AMME - Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: AMME - Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica

Mensagem por mjr » 19 mar 2022, 15:17

Vamos tentar não discutir a UVE neste tópico.

Acho que a AMME e as suas propostas são mais que suficientes para manter este tópico ativo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: AMME - Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica

Mensagem por BrunoAlves » 23 mar 2022, 23:01

https://www.facebook.com/groups/ammepor ... 962145479/

Incentivo a Postos de Carga em Condomínios: uma excelente ideia, uma péssima execução.

TL;DR: foi publicado o Despacho que regulamenta o programa de Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Emissões Nulas no Ano de 202.
Excelentes notícias, vão abrir os apoios à compra de VE em 2022 e, novidade interessante, há uma nova categoria de incentivos, para postos de carregamento em condomínios. Muito bom sem dúvida :clap:
Problema (grave na nossa opinião): o requisito para este apoio aos postos de carregamento ser viável é que estejam ligados à EGME e o condómino ou condomínio se constituam DPC.

Não temos obviamente nada contra a figura do DPC, que reconhecidamente permite resolver alguns problemas do carregamento doméstico em propriedade horizontal, somos sim contra a discriminação do apoio apenas para postos nesta situação.
Um posto de carregamento é um posto de carregamento, os apoios são de incentivo à descarbonização, um posto de carregamento não descarboniza mais ou menos por estar ligado à EGME.


A AMME tomou conhecimento, através do Despacho n.º 3419-B/2022, publicado no Diário da República n.º 57/2022, 2.º Suplemento, Série II, de 22 de Março, do lançamento do “Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Emissões Nulas no Ano de 2022", com montantes reforçados em relação ao ano transato, o que saudamos. Todavia, o Despacho introduz também um subsídio à instalação de Postos de Carga em Condomínios, que pode ir até 80% (com um máximo de 800€) do custo do equipamento de carga e de até 80% (com um máximo de 1000€) do custo da instalação elétrica associada, desde que os respectivos Postos se encontrem ligados à EGME (Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica) da rede pública, a Mobi.e.

Adoramos o conceito de incentivo à instalação de Postos de Carga em condomínios: em locais de elevada densidade urbana, com histórico de prédios mais antigos, um incentivo robusto para a instalação de postos (como este, pelos valores apresentados, é), seria por norma bem-vindo. Todavia, o incentivo proposto, como publicado no referido Despacho, traz consigo uma consequência grave que cremos desvirtuar em absoluto os méritos da iniciativa: o incentivo só será atribuído se os equipamentos forem ligados à Mobi.e, passando o condomínio (ou condómino) a ser um Detentor de Posto de Carga pela figura do nosso atual enquadramento legal. Ou seja: obrigando os condóminos a usar de uma entidade CEME (Comercializador de Energia para a Mobilidade Elétrica), em vez de poderem em alternativa, se assim se justificar, usar da instalação elétrica já existente nas partes comuns no seu condomínio.

Sem surpresa para quem conheça as propostas da AMME, cremos que essa obrigatoriedade para atribuição do incentivo é profundamente errada, uma vez que coloca efetivamente em espaço privado de uso privado um forte incentivo ao uso da EGME (a Mobi.e), e torna intrinsecamente comercial uma utilização que é naturalmente (do ponto de vista da AMME) de uso do bem privado – as partes comuns do condomínio.

Na Iniciativa 1 da AMME, publicada no nosso site em https://amme.com.pt, deixamos claro que cremos que a ligação à EGME deve ser opcional, mas sobretudo, na nossa terceira proposta, que o uso privado de carregadores em espaço privado deve poder ser intrinsecamente de uso não-comercial. Este incentivo tenta forçar um papel ativo da entidade que gere a rede pública nesses mesmos espaços, deturpando na nossa opinião a natureza dos carregamentos neles efetuados, e abrindo a porta de futuro para a potencial criação de legislação restritiva sobre o carregamento de veículos elétricos nas moradias e casas privadas do cidadão

Cremos que o que deve ser sobejamente incentivado é a transição para um mundo mais verde e sustentável, através da transição para uma mobilidade mais elétrica, mais simples e mais racional – e não pela subsidiação e validação forçada de um sistema restritivo e de sobejo potencial de expansão para a esfera privada.

Um Posto de Carga de Veículos Elétricos é um Posto de Carga de Veículos Elétricos – não serve para mais nenhum propósito. Não achamos, por isso, que ter que estar ligado à rede da EGME (a Mobi.e) deva ser um critério para a obtenção de um incentivo cujo propósito único deveria ser o da promoção de um mundo mais livre e sustentável. Um Posto de Carga é um Posto de Carga, e a sua contribuição para a descarbonização, igual.

A AMME lamenta por isso que tenha sido essa a escolha do Governo neste tema, e tudo fará para influenciar de forma mais positiva e abrangente este incentivo, se ele se mantiver, em anos vindouros.

Mais informações em:
https://amme.com.pt
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: AMME - Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica

Mensagem por FullElectric » 24 mar 2022, 00:38

Essa aberração do polvo a colocar tentáculos em todas as frentes e a desvirtuar tudo o que poderia ser "saudável".
Não sei até se esta trapalhada não vai contra a lei da igualdade de oportunidades.
Um posto privado em espaço privado não é obrigado (mesmo na lei portuguesa) a estar ligado a porra de EGME nenhuma. Assim sendo, por que razão vem um proprietário de apartamento ser beneficiado em termos de incentivo à colocação de um posto de carregamento quando ligado ao QE do condomínio e pendurado na EGME em relação a outro que até o liga à rede elétrica da sua fração no mesmo prédio?

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: AMME - Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica

Mensagem por rimsilva » 24 mar 2022, 10:48

FullElectric Escreveu:
24 mar 2022, 00:38
Essa aberração do polvo a colocar tentáculos em todas as frentes e a desvirtuar tudo o que poderia ser "saudável".
Não sei até se esta trapalhada não vai contra a lei da igualdade de oportunidades.
Um posto privado em espaço privado não é obrigado (mesmo na lei portuguesa) a estar ligado a porra de EGME nenhuma. Assim sendo, por que razão vem um proprietário de apartamento ser beneficiado em termos de incentivo à colocação de um posto de carregamento quando ligado ao QE do condomínio e pendurado na EGME em relação a outro que até o liga à rede elétrica da sua fração no mesmo prédio?
Pois... é o famoso "modelo" dos arranjos e arranjinhos... Como ninguém ou praticamente ninguém quis saber de DPCs, vemos agora este recurso a verbas publicas, para mais uma vez, implementar medidas de caracter discriminatórios entre utilizadores de VE, será que os electrões vindos de um DPC ligado à EGME, com pagamento a um CEME são mais sustentáveis do que os da minha walbox? :evil:

A falta de vergonha está a atingir niveis sem limite... Parece que já não chega a pouca vergonha dos icentivos à compra de VEs!

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: AMME - Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica

Mensagem por BrunoFonseca » 24 mar 2022, 11:59

Continua a ser opcional. Queres apoio financeiro, segues as regras instituídas. Não queres seguir as regras, pagas sem o apoio financeiro.

O comentário do Bruno Alves é tipico do liberalismo (note-se que não estou a qualificar o Bruno Alves como liberal, apenas a situaçãoem si), que exigem um Estado magro, sem impostos e afins, mas depois exigem que o Estado apoie financeiramente. A pergunta que coloco é, com que fundos pode o Estado apoiar se não tiver a dita receita?

Nota adicional: o argumento do DPC poderá ser bastante útil na contenda entre condómino e as administrações de condomínio que possam estar a bloquear os processos de instalação de postos nas partes comuns.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: AMME - Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica

Mensagem por BrunoAlves » 24 mar 2022, 12:09

BrunoFonseca Escreveu:
24 mar 2022, 11:59
Nota adicional: o argumento do DPC poderá ser bastante útil na contenda entre condómino e as administrações de condomínio que possam estar a bloquear os processos de instalação de postos nas partes comuns.
Não discutimos a utilidade do DPC. Não somos contra ele de todo, e sabemos que abre muitas portas. Mas há outras alternativas, igualmente "descarbonizantes" e que não são elegíveis para o apoio. É discriminatório e é apenas a isso que nos referimos.
BrunoFonseca Escreveu:
24 mar 2022, 11:59
que exigem um Estado magro, sem impostos e afins, mas depois exigem que o Estado apoie financeiramente. A pergunta que coloco é, com que fundos pode o Estado apoiar se não tiver a dita receita?
O que tem isto a ver com qualquer coisa que se discute aqui? Ninguém se referiu a impostos. Como a contribuição para a tarifa da EGME, é o fundo ambiental que paga estes incentivos. Esse fundo ambiental é pago na maioria pelos poluidores (ou aqui esse argumento já não serve?)
Mais uma vez, os incentivos são para apoiar a descarbonização. Tanto descarboniza um posto de um condómino ligado à EGME como não ligado. É apenas essa a crítica, ser um apoio discriminatório numa obrigação que nada tem a ver com o objecto do apoio.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: AMME - Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica

Mensagem por Nonnus » 24 mar 2022, 12:45

Não sei, pode ser só uma loucura minha, estão a ver o caminho que isto esta a levar? Mais dia menos dia vamos todos ser obrigados a estar ligados a EGME para aquelas contas que a UE "obriga". E depois de estarmos todos ligados e saberem o que cada um de nós põe em cada carro lá vem mais um imposto. Como disse, pode ser só mesmo mais uma loucura minha.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: AMME - Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica

Mensagem por BrunoFonseca » 24 mar 2022, 13:04

Parece-me que cada um dá a sua opinião de acordo com a sua situação. Poderá haver casos em que o DPC pode ficar bem mais barato do que uma wallbox numa garagem.

No meu caso em especifico, tenho uma WB numa garagem que tem um CPE proprio. Cada uma das 8 fracções do tipo garagem têm o seu CPE.
Nesta situacao tenho de pagar o termo fixo, tar, iec, cav e iva, mais, é claro, os kWh que consumo.
O valor médio do kWh que pago depende sempre do consumo que faço, isto é, quanto maior o consumo, menor o valor do kWh.
A titulo de exemplo, no último mes apenas consumi cerca de 60kWh, tendo ficado o preço por kWh em mais de 0,35€/kWh.
Numa situacao de DPC, teria pago o valor do CEME, que com iva fica a menos de 0,20€ e 2x 0,04€ da EGME.

Este exemplo real serve para explicar que nenhum de nós é detentor do conhecimento supremo e que as soluções que são boas para nós têm de ser forçosamente boas para os outros.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: AMME - Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica

Mensagem por BrunoAlves » 24 mar 2022, 13:11

Nonnus Escreveu:
24 mar 2022, 12:45
Não sei, pode ser só uma loucura minha, estão a ver o caminho que isto esta a levar? Mais dia menos dia vamos todos ser obrigados a estar ligados a EGME para aquelas contas que a UE "obriga". E depois de estarmos todos ligados e saberem o que cada um de nós põe em cada carro lá vem mais um imposto. Como disse, pode ser só mesmo mais uma loucura minha.
Também não é a isso que nos referimos ;)
É alguma futurologia, um receio que em maior ou menor "força" todos podemos sentir, mas não temos como saber se, como e quando isso vai acontecer. E sendo isto uma medida do FA, eu pessoalmente acho que não é uma preparação para medidas fiscais mais invasivas a longo prazo, é só uma má execução de uma excelente ideia.

Esta medida em particular merece a nossa crítica apenas e só por ser discriminatória ao prever um requisito totalmente desligado do objectivo do apoio.
BrunoFonseca Escreveu:
24 mar 2022, 13:04
Parece-me que cada um dá a sua opinião de acordo com a sua situação. Poderá haver casos em que o DPC pode ficar bem mais barato do que uma wallbox numa garagem.
Novamente, não estamos a discutir o DPC e reconhecemos-lhe muitas vantagens em alguns cenários.
BrunoAlves Escreveu:
24 mar 2022, 12:09
Não discutimos a utilidade do DPC. Não somos contra ele de todo, e sabemos que abre muitas portas. Mas há outras alternativas, igualmente "descarbonizantes" e que não são elegíveis para o apoio. É discriminatório e é apenas a isso que nos referimos.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: AMME - Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica

Mensagem por rimsilva » 24 mar 2022, 13:38

BrunoFonseca Escreveu:
24 mar 2022, 13:04
Parece-me que cada um dá a sua opinião de acordo com a sua situação. Poderá haver casos em que o DPC pode ficar bem mais barato do que uma wallbox numa garagem.

No meu caso em especifico, tenho uma WB numa garagem que tem um CPE proprio. Cada uma das 8 fracções do tipo garagem têm o seu CPE.
Nesta situacao tenho de pagar o termo fixo, tar, iec, cav e iva, mais, é claro, os kWh que consumo.
O valor médio do kWh que pago depende sempre do consumo que faço, isto é, quanto maior o consumo, menor o valor do kWh.
A titulo de exemplo, no último mes apenas consumi cerca de 60kWh, tendo ficado o preço por kWh em mais de 0,35€/kWh.
Numa situacao de DPC, teria pago o valor do CEME, que com iva fica a menos de 0,20€ e 2x 0,04€ da EGME.

Este exemplo real serve para explicar que nenhum de nós é detentor do conhecimento supremo e que as soluções que são boas para nós têm de ser forçosamente boas para os outros.
Parece-me um contracenso, falar em "cada um dá a sua opinião de acordo com a sua situação" e depois dar o seu exemplo pessoal para justificar a existência de algo e pior ainda fazer disso a regra.

Todos podem dar a sua opinião é um facto, no entanto o que está errado é tornar regra um cenário que é residual. Mesmo num contexto de condominios aquilo que a maioria das pessoas procuram é uma solução de carregamento independente, evitando recorrer ao condominio.

Desta forma, estamos perante uma medida que apenas irá "beneficiar" uma minoria, o que não deve ser de todo o espirito de medidas deste tipo, a mobilidade sustentavel deve ser cada vez mais para todos os Portugueses e não apenas para alguns.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”