Aquisição de eléctrico

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
ruiki
Mensagens: 5
Registado: 02 mar 2022, 08:51
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Aquisição de eléctrico

Mensagem por ruiki » 04 mar 2022, 23:05

Obrigado pelo raciocínio. 😃
Uma das razões que leva a equacionar a troca do veículo principal por um VE é o facto dos meus percursos não serem suficientes para não degradar o filtro de partículas.
O carro secundário é a gasolina e concretamente é um VW Beetle cabrio que para andar de vez em quando faz mais sentido do que um diesel.
Em relação aos comentários anteriores, que recomendam o ioniq, é pelo facto de permitir cargas mais rápidas? A minha ideia é carregar sempre em casa e não usar o VE para viagens maiores. E curiosamente sempre me inclinei para o Leaf. Ou existem mais razões para recomendarem o ioniq?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Aquisição de eléctrico

Mensagem por BrunoAlves » 07 mar 2022, 10:48

Se essa é a utilização definida para o VE, ficas certamente tão bem servido com o Leaf como com o ioniq.
O motivo para se recomendar o ioniq é que é uma máquina do demo :mrgreen: É muito eficiente (consome menos para o mesmo percurso), carrega melhor, tem um buffer que faz com que tenha "degradação nula", etc. Também por esse motivo é bastante mais caro no mercado de usados.

No post do zeuz tens várias opções dentro do teu orçamento, será uma questão de procurares o mercado e ver o que te agrada mais ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Aquisição de eléctrico

Mensagem por zeuz » 07 mar 2022, 12:30

ruiki Escreveu:
04 mar 2022, 23:05
Obrigado pelo raciocínio. 😃
Uma das razões que leva a equacionar a troca do veículo principal por um VE é o facto dos meus percursos não serem suficientes para não degradar o filtro de partículas.
O carro secundário é a gasolina e concretamente é um VW Beetle cabrio que para andar de vez em quando faz mais sentido do que um diesel.
Em relação aos comentários anteriores, que recomendam o ioniq, é pelo facto de permitir cargas mais rápidas? A minha ideia é carregar sempre em casa e não usar o VE para viagens maiores. E curiosamente sempre me inclinei para o Leaf. Ou existem mais razões para recomendarem o ioniq?
Há aí muita confusão...
  • Dizes que o VW Beetle cabrio não te serve para as viagens grandes, no entanto queres trocar o carro mais adequado a isso;
  • Tens receio de um carro eléctrico mais usado, mas consideras fazer um crédito de 120 meses (10 anos);
Da minha parte:
  • Fiquei sem perceber se tens 3 carros em casa ou se o "carro pequeno" é o VW Beetle cabrio.
  • O LEAF que ponderas é com bateria de 24kWh/30kWh ou a versão mais recente de 40kWh?

Os LEAF de ~08/2013 em diante, com bateria lizzard, embora não sejam exemplos de velocidade de degradação, não são tão maus como os LEAF 24kWh até 2012. No entanto os ~9.000€ só dão para os LEAF 24kWh pós 2013, os quais têm autonomias a rondar os 100km ou pouco mais. Na tal viagem ao Porto, seria necessário carregar algures. Podendo somar mais ~5.000€ aos ~9.000€ já dá para chegar aos LEAF 30kWh, que fazem ~150km.

Os 22.000€ dão para um Ioniq 28kWh , mas estarás 10 anos a pagar carro. Se os 120 meses for na ideia de ter uma mensalidades baixa, podendo a qualquer momento trocar, parece-me bem. Se for por necessidade, daqui a 10 anos o carro terá 240.000km + os quilómetros que tenha quando chegar às tuas mãos... há Ioniq 28kWh com ~200.000km e a bateria está de boa saúde, mas são carros que fazem muitos quilómetros por dia, portanto ainda falta know-how sobre durabilidade a longo prazo.

Recomendo que leias : Las mejores ofertas de coches eléctricos de ocasión


EDITADO

Eu percebo que dado o enorme aumento do preço dos combustíveis, que poderá continuar ainda a aumentar mais, e o elevado custo de manutenção/reparação do filtro de partículas te leve a procurar alternativas mais racionais. Mas sendo racional a tua motivação, então terás que abdicar do carro menos racional da casa. :geek:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Aquisição de eléctrico

Mensagem por pemifer » 07 mar 2022, 16:34

ruiki Escreveu:
04 mar 2022, 23:05
Obrigado pelo raciocínio. 😃
Uma das razões que leva a equacionar a troca do veículo principal por um VE é o facto dos meus percursos não serem suficientes para não degradar o filtro de partículas.
O carro secundário é a gasolina e concretamente é um VW Beetle cabrio que para andar de vez em quando faz mais sentido do que um diesel.
Em relação aos comentários anteriores, que recomendam o ioniq, é pelo facto de permitir cargas mais rápidas? A minha ideia é carregar sempre em casa e não usar o VE para viagens maiores. E curiosamente sempre me inclinei para o Leaf. Ou existem mais razões para recomendarem o ioniq?
As principais diferenças, haverão mais, mas as principais diferenças entre qualquer Leaf e o Ioniq, são 2:
  1. O Ioniq tem arrefecimento da bateria
  2. O Ioniq é mais eficiente, ou seja, gasta menos, logo faz mais quilómetros para a mesma quantidade de energia
De resto, são 2 carros igualmente muito fiáveis.
Acho que toda a gente aconselha o Ioniq pois, graças ao arrefecimento de bateria, permite fazer viagens muito agradáveis.
No Leaf pode-se viajar à mesma, eu fiz algumas viagens Lisboa - Porto e Lisboa - Monte Gordo quer de Leaf 24, quer de Leaf 40, mas a falta de arrefecimento vai fazer a viagem muito mais demorada e, eventualmente, aborrecida. Curiosamente, era mais aborrecida com o Leaf 40, que demorava imenso a carregar do que de Leaf 24.
É porque agora é fácil dizer que depois não se vai viajar de elétrico, eu tambem pensava assim, mas depois a gente quer é ir de elétrico a todo o lado!

Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Aquisição de eléctrico

Mensagem por Shiseido » 08 mar 2022, 16:18

Uma duvida, referes emprestimo a 10 anos e 22000€ de plafond para o carro usado, mas mais importante, isso da te uma mensalidade de quanto?!?

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”