Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
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rimsilva
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por rimsilva » 03 nov 2021, 17:08

Nonnus Escreveu:
03 nov 2021, 16:27
zeuz Escreveu:
03 nov 2021, 16:01
P.S.:
Ver o gajo a sair do posto de carregamento num BMW iX3 e ouvi-lo a reclamar do que pagou para carregar o carro... :sad-roulette:
Vê o comentário do Telmo (user aqui do fórum) em resposta ao Sérgio Magno no post https://www.facebook.com/DanielaSimoes1 ... 4024033118
Logo que a noticia surgiu no FB que se falou na questão das alternativas para reduzir o preço do carregamento, no entanto não acho que seja por aí que se deva arranjar argumentos.

O VE em questão era um Porche, não era um BMW, ninguém é obrigado a ter um carro de cada marca para usar os cartões de carregamento mais favoráveis das marcas. (até porque a Porche também deveria supostamente disponibilizar um tarifário especial aos seus clientes)

Devemo-nos ficar pelos factos e o facto é que qualquer proprietário de um Porche poderia ter carregado a 40€ em vez de 57€, bastava que para isso se desse ao "trabalho" de prestar atenção à comunicação da alteração do tarifário e usar outro CEME mais em conta.

Também não acho que se deva dizer que deveria ter usado a miio para simular, ninguém é obrigado a usar aplicações para carregar, tem obrigação é de estar informado sobre o contrato que assinou, em vez de se queixar.

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BrunoAlves
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por BrunoAlves » 03 nov 2021, 17:11

Apareceu-me isto agora no FB, a Exame vai promover um Live para discutir este tema.
https://www.facebook.com/275735646035/p ... 117851036/

Portanto o esclarecimento dado por um CEME e um representante da UVE, ambos com ligações e/ou favoráveis ao modelo da rede pública. Tá certo :mrgreen:

Edit
rimsilva Escreveu:
03 nov 2021, 17:08
Também não acho que se deva dizer que deveria ter usado a miio para simular, ninguém é obrigado a usar aplicações para carregar,
Amen brotha :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Nonnus
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por Nonnus » 03 nov 2021, 17:27

rimsilva Escreveu:
03 nov 2021, 17:08
Também não acho que se deva dizer que deveria ter usado a miio para simular, ninguém é obrigado a usar aplicações para carregar, tem obrigação é de estar informado sobre o contrato que assinou, em vez de se queixar.
De acordo. Quantas vezes já aqui se referiu que a Miio não é o modelo. Os preços tem de estar afixados de forma clara que todos consigam perceber o que parece não ser fácil com a salganhada de CEME + OPC que é = kWh + tempo, kWh + kWh ou tempo + tempo (já é a segunda vez que escrevo isto hoje :mrgreen: ).

Agora que a Miio no meio desta confusão toda tornou-se uma ferramenta indispensável para não haver surpresas, acho que ninguém tem dúvidas. Se bem que voltamos ao ponto de partida. Neste caso não houve nenhuma surpresa. O acto foi propositado, assim como a mensagem que se quis passar.
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por zeuz » 03 nov 2021, 21:36

Nonnus Escreveu:
03 nov 2021, 16:27
zeuz Escreveu:
03 nov 2021, 16:01
P.S.:
Ver o gajo a sair do posto de carregamento num BMW iX3 e ouvi-lo a reclamar do que pagou para carregar o carro... :sad-roulette:
Vê o comentário do Telmo (user aqui do fórum) em resposta ao Sérgio Magno no post https://www.facebook.com/DanielaSimoes1 ... 4024033118
Não referi o BMW iX3 pela questão do acesso a um cartão BMW Charge.

Repara que ele está a queixar-se do que pagou e no entanto sai do carregador, o qual as pessoas vão associar à factura que apresenta, embora saibamos que não foi aquele, num carro de um marca premium que custa +60.000€... no nosso país, qual achas que vai ser o pensamento da maioria das pessoas que vejam a reportagem?
Nonnus Escreveu:
03 nov 2021, 16:32
Lembrei-me: https://sicnoticias.pt/economia/2021-09 ... a-0c6d167f
08.09.2021 às 21h11
SIC Notícias

Grupo Impresa e EDP promovem debates, eventos e episódios sobre carros elétricos.
"Carta Elétrica" é o novo projeto do Grupo Impresa em parceria com a EDP. Procura desmistificar a nova modalidade elétrica que, dentro de 29 anos, deverá ser a única em circulação.

Segundo as metas da União Europeia, em 2035 vai terminar a venda de carros não elétricos e, em 2050, só será permitida a circulação destes novos carros. São poucos anos para um objetivo tão ambicioso, mas a mudança já começou. No ano passado, as vendas de carros elétricos creceram 55% face ao ano anterior e os números continuam a subir.

A SIC Notícias irá emitir dez episódios explicativos da mobilidade elétrica para ser possivel tirar o código da estrada de elétricos no sofá da sala. O Expresso irá analisar a temática e completar com quatro guias para a mobilidade elétrica.

Se tiver alguma dúvida, tem a oportunidade de a colocar a um grupo de especialistas de várias áreas através do Whatsapp (930 440 750). Poderá também, em breve, ouvir esclarecimentos no novo podcast.
Nota-se que estão a fazer um bom trabalho.
Departamentos/Jornalistas diferentes, certamente...
BrunoAlves Escreveu:
03 nov 2021, 17:11
Apareceu-me isto agora no FB, a Exame vai promover um Live para discutir este tema.
https://www.facebook.com/275735646035/p ... 117851036/

Portanto o esclarecimento dado por um CEME e um representante da UVE, ambos com ligações e/ou favoráveis ao modelo da rede pública. Tá certo :mrgreen:
Não interessa... só os acólitos vão ver e gritar amém! Os restantes, aqueles a quem se devia mostrar que a mobilidade eléctrica é muito melhor para eles e para os que os rodeiam, vão continuar a ver e a repetir a reportagem da SIC até se cansarem... e nessa altura redescobrem o vídeo do lado negro das energias alternativas da RTP....
Última edição por zeuz em 04 nov 2021, 11:05, editado 1 vez no total.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por FullElectric » 04 nov 2021, 03:27

Ontem fiz uma viagem profissional de pouco mais de 200km seguidos com o meu VE.
Esta deslocação não teve nada de especial e foi igual a outras milhentas que faço habitualmente. Só venho aqui retratá-la porque a comparei em termos de distância à efetuada pelo diretor da Turbo.
E então é assim
Apesar de não ter ido de Porsche, fiz a viagem mais rápido (demorei menos tempo) que o diretor da Turbo, e em energia gastei menos de 5€ já com iva (menos de um décimo do que ele gastou).

cfvp
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por cfvp » 04 nov 2021, 14:00

FullElectric Escreveu:
04 nov 2021, 03:27
Ontem fiz uma viagem profissional de pouco mais de 200km seguidos com o meu VE.
Esta deslocação não teve nada de especial e foi igual a outras milhentas que faço habitualmente. Só venho aqui retratá-la porque a comparei em termos de distância à efetuada pelo diretor da Turbo.
E então é assim
Apesar de não ter ido de Porsche, fiz a viagem mais rápido (demorei menos tempo) que o diretor da Turbo, e em energia gastei menos de 5€ já com iva (menos de um décimo do que ele gastou).
Onde e quanto carregaste? Qual foi o carro?
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por BrunoAlves » 04 nov 2021, 16:42

E outra
https://www.escapelivre.com/2021/11/com ... anto-fica/
(situação diferente das reportadas até agora).

Não há detalhes sobre que postos usou nem quanto tempo lá esteve.
Mais uma vez, factura a fazer bater os dentes. Preço final afixado no posto resolvia isto? Sim resolvia.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por mjr » 04 nov 2021, 17:28

Acho que não resolvia completamente, pois podiam sempre queixar-se dos preços ridiculamente altos, generalizando. Mas pelo menos já não se podiam queixar que não foram informados.

Essa questão é importante e poderá até ser alvo de regulação Europeia, na nova regulação AFIR que está a ser cozinhada.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por Nonnus » 04 nov 2021, 17:59

BrunoAlves Escreveu:
04 nov 2021, 16:42
E outra
https://www.escapelivre.com/2021/11/com ... anto-fica/
(situação diferente das reportadas até agora).
Reparem que tanto este relato, como o relato do senhor da Turbo tem uma coisa em comum, o problema não esta no CEME. A queixa é sobre o custo do operador do posto.

Acaba-se com o CEME ou com o OPC?
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por rimsilva » 04 nov 2021, 18:17

Nonnus Escreveu:
04 nov 2021, 17:59
BrunoAlves Escreveu:
04 nov 2021, 16:42
E outra
https://www.escapelivre.com/2021/11/com ... anto-fica/
(situação diferente das reportadas até agora).
Reparem que tanto este relato, como o relato do senhor da Turbo tem uma coisa em comum, o problema não esta no CEME. A queixa é sobre o custo do operador do posto.

Acaba-se com o CEME ou com o OPC?
Acaba-se com a ME em Portugal e temos o assunto resolvido :lol:

Se virmos bem é sempre esse o argumento, o OPC é sempre o vilão, mesmo que o CEME contribua 0 para o crescimento da rede.

Até parece que o importante é apenas a energia... o posto é acessório, como se uma coisa fosse possivel de existir sem a outra, acho que estão só à espera da energia em pó, assim acabam de vez com os marotos dos OPCs :lol:

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