Welectric talks

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Welectric talks

Mensagem por BrunoFonseca » 30 mar 2022, 12:19

Brunus Escreveu:
30 mar 2022, 12:05
Mas essa diretiva vai obrigar à existência de uma EGME em todos os países, à obrigação de todos os postos estarem ligadas à mesma, e à criação das figuras do OPC e CEME?
Vai obrigar a uma EGME em cada país.
Em Portugal, como já foi referido até à exaustão, e existência da figura CEME está condicionada a outras leis que não a da ME.
Talvez segundo a lei, seja o OPC que cria mais ruido no modelo, pois se apenas fossem permitidos CEME (que são obrigatoriamente OPC) essa discussão da duplicação de entidades não existia. O lado negativo seria existir muito menos investimento nos postos instalados.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Welectric talks

Mensagem por Nonnus » 30 mar 2022, 12:26

BrunoAlves Escreveu:
30 mar 2022, 11:54
rnlcarlov Escreveu:
30 mar 2022, 11:07
A app com maior abrangência é a da Iberdrola. (...) mas de resto foi graças a esta app que fiz mais de 5000km em Espanha.
Mas o que conta lá é a tua experiência? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Conta muito mais alguém que diz que para fazer uma viagem de 1000km em espanha precisas de 20 cartões e uma carteira tipo "Inspector Gadget". :mrgreen:
Esqueceste-te de mencionar que ele fá-lo num ioniq 28 em que o numero de carregamentos tem de ser muito maior que por exemplo num long range. Pequenos pormenores que fazem toda a diferença para mostrar as asneiras que se disseram.
BrunoAlves Escreveu:
30 mar 2022, 11:54
O que alguns tipos para aí defendem é que "bastará" ao OPC tornar-se CEME e ser-lhe permitido tratar directamente com os Utilizadores para satisfazer essa parte do setor eléctrico (há outras) e assim agradar a toda a gente.
Engraçado alguns defenderem isso e ao mesmo tempo defendem que uma das maravilhas deste sistema é teres a possibilidade de empresas pequenas entrarem na ME, porque o custo esta em ser CEME. Mas depois dizem para o OPC se tornar CEME para haver essa facilidade de comunicação com o cliente. Sou só eu que vejo a justificação a cair por terra?

Então isto não prejudica os pequenos que nunca chegarão a CEME por falta de meios e assim só os grandes podem ter uma carteira de clientes?

Tenta-se justificar um conceito e ao mesmo tempo consegue-se destrui-lo por completo.

As pequenas empresas entram na ME como OPC de outra forma não tinham como entrar, mas nunca chegarão a ter uma carteira de clientes, para isso tornem-se CEME. Ups mas o custo esta em ser CEME! Alto, vamos lá recapitular outra vez.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Welectric talks

Mensagem por cfvp » 30 mar 2022, 13:00

rimsilva Escreveu:
30 mar 2022, 11:37
Olha para o que eu digo e não olhes para o que eu faço... É a velha maxima da falta de coerência e até dos "Jobs for the boys".
Eu até percebo a UVE, eles não querem destruir pontes, querem levar a mobilidade elétrica mais além. Promover e usar a rede do Continente e Tesla faz isso mesmo. Só que por um lado estão a favor do modelo, mas por outro usam e promovem redes que estão basicamente ilegais e à margem do modelo, é um pouco contraditório. É uma situação lixada. Por isso é que acho que deviam deixar as empresas escolher como querem operar, se querem operar na rede pública muito bem, senão façam como a Tesla e o Continente. Claramente ninguém tem problemas com isso (tirando o facto de estarem ilegais).
Última edição por cfvp em 30 mar 2022, 13:02, editado 1 vez no total.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Welectric talks

Mensagem por rimsilva » 30 mar 2022, 13:02

BrunoFonseca Escreveu:
30 mar 2022, 12:19


Vai obrigar a uma EGME em cada país.
Não vai obriga a nenhuma EGME, o que irá existir é uma plataforma que liga os intervenientes: OPC e prestadores de serviços de mobilidade.
BrunoFonseca Escreveu:
30 mar 2022, 12:19
Em Portugal, como já foi referido até à exaustão, e existência da figura CEME está condicionada a outras leis que não a da ME.
Talvez segundo a lei, seja o OPC que cria mais ruido no modelo, pois se apenas fossem permitidos CEME (que são obrigatoriamente OPC) essa discussão da duplicação de entidades não existia. O lado negativo seria existir muito menos investimento nos postos instalados.
Que grande trapalhada de conceitos. Porque será que existe então essa burocracia de duplicação de entidades?

Porque será que agora os CEME são obrigatoriamente OPC e antes estavam proibidos de o ser? Eu explico, porque o lobbie da energia e os "Job for the boys" que existem em Portugal obrigaram a que assim fosse, assim que perceberam que estavam a infringir a regulamentação comunitária, mas um exemplo da sua falta de coerência e pouca credibilidade.
cfvp Escreveu:
30 mar 2022, 13:00
rimsilva Escreveu:
30 mar 2022, 11:37
Olha para o que eu digo e não olhes para o que eu faço... É a velha maxima da falta de coerência e até dos "Jobs for the boys".
Eu até percebo a UVE, eles não querem destruir pontes, querem levar a mobilidade elétrica mais além. Promover e usar a rede do Continente e Tesla faz isso mesmo. Só que por um lado estão a favor do modelo, mas por outro usam e promovem redes que estão basicamente ilegais e à margem do modelo, é um pouco contraditório. É uma situação lixada. Por isso é que acho que deviam deixar as empresas escolher como querem operar, se querem operar na rede pública muito bem, senão façam como a Tesla e o Continente. Claramente ninguém tem problemas com isso (tirando o facto de estarem ilegais).
No essencial concordo com o que referes, mas (existe sempre um mas) há que ter algum cuidado na protecção do utilizador de VE, por isso é fundamental que existam algumas regras, não podemos cair no 8 (redes todas dispersas e sem critérios para uma concorrência justa) nem no 80 (burocracias para proteger o lobby da energia, carregamentos sem preços claro e sobretudo, ser sempre o utilizador final a pagar a fatura de tudo isto).

E essa regras estão a surgir da EU, mas teremos que ter muito cuidado com aquilo que se passa em Portugal, porque será tentendo a todo o custo "vender" a ideia que aquilo que a legislação Europeia quer é o "modelo" de Portugal, de forma a que se continue a manter os lobbies atuais.

edit: texto adicionado a vermelho
Última edição por rimsilva em 30 mar 2022, 15:57, editado 4 vezes no total.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Welectric talks

Mensagem por Erbium » 30 mar 2022, 13:47

BrunoFonseca Escreveu:
30 mar 2022, 11:56
O primeiro comentário nem sequer merece resposta, pois é um mero preconceito seu.
Preconceito?! Preconceito porque?!
Só perguntei se há alguém que resolve em 2 semanas porque vamos esperar 9 meses? Consegue responder ou é mais uma que fica por?
BrunoFonseca Escreveu:
30 mar 2022, 11:56
"Qual interoperacionalidade?", Aquela que lhe permite usar 2500 postos e quase 5000 tomadas em território nacional
2500 é a contar com Continente e Tesla? :lol:
BrunoFonseca Escreveu:
30 mar 2022, 11:56
Referia-me às leis existentes ao nível da comercialização de energia. Sabe que constitucionalmente não se podem criar leis que violem outras. A lei da ME tinha obrigatoriamente que respeitar, entre outras, a lei que regula a comercialização de energia. Mas mais uma vez, isso nem sequer devia interessar ao utilizador.
Qual a lei que iria ser contrariada se não se legislasse a necessidade de CEME + OPC + EGME?
BrunoFonseca Escreveu:
30 mar 2022, 11:56
Claro. É perfeitamente normal que se quiser aceder a informação de mercado, ou tenha que pertencer ao mesmo ou então terá de adquirir a informação, e essa tem um preço. Este comentário mostra que sabe muito pouco de negócios em geral.
Sim tem um preço e podia ser uma subscrição ou tantos outros modos existentes há anos... mas o que disse foi que provavelmente não existia Miio, é mentira, ponto.
Mas e onde a Miio vai ler a informação dos postos? À EGME certo? Porque não é a EGME que fornece este serviço já que lhe pagamos a dizima nos carregamentos e com os nossos impostos? Serve para que os milhões que lá se mete? Ah pois não podemos falar de taxas e taxinhas porque isso é ser velho do restelo, temos de pagar e não bufar.
BrunoFonseca Escreveu:
30 mar 2022, 11:56
Os postos da Tesla que estão em funcionamento não estão ilegais.
Conforme a citação que coloquei e dito pelo presidente de UVE tiveram regime de excepção mas agora estão ilegais.
BrunoFonseca Escreveu:
30 mar 2022, 11:56
Talvez não compreenda o funcionamento do mercado ibérico de energia, nem saiba que o valor do MWh atingiu os 500€ quando há dois anos estava por volta dos 60€. Mas a maravilha do modelo é que existe concorrência, e pode optar por outro comercializador de energia.
Percebo talvez voce não perceba é o que queria mostrar ou não queria perceber... o OPC responsável pelo posto (compra, manutenção, reparação, etc...) recebe 0,80€ de 21.53€!!!
BrunoFonseca Escreveu:
30 mar 2022, 11:56
pois diz. pode mostrar a imagem com o comparativo de outros CEME... pois não dá jeito não é...?
Pode usar o CEME que quiser o OPC vai continuar a receber 0,80€!!

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Welectric talks

Mensagem por BrunoAlves » 30 mar 2022, 14:34

Nonnus Escreveu:
30 mar 2022, 12:26
Engraçado alguns defenderem isso e ao mesmo tempo defendem que uma das maravilhas deste sistema é teres a possibilidade de empresas pequenas entrarem na ME, porque o custo esta em ser CEME. Mas depois dizem para o OPC se tornar CEME para haver essa facilidade de comunicação com o cliente. Sou só eu que vejo a justificação a cair por terra?
Não, percebeste mal. Erro meu que quis fazer uma piadola e saiu ao lado. A ver se não levo um estalo por uma má piada, que agora está na moda :doh: :mrgreen:

O que se falou na talk foi haverem OPC que também são CEME e, nesse contexto, poderem ter condições especiais nos postos por si operados.
"Os tipos" que defendem que o OPC se torne CEME é mesmo a AMME. Como foi dito a figura do CEME é incontornável porque é um requisito do sector eléctrico e ninguém quer mexer muito aí :mrgreen: Mas o CEME só é a entidade que agrega a faturação e autenticação dos postos porque a lei nacional da ME assim o define. E é essa mesma legislação que impede que um OPC trate directamente com os Utilizadores (algo que o Regulamento Europeu claramente contraria).
O OPC não é uma figura dispensável porque é aquela que a legislação europeia consagra (e em última instância, quem interessa na realidade para que existam postos. Então a solução (e a nossa proposta) é que os OPC satisfaçam o mercado energético ao serem CEME, mas só na parte necessária à venda de energia. Ou seja, os "Promotores" (nome temporário que apenas pretende diferenciar os OPC do modelo dos "OPC que funcionarão fora do modelo" - no final serão todos OPC) são entidades que agregam as responsabilidades, os papéis quer dos OPC (do ponto de vista técnico) quer dos CEME (do ponto de vista da energia).
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Welectric talks

Mensagem por BrunoFonseca » 30 mar 2022, 14:38

Erbium Escreveu:
30 mar 2022, 13:47
Só perguntei se há alguém que resolve em 2 semanas porque vamos esperar 9 meses? Consegue responder ou é mais uma que fica por?
Há mais alguma coisa que quer que lhe responda? Não sabia que tinha de comentar tudo, mas vamos a isso. Se vamos esperar 9 meses, então terá de perguntar à Tesla.
Erbium Escreveu:
30 mar 2022, 13:47
2500 é a contar com Continente e Tesla? :lol:
Pelos visto não viu o video com atenção. Os números apresentados apenas dizem respeito aos postos que têm ligação à EGME, logo Continente e Tesla não estão a ser contabilizados
Erbium Escreveu:
30 mar 2022, 13:47
Qual a lei que iria ser contrariada se não se legislasse a necessidade de CEME + OPC + EGME?
Fica abaixo um link para se instruir:
https://www.erse.pt/media/ahihu35w/legi ... ev2021.pdf
Erbium Escreveu:
30 mar 2022, 13:47
Sim tem um preço e podia ser uma subscrição ou tantos outros modos existentes há anos... mas o que disse foi que provavelmente não existia Miio, é mentira, ponto.
Mas e onde a Miio vai ler a informação dos postos? À EGME certo? Porque não é a EGME que fornece este serviço já que lhe pagamos a dizima nos carregamentos e com os nossos impostos? Serve para que os milhões que lá se mete? Ah pois não podemos falar de taxas e taxinhas porque isso é ser velho do restelo, temos de pagar e não bufar.
Aceda ao site da Mobi.e e econtrará essa informação nos relatórios. É de facto um problema o pessoal afirmar coisas sem se informar primeiro
Erbium Escreveu:
30 mar 2022, 13:47
Conforme a citação que coloquei e dito pelo presidente de UVE tiveram regime de excepção mas agora estão ilegais.
Caramba. Os que abriram e tiveram o regime de excepção não estão ilegais. Os que estão prontos é que não podem abrir pois não lhes foi dada a mesma excepção
Erbium Escreveu:
30 mar 2022, 13:47
Percebo talvez voce não perceba é o que queria mostrar ou não queria perceber... o OPC responsável pelo posto (compra, manutenção, reparação, etc...) recebe 0,80€ de 21.53€!!!
Ser OPC, como já referi, não é o melhor negócio. Do ponto de vista do utilizador é indiferente para que entidade vai o dinheiro. Do ponto de vista do operador é obvio que as contas têm de ser bem feitas, mas considerando que temos mais de 40 OPC aparentemente as coisas até aparentam estar a correr bem. Ora, 0,80€ por carregamento, mesmo que faça em média 5 por dia dá 4€ x 365 = 1460€ por ano. Um PCN custa cerca de 4.000€, significa isto que amortiza o posto em menos de 4 anos. É claro que isto são contas de merceeiro, e que há despesas e afins, mas quanto maior for a dimensão do OPC (nº de postos) mais diluídos ficam os custos fixo.
Mas a questão é, porque não ser também CEME e dar benefícios quando sao utilizados os seus postos.
Pela enésima vez, digo que falta visão comercial aos players e estes é que são responsáveis pela má experiencia que temos.
Erbium Escreveu:
30 mar 2022, 13:47
Pode usar o CEME que quiser o OPC vai continuar a receber 0,80€!!
Respondido acima

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Welectric talks

Mensagem por cfvp » 30 mar 2022, 15:14

BrunoFonseca Escreveu:
30 mar 2022, 14:38
Erbium Escreveu:
30 mar 2022, 13:47
Conforme a citação que coloquei e dito pelo presidente de UVE tiveram regime de excepção mas agora estão ilegais.
Caramba. Os que abriram e tiveram o regime de excepção não estão ilegais. Os que estão prontos é que não podem abrir pois não lhes foi dada a mesma excepção
Extraído do vídeo da conversa, dito pelo Henrique Sanchez:
...Foi permitido à Tesla instalar esses carregadores, sabendo desde o início que não cumpria a totalidade daquilo que era requerido. Passaram-se anos e chegámos a um momento em que a rede já suporta confortavelmente os veículos elétricos em circulação. E à Tesla foi dito pela tutela, tanto quanto sabemos, que tínhamos que tratar dos supercarregadores que não estavam a cumprir escrupulosamente o que era a legislação portuguesa. E nesse momento em que havia conversações entre a tutela e a Tesla, eu, como proprietário Tesla, vejo que a Tesla resolve abrir mais 2 supercarregadores, que não cumpriam tudo o que a lei prevê e obviamente que a entidade responsável por isso, não permitiu que essa abertura fosse realizada.
Mas mesmo que essa excepção estivesse em vigor. Ah então tudo bem, podem fazer concorrência "desleal" como alguns dizem, desde que tenham recebido uma excepção há vários anos...
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Welectric talks

Mensagem por Erbium » 30 mar 2022, 15:20

BrunoFonseca Escreveu:
30 mar 2022, 14:38
Há mais alguma coisa que quer que lhe responda? Não sabia que tinha de comentar tudo, mas vamos a isso. Se vamos esperar 9 meses, então terá de perguntar à Tesla.
Mas primeiro a Daniela sabe resolver em 2 semanas, depois a Mobi.e diz 9 meses, agora é perguntar à Tesla... aqui há tempos até li dizerem que ia ser na semana que surgiu a AMME mas que isso estragou tudo! :lol:
BrunoFonseca Escreveu:
30 mar 2022, 14:38
Pelos visto não viu o video com atenção. Os números apresentados apenas dizem respeito aos postos que têm ligação à EGME, logo Continente e Tesla não estão a ser contabilizados
Pelos vistos não sabe o que é ironia...
Mas até a própria Mobi.e que conta mortos, desaparecidos e por ai fora não chega aos 2200!
BrunoFonseca Escreveu:
30 mar 2022, 14:38
Fica abaixo um link para se instruir:
https://www.erse.pt/media/ahihu35w/legi ... ev2021.pdf
Deve ser como a resposta das propostas da UVE, para ir ver no site... esse pdf é um bocado grande para cair na mesma! :lol:
BrunoFonseca Escreveu:
30 mar 2022, 14:38
Aceda ao site da Mobi.e e econtrará essa informação nos relatórios. É de facto um problema o pessoal afirmar coisas sem se informar primeiro
Em tempo já vi esses relatórios, contemplava vários ordenados bem chorudos, não percebo como não dá para ter pessoas competentes a desenvolver um app, novas propostas de lei, etc, etc..
BrunoFonseca Escreveu:
30 mar 2022, 14:38
Caramba. Os que abriram e tiveram o regime de excepção não estão ilegais. Os que estão prontos é que não podem abrir pois não lhes foi dada a mesma excepção
Caramba, como eu disse não foi o que o presidente da UVE referiu!
BrunoFonseca Escreveu:
30 mar 2022, 14:38
Ser OPC, como já referi, não é o melhor negócio. Do ponto de vista do utilizador é indiferente para que entidade vai o dinheiro. Do ponto de vista do operador é obvio que as contas têm de ser bem feitas, mas considerando que temos mais de 40 OPC aparentemente as coisas até aparentam estar a correr bem.
Ao que parece mais de 50% dos OPC têm menos de 10 postos, 40% menos de 5... ou seja, se se informasse, como tanto recomenda, se calhar percebia que só os grandes players é que talvez lucrem com postos e que a maioria dos OPC têm postos porque a isso são obrigados para serem CEME?
BrunoFonseca Escreveu:
30 mar 2022, 14:38
Ora, 0,80€ por carregamento, mesmo que faça em média 5 por dia dá 4€ x 365 = 1460€ por ano. Um PCN custa cerca de 4.000€, significa isto que amortiza o posto em menos de 4 anos.
Seguros exigidos, reparações, rh, etc... facilmente passam esses 1460€/ano e depois o CEME recebe várias vezes mais com muito menos encargos e/ou responsabilidades mas isto digo eu que não percebo de negócio! Como não amar o modelo :roll:

LFN
Mensagens: 394
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Welectric talks

Mensagem por LFN » 31 mar 2022, 00:12

A nova diretiva europeia diz claramente que os operadores dos postos podem adquirir energia junto do comercializador que entenderem, o que pressupõe a revenda aos utilizadores. Em lado nenhum preconiza a figura do CEME. Vai ser giro de implementar na Tugalândia. :clap:

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”