhar infraestrutura? (acho que não, tanto que até estão instalados a distância considerável dos anteriores).
BrunoFonseca Escreveu:
04 abr 2022, 14:12
fazem-me lembrar os petrolhead que alimentam mitos sobre a ME sem qualquer fundamentação. Parabéns tornaram-se iguais a eles.
E tu fazes lembrar a malta que quando não tem mais argumentos parte para o ataque pessoal. Parabéns, tornaste-te igual a eles.
É que com esse tipo de argumentação é difícil ter uma conversa séria. Estou só a dizer...

edit:
Nonnus Escreveu:
04 abr 2022, 14:45
Já foi dito que existem directivas da UE para se saber o consumo de energia dos VE´s,
Já pedi mais que uma vez que me indicassem onde é que está essa directiva e até agora ninguém me conseguiu indicar. Vimos (AMME) a proposta de Regulamento Europeu e não me cruzei com essa informação, nem as metas lá estabelecidas referem métricas de consumo. Fala de mecanismos de controlo e resposta a stress nas redes eléctricas, mas refere contadores inteligentes no fornecimento aos postos (não é explícito mas interpretei que fossem os da rede de distribuição) e que os postos têm de ser capazes de responder dinamicamente a pedidos de redução da potência caso a rede esteja em stress. Essa obrigação de saber qual a energia entregue aos VE, não encontro.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Welectric talks

Mensagem por BrunoFonseca » 04 abr 2022, 15:50

Nonnus Escreveu:
04 abr 2022, 14:45
BrunoFonseca Escreveu:
04 abr 2022, 14:12
Mas sem bem me lembro essa frase do Luis Barroso aconteceu no Volt e estava relacionada com a poupança de custos nas infraestruturas, certo? Isto é, coexistirem diversos OPC (no modelo não Português) no mesmo sitio vai implicar que cada um desses OPC tenha que investir muito mais em infraestruturas. No modelo Português, grande parte da infraestrutura é partilhada pelos OPC, o que permite poupanças.

Eu deixei bem explicito qual era a minha visão do modelo no passado dia 30/03 às 9:53. Não sei que mais dizer, apenas que, e como já referi anteriormente, fazem-me lembrar os petrolhead que alimentam mitos sobre a ME sem qualquer fundamentação. Parabéns tornaram-se iguais a eles.

Mas que raio de justificação é essa? Se instalar duas bombas de gasolina também fica mais caro que se instalar apenas uma. O que é que isso tem a ver com celebração de contractos e pedido de cartões? Isso são os CEMES, não os OPC´s! Vê lá que até o inconsciente dele já percebeu que OPC+CEME não faz sentido nenhum. Ou então ele ainda não percebeu como são as coisas em Portugal. O que é uma grande probabilidade. Afinal ainda estamos aprender, estamos na fase1.

Essa comparação com os petrolhead achas mesmo que é a mesma coisa? Vou pensar que de momento não te surgiu nada melhor. É que eu não estou a discutir mitos, estou a discutir factos, coisas que aconteceram, ou que estão acontecer e que todos temos conhecimento.

Pode é haver alguns que assobiam para o lado e não querem ver. Já foi dito que existem directivas da UE para se saber o consumo de energia dos VE´s, já foi dito que uma das maneiras é com o uso da EGME e que Portugal até esta melhor que os outros países nesse aspecto. É de admirar que daqui algum tempo seja exigido as empresas com frotas de VE´s que sejam obrigadas a reportar esse consumo? É especulação, são mitos?
Bem, eu não estou aqui para dar aulas de gestão, fica a dica: Economias de Escala.
Quanto as mitos, desculpa discordar, mas estás mesmo a especular ou a fazer futurologia... chama-lhe o que quiseres.
Relembro o que disse o LB sobre as redes privadas como complemento às públicas.

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Re: Welectric talks

Mensagem por BrunoFonseca » 04 abr 2022, 15:58

BrunoAlves Escreveu:
04 abr 2022, 15:13
BrunoFonseca Escreveu:
04 abr 2022, 14:12
Mas sem bem me lembro essa frase do Luis Barroso aconteceu no Volt e estava relacionada com a poupança de custos nas infraestruturas, certo? Isto é, coexistirem diversos OPC (no modelo não Português) no mesmo sitio vai implicar que cada um desses OPC tenha que investir muito mais em infraestruturas. No modelo Português, grande parte da infraestrutura é partilhada pelos OPC, o que permite poupanças.
Disse de facto isso e isso não faz absolutamente sentido nenhum. Lá fora instalam-se hubs ionity com vários postos de 350kW, ao lado de SuC Tesla com 20 stalls. Potências alarves numa mesma localização. Nos vídeos do Bjorn viam-se (antes da vaga de PCUR) vários PCR lado a lado, de operadores diferentes.
Se me conseguirem explicar como é que ter um ou vários OPC na mesma localização é diferente com ou sem modelo, agradecia muito. Porque olhando (por exemplo) para quem paga os custos remanescentes dos carregamentos num CPE, tenho muita dificuldade em perceber isso...
edit: aliás, a realidade tende a contrariar essa suposta "facilidade". Há postos de vários OPC na mesma localização em algum sítio? Assim de repente estou a ver apenas os novos postos Via Verde onde já haviam PCR, mas estão comprovadamente a partilhar infraestrutura? (acho que não, tanto que até estão instalados a distância considerável dos anteriores).
BrunoFonseca Escreveu:
04 abr 2022, 14:12
fazem-me lembrar os petrolhead que alimentam mitos sobre a ME sem qualquer fundamentação. Parabéns tornaram-se iguais a eles.
E tu fazes lembrar a malta que quando não tem mais argumentos parte para o ataque pessoal. Parabéns, tornaste-te igual a eles.
É que com esse tipo de argumentação é difícil ter uma conversa séria. Estou só a dizer...

edit:
Nonnus Escreveu:
04 abr 2022, 14:45
Já foi dito que existem directivas da UE para se saber o consumo de energia dos VE´s,
Já pedi mais que uma vez que me indicassem onde é que está essa directiva e até agora ninguém me conseguiu indicar. Vimos (AMME) a proposta de Regulamento Europeu e não me cruzei com essa informação, nem as metas lá estabelecidas referem métricas de consumo. Fala de mecanismos de controlo e resposta a stress nas redes eléctricas, mas refere contadores inteligentes no fornecimento aos postos (não é explícito mas interpretei que fossem os da rede de distribuição) e que os postos têm de ser capazes de responder dinamicamente a pedidos de redução da potência caso a rede esteja em stress. Essa obrigação de saber qual a energia entregue aos VE, não encontro.
Pois é Bruno, lá fora é que está tudo bem e cá é que está tudo mal...
Um pouco offtopic, mas vê o video do Bjorn sobre os preços de carregamento lá na Noruega. Pelos visto lá também pegou a moda do pagamento em função dos kWh e do tempo. Nota: para mim era tudo kWh.

Quanto à conversa séria, eu tenho pautado o meu discurso com argumentos. Não sou eu que tenho vindo para aqui dizer: responde a isto ou responde àquilo, ou só dizes o que te dá jeito, ou avestruz ou o que for. E não ofendi ninguém, apenas fiz uma comparação de atitudes.

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Re: Welectric talks

Mensagem por BrunoAlves » 04 abr 2022, 16:10

BrunoFonseca Escreveu:
04 abr 2022, 15:58
ois é Bruno, lá fora é que está tudo bem e cá é que está tudo mal...
Essa argumentação de drama também não leva a lado nenhum e também é um posicionamento recorrente teu.
Quem é que disse que cá estava tudo mal, ou que lá fora está tudo bem? Como é que isso responde ao que quer que seja que citaste da minha resposta?

Off-topic: Há alguém que só veja defeitos no que cá se faz e que deseje "chapa 5" o que há lá fora? Achas mesmo que alguém quer (por exemplo) abrir mão do mapa global de postos e disponibilidade?
Pelo contrário, quem defende intransigentemente o modelo (na situação particular, tu mesmo) é que recusa terminantemente qualquer vantagem no que se faz lá fora diferente de cá. Cá é que é tudo bom e lá fora tudo mau.
Não tem de ser uma realidade ou outra, tem de ser tanto quanto possível o melhor de ambos os mundos.

Eu coloquei questões que gostava muito de ver esclarecidas.
O Luis Barroso diz que há vantagem na partilha de infraestruturas em vários OPC juntos no modelo. Eu não consigo perceber quais - e que eu saiba nem há nenhum caso desses - e gostava que em elucidassem quais são essas vantagens, em contraponto a não haver modelo e cada operador ter a sua própria infraestrutura, sendo que nesse caso aí sim de certeza que podiam partilhar inclusivamente PT, QGBT, etc (por não haverem descontos da energia e taxas de potência relativas ao carregamento).
Sobre a questão que o Nonnus falou da dita obrigatoriedade da comunicação de consumos, referida já até à exaustão, também não a encontrei e gostava de saber onde está porque é certamente algo muito importante no modelo europeu que aí vem.

Recebi como resposta "ah lá fora é que está tudo bem e cá está tudo mal". :roll:
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Re: Welectric talks

Mensagem por BrunoFonseca » 04 abr 2022, 16:20

BrunoAlves Escreveu:
04 abr 2022, 16:10
BrunoFonseca Escreveu:
04 abr 2022, 15:58
ois é Bruno, lá fora é que está tudo bem e cá é que está tudo mal...
Essa argumentação de drama também não leva a lado nenhum e também é um posicionamento recorrente teu.
Quem é que disse que cá estava tudo mal, ou que lá fora está tudo bem? Como é que isso responde ao que quer que seja que citaste da minha resposta?

Off-topic: Há alguém que só veja defeitos no que cá se faz e que deseje "chapa 5" o que há lá fora? Achas mesmo que alguém quer (por exemplo) abrir mão do mapa global de postos e disponibilidade?
Pelo contrário, quem defende intransigentemente o modelo (na situação particular, tu mesmo) é que recusa terminantemente qualquer vantagem no que se faz lá fora diferente de cá. Cá é que é tudo bom e lá fora tudo mau.
Não tem de ser uma realidade ou outra, tem de ser tanto quanto possível o melhor de ambos os mundos.

Eu coloquei questões que gostava muito de ver esclarecidas.
O Luis Barroso diz que há vantagem na partilha de infraestruturas em vários OPC juntos no modelo. Eu não consigo perceber quais - e que eu saiba nem há nenhum caso desses - e gostava que em elucidassem quais são essas vantagens, em contraponto a não haver modelo e cada operador ter a sua própria infraestrutura, sendo que nesse caso aí sim de certeza que podiam partilhar inclusivamente PT, QGBT, etc (por não haverem descontos da energia e taxas de potência relativas ao carregamento).
Sobre a questão que o Nonnus falou da dita obrigatoriedade da comunicação de consumos, referida já até à exaustão, também não a encontrei e gostava de saber onde está porque é certamente algo muito importante no modelo europeu que aí vem.

Recebi como resposta "ah lá fora é que está tudo bem e cá está tudo mal". :roll:
Drama estão vocês a criar. Isto não é nem nunca foi sobre mim ou sobre ti. Não estou a dizer que é a tua posição propriamente dita, mas sim o sentimento que paira no ar
Quanto a eu defender o modelo, remeto para leres a minha posição, que acho que está bem explicita: neste mesmo tópico no dia 30/03/2022 às 9:53.

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