Duvidas " eletricas"

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por Nerusonu » 30 nov 2021, 09:24

BrunoAlves Escreveu:
25 nov 2021, 16:34
Reduzir a corrente do carregamento só é possível se o EVSE for regulável (por exemplo o ioniq tinha 3 patamares que permitia regular directamente no EVSE, mas a maioria dos de origem não é regulável), ou no próprio carro (os Tesla pelo menos permitem, não sei se outros também).

Em relação à tomada, é normal ficar morna. O melhor teste é deixares o carro carregar algumas horas, depois desligar a extensão da tomada e apalpar os pinos. Se te queimares, essa tomada não é grande pistola ;)
Não é nada anormal, atenção. Mas não é nada desejável. As tomadas que temos em casa não são pensadas para este tipo de utilização mais intensiva, por isso os pinos não têm a mesma área de contacto de outras tomadas mais robustas. Por isso é que recomendamos sempre tomadas CEE, são pensadas para uso intenso.
O meu também permite no infotainment reduzir a carga AC, é como costumo carregar no PCR do trabalho já que não tenho pressa em carregar

Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por Shiseido » 30 nov 2021, 13:50

O meu a carga não permite, só o limite de carregamento (%).

Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por Shiseido » 30 nov 2021, 15:50

BrunoAlves Escreveu:
25 nov 2021, 16:34

Em relação à tomada, é normal ficar morna. O melhor teste é deixares o carro carregar algumas horas, depois desligar a extensão da tomada e apalpar os pinos. Se te queimares, essa tomada não é grande pistola ;)
Não é nada anormal, atenção. Mas não é nada desejável. As tomadas que temos em casa não são pensadas para este tipo de utilização mais intensiva, por isso os pinos não têm a mesma área de contacto de outras tomadas mais robustas. Por isso é que recomendamos sempre tomadas CEE, são pensadas para uso intenso.
Upodate, afinal queima... :?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por BrunoAlves » 30 nov 2021, 15:59

Como disse, não é nada anormal. As tomadas de parede normais não são pensadas para este tipo de utilização (e claro, os construtores também não usam as gamas mais robustas do mercado...)

Se não ficar um nojo na parede, podes pensar em trocar essa tomada por uma deste tipo (saliente, mas deve tapar o buraco da outra)
https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Ele ... F_14695212
Esta é que tenho na garagem para os carregamentos com shucko e porta-se impecável
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por Shiseido » 30 nov 2021, 16:12

Nao, nao é essa que queima mas sim a ficha da extençao que estou usar e vai "entrar" na tomada da parede.
É uma deste tipo, os pernos queimam e hoje aparenmtemente o plastico preto junto ao terminal derreteu um pouco!

https://pt.rs-online.com/web/p/conector ... lsrc=aw.ds

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por BrunoAlves » 30 nov 2021, 16:20

Sim, mas o aquecimento é mais provocado pela tomada fêmea (pouca superfície de contacto). Esses pernos tu vês porque lhe consegues pôr a mão, os da parede não vês ;)

O aquecimento ser causado nessa ficha só por contacto insuficiente na parte de dentro (aperto ou superfície de contacto dos fios)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por Shiseido » 30 nov 2021, 16:32

Tem logica :D
Bem, nao vou mudar a tomada pois é temporario o carregamento caseiro, espero no max na proxima semana ja ter a instalaçao na garagem realizada.

JLMF
Mensagens: 86
Registado: 28 set 2020, 17:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por JLMF » 30 nov 2021, 20:41

BrunoAlves Escreveu:
30 nov 2021, 16:20
Sim, mas o aquecimento é mais provocado pela tomada fêmea (pouca superfície de contacto). Esses pernos tu vês porque lhe consegues pôr a mão, os da parede não vês ;)

O aquecimento ser causado nessa ficha só por contacto insuficiente na parte de dentro (aperto ou superfície de contacto dos fios)
Por isso é que há menos problemas nas fichas, é a parte visível e os utilizadores inquietam-se quando sentem temperatura, algum cheiro ou mesmo algum fumo, o pior, pelo menos do que se vai vendo cada vez mais é nas tomadas e dentro dos enfiamentos.

Os peritos estão com mais trabalho sobretudo em imóveis dos anos 50/60 e 70.

No entanto, mesmo nos recentes existem problemas, já vi 2.5 mm2 com os isolamentos completamente carbonizados numa extensão de alguns metros a carregar a 14A (segundo o condómino) em circuito não dedicado, com mais de 17 metros na vertical e 37 metros na horizontal com tomada banal externa de garagem coletiva.

A tabela de seção de cabos deveria ser modificada e regra geral subir uma medida nos circuitos dedicados para recarga de veículos eléctricos e isto tendo sempre em consideração as distâncias de circuito que também deveriam ser reduzidas mesmo com uma medida de seção acima.

Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por Shiseido » 01 dez 2021, 10:54

Bem afinal não foram 100m de cabo mas "só" 85...

Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por Shiseido » 01 dez 2021, 12:01

O cabo e de 6mm (flexível) . :)

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”