Duvidas " eletricas"

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Duvidas " eletricas"

Mensagem por Shiseido » 30 set 2021, 22:07

Viva, ao fim de cerca de 29 anos a conduzir carros a combustao, chegou a altura de despachar o meu Mazda 3 1.6hdi e adquirir um ve.

No meu orçamento (18/22000€) que me interesse so tenho 4 opçoes, Bmw i3 94ah, egolf 136cv, hyundai ioniq (pre facelift) e nissan leaf2 40 kw.

Pessoalmente eu e a minha esposa adoramos esteticamente o i3 mas ainda tenho que o conduzir para aferir se sera ou nao um "brinquedo" e nao um carro...
Ela nao gosta do egolf no entanto valorizo imenso a qualidade de um...Golf e ambos gostamos esteticamente (para mim 80% da motivaçao na escolha de uma viatura é estetica, principalmente interior) do "novo" leaf embora nao precie muito o interior. O ioniq é quase uma ultima opçao.

Mas a minha duvida nao é sobre a escolha, pois isso é pessoal e intransmissivel mas sim sobre cabos e cabinhos!
A minha ideia é instalar um contador fazendo uma (longa) puxada ao quadro eletrico do condominio (ja esta apalavrada a situaçao) com um kit green up.
A minha duvida é que aparentemente (nao sei se estarei errado) so vem incluido o cabo para carregar em casa, para carregamentos rapidos nao é necessario cabo pois o mesmo ja esta no posto (certo??) e fica a faltar o cabo para carregamentos (gratuitos e menos rapidos, existentes em hipermercados/shopings por ex, nao sei se estou a dizer uma asneira enorme...) "normais".
Confirma se a ausencia do cabo e ja agora se tiver que adquirir um qual o modelo/referencia a procurar?

Ps, por dia ando 50/60km e sera para carregar sempre a noite em casa, carregamentos rapidos ou "normais" (nao sei quanto tempo demora num hiper um ve a carregar) so em fins de semana ou ferias, pois as autonomias desses carros andam pelos 200/250km.

Peço desculpa se estou a meter "os pes pelas maos" mas por muito que va lendo ainda ha "tretas" que me faltam saber, obrigado!

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por BrunoAlves » 30 set 2021, 22:55

Shiseido Escreveu:
30 set 2021, 22:07
Confirma se a ausencia do cabo
Nim :mrgreen:
Nessa gama de preços será claro que vais para um usado. Por isso depende do vendedor/stand/etc. Mesmo em novo, algumas marcas fornecem o da tomada normal e não o dos postos públicos, outras o contrário, outras ambos. Não tomes nada por garantido e informa-te ;)

Para os km diários o EVSE de ligar à tomada normal é mais que suficiente, perfeito. Esquece a green up, custa um horror de dinheiro e não oferece nada de especial. Uma boa tomada cumpre os mesmos requisitos sem problemas. Com os 70+€ que vais poupar podes pagar um leitão, é muito mais bem empregue :mrgreen:

Em relação ao carro, desses todos era o ioniq de 28kWh, mas sem pestanejar. Mas como bem disseste a escolha é pessoal e intransmissível. Boa sorte :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por Shiseido » 30 set 2021, 23:37

Sim, vai ser um usado, o egolf ja nem se fabrica ;)
Bem estou a ver q o dilema do cabo so qdo comprar o carro.

A tomada greenup nao permite um carregamento mais rapido q a tomada normal? Eu so ia investir numa pq fiquei c essa ideia e tenho desconto na legrand.

Ja agora mais uma duvida ( e vao ser tantas :D ) para carregar preciso de um cartao mas a app da miio nao serve??

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por rnlcarlov » 30 set 2021, 23:45

A app serve muitas vezes, mas nem sempre. Há postos que dão problemas só com app (e a miio até avisa na app). Convém ter sempre cartão para o que der e vier.

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por rjspedition » 01 out 2021, 07:43

Além de que o desbloqueio do posto é bem mais rápido com cartão, pelo menos aqui. O carregamento aparece depois também na app da miio em tempo real. ;)

Não sei se algum desses carros terá vantagem com a Greenup, eu vendo-as e não optei por instalar uma agora quando aquiri um Leaf. Não fazia sentido.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por Nonnus » 01 out 2021, 08:47

Em relação ao carro sem dúvida o Ioniq. Já pensou incluir nas opções o Kia Soul? Quanto a tomada, esqueça a Green up isso é só enxertos ao dinheiro.

Recentemente tivemos aqui no fórum alguém com a mesma ideia de colocar uma Green up. No fim acabou por desistir.

Se tiver interesse: viewtopic.php?f=46&t=8375
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por zeuz » 01 out 2021, 09:28



Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por Shiseido » 01 out 2021, 11:36

Bem eu referi a greenup p causa da informacao q surge aqui, onde o carregamento e mais rapido, a mesma n se confirma?
https://www.legrand.pt/index.php/reside ... -eletricos

O ioniq de 2017 ate pode ser o melhor sob uma perspectiva eléctrica mas como referi, para mim como carro e o menos interessante. A versao pos facelift tem um interior mais interessante mas n surge no meu orcamento...

Sendo usado tudo ira depender do mercado e oportunidades mas o nosso "podio" e o i3, egolf, leaf e no fim o ionic.

O kia soul, conseguia viver c o exterior mas acho horrivel o interior( pre facelift) , nao e opcao para nos.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por pemifer » 01 out 2021, 11:58

Comprar por questões estéticas é lixado!
Excluiu o melhor carro do lote que apresentou, o Ioniq, aliás, não só é o melhor do lote como é dos melhores do mercado.
Penso que o segundo melhor do lote será o e-Golf.
O BMW não escolheria porque todas as peças, incluindo os pneus, são feitas de ouro, platina e diamantes... se calhar não são mas são pagas como tal!
O Nissan Leaf é muito interessante se nunca fizer viagens com ele. Se for para viajar, esqueça o Leaf.
Como alguém já referiu, veja o Kia e-Soul que tambem é dos melhores do mercado.

Muito sucintamente, há 3 maneiras de carregar o carro:
  1. em casa com o cabo que vem com o carro. É costume dizer-se que é o carregador caseiro mas na realidade não se trata de um carregador pois este está dentro do carro. Costuma chamar-se a esse cabo EVSE ou sabonete.
  2. em PCN (posto de carregamento normal) com um cabo próprio que, nalguns casos, tambem vem com o carro. É igual a carregar em casa. Utiliza o carregador interno do carro.
  3. em PCR (posto de carregamento rápido) ou PCUR (posto de carregamento ultra rápido). Este carregamento é feito em corrente continua diretamente à bateria, sem passar pelo carregado interno do carro, os cabos para este tipo de carregamento estão agarrados ao posto.
Esta é a minha instalação de casa. Nada de GreenUP, tomada CEE 16A que custa cerca de 7€ em vez dos 90€ da Greenup.
Se precisares de um adaptador CEE Shucko tambem custa 7 ou 8€.
https://imgur.com/gallery/gnnFhkI

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por Nonnus » 01 out 2021, 11:59

Shiseido Escreveu:
01 out 2021, 11:36
Bem eu referi a greenup p causa da informacao q surge aqui, onde o carregamento e mais rapido, a mesma n se confirma?
https://www.legrand.pt/index.php/reside ... -eletricos
A informação que surge ai é markting é um produto da marca como tal tem de a vender. Como já foi dito consegue mais com menos dinheiro.

Você não é a primeira, nem será a última a referir essa tomada (a equipa de markting da Legrand esta a fazer um bom trabalho). Nem todos sabemos como é, e como funciona a electricidade e do que é realmente necessário para carregar um VE. Na realidade não é preciso nada de especial na maioria dos casos. Uma simples tomada 220v com o carregador de origem serve a maioria das pessoas. Quando queremos mais, então ai temos de pensar no custo/beneficio, onde a grande maioria dos utilizadores deste fórum pensa que a tomada da Legrand não se incluí.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”