Duvidas " eletricas"

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6360
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por BrunoAlves » 01 out 2021, 14:19

Se é uma longa puxada e com electricidade do condomínio, eu sugeria não inventar com potências demasiado elevadas.
Façam a instalação com fio de 2,5mm no mínimo (se for mesmo muita distância, 4mm2), instala uma boa shucko e usa o EVSE portátil que vem de origem com o carro ;-)
É mais que suficiente para os teus km diários, numa altura que precises de um "extra", carregas num posto de rua, rápido ou não.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por pemifer » 01 out 2021, 14:53

Shiseido Escreveu:
01 out 2021, 12:40
Uma duvida, com essa traquitana que referes, https://electropescador.pt/material-ele ... nekes.html eu posso carregar uma das minhas 4 opçoes, mais rapidamente do que o faria com uma ligaçao "simples" a tomada c o cabo de origem, independentemente da potencia contratada pelo condominio, certo?
Não percebi bem a pergunta, ainda assim, vou tentar responder.
Para instalares uma wallbox terás de fazer à mesma uma puxada do quadro do condominio.
Neste caso tens 2 opções, ou fazes uma puxada do quadro do condominio e pões uma tomada CEE 16A ou fazes uma puxada do quadro do condominio e pões uma wallbox.
Novamente, o que interessa são as potências, ou a intensidade, que estão relacionadas diretamente.
Se no quadro do condominio puserem um disjuntor de 16A e na puxada for utilizado cabo de 2,5, então só podes carregar a 16A.
Para carregares acima de 16A a puxada terá de estar ligada a um disjuntor de 32A e tem de ter cabo de 6mm.
Como falei, o cabo de origem Nissan tem potência fixa, usa 10A, o da Kia é configurável, usa no máximo 12A.
Em termos de traquitanas ficas mais bem servido com uma tomada CEE (16A ou 32A) e esta traquitana: https://electropescador.pt/material-ele ... nekes.html

Aliás, a melhor traquitana de todas, que é fabricada pelo Apr aqui do forum, é esta: viewtopic.php?f=52&t=7538

Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por Shiseido » 01 out 2021, 15:25

A minha questao era se nas 4 opçoes referidas de veiculos, se com esse cabo que referiste, iria carregar mais rapidamente do que usando o cabo "normal" ligado a uma tomada standard, independentemente da potencia existente no quadro...
Pois nao sei no caso da nissan, vw, hyndai e bmw (amperagem)

Mas aparentemente convem saber qual o disjuntor existente no quadro eletrico, certo? Logo vejo isso, pois como ainda nao fiz nada, posso colocar o cabo, disjuntor e tomada que quiser na minha ligaçao e aparentemente o ideal sera uma de 6mm (a distancia ao quadro nao sei mas no minimo devem ser uns 60/70m) e essa "traquitana" mas la esta (e desculpa a insistencia) é muito diferente (nivel de tempo carregamento) por ex no bmw i3, leaf 2 ou egolf carregar a uma tomada normal com o cabo standard do que com esse cabo (traquitana) a uma tomada cee 16a?? Pelo menos 12h de carro na garagem tenho sempre (quase).
:oops:

Fora dos cabos e cabinhos, eu vou comprar um eletrico pois adorei a conduçao sem combustao (temporaria) de um hibrido que tive durante uns dias (o toyotra chr) e acima de tudo pelo consumo absurdo e reduzido de valor do consumo eletrico vs os litros de gasoleo mensais (min 100€) associado ao facto de nao desejar ter mais experiencias semelhantes a do meu limao actual mazda 3 (fap, turbo, bomba injecçao, correia e correntes e afins...) onde ja foram muitos milhares de euros investidos embora o mecanicoo seja um amigo meu.
Presumo que as probabilidades de avarias num ev sao muito menores que num a combustao (embora nao sejam nulas) embora obrigue-me a deslocar me a marca, pois presumo que o meu mecanico nao saiba "tratar" de um ev... ;)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6360
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por BrunoAlves » 01 out 2021, 15:40

Shiseido Escreveu:
01 out 2021, 15:25
se com esse cabo que referiste, iria carregar mais rapidamente do que usando o cabo "normal" ligado a uma tomada standard, independentemente da potencia existente no quadro...
Pois, não ;) A diferença entre os vários tipos de EVSEs (wallbox, "sabonete", posto público normal) é que permitem ir buscar mais potência ao quadro e entregá-la ao carro. Para carregar mais depressa tens forçosamente de ter maior disponibilidade de potência na origem ;)

Para 70m, como te disse, a minha sugestão é fio de 4mm2 e uma shucko de boa qualidade, a utilizar o EVSE de origem. Num ioniq dá para carregar 200km no teu "tempo de garagem". Em 12h dá para carregar a bateria toda ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por Shiseido » 01 out 2021, 15:51

Ok, 70m a ser simpatico pois estao nos extremos da garagem (lugar e quadro) e com todas as voltinhas deve estar mais proximo dos 100m.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2978
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por Nonnus » 01 out 2021, 19:21

100m! :shock: Tens o lugar de garagem onde? Num parque de um centro comercial :lol: :lol: :lol:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por pemifer » 01 out 2021, 19:48

Shiseido Escreveu:
01 out 2021, 15:25
A minha questao era se nas 4 opçoes referidas de veiculos, se com esse cabo que referiste, iria carregar mais rapidamente do que usando o cabo "normal" ligado a uma tomada standard, independentemente da potencia existente no quadro...
Pois nao sei no caso da nissan, vw, hyndai e bmw (amperagem)
O que limita a potência máxima de carregamento é o carregador interno do carro.
Depois, os EVSE tambem limitam a potência de carregamento, para potências inferiores à potência máxima do carro.
Por exemplo, a potência máxima de carregamento do Leaf 6,6kW, ou seja, carrega a 28A. Penso que os outros têm potências de carregamento superiores. O EVSE de origem do Leaf tem a potência fixa nos 2,3kW, ou seja, 10A.
Se ligares o EVSE de origem Nissan a qualquer um dos outros carros tambem vai carregar à potência de 2,3kW.
Até 28A, todos vão carregar mais ou menos à mesma velocidade.

A Tesla faz uma coisa curiosa, mas errada, que é indicar os kms de autonomia que são carregados por hora.
No caso dos carros que apresentaste, carregarás sempre mais kms de autonomia no ioniq do que nos outros e menos quilometros no Nissan, apesar de carregares sempre a mesma quantidade de energia. ;)
Shiseido Escreveu:
01 out 2021, 15:25
Mas aparentemente convem saber qual o disjuntor existente no quadro eletrico, certo? Logo vejo isso, pois como ainda nao fiz nada, posso colocar o cabo, disjuntor e tomada que quiser na minha ligaçao e aparentemente o ideal sera uma de 6mm (a distancia ao quadro nao sei mas no minimo devem ser uns 60/70m) e essa "traquitana" mas la esta (e desculpa a insistencia) é muito diferente (nivel de tempo carregamento) por ex no bmw i3, leaf 2 ou egolf carregar a uma tomada normal com o cabo standard do que com esse cabo (traquitana) a uma tomada cee 16a?? Pelo menos 12h de carro na garagem tenho sempre (quase).
:oops:
Normalmente um circuito de tomadas tem um disjuntor de 16A.
Para pores um circuito e um disjuntor de 32A tens de ver se o resto do quadro o permite. Não te adianta estares a por um disjuntor de 32A se o disjuntor principal tambem for de 32A ou menos. Dependendo do que tambem está ligado ao quadro eu diria que o principal tem de ser pelo menos de 60A.
Shiseido Escreveu:
01 out 2021, 15:25
Fora dos cabos e cabinhos, eu vou comprar um eletrico pois adorei a conduçao sem combustao (temporaria) de um hibrido que tive durante uns dias (o toyotra chr) e acima de tudo pelo consumo absurdo e reduzido de valor do consumo eletrico vs os litros de gasoleo mensais (min 100€) associado ao facto de nao desejar ter mais experiencias semelhantes a do meu limao actual mazda 3 (fap, turbo, bomba injecçao, correia e correntes e afins...) onde ja foram muitos milhares de euros investidos embora o mecanicoo seja um amigo meu.
Presumo que as probabilidades de avarias num ev sao muito menores que num a combustao (embora nao sejam nulas) embora obrigue-me a deslocar me a marca, pois presumo que o meu mecanico nao saiba "tratar" de um ev... ;)
Eu mudei para EV precisamente porque estava saturado de avarias!
Sim, um EV tem muito menos peças mecanicas, tem menos por onde avariar.
Tirando coisas do motor e da bateria de tração, tudo o resto é igual a um combustão.
Um mecanico tradicional pode fazer reparações em tudo menos no motor e na bateria de tração (é que os elétricos tambem têm bateria de 12v).

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por pemifer » 01 out 2021, 19:50

Nonnus Escreveu:
01 out 2021, 19:21
100m! :shock: Tens o lugar de garagem onde? Num parque de um centro comercial :lol: :lol: :lol:
O cabo para a minha instalação, se não me falha a memória, foram 114m. ;)

Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por Shiseido » 01 out 2021, 19:55

Nonnus Escreveu:
01 out 2021, 19:21
100m! :shock: Tens o lugar de garagem onde? Num parque de um centro comercial :lol: :lol: :lol:
Tenho no extremo da garagem q serve 3 blocos e o cabo tem q passar pelos recantos todos, n pode ir a " direito".

Pemifer, a bateria nao pode ser mudada em qq sitio?!?! :shock:

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por pemifer » 01 out 2021, 22:11

Shiseido Escreveu:
01 out 2021, 19:55
Pemifer, a bateria nao pode ser mudada em qq sitio?!?! :shock:
Qual bateria? A de tração ou a de 12v?
Qualquer uma delas pode ser mudada em qualquer sitio desde que se saiba o que se está a fazer.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”