AMME - Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica

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BrunoFonseca
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Re: AMME - Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica

Mensagem por BrunoFonseca » 24 mar 2022, 13:48

rimsilva Escreveu:
24 mar 2022, 13:38
Parece-me um contracenso, falar em "cada um dá a sua opinião de acordo com a sua situação" e depois dar o seu exemplo pessoal para justificar a existência de algo e pior ainda fazer disso a regra.

Todos podem dar a sua opinião é um facto, no entanto o que está errado é tornar regra um cenário que é residual. Mesmo num contexto de condominios aquilo que a maioria das pessoas procuram é uma solução de carregamento independente, evitando recorrer ao condominio.

Desta forma, estamos perante uma medida que apenas irá "beneficiar" uma minoria, o que não deve ser de todo o espirito de medidas deste tipo, a mobilidade sustentavel deve ser cada vez mais para todos os Portugueses e não apenas para alguns.
Ou não leu o que escrevi ou então é simplesmente má fé.
Onde é que eu disse que a minha situação era a regra?
Referi um caso real especifico, com valores reais. Há "n" situações, numas é vantajoso, noutras não.

Aproveito para rescrever a última frase:
Este exemplo real serve para explicar que nenhum de nós é detentor do conhecimento supremo e que as soluções que são boas para nós têm de ser forçosamente boas para os outros.
Só para reforçar que disse "nós" e "vocês"

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BrunoFonseca
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Re: AMME - Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica

Mensagem por BrunoFonseca » 24 mar 2022, 13:58

BrunoAlves Escreveu:
24 mar 2022, 13:11
Esta medida em particular merece a nossa crítica apenas e só por ser discriminatória ao prever um requisito totalmente desligado do objectivo do apoio.
Todas as medidas são discriminatórias.
O importante é compreender as motivações dessa discriminação:
1) Os fundos são limitados, logo deves restringi-los à área onde existem mais problemas e dessa forma os corrigir;
2) Poderá servir para evitar instalações de carácter "manhoso" de puxadas de pisos superiores para as garagens, pois nem todas as instalações são realizadas por técnicos certificados. Em caso de incêndio quem se responsabiliza?
3) Irá mitigar os problemas de recusa por parte dos condomínios
4) Irá permitir que as empresas possam disponibilizar cartões ceme proprios de frota para que os seus funcionários possam carregar os seu VE no domicilio sem serem honorados.

Talvez quando estes problemas estiverem mitigados, os fundos aplicar possam ser mais abrangentes.

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rnlcarlov
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Re: AMME - Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica

Mensagem por rnlcarlov » 24 mar 2022, 15:13

BrunoFonseca Escreveu:
24 mar 2022, 13:58
O importante é compreender as motivações dessa discriminação:
1) Os fundos são limitados, logo deves restringi-los à área onde existem mais problemas e dessa forma os corrigir;
2) Poderá servir para evitar instalações de carácter "manhoso" de puxadas de pisos superiores para as garagens, pois nem todas as instalações são realizadas por técnicos certificados. Em caso de incêndio quem se responsabiliza?
3) Irá mitigar os problemas de recusa por parte dos condomínios
4) Irá permitir que as empresas possam disponibilizar cartões ceme proprios de frota para que os seus funcionários possam carregar os seu VE no domicilio sem serem honorados.

Talvez quando estes problemas estiverem mitigados, os fundos aplicar possam ser mais abrangentes.
Isso das instalações manhosas é completamente despropositado neste contexto. Até os apoios para instalação de painéis fotovoltaicos para serem concedidos têm de cumprir requisitos de segurança e com termo de responsabilidade de eletricistas devidamente acreditados. A exigência de requisitos de segurança é uma coisa, a integração obrigatória no regime de DPC é outra.

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BrunoAlves
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Re: AMME - Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica

Mensagem por BrunoAlves » 24 mar 2022, 15:21

BrunoFonseca Escreveu:
24 mar 2022, 13:58
Todas as medidas são discriminatórias.
Aí estamos de acordo. Há é casos onde a discriminação é positiva e outras que... são como esta.
BrunoFonseca Escreveu:
24 mar 2022, 13:58
1) Os fundos são limitados, logo deves restringi-los à área onde existem mais problemas e dessa forma os corrigir;
Sem dúvida. Incentivos para estes postos de carregamento são uma excelente ideia! A instalação num prédio pode ser bem onerosa, é uma excelente ajuda.
BrunoFonseca Escreveu:
24 mar 2022, 13:58
2) Poderá servir para evitar instalações de carácter "manhoso" de puxadas de pisos superiores para as garagens, pois nem todas as instalações são realizadas por técnicos certificados. Em caso de incêndio quem se responsabiliza?
Se fossem elegíveis TODOS os pontos de carregamento em condomínio instalados por empresa certificada (como é exigido para o apoio na redação actual), qual é a especificidade da exigência da EGME para assegurar a qualidade técnica da instalação? Aliás, o próprio Decreto diz:
5.4.2 — Fatura de instalação, emitida por técnico certificado, e respetivo recibo, com datas posteriores a 1 de janeiro de 2022, em nome do candidato e onde constem o local de instalação (CPE) e o número de certificado do técnico responsável;
Nada disto tem a ver com obrigatoriedade de ser DPC. É garantir que a instalação é feita por técnico certificado. Todos os apoios do FA são assim, seja para a mobilidade elétrica seja para instalar recuperadores de calor ou janelas em casa...
BrunoFonseca Escreveu:
24 mar 2022, 13:58
3) Irá mitigar os problemas de recusa por parte dos condomínios
Irrelevante. A legislação já diz que o condomínio não pode recusar. Se os vizinhos forem marretas, vão ser marretas na mesma, infelizmente.
BrunoFonseca Escreveu:
24 mar 2022, 13:58
4) Irá permitir que as empresas possam disponibilizar cartões ceme proprios de frota para que os seus funcionários possam carregar os seu VE no domicilio sem serem honorados.
Isso é de facto uma das vantagens do DPC. Mas há outras soluções para isso. No limite podem lá colocar um CPE dedicado, se achar melhor porque sim. Porque é que essas não podem ser apoiadas?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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zeuz
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Re: AMME - Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica

Mensagem por zeuz » 24 mar 2022, 15:32

BrunoFonseca Escreveu:
24 mar 2022, 13:58
Todas as medidas são discriminatórias.
O importante é compreender as motivações dessa discriminação:
BrunoFonseca Escreveu:
24 mar 2022, 13:58
1) Os fundos são limitados, logo deves restringi-los à área onde existem mais problemas e dessa forma os corrigir;
É precisamente por serem limitados que deveriam ser bem pensados!
BrunoFonseca Escreveu:
24 mar 2022, 13:58
2) Poderá servir para evitar instalações de carácter "manhoso" de puxadas de pisos superiores para as garagens, pois nem todas as instalações são realizadas por técnicos certificados. Em caso de incêndio quem se responsabiliza?
O proprietário do veículo que estava a carregar! Seja como for é assunto para os condóminos resolverem entre si e não será um subsídio que vai garantir que deixam de haver instalações manhosas... até a instalação subsidiada pode ser manhosa!
BrunoFonseca Escreveu:
24 mar 2022, 13:58
3) Irá mitigar os problemas de recusa por parte dos condomínios
Não, não vai! As principais razões para recusa de instalações são a inveja e o desconhecimento. Ambas vão continuar a ser impedimentos, apesar do subsídio. E não esquecer que há lei, já do tempo do Sócrates, para regulamentar estas instalações.
BrunoFonseca Escreveu:
24 mar 2022, 13:58
4) Irá permitir que as empresas possam disponibilizar cartões ceme proprios de frota para que os seus funcionários possam carregar os seu VE no domicilio sem serem honorados.
Esses carregam no parque da empresa ou nos carregadores públicos! Que é como faziam/fazem com carros com motor diesel...
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
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BrunoFonseca
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Re: AMME - Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica

Mensagem por BrunoFonseca » 24 mar 2022, 15:39

zeuz Escreveu:
24 mar 2022, 15:32
BrunoFonseca Escreveu:
24 mar 2022, 13:58
Todas as medidas são discriminatórias.
O importante é compreender as motivações dessa discriminação:
BrunoFonseca Escreveu:
24 mar 2022, 13:58
1) Os fundos são limitados, logo deves restringi-los à área onde existem mais problemas e dessa forma os corrigir;
É precisamente por serem limitados que deveriam ser bem pensados!
BrunoFonseca Escreveu:
24 mar 2022, 13:58
2) Poderá servir para evitar instalações de carácter "manhoso" de puxadas de pisos superiores para as garagens, pois nem todas as instalações são realizadas por técnicos certificados. Em caso de incêndio quem se responsabiliza?
O proprietário do veículo que estava a carregar! Seja como for é assunto para os condóminos resolverem entre si e não será um subsídio que vai garantir que deixam de haver instalações manhosas... até a instalação subsidiada pode ser manhosa!
BrunoFonseca Escreveu:
24 mar 2022, 13:58
3) Irá mitigar os problemas de recusa por parte dos condomínios
Não, não vai! As principais razões para recusa de instalações são a inveja e o desconhecimento. Ambas vão continuar a ser impedimentos, apesar do subsídio. E não esquecer que há lei, já do tempo do Sócrates, para regulamentar estas instalações.
BrunoFonseca Escreveu:
24 mar 2022, 13:58
4) Irá permitir que as empresas possam disponibilizar cartões ceme proprios de frota para que os seus funcionários possam carregar os seu VE no domicilio sem serem honorados.
Esses carregam no parque da empresa ou nos carregadores públicos! Que é como faziam/fazem com carros com motor diesel...
Talvez seja melhor não haver apoio nenhum. Com este tipo de argumento não faz sentido haver qualquer tipo de apoio, isto porque se fosse indiscriminado:
Os Condomínios podiam continuar a recusar só porque sim.. inveja e tal...
As frotas carregam nas empresas.

Excelentes argumentos!!!

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rimsilva
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Re: AMME - Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica

Mensagem por rimsilva » 24 mar 2022, 15:53

BrunoFonseca Escreveu:
24 mar 2022, 13:48

Ou não leu o que escrevi ou então é simplesmente má fé.
Onde é que eu disse que a minha situação era a regra?
Referi um caso real especifico, com valores reais. Há "n" situações, numas é vantajoso, noutras não.

Aproveito para rescrever a última frase:
Este exemplo real serve para explicar que nenhum de nós é detentor do conhecimento supremo e que as soluções que são boas para nós têm de ser forçosamente boas para os outros.
Só para reforçar que disse "nós" e "vocês"
Não li mal, mas é fácil perceber onde se quer chegar, é como aquela ideia de que a "maioria das pessoas vivem em apartamentos" como se o país fosse só Lisboa e Porto.

O exemplo foi "um caso real, de "n" situações", mas que são "N" de uma minoria na ME em Portugal. Mesmo num contexto de apartamentos o utilizador de VE procura uma solução independente, sem depender da energia do condominio.

Este incentivo tem como principal objectivo continuar com a propaganda de que Portugal é um exemplo em termos de ME, quando é praticamente o oposto, só pretende proteger o lobbie da energia, acrescentando na rede publica um OPC (para já uma situação muito confortável, ficando a fatura dessa situação para os utilizadores de VEs).

Esta discriminação é mais uma medida apenas para aumentar as estatisticas de postos ligados à rede e a sua abrangência, em vez de serem de facto um incentivo a todos os que queiram aderir à ME.

Depois para desviar a atenção do essêncial - o crescimento da ME de forma justa e imparcial - aparecem argumentos do tipo "combater a resistência do condominio" quando a lei já contempla medidas nesse campo (se calhar deviam era aumentar o foco nessa lei) ou os cartões frota, que devem ser rediculamente residuais.
Além disso, é perfeitamente possivel serem geridos por outra via, sim porque a única certeza que a existência de um CEME - SÓ VISTO EM PORTUGAL - garante é que o utilizador de VE anda a financiar 2 entidades através de 1 unico serviço de carregamento, para além disso, não há nada que não seja possivel fazer apenas com 1 entidade única - OPC - Conforme está consagrado na legislação europeia, mas que em Portugal se tenta a todo o custo fazer crer que não, vá-se-lá perceber porquê.

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Apr
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Re: AMME - Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica

Mensagem por Apr » 24 mar 2022, 17:50

BrunoFonseca Escreveu:
24 mar 2022, 15:39
Talvez seja melhor não haver apoio nenhum. Com este tipo de argumento não faz sentido haver qualquer tipo de apoio, isto porque se fosse indiscriminado:
Os Condomínios podiam continuar a recusar só porque sim.. inveja e tal...
As frotas carregam nas empresas.

Excelentes argumentos!!!
Não é muito dificil de perceber que o incentivo podia contemplar postos de carregamento ligados ao "sistema" e postos de carregamento isolados. Há muitas situações vantajosas em ambos os cenários.

Também não é dificil de perceber que este incentivo é uma tentativa de expandir o controlo da energia que é usada no carregamento de VE. Na minha opinião Isto é inadmissivel e agora com 2 associações de UVE o protesto devia ser a dobrar. Nessas negociações e definições estão todos representados menos os verdadeiros utilizadores de veiculos eletricos. Ninguem zela pelos interesses de quem realmente usa isto, lamento dizer.

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Re: AMME - Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica

Mensagem por zeuz » 24 mar 2022, 17:57

BrunoFonseca Escreveu:
24 mar 2022, 15:39
zeuz Escreveu:
24 mar 2022, 15:32
BrunoFonseca Escreveu:
24 mar 2022, 13:58
Todas as medidas são discriminatórias.
O importante é compreender as motivações dessa discriminação:
BrunoFonseca Escreveu:
24 mar 2022, 13:58
1) Os fundos são limitados, logo deves restringi-los à área onde existem mais problemas e dessa forma os corrigir;
É precisamente por serem limitados que deveriam ser bem pensados!
BrunoFonseca Escreveu:
24 mar 2022, 13:58
2) Poderá servir para evitar instalações de carácter "manhoso" de puxadas de pisos superiores para as garagens, pois nem todas as instalações são realizadas por técnicos certificados. Em caso de incêndio quem se responsabiliza?
O proprietário do veículo que estava a carregar! Seja como for é assunto para os condóminos resolverem entre si e não será um subsídio que vai garantir que deixam de haver instalações manhosas... até a instalação subsidiada pode ser manhosa!
BrunoFonseca Escreveu:
24 mar 2022, 13:58
3) Irá mitigar os problemas de recusa por parte dos condomínios
Não, não vai! As principais razões para recusa de instalações são a inveja e o desconhecimento. Ambas vão continuar a ser impedimentos, apesar do subsídio. E não esquecer que há lei, já do tempo do Sócrates, para regulamentar estas instalações.
BrunoFonseca Escreveu:
24 mar 2022, 13:58
4) Irá permitir que as empresas possam disponibilizar cartões ceme proprios de frota para que os seus funcionários possam carregar os seu VE no domicilio sem serem honorados.
Esses carregam no parque da empresa ou nos carregadores públicos! Que é como faziam/fazem com carros com motor diesel...
Talvez seja melhor não haver apoio nenhum. Com este tipo de argumento não faz sentido haver qualquer tipo de apoio, isto porque se fosse indiscriminado:
Os Condomínios podiam continuar a recusar só porque sim.. inveja e tal...
As frotas carregam nas empresas.

Excelentes argumentos!!!
Parece-me que vives um bocado alheado da realidade...

Estamos aqui a dizer-te que há lei que regulamenta a instalação de um ponto de carregamento no condomínio. Salvo por razões técnicas, fundamentadas pela administração, os vizinhos não podem recusar outro condómino instalar um ponto de carregamento. Depois há outras guerras, mas não é o incentivo que irá resolver esses problemas.

Os colaboradores que recebem carros eléctricos e não recebem um cartão para os carregar, terão que fazer como faziam antes de ter carro eléctrico. Vão a um PCR e carregam, tal como faziam para abastecer gasolina/gasóleo. Se preferem ou têm condições para carregar em casa, não será o subsídio a motivá-los a instalar um ponto de carregamento, com base na ideia de depois apresentarem a conta ao patrão. Porque, se não têm cartão de abastecimento, não vão ver esse dinheiro e se tiverem, podem carregar em PCR.

E já agora... lá porque o governo decide dar um "rebuçado", tenho que o aceitar?! Ou é como o governo quer ou então não há nada, é isso?! Julgava que vivemos numa democracia, onde a intervenção cívica é valorizada...
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Re: AMME - Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica

Mensagem por Apr » 24 mar 2022, 22:49

Ouvi o debate e no global gostei das propostas da AMME, apesar de, na minha opinião, a UVE estar mais bem preparada para o debate.

Mjr esteve muito bem e o Bruno estrante também! Se estivessem os 2 do mesmo lado é que era ;)

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