AMME - Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: AMME - Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica

Mensagem por BrunoFonseca » 25 mar 2022, 00:51

zeuz Escreveu:
24 mar 2022, 17:57
BrunoFonseca Escreveu:
24 mar 2022, 15:39
zeuz Escreveu:
24 mar 2022, 15:32




É precisamente por serem limitados que deveriam ser bem pensados!



O proprietário do veículo que estava a carregar! Seja como for é assunto para os condóminos resolverem entre si e não será um subsídio que vai garantir que deixam de haver instalações manhosas... até a instalação subsidiada pode ser manhosa!



Não, não vai! As principais razões para recusa de instalações são a inveja e o desconhecimento. Ambas vão continuar a ser impedimentos, apesar do subsídio. E não esquecer que há lei, já do tempo do Sócrates, para regulamentar estas instalações.



Esses carregam no parque da empresa ou nos carregadores públicos! Que é como faziam/fazem com carros com motor diesel...
Talvez seja melhor não haver apoio nenhum. Com este tipo de argumento não faz sentido haver qualquer tipo de apoio, isto porque se fosse indiscriminado:
Os Condomínios podiam continuar a recusar só porque sim.. inveja e tal...
As frotas carregam nas empresas.

Excelentes argumentos!!!
Parece-me que vives um bocado alheado da realidade...

Estamos aqui a dizer-te que há lei que regulamenta a instalação de um ponto de carregamento no condomínio. Salvo por razões técnicas, fundamentadas pela administração, os vizinhos não podem recusar outro condómino instalar um ponto de carregamento. Depois há outras guerras, mas não é o incentivo que irá resolver esses problemas.

Os colaboradores que recebem carros eléctricos e não recebem um cartão para os carregar, terão que fazer como faziam antes de ter carro eléctrico. Vão a um PCR e carregam, tal como faziam para abastecer gasolina/gasóleo. Se preferem ou têm condições para carregar em casa, não será o subsídio a motivá-los a instalar um ponto de carregamento, com base na ideia de depois apresentarem a conta ao patrão. Porque, se não têm cartão de abastecimento, não vão ver esse dinheiro e se tiverem, podem carregar em PCR.

E já agora... lá porque o governo decide dar um "rebuçado", tenho que o aceitar?! Ou é como o governo quer ou então não há nada, é isso?! Julgava que vivemos numa democracia, onde a intervenção cívica é valorizada...
Talvez de facto eu esteja alheado da realidade, pois não me lembro de ter lido por aqui que o fundo ambiental devia financiar postos de carregamento para uso privado.
Agora que o Governo avancou com o tema dizem que foi mal feito... ok... faz sentido.
E quanto ao rebuçado, não tem de aceitar, mas também não necessita de cuspir nele.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: AMME - Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica

Mensagem por BrunoAlves » 25 mar 2022, 00:57

Apr Escreveu:
24 mar 2022, 22:49
Se estivessem os 2 do mesmo lado é que era
E estamos todos do mesmo lado. Só não concordamos em tudo, o que também é normal. É um lado ao lado neste caso :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Noutras notícias, e após incríveis sessões burocráticas :doh: as inscrições para associados AMME estão finalmente disponíveis :dance:
https://www.facebook.com/groups/ammepor ... 998770842/
(na realidade já estão abertas há algumas horas, mas o tópico estava vivo com outra discussão)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: AMME - Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica

Mensagem por cfvp » 25 mar 2022, 02:18

Boa. :clap:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: AMME - Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica

Mensagem por mjr » 25 mar 2022, 09:43

Apr Escreveu:
24 mar 2022, 22:49
Ouvi o debate e no global gostei das propostas da AMME, apesar de, na minha opinião, a UVE estar mais bem preparada para o debate.

Mjr esteve muito bem e o Bruno estrante também! Se estivessem os 2 do mesmo lado é que era ;)
Como disse o Bruno, estamos todos do mesmo lado, embora com visões diferentes que vão provavelmente convergir ao longo do tempo conforme o mercado for maturando.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: AMME - Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica

Mensagem por Erbium » 25 mar 2022, 10:12

BrunoFonseca Escreveu:
24 mar 2022, 15:39
Talvez seja melhor não haver apoio nenhum. Com este tipo de argumento não faz sentido haver qualquer tipo de apoio, isto porque se fosse indiscriminado:
Os Condomínios podiam continuar a recusar só porque sim.. inveja e tal...
As frotas carregam nas empresas.

Excelentes argumentos!!!
O que terá a ver o apoio com os condomínios recusarem "só porque sim"? Já explicaram que já existe lei e sendo tu sócio da UVE, tão defensor da mesma (agora...) e conforme já me recomendaste a mim para ir ao site da mesma para me informar estranho desconheceres este link: https://www.uve.pt/page/instalacao-post ... ondominio/
Mais, acho que não tem nada a ver uma coisa com a outra, não consigo perceber o que um apoio que será entregue ao condómino vai influenciar a "boa vontade" do condomínio!
Quanto às frotas se fosse indiscriminado qual seria o problema? Mais uma vez o que tem uma coisa a ver com a outra!? Se for o caso de uma empresa instalar para um funcionário se acha vantajoso liga o posto à EGME se for um particular e não tiver interesse nisso porque não pode ter acesso?

Realmente excelentes argumentos... não se aproveita 1! :roll:

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: AMME - Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica

Mensagem por BrunoFonseca » 25 mar 2022, 10:35

Erbium Escreveu:
25 mar 2022, 10:12
BrunoFonseca Escreveu:
24 mar 2022, 15:39
Talvez seja melhor não haver apoio nenhum. Com este tipo de argumento não faz sentido haver qualquer tipo de apoio, isto porque se fosse indiscriminado:
Os Condomínios podiam continuar a recusar só porque sim.. inveja e tal...
As frotas carregam nas empresas.

Excelentes argumentos!!!
O que terá a ver o apoio com os condomínios recusarem "só porque sim"? Já explicaram que já existe lei e sendo tu sócio da UVE, tão defensor da mesma (agora...) e conforme já me recomendaste a mim para ir ao site da mesma para me informar estranho desconheceres este link: https://www.uve.pt/page/instalacao-post ... ondominio/
Mais, acho que não tem nada a ver uma coisa com a outra, não consigo perceber o que um apoio que será entregue ao condómino vai influenciar a "boa vontade" do condomínio!
Quanto às frotas se fosse indiscriminado qual seria o problema? Mais uma vez o que tem uma coisa a ver com a outra!? Se for o caso de uma empresa instalar para um funcionário se acha vantajoso liga o posto à EGME se for um particular e não tiver interesse nisso porque não pode ter acesso?

Realmente excelentes argumentos... não se aproveita 1! :roll:
Correcção: não sou sócio, mas sim associado
Mas para além disso sou administrador de condomínio há mais de 6 anos e isso da-me a experiência sobre como lidar com condóminos "do contra". Também já falei com outros administradores que tinham em mãos problemas para instalação de postos, e veêm esta como um solução que desbloqueia o processo.

Se querem continuar a apresentar argumentos de que isto não resolve nada, façam favor...
A minha opinião é contrária e irei continuar a defendê-la

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: AMME - Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica

Mensagem por Nonnus » 25 mar 2022, 10:42

Apr Escreveu:
24 mar 2022, 17:50
Também não é dificil de perceber que este incentivo é uma tentativa de expandir o controlo da energia que é usada no carregamento de VE. Na minha opinião Isto é inadmissivel e agora com 2 associações de UVE o protesto devia ser a dobrar. Nessas negociações e definições estão todos representados menos os verdadeiros utilizadores de veiculos eletricos. Ninguem zela pelos interesses de quem realmente usa isto, lamento dizer.
Foi isto que eu tentei dizer mais atrás. Isto é o caminho para todos no futuro (é futurologia sim), o termos que estar ligados a EGME e nada depois impede que aquilo que todos nós conhecemos como a mais valia de ter um VE, o poder carregar em casa a preços de bem agradáveis, no futuro sermos obrigados a pagar a energia destinada ao carregamento de VE´s a preços regulados por um CEME.

O ideal era as associações preverem este passo e começar já a bater o pé e não esperar para ver. Alguns dirão que é sofrer por antecipação mas todos nós sabemos que com o aumento de VE´s existe a diminuição de ICE´s, logo menos receita nos impostos de combustíveis. Terão que arranjar uma maneira de taxar a electricidade destinada ao consumo dos VE´s. Eu não tenho dúvidas que isto mais cedo ou mais tarde irá acontecer e o primeiro passo já foi dado e esta a vista de todos.

Imaginem o seguinte cenário. Alguém ter painéis fotovoltaicos e ter que pagar ao CEME a própria energia que produziu. :doh:

edit:

Para aqueles que acham que isto era ridículo eu vou-vos deixar um exemplo uma situação que aconteceu/acontece que mostra o quanto pode ser ridículo as coisas em Portugal. Comprei um terreno com uma casa que mandei demolir. Essa casa tinha instalação electrica onde os cabos propriedade da E-redes estavam agarrados a casa e os mesmo precisavam de ser retirados para se proceder a demolição. A E-redes durante anos usou a minha propriedade para passar os cabos que alimentavam a casa do meu vizinho e nunca pagou nada por isso. Agora quando eu pedi para virem retirar os cabos (que são da E-redes) da minha propriedade apresentaram-me um orçamentos no valor de 100€ que eu tinha de pagar se quisesse os cabos removidos. Conseguem perceber o quanto ridículo isto é? Eu pagar para retirarem um equipamento que não é meu da minha propriedade. Quando pensarem o quanto pode ser ridículo, lembrem-se deste exemplo.

NOTA: não paguei, eu mesmo retirei os cabos.
Última edição por Nonnus em 25 mar 2022, 10:57, editado 3 vezes no total.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: AMME - Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica

Mensagem por Erbium » 25 mar 2022, 10:49

BrunoFonseca Escreveu:
25 mar 2022, 10:35
Também já falei com outros administradores que tinham em mãos problemas para instalação de postos, e veêm esta como um solução que desbloqueia o processo.
Mas porque? Porque é que o incentivo que será para o condómino desbloqueia o processo com o condomínio? Uma lei não mas um incentivo desbloqueia? :lol:

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: AMME - Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica

Mensagem por BrunoFonseca » 25 mar 2022, 11:07

Erbium Escreveu:
25 mar 2022, 10:49
BrunoFonseca Escreveu:
25 mar 2022, 10:35
Também já falei com outros administradores que tinham em mãos problemas para instalação de postos, e veêm esta como um solução que desbloqueia o processo.
Mas porque? Porque é que o incentivo que será para o condómino desbloqueia o processo com o condomínio? Uma lei não mas um incentivo desbloqueia? :lol:
Há vários factores:
1) sim o dinheiro fala mais alto.
2) a colocação de um posto de partilha mútua com acesso de cartão que permite que os custos sejam assumidos pelo utilizador (em vez de pagar ao condomínio a diferença do valor da factura de electricidade do condominio)
3) Apesar das leis terem a sua importancia, este apoio dá ainda mais credibilidade à aplicação deste.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: AMME - Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica

Mensagem por Erbium » 25 mar 2022, 11:19

BrunoFonseca Escreveu:
25 mar 2022, 11:07
1) sim o dinheiro fala mais alto.
Se o dinheiro, quer da instalação quer o retorno pelo incentivo, está a cargo do condómino volto a perguntar o que é que isso influencia o condomínio?!
BrunoFonseca Escreveu:
25 mar 2022, 11:07
2) a colocação de um posto de partilha mútua com acesso de cartão que permite que os custos sejam assumidos pelo utilizador (em vez de pagar ao condomínio a diferença do valor da factura de electricidade do condominio)
Primeiro o condomínio é marreta e não quer, agora o posto já vai ser partilhado e, consequentemente, pago pelo condomínio?! Opá a sério?! :lol:
BrunoFonseca Escreveu:
25 mar 2022, 11:07
3) Apesar das leis terem a sua importancia, este apoio dá ainda mais credibilidade à aplicação deste.
Da saga "excelentes argumentos", uma lei é importante mas este apoio descriminatório é que resolve tudo! :doh:

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”