Condomínio em prédio novo sem qualquer preparação de carregamento

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Responder
antoniocarvalho
Mensagens: 1
Registado: 25 fev 2022, 14:46
Data de fabrico: 01 mar 2022
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Condomínio em prédio novo sem qualquer preparação de carregamento

Mensagem por antoniocarvalho » 28 fev 2022, 12:02

Bom dia a todos,

Estou a comprar um apartamento novo, com 2 lugares de garagem (não é box fechada).
Cada piso de garagens tem tomadas eléctricas para uso comum.
O CPCV foi assinado em 2019 e estamos agora na fase das escrituras.
Estava longe de imaginar na altura em ter uma viatura eléctrica, mas vou mudar de carro e escolhi um 100% eléctrico, que chegará em breve.

Perguntei se teria alguma ligação dos meus lugares ao meu quadro eléctrico e o construtor diz que não.
Nem qualquer tipo de pré-instalação.

Já li que é obrigatório desde 2010 existir alguma preparação prévia.
Alguém tem alguma experiência nisto? Terei de fazer toda a instalação do início a meu encargo?

Imagino que existam mais condóminos que também estejam interessados, e certamente iremos encontrar uma solução em sede de condomínio.



Um abraço a todos,
António Carvalho

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Condomínio em prédio novo sem qualquer preparação de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 28 fev 2022, 13:21

Há muita diferença de andares entre o teu apartamento e os lugares de garagem? Deve ser tecnicamente complicado, mas se for próximo do rés do chão poderá ser algo a considerar.

Numa primeira fase, o ideal é tentar perceber se nas partes comuns existe potência suficiente para colocares uma tomada no teu lugar de parqueamento. Com isso e um contador tens o suficiente para o carregamento do dia a dia (acertando depois o consumo com o condomínio)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Condomínio em prédio novo sem qualquer preparação de carregamento

Mensagem por rimsilva » 28 fev 2022, 15:38

antoniocarvalho Escreveu:
28 fev 2022, 12:02
Bom dia a todos,

Estou a comprar um apartamento novo, com 2 lugares de garagem (não é box fechada).
Cada piso de garagens tem tomadas eléctricas para uso comum.
O CPCV foi assinado em 2019 e estamos agora na fase das escrituras.
Estava longe de imaginar na altura em ter uma viatura eléctrica, mas vou mudar de carro e escolhi um 100% eléctrico, que chegará em breve.

Perguntei se teria alguma ligação dos meus lugares ao meu quadro eléctrico e o construtor diz que não.
Nem qualquer tipo de pré-instalação.

Já li que é obrigatório desde 2010 existir alguma preparação prévia.
Alguém tem alguma experiência nisto? Terei de fazer toda a instalação do início a meu encargo?

Imagino que existam mais condóminos que também estejam interessados, e certamente iremos encontrar uma solução em sede de condomínio.

Um abraço a todos,
António Carvalho
Não sei que tipo de obrigatoriedade é que se refere, no entanto as contruções têm sempre algumas particularidades que acabam por nos tarzer algumas surpresas.

Por exemplo, em 2007 fiz o CPCV da minha casa que começou a ser construida pouco depois, quando decidi que num futuro próximo iria instalar paineis solares, percebi que a minha casa nem sequer iria ter paineis para AQS, uma vez que a licença de construção era ainda aneterior à obrigatoriedade de instalação dos paineis.

De qualquer forma penso que em 2010 aquilo que está definido na lei (da mobilidade electrica) é o direito a poder instalar um ponto de carregamento ou usar as infraestruturas do prédio, dependente de alguns pormenores, não se trata de preparação prévia.

Neste Artigo do ACP está enquadrada a situação antes e após 2010.

https://www.acp.pt/veiculos/condutor-em ... condominio

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”