Carro elétrico custa mais na aquisição

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pbaptista
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Re: Carro elétrico custa mais na aquisição

Mensagem por pbaptista » 12 jul 2021, 19:30

LAbreu Escreveu:
12 jul 2021, 15:39

No segmento "super mini", o electrico AINDA não ganha (um exemplo ainda não dado, e que é muito mais facil que o Peugeot):
- Mini SE: €~35000, 0-100: 7.3s, consumo 3,2€/100km
- Mini Cooper S: €~33000, 0-100: 6.6s, consumo 10€/100km

Aqui o electrico é ainda 2000 € mais caro, mas demoras 30 000 km a recuperar (sem contar com manutenção...).
Engraçado como a única coisa que interessa para comparar um carro eléctrico versus um a combustão é a potencia e a aceleração... a autonomia é irrelevante.... :lol: :lol: :lol:
Vais ver que se reduzirem mais o pack de baterias consegues um VE mais barato que um a combustão... :lol: :lol: :lol:
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Re: Carro elétrico custa mais na aquisição

Mensagem por pbaptista » 12 jul 2021, 19:48

cfvp Escreveu:
12 jul 2021, 18:35
Depois metes um artigo super extenso sobre o ronaldo e a coca-cola. :shock: :lol:

Para não cansares muito o teu cérebro a ler deixo apenas o titulo.......

EVs Are Still 45% More Expensive To Make Than Combustion-Engined Cars

https://insideevs.com/news/444542/evs-4 ... -make-ice/
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Re: Carro elétrico custa mais na aquisição

Mensagem por mjr » 12 jul 2021, 20:29

Se a “discussão” continuar a escalar terei de bloquear o tópico. Peço a todos que apresentem apenas argumentos sobre o tópico em questão, sem tecer qualquer consideração sobre o autor das mensagens a que estão a responder.

Por vezes um comentário aparentemente inocente pode ser mal interpretado e rapidamente escalar para uma flame war.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: Carro elétrico custa mais na aquisição

Mensagem por pbaptista » 12 jul 2021, 22:19

LAbreu Escreveu:
12 jul 2021, 15:39

No segmento "sedan premium" é dificil não justificar o TM3. Vamos a comparações:
- TM 3 LR: € ~60 000, 0-100: 4,4, consumo 2.5€/100km
- BMW serie 3 equivalente: 330d € ~63500,0-100: 5.3s, consumo 7.5€/100km
-> aqui é visivel que o Diesel é mais caro a adquirir inicialmente e tem performance inferior :lol: Poderão arranjar todas as desculpas, mas é mesmo só por causa da "estetica" e "gosto pessoal" que podem não justifica o Tesla
Confesso que tenho dificuldade em entender a utilização de características dos carros que só servem para impressionar os amigos e pouco mais, na realidade o BMW 320i, que tem a mesma velocidade de ponta que o M3 LR, demora menos tempo a fazer Lisboa-Porto, quem o diz é a Tesla (https://www.tesla.com/trips#/), a duvida é saber se o simulador da Tesla contempla o ar condicionado ligado, então se juntarmos mais pessoas na viagem, a diferença ainda será maior e o BMW 320i custa menos 12 mil €.
No caso do M3 LR, o simulador da Tesla utiliza a velocidade de 65 milhas por hora (105 km/hora), agora para que serve os 4,4s dos 0 aos 100 se depois fazem a AE a 100... deve ser por causa da "segurança".... :lol:

Que fique claro, eu nunca compraria um BM320i ou outro BMW. E o M3 LR era a minha 1ª opção até aparecer o ID.3 de 77kWh, mas não devido aos 4,4 segundos dos 0 aos 100.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

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Re: Carro elétrico custa mais na aquisição

Mensagem por LAbreu » 12 jul 2021, 22:30

pbaptista Escreveu:
12 jul 2021, 19:30
LAbreu Escreveu:
12 jul 2021, 15:39

No segmento "super mini", o electrico AINDA não ganha (um exemplo ainda não dado, e que é muito mais facil que o Peugeot):
- Mini SE: €~35000, 0-100: 7.3s, consumo 3,2€/100km
- Mini Cooper S: €~33000, 0-100: 6.6s, consumo 10€/100km

Aqui o electrico é ainda 2000 € mais caro, mas demoras 30 000 km a recuperar (sem contar com manutenção...).
Engraçado como a única coisa que interessa para comparar um carro eléctrico versus um a combustão é a potencia e a aceleração... a autonomia é irrelevante.... :lol: :lol: :lol:
Não é irrelevante, mas creio que por razões historicas de os primeiros VE terem de facto autonomias que muito limitavam a sua utilização, rapidamente se transformaram no "benchmark" dos VE e tem assumido um protagonismo que não lhes é dado nos fosseis.

Vou usar o meu exemplo concreto (sim, é anedotico na verdadeira expressão da palavra, mas real, como todos exemplos devem ser):
Eu tive um Mini Fossil, um Cooper D. O carro era engraçado, mas o deposito so tinha 30L + reserva, o que dava 600kms.
O Mini servia para ir de casa-trabalho-casa, que fazia 100kms. depois dormia confortavel na garagem quando eu estava na cama.
No fossil, nesse sim o tamanho do deposito fazia-me muita diferença na qualidade de vida, dado que 1 vez por semana la ia eu ter de fazer um desvio de 15-20 min para por esse nectar dos deuses (ao preço que anda deve ser... :lol: ) que é o diesel :violin:
Se em vez do meu fossil tivesse um Mini SE todos os dias de manha tinha la os 180-200kms de autonomia (provavelmente devia ter 150kms, porque hoje so carregava a 80% :lol: ) e mais autonomia para mim era irrelevante, porque não a usava.

Se a autonomia é assim tão importante, porque dantes as marcas dos fosseis não a publicitavam' :think:

Nos fosseis (e nas pandeiretas de hidrogenio que nos querem impingir) a autonomia é central, porque o bicho só podem ser carregados em infraestruturas devidamente localizadas, que custam umas centenas de milhar de euros a instalar, que tem de ser reabastecidas por camiões todas as semanas, que só estão abertas durante determinadas horas e que tem de estar afastadas de zonas residenciais porque podem arder ou explodir.

Já o VE fica cheio, mais depressa ou mais de vagar, em qualquer garagem ou local com tomada (sei que isto é um luxo para muitos habitantes de cidade).

Ainda estamos na fase em que muitos dos VE tem autonomia limitada (o Mini SE é um deles), e que tem de ser posta em conta. Agora, a partir dos 400kms (no inverno :whistle: ), qualquer acrescento na autonomia é um mero exercicio de engenharia, e nada de util trará para 99% dos utilizadores (haverá sempre tontos que fazem 4-5h sentados no carro de uma acentada...).

A autonomia é importante: sim, mas não mais que a aceleração, conforto, velocidade de carregamento e estética.

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Re: Carro elétrico custa mais na aquisição

Mensagem por LAbreu » 12 jul 2021, 22:40

pbaptista Escreveu:
12 jul 2021, 22:19
LAbreu Escreveu:
12 jul 2021, 15:39

No segmento "sedan premium" é dificil não justificar o TM3. Vamos a comparações:
- TM 3 LR: € ~60 000, 0-100: 4,4, consumo 2.5€/100km
- BMW serie 3 equivalente: 330d € ~63500,0-100: 5.3s, consumo 7.5€/100km
-> aqui é visivel que o Diesel é mais caro a adquirir inicialmente e tem performance inferior :lol: Poderão arranjar todas as desculpas, mas é mesmo só por causa da "estetica" e "gosto pessoal" que podem não justifica o Tesla
Confesso que tenho dificuldade em entender a utilização de características dos carros que só servem para impressionar os amigos e pouco mais, na realidade o BMW 320i, que tem a mesma velocidade de ponta que o M3 LR, demora menos tempo a fazer Lisboa-Porto, quem o diz é a Tesla (https://www.tesla.com/trips#/), a duvida é saber se o simulador da Tesla contempla o ar condicionado ligado, então se juntarmos mais pessoas na viagem, a diferença ainda será maior e o BMW 320i custa menos 12 mil €.
No caso do M3 LR, o simulador da Tesla utiliza a velocidade de 65 milhas por hora (105 km/hora), agora para que serve os 4,4s dos 0 aos 100 se depois fazem a AE a 100... deve ser por causa da "segurança".... :lol:

Que fique claro, eu nunca compraria um BM320i ou outro BMW. E o M3 LR era a minha 1ª opção até aparecer o ID.3 de 77kWh, mas não devido aos 4,4 segundos dos 0 aos 100.
Tenho um 320D na garagem :D

Quem anda é o Leaf.
(O BMW é um melhor carro para quem gosta de conduzir. Eu é que estou a ir para velho, ando a fazer kms a mais e quero é que o carro me leve de A para B)

Também tenho um amigo com um 530D na garagem. Refere o TM3 LR todos os dias :lol:

Os 0-100kms em 7, 6, 5 s é pela piada. Nos semaforos e rotundas a aceleração instantanea são optimos, e permitem fazer manobras com mais segurança. Permite tambem fazer ultrapassagens muito mais facilmente. Quem faz nacionais com camioes e tractores agradece.

Tal como com a autonomia, a partir dos 7s 0-100kms não ganhas grande coisa.

E sim, são bem mais uteis que os 200kms/h de Vmax que em altura alguma deverias usar numa estrada com outros utilizadores...

cfvp
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Re: Carro elétrico custa mais na aquisição

Mensagem por cfvp » 12 jul 2021, 22:57

pbaptista Escreveu:
12 jul 2021, 19:30
Engraçado como a única coisa que interessa para comparar um carro eléctrico versus um a combustão é a potencia e a aceleração... a autonomia é irrelevante.... :lol: :lol: :lol:
Vais ver que se reduzirem mais o pack de baterias consegues um VE mais barato que um a combustão... :lol: :lol: :lol:
A autonomia não é usada para comparar porque não vale a pena! E isto é por 2 motivos:
- A autonomia dos elétricos é sempre inferior, até mesmo se compararmos carros a combustão de baixa gama a um Tesla Model S.
- A autonomia é completamente subjectiva! Só porque um carro faz 200kms numa carga, isso pode não ter importância nenhuma para quem o vai comprar. Claramente para muitos não tem problemas com isso, já que o Leaf é um dos elétricos mais vendidos. :roll:

Onde eu queria chegar é: se eu quiser um carro familiar (segmento C) de boa qualidade, com bastante tecnologia, o Leaf é uma opção tão ou mais barata que os concorrentes a combustão. Agora se a autonomia de 200kms não for do agrado de alguém, então claro, o Leaf fica de fora. Não percebo qual a dificuldade de perceber isto. Adicionalmente podemos dizer que apesar do Leaf ter os 200kms de autonomia tem outras vantagens a seu favor, como o silêncio e ausência de vibrações, o não poluir localmente, os baixos custos de manutenção e já para não falar do menor custo de operação. Enfim, são opções.
pbaptista Escreveu:
12 jul 2021, 19:48
Para não cansares muito o teu cérebro a ler deixo apenas o titulo.......

EVs Are Still 45% More Expensive To Make Than Combustion-Engined Cars

https://insideevs.com/news/444542/evs-4 ... -make-ice/
Nesse artigo estão a assumir uma bateria de 50kWh para fazer as contas e dizer que o BEV é mais caro. :lol: Porquê os 50kWh e não 100kWh ou 40kWh? Supostamente para equivaler a um a combustão teria que ser 100kWh ou mais. Afinal parece que os seus números não são assim tão objectivos quanto isso. :roll:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

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Re: Carro elétrico custa mais na aquisição

Mensagem por pbaptista » 12 jul 2021, 23:17

LAbreu Escreveu:
12 jul 2021, 22:40

E sim, são bem mais uteis que os 200kms/h de Vmax que em altura alguma deverias usar numa estrada com outros utilizadores...
Desculpem o offtopic, mas circular a 200 km ou mais pode ser menos perigoso do que circular a 100, depende do veiculo, do tipo de via, do transito e das condições atmosféricas, por isso é que na Alemanha existem troços de AE sem limite de velocidade.
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Re: Carro elétrico custa mais na aquisição

Mensagem por Nonnus » 12 jul 2021, 23:40

A meio da discussão perdi-me pensava que era para discutir o preço VE vs ICE.

cfvp, estas te agarrar muito ao Leaf. Tens de perceber que existe uma razão para a Nissan vender o Leaf ao preço que vende e, que ainda assim não é tão barato como possa parecer. Temos que ver os asteriscos. É um carro inferior. Sim, eu sei que já discutimos isto muitas vezes e que alguns pensam que é uma falsa questão porque há carros com 160000km e ainda tem a mesma capacidade. Mas a custa de quê? Rapidgate. Para muitos não é um problema, para outros é um grande problema. O que não podemos negar e, se queremos ser sérios e sem fanatismos, é que o Leaf é menos eficiente nos carregamentos que a concorrência. Basta ver que fazer uma viagem de Lisboa-Porto-Lisboa pode-se tornar num martírio. Isto é má publicidade.

Quando as vendas baixam a solução é baixar o preço para voltar fazê-las subir, ou apresentar o mesmo produto renovado, a Nissan optou pela primeira. Como alguém já escreveu neste fórum, a Nissan esta a vender um carro de 2018 com tecnologia de 2011 (motor/baterias).

De um momento para outro a Nissan passou a ver muitos concorrentes a lançar vários modelos, que sim, concorrem directamente com o Leaf, embora muitos digam que o Leaf não tem nenhum concorrente. Se um comprador entre um Leaf e um e-208, opta por um e-208, é sinal que optou por um concorrente. Mas são segmentos diferentes! Ainda assim o cliente optou por aquele que a partida é inferior e mais caro (ou não!). :think:

Agora vamos falar de preços VE vs ICE

2008 vs e-2008
Dacia Sandero vs Dacia Spring
Renault Clio vs ZOE
Golf vs id3
Kauai vs Kauai electric

Acho que chega para percebermos que a diferença de preço ainda é grande.

Podemos discutir que com o VE em pouco tempo podemos ter o retorno da diferença? Podemos, e eu sobre isso posso falar com conhecimento, basta ver o meu DB que prova isso mesmo.

Resumindo, "Carro elétrico custa mais na aquisição". Sim, custa.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

mafgod
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Re: Carro elétrico custa mais na aquisição

Mensagem por mafgod » 12 jul 2021, 23:58

Há quem tenha feito essas comparações :-)
https://www.motor24.pt/noticias/vale-a- ... o/1526137/

E se a própria DECO concorda:
https://www.noticiasaominuto.com/econom ... o-proteste

Contudo, a maior parte do pessoal, quando compra um carro ou outra coisa, vai pela marca e pronto.

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