Welectric talks

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Welectric talks

Mensagem por Erbium » 30 mar 2022, 11:24

BrunoFonseca Escreveu:
29 mar 2022, 19:46
Terá sido a da Daniela, quando referiu que em 2 semanas resolvia o problema da Tesla?
Terão sido as do Luis Barroso sobre o piloto dos postos alimentados com energia solar; ou o triplicar da rede este ano; ou ainda a situação da Tesla também ficar fechada este ano?
O Luis Barroso podia pedir ajuda à Daniela, 2 semanas é melhor que 9 meses...
BrunoFonseca Escreveu:
29 mar 2022, 19:46
Terá sido a interoperacionalidade mencionada pelo Ferraz?
Qual interoperacionalidade?
BrunoFonseca Escreveu:
29 mar 2022, 19:46
Nota que os principais "bottlenecks" do modelo estão na legislação que em nada está relacionada com a ME.
A lei criada para a ME obriga a existência de CEME, OPC e EGME, só aqui vejo 2 "bottlenecks"! :roll:
BrunoFonseca Escreveu:
29 mar 2022, 19:46
Outra questão que me assombra é como é que os inúmeros fans da MIIO se apresentam contra o modelo da ME? Sem este modelo muito provavelmente não existiria MIIO, e teríamos que andar com milhares de apps para saber onde estão os posto. Ou pior... talvez nem tivéssemos a rede com a capilaridade que temos.
Salvo erro, a Miio quando surgiu não era CEME, se calhar sem o modelo maravilhoso que gerou a figura CEME continuavam a existir como qualquer outra empresa que cria software.
cfvp Escreveu:
29 mar 2022, 22:32
Foi-lhes dada autorização há uns anos, mas agora estão ilegais. Se ouvir aquilo que o Henrique Sanchez diz na conversa (01:05:00), fica bem claro que a Tesla neste momento está numa situação ilegal.
E ele para manter a coerência não carrega lá o seu Tesla, certo? :roll:
LFN Escreveu:
30 mar 2022, 00:04
Mais algum país tem a figura do CEME? Para que serve esta figura senão para:

- ficar com a margem assegurada no negócio vendendo energia ao preço de ouro ao consumidor final, sem ter de se esforçar nadinha para fornecer com preços competitivos e por atacado ao OPC, o que leva os preços portugueses para o nível em que apenas compensa a quem carregar essencialmente em casa, senão sai ao preço do gasóleo;

- deixar o custo e o risco todo do lado do OPC, tendo este apenas acesso a uma parcela do negócio naturalmente o incentivo para investir é muito menor;

- ao dividir o custo final por CEME+OPC, tornar o preço final totalmente opaco, o que não devia sequer ser permitido pelas regras de proteção do consumidor e é contrariado pela nova Diretiva Europeia (naturalmente!) que está em fase de conclusão;

- Liquidar a vantagem da rede única em termos de roaming, pois qualquer operador estrangeiro que queira fazer acordos em Portugal ou tem de se constituir como CEME ou fazer acordo com um, ambos processos com custos desinteressantes; por alguma razão tenho um cartão que permite carregar em milhares de postos de todos os países europeus via acordos de roaming (precisamos mesmo de cartão único ou de acordos de roaming?), havendo um único país europeu com zero postos para carregar (Portugal). Refiro-me ao Chargemap, mas há outros exemplos, para não falar na Ionity que para entrar em Portugal tem os seus postos isolados do resto da europa na app da empresa.

Enquanto não nos livramos da figura do CEME não vamos a lado nenhum.
:clap: :clap:
O estado de graça do maravilhoso modelo:
photo5918153201322932478.jpg
BrunoFonseca Escreveu:
30 mar 2022, 09:53
haverá sempre alguém com o discurso mesquinho como aquele que invade as redes sociais e que é sempre acompanhado pelo "taxas e taxinhas"... gente que nunca olhou para a sua factura de electricidade doméstica e que depois insiste em repetir o que os outros dizem... enfim...
Acho que a imagem acima diz tudo

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Welectric talks

Mensagem por rimsilva » 30 mar 2022, 11:37

cfvp Escreveu:
29 mar 2022, 14:36
Então porque não boicotam os SuCs e a rede do Continente até lá? Pois... :roll:
No entanto quando a legislação em vigor não serve os cidadãos deve ser alterada, como é óbvio, e não ficarmos na mesma do "respeitem a lei e deixa andar".
:lol:
Olha para o que eu digo e não olhes para o que eu faço... É a velha maxima da falta de coerência e até dos "Jobs for the boys".

É uma tristeza ver e ouvir pessoas que se intitulam de defensores da ME e deste modelo quadrado, mas depois compactuam com "ilegalidades", mais grave ainda é ver que essas mesmas pessoas, num passado recente, estavam "convictas" que a Tesla sabia o que fazia e que por isso, estavam a operar de forma legal.
Quando ao que parece a Tesla foi no conto do vigário e acredito em gente da mobi.e, probres coitados, não faziam ideia de com quem se estavam a meter :lol:

A rede continente, a mesma coisa, estou à vontade para falar, porque sempre disse que os postos do Continente eram ilegais à luz da legislação actual, que achava que era concorrência desleal para os operadores com atividades no Lidl, Auchan, etc... Por isso, NUNCA carreguei o meu VE num posto continente!

Mas também devo ter sido das pessoa que aqui no forum, mais vezes disse que a lei tinha de mudar e tinha esperança que um dia a UE iria acabar com a pouca vergonha que é a falta de liberdade de um operador de postos de carregamento excercer a sua atividade à luz da legislação europeia.

Essa realidade parece cada vez mais próxima, isto apesar de em Portugal se continuar a tentar enganar as pessoas com a ideia errada de que sem EGME/mobi.e tura será obscuro, mentira, não há apenas uma verdade absoluta e este modelo em Portugal prejudica mais do que o que beneficia os utilizadores, queremos mais liberdade e mais postos como o continente e Tesla, dentro da lei, mas nunca da lei atual.

Curioso verificar que no ultimo mês a única preocupação da ME em Portugal passou a ser a de "como melhor a rede carregamentos", agora anda tudo preocupado com melhoras, com os carregamentos em Espanha, porque será? :think:

Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: Welectric talks

Mensagem por Brunus » 30 mar 2022, 11:50

BrunoFonseca Escreveu:
30 mar 2022, 09:53
...

Sobre as redes do Continente e Tesla:
- Diria que assim que os CEME poderem comercializar a sua própria energia, deixará de ser problema para o Continente fazer parte integrante da rede
- Sobre a Tesla, parece-me mais ser um "birra de menino rico" por parte da marca, mas considerando que quando a UE "obrigou" a Tesla a mudar para CCS em vez das tomadas que utilizavam e ainda o facto de estarem a permitir que outras marcas carreguem nos seus posto, parece-me que terão mais interesse adaptar o seu sistema de forma a cumprir com a legislação em vigor em Portugal do que o inverso.
...
O próprio Musk já explicou isso num tweet: a Tesla criou o seu próprio conector porque não havia nenhum standard na altura.

Quando entraram na Europa, a Type2 já era standard "de facto", e o ModelS e ModelX já vieram com esse conector embora ligeiramente alterado.
Mas mesmo nesta altura não existia ainda qualquer obrigatoriedade de CCS, por isso mesmo os Leaf 1ª geração vieram com Type1 e Chademo.

Acerca da Tesla se adaptar a Portugal, sinceramente não estou a ver isso a acontecer. Portugal é que se deveria adaptar ao que o resto da UE faz!
Somos demasiado pequenos e insignificantes para impor o quer que seja diferente do que se faz no resto da UE, aliás não é essa a razão de estarmos na UE também? Beneficiar de um mercado único e das mesmas inovações que o resto da UE beneficia?

Acreditas mesmo que um dos países mais pequenos e com um dos poderes de compra mais baixos da UE, onde se não fossem os incentivos fiscais para empresas a Tesla não teria vendido 1/4 das viaturas que vendeu até agora, tem capacidade para influenciar o quer que seja na Tesla?
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Welectric talks

Mensagem por BrunoAlves » 30 mar 2022, 11:54

rnlcarlov Escreveu:
30 mar 2022, 11:07
A app com maior abrangência é a da Iberdrola. (...) mas de resto foi graças a esta app que fiz mais de 5000km em Espanha.
Mas o que conta lá é a tua experiência? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Conta muito mais alguém que diz que para fazer uma viagem de 1000km em espanha precisas de 20 cartões e uma carteira tipo "Inspector Gadget". :mrgreen:
LFN Escreveu:
30 mar 2022, 00:04
Mais algum país tem a figura do CEME?
Não. Mas como foi dito e bem na talk, há regras do setor eléctrico que colidem com algumas das "liberdades" que vemos lá fora. O que as regras do setor eléctrico determinam é que é necessário ser-se comercializador para poder vender electricidade. A figura do CEME é incontornável até se querer mexer nessas regras, algo que é muito mais complexo do que apenas as regras da ME. O que alguns tipos para aí defendem é que "bastará" ao OPC tornar-se CEME e ser-lhe permitido tratar directamente com os Utilizadores para satisfazer essa parte do setor eléctrico (há outras) e assim agradar a toda a gente.

Uma coisa que fiquei de queixo caído e fiquei muito surpreso de não se ter insistido nisso:
A determinada altura o moderador pergunta por redes mistas, em que o operador podia interagir directamente com os seus cliente e, ao mesmo tempo, estar na rede pública. Foi uma solução hipotética que discutimos neste fórum algumas vezes, em relação à rede Continente.
O presidente da MobiE respondeu com a figura do DPC. :o Ou eu percebi mal a questão ou então falhou ali algo :doh:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Welectric talks

Mensagem por BrunoFonseca » 30 mar 2022, 11:56

Erbium Escreveu:
30 mar 2022, 11:24
BrunoFonseca Escreveu:
29 mar 2022, 19:46
Terá sido a da Daniela, quando referiu que em 2 semanas resolvia o problema da Tesla?
Terão sido as do Luis Barroso sobre o piloto dos postos alimentados com energia solar; ou o triplicar da rede este ano; ou ainda a situação da Tesla também ficar fechada este ano?
O Luis Barroso podia pedir ajuda à Daniela, 2 semanas é melhor que 9 meses...
BrunoFonseca Escreveu:
29 mar 2022, 19:46
Terá sido a interoperacionalidade mencionada pelo Ferraz?
Qual interoperacionalidade?
BrunoFonseca Escreveu:
29 mar 2022, 19:46
Nota que os principais "bottlenecks" do modelo estão na legislação que em nada está relacionada com a ME.
A lei criada para a ME obriga a existência de CEME, OPC e EGME, só aqui vejo 2 "bottlenecks"! :roll:
BrunoFonseca Escreveu:
29 mar 2022, 19:46
Outra questão que me assombra é como é que os inúmeros fans da MIIO se apresentam contra o modelo da ME? Sem este modelo muito provavelmente não existiria MIIO, e teríamos que andar com milhares de apps para saber onde estão os posto. Ou pior... talvez nem tivéssemos a rede com a capilaridade que temos.
Salvo erro, a Miio quando surgiu não era CEME, se calhar sem o modelo maravilhoso que gerou a figura CEME continuavam a existir como qualquer outra empresa que cria software.
cfvp Escreveu:
29 mar 2022, 22:32
Foi-lhes dada autorização há uns anos, mas agora estão ilegais. Se ouvir aquilo que o Henrique Sanchez diz na conversa (01:05:00), fica bem claro que a Tesla neste momento está numa situação ilegal.
E ele para manter a coerência não carrega lá o seu Tesla, certo? :roll:
LFN Escreveu:
30 mar 2022, 00:04
Mais algum país tem a figura do CEME? Para que serve esta figura senão para:

- ficar com a margem assegurada no negócio vendendo energia ao preço de ouro ao consumidor final, sem ter de se esforçar nadinha para fornecer com preços competitivos e por atacado ao OPC, o que leva os preços portugueses para o nível em que apenas compensa a quem carregar essencialmente em casa, senão sai ao preço do gasóleo;

- deixar o custo e o risco todo do lado do OPC, tendo este apenas acesso a uma parcela do negócio naturalmente o incentivo para investir é muito menor;

- ao dividir o custo final por CEME+OPC, tornar o preço final totalmente opaco, o que não devia sequer ser permitido pelas regras de proteção do consumidor e é contrariado pela nova Diretiva Europeia (naturalmente!) que está em fase de conclusão;

- Liquidar a vantagem da rede única em termos de roaming, pois qualquer operador estrangeiro que queira fazer acordos em Portugal ou tem de se constituir como CEME ou fazer acordo com um, ambos processos com custos desinteressantes; por alguma razão tenho um cartão que permite carregar em milhares de postos de todos os países europeus via acordos de roaming (precisamos mesmo de cartão único ou de acordos de roaming?), havendo um único país europeu com zero postos para carregar (Portugal). Refiro-me ao Chargemap, mas há outros exemplos, para não falar na Ionity que para entrar em Portugal tem os seus postos isolados do resto da europa na app da empresa.

Enquanto não nos livramos da figura do CEME não vamos a lado nenhum.
:clap: :clap:
O estado de graça do maravilhoso modelo: photo5918153201322932478.jpg
BrunoFonseca Escreveu:
30 mar 2022, 09:53
haverá sempre alguém com o discurso mesquinho como aquele que invade as redes sociais e que é sempre acompanhado pelo "taxas e taxinhas"... gente que nunca olhou para a sua factura de electricidade doméstica e que depois insiste em repetir o que os outros dizem... enfim...
Acho que a imagem acima diz tudo
Estes comentários fazem-me lembrar aqueles que nós aqui tanto criticamos... sabem, aqueles mitos sobre a mobilidade electrica, como os VE que não podem circular à chuva, ou a elevadissima degradação das baterias... enfim... coisas que são ditas até à exaustão até se tornarem "quase" verdade suprema.

O primeiro comentário nem sequer merece resposta, pois é um mero preconceito seu.

"Qual interoperacionalidade?", Aquela que lhe permite usar 2500 postos e quase 5000 tomadas em território nacional

"A lei criada para a ME obriga a existência de CEME, OPC e EGME, só aqui vejo 2 "bottlenecks"! :roll:" Referia-me às leis existentes ao nível da comercialização de energia. Sabe que constitucionalmente não se podem criar leis que violem outras. A lei da ME tinha obrigatoriamente que respeitar, entre outras, a lei que regula a comercialização de energia. Mas mais uma vez, isso nem sequer devia interessar ao utilizador.

"Salvo erro, a Miio quando surgiu não era CEME, se calhar sem o modelo maravilhoso que gerou a figura CEME continuavam a existir como qualquer outra empresa que cria software." Claro. É perfeitamente normal que se quiser aceder a informação de mercado, ou tenha que pertencer ao mesmo ou então terá de adquirir a informação, e essa tem um preço. Este comentário mostra que sabe muito pouco de negócios em geral.

"E ele para manter a coerência não carrega lá o seu Tesla, certo? :roll: " Os postos da Tesla que estão em funcionamento não estão ilegais.

"O estado de graça do maravilhoso modelo" Talvez não compreenda o funcionamento do mercado ibérico de energia, nem saiba que o valor do MWh atingiu os 500€ quando há dois anos estava por volta dos 60€. Mas a maravilha do modelo é que existe concorrência, e pode optar por outro comercializador de energia.

"Acho que a imagem acima diz tudo" pois diz. pode mostrar a imagem com o comparativo de outros CEME... pois não dá jeito não é...?

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Welectric talks

Mensagem por BrunoFonseca » 30 mar 2022, 11:59

Brunus Escreveu:
30 mar 2022, 11:50
BrunoFonseca Escreveu:
30 mar 2022, 09:53
...

Sobre as redes do Continente e Tesla:
- Diria que assim que os CEME poderem comercializar a sua própria energia, deixará de ser problema para o Continente fazer parte integrante da rede
- Sobre a Tesla, parece-me mais ser um "birra de menino rico" por parte da marca, mas considerando que quando a UE "obrigou" a Tesla a mudar para CCS em vez das tomadas que utilizavam e ainda o facto de estarem a permitir que outras marcas carreguem nos seus posto, parece-me que terão mais interesse adaptar o seu sistema de forma a cumprir com a legislação em vigor em Portugal do que o inverso.
...
O próprio Musk já explicou isso num tweet: a Tesla criou o seu próprio conector porque não havia nenhum standard na altura.

Quando entraram na Europa, a Type2 já era standard "de facto", e o ModelS e ModelX já vieram com esse conector embora ligeiramente alterado.
Mas mesmo nesta altura não existia ainda qualquer obrigatoriedade de CCS, por isso mesmo os Leaf 1ª geração vieram com Type1 e Chademo.

Acerca da Tesla se adaptar a Portugal, sinceramente não estou a ver isso a acontecer. Portugal é que se deveria adaptar ao que o resto da UE faz!
Somos demasiado pequenos e insignificantes para impor o quer que seja diferente do que se faz no resto da UE, aliás não é essa a razão de estarmos na UE também? Beneficiar de um mercado único e das mesmas inovações que o resto da UE beneficia?

Acreditas mesmo que um dos países mais pequenos e com um dos poderes de compra mais baixos da UE, onde se não fossem os incentivos fiscais para empresas a Tesla não teria vendido 1/4 das viaturas que vendeu até agora, tem capacidade para influenciar o quer que seja na Tesla?
Então explique-me porque é que está a ser redigida uma directiva na UE que vai de encontro ao modelo português?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Welectric talks

Mensagem por BrunoAlves » 30 mar 2022, 12:02

BrunoFonseca Escreveu:
30 mar 2022, 11:59
Então explique-me porque é que está a ser redigida uma directiva na UE que vai de encontro ao modelo português?
Já a leste? É que acho que és capaz de te surpreender ;)
Edit: eu juro que não é de propósito, o timing é mesmo coincidência, mas a AMME vai publicar hoje uma análise à proposta de Regulamento.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Welectric talks

Mensagem por BrunoFonseca » 30 mar 2022, 12:05

BrunoAlves Escreveu:
30 mar 2022, 12:02
BrunoFonseca Escreveu:
30 mar 2022, 11:59
Então explique-me porque é que está a ser redigida uma directiva na UE que vai de encontro ao modelo português?
Já a leste? É que acho que és capaz de te surpreender ;)
Por acaso já. Assim como as alteração que em Espanha também querem implementar.

Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: Welectric talks

Mensagem por Brunus » 30 mar 2022, 12:05

Mas essa diretiva vai obrigar à existência de uma EGME em todos os países, à obrigação de todos os postos estarem ligadas à mesma, e à criação das figuras do OPC e CEME?
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Welectric talks

Mensagem por BrunoAlves » 30 mar 2022, 12:08

Brunus Escreveu:
30 mar 2022, 12:05
Mas essa diretiva vai obrigar à existência de uma EGME em todos os países, à obrigação de todos os postos estarem ligadas à mesma, e à criação das figuras do OPC e CEME?
a) Tem um nome diferente mas sim, prevê uma espécie de EGME, de qualquer forma com um nome e com contornos de utilização muito diferentes
b) não, essa obrigação não está no texto actual de forma taxativa
c) não.

Se quiserem esperar umas horitas, está a sair :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”