Mobilidade elétrica em Espinho

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Responder
jart
Mensagens: 133
Registado: 27 jan 2016, 15:34
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mobilidade elétrica em Espinho

Mensagem por jart » 02 dez 2021, 17:11

Boa tarde a todos,

Um Jornal Local de Espinho vai fazer um artigo sobre a mobilidade elétrica em Espinho e sugeriram-me para contribuir na qualidade de propriedtário e utilizador de um VE morador em Espinho. Não sei em que termos mas provavelmente será sob a forma de entrevista. Vou encontrar-me com o Jornalista no próximo sábado ao fim da manhã.
Alguém que ande por aqui de Espinho ou que viva nos próximidades que queira ajudar-me com uns tópicos que seria interessante apresentar ao Jornalista sobre o assunto?
Tesla Model 3 SR+ branco entregue em 2020-03-19

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Mobilidade elétrica em Espinho

Mensagem por rnlcarlov » 02 dez 2021, 17:13

Uma coisa que posso recomendar é ir preparado para lhe explicar convenientemente a história do homem da Turbo a carregar na Ionity que se tornou viral. Qualquer pessoa a quem fale de VEs vem-me sempre com essa :roll:

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Mobilidade elétrica em Espinho

Mensagem por Nonnus » 02 dez 2021, 17:28

Da mesma maneira que sempre que se fala em VE´s vem a questão do preço e a durabilidade das baterias por causa dos orçamentos que apareceram da Nissan.

A desinformação tem tendência a ser mais duradora que a informação.

Ainda à uns dias tive de estar a explicar por A + B estas duas questões a um grupo de amigos. Por incrível que pareça não têm informação de como é e como funciona a ME (questões de tempos de carregamento, nº de carregadores em Portugal, etc), mas estas coisas saltam logo para primeiro plano.

Quando eu perguntei quantos carregadores havia neste momento em Vendas Novas ninguém soube responder, alguns até pensavam que não havia nenhum. :shock:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Mobilidade elétrica em Espinho

Mensagem por rimsilva » 03 dez 2021, 11:26

Depende do objectivo da reportagem.

Provavelmente o objectivo será centrar-se sobre a realidade de Espinho e nesse caso será inevitável abordar a rede de carregamento que é deficitária e a experiência pessoal de ter um VE no dia-a-dia (carregamento em casa e o consequente baixo custo de utilização face aos carros a combustão, baixo custo de manutenção, etc...).

Se a reportagem for mais abrangente, é de aproveitar para falar do (ainda comum) problemas com postos avariados (por exemplo o posto do Sr. da Pedra, desligado há talvez 1 ano), a demora na ligação de novos postos e falta de clareza do valor a pagar no fim de cad carregamento, uma vez que no posto só está afixado o custo do OPC, obrigando à utilização de uma aplicação (miio).

Eu falaria, na questão de se ter implementado na ME um modelo igual ao que temos em casa, com a obrigatoriedade de estabelecer contratos com comercializadores, o que além da pouca clareza em relação ao valor a pagar em cada carregamento, com a atual incerteza no mercado da energia, pode trazer surpresas desagradáveis e termos de custos de carregamento ao contrário do que exste em toda a Europa, com preços finais, por kW ou min, afixados nos postos ou disponiveis nas aplicações.

hdcr
Mensagens: 72
Registado: 25 mar 2021, 13:36
Data de fabrico: 29 set 2015
Capacidade bateria: 54.79 Ah - 11 barras
Localização: Espinho

Re: Mobilidade elétrica em Espinho

Mensagem por hdcr » 03 dez 2021, 12:43

Podes dar o exemplo do pcr do lidl que está prai à meio ano para ser "acabado".
Falar do unico posto de carregamento da cidade, aquele junto da repsol!(sem contar com o do mercadona que é Anta)
Falar da mobi-e, da falta de informação em relação a preço final para o consumidor devido ao modelo existente.
Explicar que os carregamentos eletricos nao sao lineares e dependem de vários factores e que deveria ser cobrado por consumo de energia no carregamento em relação a tempo de utilização.
Podes pensar em muita coisa e chegar ao momento e terem perguntas totalmente desfazadas do que gostarias de falar!

jart
Mensagens: 133
Registado: 27 jan 2016, 15:34
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Mobilidade elétrica em Espinho

Mensagem por jart » 04 dez 2021, 17:00

Obrigado a todos pelas sugestôes. Tentei abordar todas as questôes aqui levantadas e mais algumas que achei relevantes para a realidade de quem mora em Espinho no enquadamento e contexto da questôes que me foram colocadas.
Mais tarde, aquando da publicação, se tiver autorização publico aqui o texto final do Jornal.
Tesla Model 3 SR+ branco entregue em 2020-03-19

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Mobilidade elétrica em Espinho

Mensagem por FullElectric » 04 dez 2021, 23:31

E podes ainda abordar que as 2 redes que verdadeiramente funcionam bem o com preços decentes e transparentes para o utilizador estão a ser encostadas à parede pela mobi.e e a serem obrigadas a fechar caso não se integrem no monopólio da mobi.e

jart
Mensagens: 133
Registado: 27 jan 2016, 15:34
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Mobilidade elétrica em Espinho

Mensagem por jart » 12 dez 2021, 19:38

Deixo aqui o link para parte da reportagem já publicada.
https://defesadeespinho.sapo.pt/2021/12 ... -muito-ma/

A versão completa só está disponível em papel.

Dos vários aspetos que ressaltam da reportagem é algo que não tinha conhecimento. É referido no artigo que o parque subterrâneo de Espinho (na alameda 8) ainda sem data de inauguração, vai ser dotado de seis lugares de estacionamento para carregamento de VEs. É pena que neste caso os pontos de carregamento sejam mais uma vez em parques pagos.

Na reportagem refere ainda que foram contactados responsáveis municipais acerca da situação da mobilidade elétrica em Espinho mas as respostas obtidas parecem aquelas respostas evasivas do tipo politicamente correto. No entanto, um dos pontos referidos pelos responsáveis municipais é o objetivo de “fazer uma substituição gradual das viaturas do município para veículos elétricos”.

Na reportagem também aparecem referidos os incentivos nacionais à compra de VEs. Fala das vantagens de se poder carregar em casa e de forma breve da complexidade dos carregamentos em posto públicos e nas surpresas que se podem ter a nível de custos quando não se está devidamente informado acerca da forma como os carregamentos fora de casa funcionam.

Apesar de tudo, na reportagem o ênfase foi dado ao município de Espinho.
Tesla Model 3 SR+ branco entregue em 2020-03-19

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”