Instalação em Condomínio - Problemática do Pagamento

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
filipesilva
Mensagens: 5
Registado: 15 mar 2022, 12:14
Data de fabrico: 01 jan 2022

Instalação em Condomínio - Problemática do Pagamento

Mensagem por filipesilva » 15 mar 2022, 14:28

Boas.

Estou em processo de instalação de uma tomada no meu lugar de parqueamento utilizando eletricidade do condomínio.
Tenho uma empresa certificada que já fez o projeto "no papel" (com instalação de um contador) e garantiu condições e capacidade da corrente.
Já sei que legalmente posso fazer a instalação e o condomínio aceita a mesma.

A única questão que existe tem a ver com forma de pagamento.
Queria fazer o que me sugeriram que seria o acerto com o condomínio mediante uma quota extraordinária da eletricidade consumida.
Procurei nas documentações e legislações mas não estou certo do que posso ou não fazer.
Vi também nos posts do fórum e há várias opiniões e soluções mas nenhuma certeza (ou não encontrei).

Por um lado, no "GUIA TÉCNICO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PARA ALIMENTAÇÃO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS" (https://www.uve.pt/page/wp-content/uplo ... 015686.pdf), é indicado na página 18, ponto 2, no final da página:
2 - A legislação relativa à Mobilidade Elétrica prevê a possibilidade de os pontos de conexão de VE serem alimentados a partir dos “serviços comuns”.
Dadas as implicações que esta solução pode originar, em termos de potenciais conflitos entre os proprietários nos edifícios de habitação em propriedade horizontal, devem, para além da contagem geral dos serviços comuns, contemplar sempre contagens individuais de consumos ou sistemas de contagem e autenticação dos consumos em cada ponto de conexão de VE.
Depois, no site do ACP, (https://www.acp.pt/veiculos/condutor-em ... condominio)
A lei nada diz quanto aos custos de eletricidade. Mas o bom senso possibilita uma de duas hipóteses: ou um contador próprio a solicitar à distribuidora de rede elétrica ou a separação de consumos na conta de eletricidade do condomínio, também a solicitar à operadora de energia. A instalação só pode ser recusada em condições muito especiais, sobretudo se estiverem relacionadas com a segurança do edifício, como decorre do diploma.
No site da deco, (https://www.deco.proteste.pt/casa-energ ... frequentes)
A lei não dá resposta. Há várias possibilidades a ponderar, para que se possa atribuir o custo à pessoa que realmente usa a eletricidade: por exemplo, um contador próprio com faturação autónoma. Podemos também, na mesma fatura, autonomizar a contagem, mas isso nem sempre é possível e deve ser estudado com o fornecedor de energia. A portaria refere que cada instalação deve estar associada a um contador inteligente na ligação à rede de distribuição.

Fico portanto na dúvida do que posso ou não fazer e se tenho legitimidade ou não para exigir ao meu condomínio esta solução (tal como já me disseram que legalmente tenho).

Agradeço inputs.

Cumprimentos,

Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Instalação em Condomínio - Problemática do Pagamento

Mensagem por Shiseido » 16 mar 2022, 12:09

Desculpa mas nao percebi muito bem a tua duvida, no meu caso instalei um contador (e ligaçao direta ao quadro do condominio) e no final do mes faço a contagem/pagamento ao condominio, tendo me conta o valor kw contratualizado pelo condominio.

filipesilva
Mensagens: 5
Registado: 15 mar 2022, 12:14
Data de fabrico: 01 jan 2022

Re: Instalação em Condomínio - Problemática do Pagamento

Mensagem por filipesilva » 16 mar 2022, 12:32

Boas.

Talvez não me tenha explicado bem.

O que você fez (contador ligado ao quadro comum e pagamento do contabilizado ao condomínio) é a solução que pretendo também.
Uma vez que tenho o condomínio a dizer que o pagamento não pode ser dessa maneira (e assim inviabilizando a solução) venho então colocar a questão se essa é uma solução que tem alguma questão de ilegalidade (seja por causa das obrigações e qualificações do condomínio, da edp, etc..)
É que não encontro nenhum documento "oficial" onde me possa basear para contrapor o que não me estão a deixar fazer.

Cumprimentos

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Instalação em Condomínio - Problemática do Pagamento

Mensagem por BrunoAlves » 16 mar 2022, 14:23

Sim, não compliques ;) Pede o valor do custo da energia à administração, mete um contador e paga a energia X custo + IVA ;)

Agora... Se o condomínio tiver bi-horario podes precisar de um contador mais "elaborado" (ou seja caro :mrgreen: )
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Instalação em Condomínio - Problemática do Pagamento

Mensagem por frankesousa » 16 mar 2022, 18:28

A questão aqui é que isto fica num acordo de cavalheiros e sem legalidade, sem faturas, sem papeis, etc.

Para ser faturado e tudo direitinho só com um contador dedicado e pago a parte, ou um EVSE ligado à MobiE ( :twisted: )

Não sei se a solução de condomínios da EDP resolve esse problema, mas talvez sim, desde que o condomínio seja cliente EDP comercial talvez eles faturem a parte o consumo do carro para o dono do mesmo. Isto é apenas uma suposição/ desejo não sei se é verdade.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Instalação em Condomínio - Problemática do Pagamento

Mensagem por BrunoAlves » 16 mar 2022, 18:42

frankesousa Escreveu:
16 mar 2022, 18:28
A questão aqui é que isto fica num acordo de cavalheiros e sem legalidade, sem faturas, sem papeis, etc.
Fica em ata e não é necessário emissão de qualquer fatura porque não há venda. É uma das excepções em que se permite a cedência de energia ;)

No caso da solução da EDP, é apenas a comodidade técnica porque não muda a origem da energia (do condomínio) ser diferente do utilizador (o condómino)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Instalação em Condomínio - Problemática do Pagamento

Mensagem por FullElectric » 16 mar 2022, 19:14

Não há faturas mas há documentos onde a cedência da energia e o pagamento pelo condómino ficam sustentados.
No recibo da prestação do condomínio, o condómino que está a usufruir de mais energia do que os restantes donos do prédio passa a ter uma linha adicional com esse serviço extra, todos os meses, ou na periodicidade que ficar acertada em ata.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Instalação em Condomínio - Problemática do Pagamento

Mensagem por pemifer » 16 mar 2022, 19:14

No meu caso, tenho um contador simples e o condominio tem bi-horário.
O meu valor do kWh é 30% do valor pago pelo condominio fora do vazio e 70% do valor pago pelo condominio em vazio.
Na altura que isto foi decidido, eu carregava algumas vezes fora do vazio.
Hoje em dia devo carregar 99% das vezes em vazio, mas só mudando de contador conseguiria provar isso.

filipesilva
Mensagens: 5
Registado: 15 mar 2022, 12:14
Data de fabrico: 01 jan 2022

Re: Instalação em Condomínio - Problemática do Pagamento

Mensagem por filipesilva » 16 mar 2022, 19:36

Boas.
BrunoAlves Escreveu:
16 mar 2022, 18:42
Fica em ata e não é necessário emissão de qualquer fatura porque não há venda. É uma das excepções em que se permite a cedência de energia
Pode-me indicar onde está descrita essa excepção?

É que o único documento legal que diz algo parecido, é mesmo o do "GUIA TÉCNICO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PARA ALIMENTAÇÃO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS" e mesmo assim não é explicito.

Sim idealmente, um acordo entre o condómino e o condomínio será sempre o ideal.
Mas estou na situação que tenho que provar que efetivamente posso pedir o que quero.

Alguém?

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Instalação em Condomínio - Problemática do Pagamento

Mensagem por frankesousa » 16 mar 2022, 19:51

Estava a referir-me ao assunto fiscal da coisa, não vais ter uma fatura do serviço em questão, não sei se o recibo do condomínio serve igualmente.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”