Welectric talks

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Welectric talks

Mensagem por cfvp » 29 mar 2022, 12:00

Vi agora no facebook esta discussão sobre a rede de carregamento em Portugal. Achei curioso que as pessoas à frente da UVE e miio têm Teslas. Será que usam a rede pública sequer? Ou usam só a rede ilegal da Tesla? :whistle: :twisted: :mrgreen:

Eu que uso com alguma regularidade a rede pública de carregamento já experienciei alguns dos defeitos do modelo. Para começar é mais complicado no fim do mês (ou meses) analisar todos os postos onde carreguei, o tempo que lá estive e o preço que supostamente iria pagar. Falando nisto do preço é bem possível o OPC mudar o esquema de cobrança do posto, depois os utilizadores que se amanhem a lembrarem-se do custo que estava quando carregaram. Sim, eu sei, o modelo permite apps como a miio, que me dão o custo na hora, mas isso não é uma obrigatoriedade. Portanto há CEMEs, como a Galp, que não oferecem esse serviço e nem têm que oferecer. Para mim é mesmo estranho ter um sistema tão "simples", tão bom para estatísticas, com uma EGME, mas esta funcionalidade não vir por defeito.

Alguém fez a comparação com os tarifários de carregamento dos telemóveis. Ao início parece um bom argumento, mas ao pensar melhor não é possível fazer essa comparação. No caso dos telemóveis, nós pagamos tudo a uma entidade, com um plafond simples e claro, não temos vários OPCs que usamos, com preços diferentes, cobrados ao kWh, minuto ou com ativações. Enfim. Ah e podemos sempre obter o quanto já consumimos, algo que não é possível com certos CEMEs, atualmente.

Outra coisa que me fez confusão é por um lado dizem que o sistema da Tesla é espetacular, mas por outro criticam a integração vertical e querem o CEME separado do OPC. :?
Também disseram que é complicado cobrar só por kWh, quando a Tesla faz basicamente isso. :lol:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Welectric talks

Mensagem por BrunoFonseca » 29 mar 2022, 13:36

Talvez não tenha compreendido que o que se pede é que se cumpra a legislação em vigor.
Os SUC que estão a funcionar não estão ilegais pois foi dado estatuto de excepção devido à carencia de postos que existia.

Quanto à miio lhe poder dar a app e a galp não, chama-se concorrencia e experiencia de cliente. Cada um escolhe aquele que melhor serve os seus interesses.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Welectric talks

Mensagem por Nonnus » 29 mar 2022, 14:07

sui generis encaixa que nem uma luva no nosso modelo.

Gostei da frontalidade do moderador.

O resto é mais do mesmo.

Consegue-se dizer que em Espanha a carteira de um utilizador parece o inspector gadget com 20 cartões para fazer uma viagem e no momento a seguir consegue-se dizer que existem mais de 20 CEMES onde se pode fazer contractos (só a ideia do contracto já é estupida como se tem vindo a ver) com qualquer um deles de forma gratuita. Com 20 CEMES se fizer um contracto com cada um a carteira não fica igual a de um espanhol na cabeça de alguns. :roll:
Última edição por Nonnus em 29 mar 2022, 14:30, editado 1 vez no total.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Welectric talks

Mensagem por BrunoFonseca » 29 mar 2022, 14:26

Nonnus Escreveu:
29 mar 2022, 14:07
sui generis encaixa que nem uma luva no nosso modelo.

Gostei da frontalidade do moderador.

O resto é mais do mesmo.
Já eu adorei o pragmatismo da Daniela.

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Welectric talks

Mensagem por cfvp » 29 mar 2022, 14:36

BrunoFonseca Escreveu:
29 mar 2022, 13:36
Talvez não tenha compreendido que o que se pede é que se cumpra a legislação em vigor.
Então porque não boicotam os SuCs e a rede do Continente até lá? Pois... :roll:
No entanto quando a legislação em vigor não serve os cidadãos deve ser alterada, como é óbvio, e não ficarmos na mesma do "respeitem a lei e deixa andar".
BrunoFonseca Escreveu:
29 mar 2022, 13:36
Os SUC que estão a funcionar não estão ilegais pois foi dado estatuto de excepção devido à carencia de postos que existia.
O presidente da Mobi.e disse que não foi isso, que não houve excepção nenhuma. Já não me recordo qual foi a justificação, teria que rever.
Os SuCs não estão ilegais?? Estão em espaços de acesso público alguns deles e não estão ligados à Mobi.e, como não?
BrunoFonseca Escreveu:
29 mar 2022, 13:36
Quanto à miio lhe poder dar a app e a galp não, chama-se concorrencia e experiencia de cliente. Cada um escolhe aquele que melhor serve os seus interesses.
Ah ok. Então é isso, é uma treta de modelo, quando uma funcionalidade tão básica e fundamental é opcional. Especialmente quando falam maravilhas porque podemos ter tantas informações sobre os carregamentos em Portugal. Tudo menos o preço na hora, isso é opcional. :lol: :lol:
Nonnus Escreveu:
29 mar 2022, 14:07
sui generis encaixa que nem uma luva no nosso modelo.

Gostei da frontalidade do moderador.

O resto é mais do mesmo.

Consegue-se dizer que em Espanha a carteira de um utilizador parece o inspector gadget com 20 cartões para fazer uma viagem e no momento a seguir consegue-se dizer que existem mais de 20 CEMES onde se pode fazer contractos (só a ideia do contracto já é estupida como se tem vindo a ver) com qualquer um deles de forma gratuita. Com 20 CEMES se fizer um contracto com cada um a carteira não fica igual a de um espanhol na cabeça de alguns. :roll:
Também gostei do moderador.
A juntar aos 20 CEMES é juntar mais não sei quantos OPCs. Depois cada CEME pode ter preços a variar conforme a hora. Os OPCs podem ter preços com kWh, minuto ou ativação, ou algum misto disto tudo. Mobilidade elétrica....simplificada. :mrgreen:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Welectric talks

Mensagem por BrunoAlves » 29 mar 2022, 14:45

- "Mas para saber quanto é que vai pagar precisa da Miio"
- "Isso é um falso problema porque também não estamos preocupados quanto é que gastamos aqui".
Certíssimo :doh:

Foi a melhor conversa que ouvi em muito tempo sobre o tema da rede pública. Com toda a certeza o "amen" do costume, mas com discussões sobre bons temas e com uma acutilância do moderador que é, infelizmente, pouco comum nestas coisas.

Foi engraçado que já várias vezes se disse que foi a MobiE que deu autorização à Tesla para abrir no passado, o seu presidente disse de caras que não.
Diz-se muita coisa, de facto :mrgreen:

E sim, a cena do Inspetor Gadget foi muito giro de ver. Nota-se bem que andam muito de VE :lol: Talvez devessem pedir conselhos a quem o faz, sempre evitavam as barbaridades.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Welectric talks

Mensagem por BrunoFonseca » 29 mar 2022, 15:03

cfvp Escreveu:
29 mar 2022, 14:36
BrunoFonseca Escreveu:
29 mar 2022, 13:36
Talvez não tenha compreendido que o que se pede é que se cumpra a legislação em vigor.
Então porque não boicotam os SuCs e a rede do Continente até lá? Pois... :roll:
No entanto quando a legislação em vigor não serve os cidadãos deve ser alterada, como é óbvio, e não ficarmos na mesma do "respeitem a lei e deixa andar".
BrunoFonseca Escreveu:
29 mar 2022, 13:36
Os SUC que estão a funcionar não estão ilegais pois foi dado estatuto de excepção devido à carencia de postos que existia.
O presidente da Mobi.e disse que não foi isso, que não houve excepção nenhuma. Já não me recordo qual foi a justificação, teria que rever.
Os SuCs não estão ilegais?? Estão em espaços de acesso público alguns deles e não estão ligados à Mobi.e, como não?
BrunoFonseca Escreveu:
29 mar 2022, 13:36
Quanto à miio lhe poder dar a app e a galp não, chama-se concorrencia e experiencia de cliente. Cada um escolhe aquele que melhor serve os seus interesses.
Ah ok. Então é isso, é uma treta de modelo, quando uma funcionalidade tão básica e fundamental é opcional. Especialmente quando falam maravilhas porque podemos ter tantas informações sobre os carregamentos em Portugal. Tudo menos o preço na hora, isso é opcional. :lol: :lol:
Nonnus Escreveu:
29 mar 2022, 14:07
sui generis encaixa que nem uma luva no nosso modelo.

Gostei da frontalidade do moderador.

O resto é mais do mesmo.

Consegue-se dizer que em Espanha a carteira de um utilizador parece o inspector gadget com 20 cartões para fazer uma viagem e no momento a seguir consegue-se dizer que existem mais de 20 CEMES onde se pode fazer contractos (só a ideia do contracto já é estupida como se tem vindo a ver) com qualquer um deles de forma gratuita. Com 20 CEMES se fizer um contracto com cada um a carteira não fica igual a de um espanhol na cabeça de alguns. :roll:
Também gostei do moderador.
A juntar aos 20 CEMES é juntar mais não sei quantos OPCs. Depois cada CEME pode ter preços a variar conforme a hora. Os OPCs podem ter preços com kWh, minuto ou ativação, ou algum misto disto tudo. Mobilidade elétrica....simplificada. :mrgreen:
Porque é que não se boicota? Facil, porque não parece fazer parte dos princípios da associação que celebrava o 6 aniversario da sua apresentacao pública, o estar do contra só porque sim. Isso é para outros, que preferem destruir pontes em vez de as criar, como fica bem patente em todas as respostas que faz ao meu comentário.

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Welectric talks

Mensagem por cfvp » 29 mar 2022, 15:15

BrunoAlves Escreveu:
29 mar 2022, 14:45
E sim, a cena do Inspetor Gadget foi muito giro de ver. Nota-se bem que andam muito de VE :lol: Talvez devessem pedir conselhos a quem o faz, sempre evitavam as barbaridades.
Acredito que andem muito de VE, mas é de Tesla, nos SuCs ilegais. :twisted: :lol:
BrunoFonseca Escreveu:
29 mar 2022, 15:03
Porque é que não se boicota? Facil, porque não parece fazer parte dos princípios da associação que celebrava o 6 aniversario da sua apresentacao pública, o estar do contra só porque sim. Isso é para outros, que preferem destruir pontes em vez de as criar, como fica bem patente em todas as respostas que faz ao meu comentário.
Eu não quero destruir nada, muito pelo contrário. Quero a rede Tesla a operar como opera em qualquer outro país. Assim como quero que as empresas tenham liberdade de escolher se querem fazer parte da rede pública ou não. Você é que está contra as redes da Tesla e Continente porque estão "fora da lei", mas se calhar vai carregar ao Continente na mesma.
Diz que a UVE não vai ser do contra só porque sim, mas ela está mesmo contra essas 2 redes na forma atual. E tudo bem, têm a sua visão. Só que depois continuam a usá-la e promovê-la, como se nada fosse.

Engraçado que não respondeu. Afinal alguns dos SuCs estão ilegais e a funcionar ou não?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Welectric talks

Mensagem por BrunoFonseca » 29 mar 2022, 15:23

cfvp Escreveu:
29 mar 2022, 15:15
Eu não quero destruir nada, muito pelo contrário. Quero a rede Tesla a operar como opera em qualquer outro país. Assim como quero que as empresas tenham liberdade de escolher se querem fazer parte da rede pública ou não. Você é que está contra as redes da Tesla e Continente porque estão "fora da lei", mas se calhar vai carregar ao Continente na mesma.
Diz que a UVE não vai ser do contra só porque sim, mas ela está mesmo contra essas 2 redes na forma atual. E tudo bem, têm a sua visão. Só que depois continuam a usá-la e promovê-la, como se nada fosse.

Engraçado que não respondeu. Afinal alguns dos SuCs estão ilegais e a funcionar ou não?
Talvez não tenha lido o meu comentário inicial
Aos primeiros suc foi-lhes dada autorização para funcionarem (se nao estou em erro, por parte da erse e dgeg), logo, se lhes foi dada essa autorização, não estão ilegais.
Quanto aos que estão por abrir, e se as entidades competentes indicam que não podem abrir é porque não respeitam algum ponto das normas. Note-se que não sou jurista, pelo que se pretende um parecer, deverá consultar um.
Mas se o que quer os suc da tesla a funcionar, então devia estar satisfeito com o anúncio que o Luis Barroso fez, isto é, que até ao final do ano a situação ficará ultrapassada.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Welectric talks

Mensagem por Nonnus » 29 mar 2022, 17:23

BrunoAlves Escreveu:
29 mar 2022, 14:45
- "Mas para saber quanto é que vai pagar precisa da Miio"
- "Isso é um falso problema porque também não estamos preocupados quanto é que gastamos aqui".
Certíssimo :doh:
Foi umas atrás de outras. Para enumerar todas as asneiras que foram dizendo levava tanto tempo como o tempo que levou a conversa.

Na casa dele também deve pagar ao OPC (tempo) e ao CEME (kWh) em que não sabe o preço do kWh. Será que esta gente consegue perceber as asneiras que foram dizendo? Ficou claro que para qualquer um deles o preço dos carregamentos é uma não questão. Um não se preocupa quanto paga por mês em telecomunicações, o outro não se preocupa quanto paga de luz em casa. Belos ordenados que dá para viver sem preocupações de quanto se gasta.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”