Carregar carro elétrico na rede pública fica mais caro do que encher depósito de gasolina

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NJAlves
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Carregar carro elétrico na rede pública fica mais caro do que encher depósito de gasolina

Mensagem por NJAlves » 09 fev 2022, 20:06

O site do polígrafo diz que está afirmação é verdadeira, tendo en conta os dados da Deco. https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/ca ... e-gasolina

Fazendo eu as contas por alto, utilizando tarifa simples e o preço do 0,20€/kWh (já com IVA), um VE que faça um consumo médio de 20kWh/100km vai gastar 4€/100km (que fica 4cts/km) . Não sei onde vão buscar a afirmação de
(...) comparativamente aos de combustão interna, eram "imbatíveis" se fossem carregados "em casa" e com "tarifa bi-horária". Mas apenas nesse caso.
Digam-me um ICE com 200cv (no meu caso - Kia e-niro) que faça esse valor por km...

Mesmo considerando o dobro do preço para os carregamento públicos (e excluindo o caso do plug&charge do Continente) ficaria a 8€/100km. Existe algum ICE com 200cv que em circuito urbano faça esse valor? Em velocidades até 90/120kmh até acredito que faça, desde que seja um Diesel.

Sinceramente fiquei confuso com a avaliação do polígrafo e da Deco.

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BrunoAlves
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Re: Carregar carro elétrico na rede pública fica mais caro do que encher depósito de gasolina

Mensagem por BrunoAlves » 09 fev 2022, 20:24

O artigo é... Esquisito.
Mas considera rede pública. Não considera carregamento em casa, não considera continente.

Eu gosto do polígrafo por causa disso: cinge-se às publicações e ao que nelas é dito. A publicação é redutora? É. Mas é isso que é analisado...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Carregar carro elétrico na rede pública fica mais caro do que encher depósito de gasolina

Mensagem por rnlcarlov » 09 fev 2022, 20:31

Pelo que vi consideram o custo de posse, metendo depreciações e outras coisas para além de carregamento vs abastecimento.

NJAlves
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Re: Carregar carro elétrico na rede pública fica mais caro do que encher depósito de gasolina

Mensagem por NJAlves » 09 fev 2022, 21:19

rnlcarlov Escreveu:
09 fev 2022, 20:31
Pelo que vi consideram o custo de posse, metendo depreciações e outras coisas para além de carregamento vs abastecimento.
Para não falar do post do Facebook presente no mesmo artigo onde dizem "trocar de baterias de 6 em 6 anos"!!!

RJSC
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Re: Carregar carro elétrico na rede pública fica mais caro do que encher depósito de gasolina

Mensagem por RJSC » 09 fev 2022, 21:35

NJAlves Escreveu:
09 fev 2022, 20:06
Fazendo eu as contas por alto, utilizando tarifa simples e o preço do 0,20€/kWh (já com IVA), um VE que faça um consumo médio de 20kWh/100km vai gastar 4€/100km (que fica 4cts/km)
Os 0,20€/kwh das tuas contas não são só para o CEME?
Depois falta somar o OPC, a TAR, as Taxas EGME...

Eu ainda não disse a ninguém que carregar na rede pública fica mais caro que andar a gasolina, mas costumo dizer que fica ao mesmo preço.
Se os combustíveis começarem a baixar de preço acredito que fique mais caro.
No entanto, os VE só fazem sentido financeiro para quem pode carregar em casa ou no trabalho desde que fora da rede pública.
Eu neste momento tenho um PCR e 4 PCN no parque exterior do meu local de trabalho (parque a que qualquer pessoa pode aceder) mas estão todos integrados na Mobi-E.

NJAlves
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Re: Carregar carro elétrico na rede pública fica mais caro do que encher depósito de gasolina

Mensagem por NJAlves » 09 fev 2022, 21:50

RJSC Escreveu:
09 fev 2022, 21:35
Os 0,20€/kwh das tuas contas não são só para o CEME?
Depois falta somar o OPC, a TAR, as Taxas EGME...
Estava a considerar o preço do kWh residencial, tarifa simples. Isto porque a Deco afirmou que só a tarifa bi-horaria compensava.

Para além disso temos o plug & charge do Continente que é público e não tem essas taxas e taxinhas todas.

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BrunoAlves
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Re: Carregar carro elétrico na rede pública fica mais caro do que encher depósito de gasolina

Mensagem por BrunoAlves » 09 fev 2022, 21:51

É público mas não integrado na rede pública (e até quem sabe ilegal). Por isso não conta para estes comparativos (mas claro que é uma excelente opção)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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pemifer
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Re: Carregar carro elétrico na rede pública fica mais caro do que encher depósito de gasolina

Mensagem por pemifer » 10 fev 2022, 11:55

No fim de semana passado fiz 485km.
Fiz um carregamento rápido de 48kWh por 15,45€.
Gastei, da eletricidade de casa, 45,8kWh, ou seja, 7,33€.
Os 485km ficaram por 22,78€, o que dá 0,047€ por km, 4,7€ por 100km.
Ao preço médio do gasóleo ao dia de hoje, 10-02-2022, 1,755€, 4,7€ dá para 2,67l de gasóleo.
Mesmo que utilizemos o preço mais baixo do gasóleo simples na região de Lisboa ao dia de hoje, 10-02-2022, 1,599€, 4,7€ dá para 2,94l de gasóleo.
Nunca na vida conseguiria fazer uma viagem num diesel com um consumo de 2,7l ou 3l aos 100km!
É isto que interessa!

EDIT: entretanto fiz as contas ao preço do kWh do carregamento rápido que fiz, dá 0,322€ por kWh.
Se tivesse carregado tudo o que gastei em PCR teria ficado por 30,19€, o que dá 0,0622€ por km e 6,22€ por 100km.
6,22€ em gasóleo do mais barato dá 3,89l, usando o valor médio do gasóleo, dá 3,56l
Teria de ter um carro que fizesse um consumo inferior a 4l aos 100 para a viagem ficar mais barata do que em elétrico.
Não esquecer que para abastecer no local onde o combustivel é mais barato há que contar com a deslocação a esse local o que iria aumentar o numero de quilómetros feitos.

(o meu percurso foi em AE a 120km/h com aquecimento ligado daí o consumo de 19,34kWh/100km)

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Re: Carregar carro elétrico na rede pública fica mais caro do que encher depósito de gasolina

Mensagem por Nonnus » 10 fev 2022, 12:20

pemifer Escreveu:
10 fev 2022, 11:55
No fim de semana passado fiz 485km.
Fiz um carregamento rápido de 48kWh por 15,45€.
Gastei, da eletricidade de casa, 45,8kWh, ou seja, 7,33€.
Os 485km ficaram por 22,78€, o que dá 0,047€ por km, 4,7€ por 100km.
Ao preço médio do gasóleo ao dia de hoje, 10-02-2022, 1,755€, 4,7€ dá para 2,67l de gasóleo.
Mesmo que utilizemos o preço mais baixo do gasóleo simples na região de Lisboa ao dia de hoje, 10-02-2022, 1,599€, 4,7€ dá para 2,94l de gasóleo.
Nunca na vida conseguiria fazer uma viagem num diesel com um consumo de 2,7l ou 3l aos 100km!
É isto que interessa!
No fim de semana tive de usar um ICE para fazer uma deslocação. Como ia usar um carro que não era meu é de boa educação entregar com o deposito igual ao que estava. Quando cheguei a bomba, seleccionei 20€ e no fim deparei-me com apenas 11L. Considerando 6L aos 100km da viatura em questão quer dizer que nem 200km faço com 20€. Posso-vos dizer que durante largos minutos a minha cabeça só fez comparações com o gasto de um VE vs ICE.

Hoje uma pessoa que faça 200km diários e que carregue em casa (3€ = 200km) o que poupa paga a mensalidade do carro. São 17€ de diferença. 17€ x 22 dias são 374€ por mês de poupança.

Como alguém dizia, "é fazer as contas".
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Re: Carregar carro elétrico na rede pública fica mais caro do que encher depósito de gasolina

Mensagem por rimsilva » 10 fev 2022, 13:24

Basicamente o que esse verdadeiro quer dizer é que a informação é veridica e decorre de um estudo da DECO, o que é muito diferente de ser um estudo bem feito.

Mais uma vez existe muita desinformação e falta de rigor, começando pelo estudo e acabando na forma como se intrepreta o resultado desse mesmo estudo.
Nonnus Escreveu:
10 fev 2022, 12:20
No fim de semana tive de usar um ICE para fazer uma deslocação. Como ia usar um carro que não era meu é de boa educação entregar com o deposito igual ao que estava. Quando cheguei a bomba, seleccionei 20€ e no fim deparei-me com apenas 11L. Considerando 6L aos 100km da viatura em questão quer dizer que nem 200km faço com 20€. Posso-vos dizer que durante largos minutos a minha cabeça só fez comparações com o gasto de um VE vs ICE.

Hoje uma pessoa que faça 200km diários e que carregue em casa (3€ = 200km) o que poupa paga a mensalidade do carro. São 17€ de diferença. 17€ x 22 dias são 374€ por mês de poupança.

Como alguém dizia, "é fazer as contas".
Não é isso que está aqui em causa, o estudo da DECO apenas considera um VE que seja carregado fora de casa e faz essa analise para um periodo de 6 anos.

Como princpio acho que fz todo o sentido este tipo de analise, no entanto, na prática foi realizado com critérios discutiveis.

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