Duvidas " eletricas"

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BrunoAlves
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Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por BrunoAlves » 10 nov 2021, 11:21

Usando o EVSE de origem continua a carregar a 10A, sim.

E sim, 10A continua a ser a corrente de referência, ainda que alguns já permitam 12A ou 13A. Mas mais que isso numa tomada normal, não
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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zeuz
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Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por zeuz » 10 nov 2021, 13:12

xuly Escreveu:
10 nov 2021, 11:07
zeuz Escreveu:
23 out 2021, 17:01
Shiseido Escreveu:
23 out 2021, 15:15
Uma duvida, como ligo o carregador de origem a uma tomada cee16, existem adaptadores??
Adaptador 2P+T PARA CARAVANA 16A IP44
Imagem
Desta forma o carro, um nissan leaf, carrega a 16A?
Tenho instalação elétrica recente, casa com 5 anos, distância do quadro à tomada exterior será de 20 metros.
Os Leaf (e outros certamente) não carregam standard a 10A?
Obrigado
A potência de carregamento não depende só da tomada onde ligares o EVSE ("carregador")!

1.
Não deves carregar a 16A (~3,6kW=~3600W) numa tomada normal (schuko)!
Esse tipo de tomadas não estão pensadas para funcionar a 16A por horas seguidas, enquanto o carro carrega. Mesmo as GreenUp não são para ser usadas a 16A durante horas seguidas.
O correcto, para carregar a +10A (~2.2kW=~2200W), é usar uma ficha do tipo industrial (CEE aka CETAC aka tomada de campismo).

2.
A maioria dos EVSE originais que vêm com os carros costumam só funcionar numa amperagem fixa ou pelo menos estão limitados a 10A.
Isto está relacionado com o ponto 1.

3.
O carregador AC interno do carro também dita a potência máxima a que consegues carregar numa tomada.
Os Nissan LEAF carregam, em AC, a 3.6kW (16A) ou a 6.6kW (30A).

4.
A potência máxima de carregamento em AC é ditada pelo menor valor entre a capacidade da tomada, a capacidade do EVSE e a capacidade do carregador AC interno do carro.


Estes vídeos ajudam a explicar :




Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

xuly
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Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por xuly » 10 nov 2021, 13:30

Muito obrigado pela reposta.
5 estrelas!!! :clap: :clap:
Vou ver os vídeos em casa com atenção.
Já tinha intenção de colocar em casa uma tomada cee 16A. Apenas não tinha a certeza de como o carregador standard do carro saberia que estava ligado a uma tomada que permite de forma segura 16A.
Sumariando,.como não sabe é muito provável que o carregador standard do nissan leaf apenas carregue a 10A, como dizes e bem.
Assim, para carregar a 16A, é necessário ter uma box ou há outra forma?

Obrigado

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zeuz
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Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por zeuz » 10 nov 2021, 13:46

xuly Escreveu:
10 nov 2021, 13:30
Apenas não tinha a certeza de como o carregador standard do carro saberia que estava ligado a uma tomada que permite de forma segura 16A.
Algumas marcas entregam com o carro um EVSE que, se houver um íman na tomada, caso da GreenUp, aumentam a potência para 12A ou 14A.
É o caso dos Citroën C-zero / Peugeot iOn e os primos PSA ( Peugeot e-208, Opel Corsa-e, etc. ).

Outros têm algum tipo de selecção manual ( botão, RFID, etc. ).

No caso do Nissan LEAF, tenho quase a certeza que apenas funciona a 10A.
xuly Escreveu:
10 nov 2021, 13:30
Assim, para carregar a 16A, é necessário ter uma box ou há outra forma?
Não é necessário uma wallbox para carregar a mais de 10A.

O que está a acontecer é as pessoas serem aconselhadas a comprar wallboxes por uma questão de praticabilidade e, possivelmente, maior margem de lucro.

Uma wallbox é um EVSE, tal como o standard, mas fixo na parede com ligação directa ao quadro.

O meu conselho é que primeiro vejas se o carregador standard serve para o teu dia-a-dia.

Se não servir, compra um EVSE que vá até 32A (monofásico) e pendura-o na parede da garagem ligado como aqui se fala.
Em caso de necessidade, podes levá-lo contigo para outro local, como por exemplo um parque de campismo.

Imagem
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
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Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por rnlcarlov » 10 nov 2021, 17:34

zeuz Escreveu:
10 nov 2021, 13:46
Algumas marcas entregam com o carro um EVSE que, se houver um íman na tomada, caso da GreenUp, aumentam a potência para 12A ou 14A.
É o caso dos Citroën C-zero / Peugeot iOn e os primos PSA ( Peugeot e-208, Opel Corsa-e, etc. ).
Em carros mais antigos (Leafs, C-zeros e respectivos clones) vários vinham com EVSEs de origem de 16A, com Schuko na ponta. É o meu caso, embora por ter um C-zero, a velocidade máxima permitida pelo carro é 14A. Mas usando num leaf daria 16A. Mas para usar a essa potência é mesmo melhor trocar a ficha por uma CEE.

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zeuz
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Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por zeuz » 10 nov 2021, 19:31

rnlcarlov Escreveu:
10 nov 2021, 17:34
zeuz Escreveu:
10 nov 2021, 13:46
Algumas marcas entregam com o carro um EVSE que, se houver um íman na tomada, caso da GreenUp, aumentam a potência para 12A ou 14A.
É o caso dos Citroën C-zero / Peugeot iOn e os primos PSA ( Peugeot e-208, Opel Corsa-e, etc. ).
Em carros mais antigos (Leafs, C-zeros e respectivos clones) vários vinham com EVSEs de origem de 16A, com Schuko na ponta. É o meu caso, embora por ter um C-zero, a velocidade máxima permitida pelo carro é 14A. Mas usando num leaf daria 16A. Mas para usar a essa potência é mesmo melhor trocar a ficha por uma CEE.
Sabia dos 14A do C-zero, mas julgava ser uma limitação do EVSE.

No caso do LEAF desconhecia por completo dessa característica.

P.S.: O carregador AC do Ampera está limitado a 14A. ;)
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Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por VETL » 10 nov 2021, 22:59

Não!
Eu ainda tenho um evse desses mais antigos que vinham com o Leaf.
De facto eram de 16A, mas vinham de origem com ficha CEE16A azul. Não vinham com ficha schuko.
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Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por rnlcarlov » 11 nov 2021, 00:02

VETL Escreveu:
10 nov 2021, 22:59
Não!
Eu ainda tenho um evse desses mais antigos que vinham com o Leaf.
De facto eram de 16A, mas vinham de origem com ficha CEE16A azul. Não vinham com ficha schuko.
Havia de tudo para todos os gostos, era uma festa :lol:
Os carregadores dos clones recentes de facto são no máximo de 14A, podendo carregar a 8A. O meu é mesmo só 16A. Por causa disso já tive de pedir emprestado um de 10A uma vez pois fui de férias para um sítio que disparava a puxar os 14A continuamente.

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Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por Shiseido » 14 nov 2021, 00:26

E normal os carregamentos terem interrupções p erro, pois em 2 dias tive paragens de carregamento desde o cabo ter as luzes vermelhas ou no carro surgir luz amarela.
Depois retomaram o carregamento mas são várias interrupções!

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Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por Shiseido » 14 nov 2021, 10:07

Estou a usar a tomada do condomínio pois ainda não tenho a.minha realizada. O evse e novo :?

Update, hoje está a carregar bem, presumo q ontem a noite deviam estar vários carros a carregar e o sistema n devia aguentar...

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