Duvidas " eletricas"

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por Shiseido » 24 nov 2021, 00:35

E não devia mesmo aguentar pois hoje houve um incêndio, os cabos no teto da garagem derreteram...
N sei se estavam muitos carros a carregar ao mesmo tempo mas a meio da garagem ( nao na zona onde estava a carregar mas... ) Houve um incêndio e derreteu tudo.

Agora até repararem a ligação e idealmente até ter a minha ligação efetuada, vou ter q carregar na rua.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por BrunoAlves » 24 nov 2021, 00:46

Epa cumcatano :shock:
Até me tremem as pernas de pensar numa coisa dessas cá em casa :(
Um bom "reality check" para não facilitarmos nas instalações eléctricas. Carregar um VE é bastante mais exigente do que qualquer outra coisa que normalmente temos em casa.

No lado positivo, já há várias pessoas a carregar VEs por isso já estarão mais sensibilizados para a necessidade de refazer a coisa bem desta vez.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por rjspedition » 24 nov 2021, 01:28

Até me tremem as pernas de pensar numa coisa dessas cá em casa :(
É bem verdade, foi um dos receios que tive sempre presente nos primeiros dias/semanas de carregamento em casa que só desapareceu com a rotina.

Nunca facilitar.

Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por Shiseido » 24 nov 2021, 11:00

BrunoAlves Escreveu:
24 nov 2021, 00:46
Epa cumcatano :shock:
Até me tremem as pernas de pensar numa coisa dessas cá em casa :(
Um bom "reality check" para não facilitarmos nas instalações eléctricas. Carregar um VE é bastante mais exigente do que qualquer outra coisa que normalmente temos em casa.

No lado positivo, já há várias pessoas a carregar VEs por isso já estarão mais sensibilizados para a necessidade de refazer a coisa bem desta vez.
Nem por isso, existem muitos "imbejosos", a semana passada por ex alguem desligou o meu carro da tomada...
No meu predio o meu é o unico VE, depois existem 2 prius phv mas agora as tomadas da garagem foram a vida pois os cabos ficaram todos queimados.
No maximo o condominio vai mudar so os cabos queimados, nao vai refazer as ligaçoes....

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por BrunoAlves » 24 nov 2021, 11:24

Shiseido Escreveu:
24 nov 2021, 11:00
No maximo o condominio vai mudar so os cabos queimados, nao vai refazer as ligaçoes....
Eu sugeria alertá-los para a necessidade imperiosa de pelo menos reforçar as ligações, usar condutores de maior secção e derivações (se for caso disso) pensadas para a corrente que lá vai passar.
Idealmente falar com uma empresa habituada a lidar com carregamento de VEs em garagens comuns para tratar disso com o "amor" que merece.

Senão vai voltar a acontecer.
Boa sorte. E não facilitem ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por rimsilva » 24 nov 2021, 12:04

Sem duvida que o alerta do Bruno é extremanente importante para bem de todos e caso se melhore as ligações (mesmo sem conhecer a realidade do prédio), julgo que seria importante, que redizissem a potência de carregamento dos 10/12A (que devem estar a usar), para potência inferiores de 6/8A.

Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por Shiseido » 25 nov 2021, 16:17

Sem duvia mas ja agora, como se reduz a potencia da amperagem, como referes?!?

Agora ate ter a "minha instalaçao" 8a partida na proxima semana) vou ter que carregar o carro com a extençao (a que ja usava na garagem) ligada a minha casa, no entanto a tomada da marquise ao fim de umas 5h estava ligeiramente quente, havera algum risco da mesma queimar ou pior?!?! :?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por BrunoAlves » 25 nov 2021, 16:34

Reduzir a corrente do carregamento só é possível se o EVSE for regulável (por exemplo o ioniq tinha 3 patamares que permitia regular directamente no EVSE, mas a maioria dos de origem não é regulável), ou no próprio carro (os Tesla pelo menos permitem, não sei se outros também).

Em relação à tomada, é normal ficar morna. O melhor teste é deixares o carro carregar algumas horas, depois desligar a extensão da tomada e apalpar os pinos. Se te queimares, essa tomada não é grande pistola ;)
Não é nada anormal, atenção. Mas não é nada desejável. As tomadas que temos em casa não são pensadas para este tipo de utilização mais intensiva, por isso os pinos não têm a mesma área de contacto de outras tomadas mais robustas. Por isso é que recomendamos sempre tomadas CEE, são pensadas para uso intenso.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por Shiseido » 25 nov 2021, 17:39

Ah ok, o meu nao é regulavel.

Bem a tomada da parede e a tomada normal da extençao ficam mornas, nada que queime os dedos.
O meu receio é mesmo as ligaçoes de casa, tomadas e respectiva cablagem (depois do incendio no cabo miseravel da garagem, aquilo devia ser cabo 0.75 ou 1.5 max pois era muito fino...) .
E normal o carro afrouxar o carregamento (aumentando o numero de horas necessarias) a medida que se ligam mais equipamentos em casa, certo?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por BrunoAlves » 25 nov 2021, 18:42

Shiseido Escreveu:
25 nov 2021, 17:39
E normal o carro afrouxar o carregamento (aumentando o numero de horas necessarias) a medida que se ligam mais equipamentos em casa, certo?
A resposta é "nim" :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Cenas da electricidade, basicamente. A situação ideal seria: isso não acontece.
Acontecendo, há 2 causas possíveis:
Primeiro, se a carga na linha for muito elevada, a tensão vai reduzir-se. Isto acontece:
* dentro de casa. por exemplo tens uma tensão no quadro de entrada, mas à tomada chega bastante menos --> perdas no cabo, quanto menor a secção maiores as perdas - ah e perdas são calor, por isso é que os cabos se incendeiam ;)
* fora de casa (e do fora do teu controlo também...). sobretudo em casas/prédios que fiquem em fim de linha, longe do PT de rua, quando há muita utilização ao longo da linha a tensão que chega a essas casas vai-se reduzindo. Por exemplo em casa da minha sogra, numa pequena aldeia muito longe do PT não é anormal no inverno, quando toda a gente liga os radiadores a óleo, medir 170V :!:
Se for este o caso, queda de tensão, quanto menor a tensão menor a potência que chega ao carro e por isso demora mais. O contrário também acontece, locais onde a tensão seja superior carregam mais depressa :) Os parâmetros da rede são 230V +/-10% mas sobretudo para baixo não é anormal encontrar-se :(

Segundo, se o carro fizer algum controlo sobre a tensão que lhe está a chegar, pode decidir reduzir a corrente (quem controla a corrente debitada é o carro, o EVSE é só um "interface") uma vez que menos corrente --> menos perdas --> menos queda de tensão. Julgo que a maioria dos carros não o faz, sem certezas.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”