Welectric talks

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Welectric talks

Mensagem por BrunoAlves » 31 mar 2022, 19:48

Isso garantidamente que não, porque é um espaço privado de acesso privado. Segundo a legislação nesses espaços podes fazer o que quiseres (por isso é que tens redes privadas, com objectivo comercial, a operar dentro de pavilhões e outros espaços privados e está tudo bem).
A minha reserva está na parte da eventual consideração de remuneração por essa via. Em relação à rede pública, desde que seja um local privado de acesso privado, não há qualquer obrigação.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

LFN
Mensagens: 394
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Welectric talks

Mensagem por LFN » 31 mar 2022, 22:06

BrunoAlves Escreveu:
31 mar 2022, 19:48
Isso garantidamente que não, porque é um espaço privado de acesso privado. Segundo a legislação nesses espaços podes fazer o que quiseres (por isso é que tens redes privadas, com objectivo comercial, a operar dentro de pavilhões e outros espaços privados e está tudo bem).
A minha reserva está na parte da eventual consideração de remuneração por essa via. Em relação à rede pública, desde que seja um local privado de acesso privado, não há qualquer obrigação.
Sory, não percebi esta parte.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Welectric talks

Mensagem por rimsilva » 01 abr 2022, 08:58

LFN Escreveu:
31 mar 2022, 19:15
Do ponto de vista contabilístico, do que já pude apurar, é tranquilo.

A questão que se coloca é se isto é considerada uma operação de comercialização de energia, e nesse caso pode advir a obrigação de ligação à mobi-e ou de pelo menos a entidade para poder cobrar energia ter de ser CEME.

É mais por este lado jurídico que a questão se coloca.
Como disse antes, novos processos onde subsistam duvidas, deve-se procurar pareceres (um advogado, por exemplo), de qualquer forma, parece-me que se está a querer transformar um assunto simples, num grande problema, mas eu percebo porque isso é consequência da lei da ME que temos.

Se forem colocadas algumas questões, acho que se percebe que não estamos perante nenguma atividade de operação de postos de carregamento, de venda de energia, mas sim recuperação de despesas.

A atividade principal da empresa é a ME? Não.
A empresa está a tirar rendimento ao cobrar o valor da energia consumida? Não.
A empresa tem uma instalação independente a alimentar os postos? Mesmo achando que este ponto não é determinante, se os postos são alimentados a partir do mesmo ponto que são as máquinas e edificios da empresa, será mais uma evidência que não existe nenhuma particularidade com este facto.

Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: Welectric talks

Mensagem por Brunus » 01 abr 2022, 10:31

LFN Escreveu:
31 mar 2022, 15:41
Tenho uma questão que me parece ser análoga a um condomínio e para a qual peço a vossa opinião.

Imaginem uma empresa ou entidade pública que tem um parque de estacionamento vedado, no qual estacionam os seus funcionários com os seus veículos particulares.

Se essa empresa/entidade instalar carregadores, pode cobrar a preço de custo a energia consumida pelos seus funcionários? Ou isto é ilegal face ao nosso modelo atual?

Basicamente equivale a um condomínio que instalasse carregadores com controlo de consumos, e depois fizesse a cobrança da energia consumida por cada um a preço de custo, ou seja, sem intuito comercial.

É possível ou não?
Trabalho para uma telecom que num dos edifícios na garagem tem várias wallbox de 7Kw da GALP.
Não devem estar ligados à rede pública porque experimentei todos os cartões que tenho e nenhum funcionou, deu sempre "Não autorizado".
Esta empresa tem vários Leafs na frota, e alguns colaboradores têm PHEVs, e pelo que me foi dito a malta recebe um cartão para usar naqueles carregadores.
Não sei se pagam alguma coisa pela energia, ou se esse custo fica para a empresa.
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Welectric talks

Mensagem por BrunoFonseca » 01 abr 2022, 11:18

Brunus Escreveu:
01 abr 2022, 10:31
LFN Escreveu:
31 mar 2022, 15:41
Tenho uma questão que me parece ser análoga a um condomínio e para a qual peço a vossa opinião.

Imaginem uma empresa ou entidade pública que tem um parque de estacionamento vedado, no qual estacionam os seus funcionários com os seus veículos particulares.

Se essa empresa/entidade instalar carregadores, pode cobrar a preço de custo a energia consumida pelos seus funcionários? Ou isto é ilegal face ao nosso modelo atual?

Basicamente equivale a um condomínio que instalasse carregadores com controlo de consumos, e depois fizesse a cobrança da energia consumida por cada um a preço de custo, ou seja, sem intuito comercial.

É possível ou não?
Trabalho para uma telecom que num dos edifícios na garagem tem várias wallbox de 7Kw da GALP.
Não devem estar ligados à rede pública porque experimentei todos os cartões que tenho e nenhum funcionou, deu sempre "Não autorizado".
Esta empresa tem vários Leafs na frota, e alguns colaboradores têm PHEVs, e pelo que me foi dito a malta recebe um cartão para usar naqueles carregadores.
Não sei se pagam alguma coisa pela energia, ou se esse custo fica para a empresa.
Os postos devem estar configurados apenas para os cartões de frota. Assim, os cartoes frota funcionam em todos os postos, e esses postos apenas permitem acesso de determinados cartoes.

LFN
Mensagens: 394
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Welectric talks

Mensagem por LFN » 01 abr 2022, 11:29

rimsilva Escreveu:
01 abr 2022, 08:58
LFN Escreveu:
31 mar 2022, 19:15
Do ponto de vista contabilístico, do que já pude apurar, é tranquilo.

A questão que se coloca é se isto é considerada uma operação de comercialização de energia, e nesse caso pode advir a obrigação de ligação à mobi-e ou de pelo menos a entidade para poder cobrar energia ter de ser CEME.

É mais por este lado jurídico que a questão se coloca.
Como disse antes, novos processos onde subsistam duvidas, deve-se procurar pareceres (um advogado, por exemplo), de qualquer forma, parece-me que se está a querer transformar um assunto simples, num grande problema, mas eu percebo porque isso é consequência da lei da ME que temos.

Se forem colocadas algumas questões, acho que se percebe que não estamos perante nenguma atividade de operação de postos de carregamento, de venda de energia, mas sim recuperação de despesas.

A atividade principal da empresa é a ME? Não.
A empresa está a tirar rendimento ao cobrar o valor da energia consumida? Não.
A empresa tem uma instalação independente a alimentar os postos? Mesmo achando que este ponto não é determinante, se os postos são alimentados a partir do mesmo ponto que são as máquinas e edificios da empresa, será mais uma evidência que não existe nenhuma particularidade com este facto.
É como dizes, o bom senso vai no sentido de ser uma mera recuperação de custos, mas com as leis do nosso país já se tem medo da própria sombra.

E sim, estamos a falar de postos alimentados a partir dos quadros da própria instituição que depois recupera dos utilizadores o custo da energia.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Welectric talks

Mensagem por FullElectric » 02 abr 2022, 12:27

Essa questão é interessante e levanta alguns pontos curiosos.
Imaginemos 2 cenários: 2 empresas iguais com carregadores nos seus parques, alimentados a partir dos próprios QE.
Uma oferece carregamentos aos colaboradores e a outra fatura-os.
Qual está correta?
Pela lei que proíbe a comercialização de energia, supostamente a segunda não estará legar.!!!!!
Mas na realidade em termos fiscais a segunda é que está a agir corretamente. A energia é um custo operacional no apuramento dos lucros sobre os quais é calculado o IRC. A empresa que não fatura a energia dos carregamentos vai pagar menos IRC, está a lesar o estado.

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Welectric talks

Mensagem por zeuz » 03 abr 2022, 11:53

FullElectric Escreveu:
02 abr 2022, 12:27
Essa questão é interessante e levanta alguns pontos curiosos.
Imaginemos 2 cenários: 2 empresas iguais com carregadores nos seus parques, alimentados a partir dos próprios QE.
Uma oferece carregamentos aos colaboradores e a outra fatura-os.
Qual está correta?
Pela lei que proíbe a comercialização de energia, supostamente a segunda não estará legar.!!!!!
Mas na realidade em termos fiscais a segunda é que está a agir corretamente. A energia é um custo operacional no apuramento dos lucros sobre os quais é calculado o IRC. A empresa que não fatura a energia dos carregamentos vai pagar menos IRC, está a lesar o estado.
Sei que o @BrunoAlves está a ver isto, mas ainda assim devias mandar esse exemplo para a AMME poder levar o assunto a quem de direito... deve dar um meme giro a cara dos responsáveis perante este exemplo... :mrgreen:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Welectric talks

Mensagem por BrunoAlves » 03 abr 2022, 15:10

Acontece neste tema o mesmo que acontece com as redes "ilegais" a vender energia em unidades diversas. É até a AT se chatear.

No caso em concreto, a solução actual é usar a figura do DPC. Na empresa onde trabalho, por exemplo, há 80kW (a serem duplicados nos próximos dias) de painéis solares instalados e mesmo a frota da empresa tenta-se gerir para aproveitar as horas de maior produção. Não era tão fantástico o nosso CEME poder cobrar energia gerada localmente pelo investimento da empresa em renováveis e auto-consumo?
:roll:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

LFN
Mensagens: 394
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Welectric talks

Mensagem por LFN » 03 abr 2022, 22:30

Essa é a brilhante solução do nosso modelo, a empresa gastar dinheiro em carregadores para colocar os seus funcionários a pagarem a energia aos CEME aos preço do diesel, em vez contribuir para o desenvolvimento da mobilidade elétrica limitando-se a recuperar o custo da energia. Sinceramente...

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”